Não é de espantar que a gastronomia da região composta por Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia tenha tudo a ver com o frio, já que, no inverno, esses países mal chegam a computar 5ºC. Com temperaturas assim, optar por alimentos como batata, repolho e carnes de substância parece uma bela idéia para aquecer o corpo .

Advertisements

Como os ingredientes por vezes são um pouco repetidos nos pratos, muitos têm a mania de considerar a culinária dessa parte do mundo um tanto sem graça . Uma coisa difícil de encontrar, por exemplo, é uma receita escandinava que não leve batata , que, juntamente com a cenoura e o pepino, é o legume mais utilizado por lá.

Conservas, uma tradição nórdica

Carrot and Cardamom Pickle – folksmak

Além de serem usados ao natural, muitos ingredientes podem ser encontrados na forma fermentada nos pratos. Esse tratamento rende receitas como o chucrute de couve, picles, cebolas no vinagre e diversos outros tipos de conserva.

As carnes também entram nessa “onda da conserva”. O mais famoso desses produtos é oarenque , um peixe típico (ou peixes, na verdade, já que cerca de 15 espécies servem para a receita) do Mar do Norte e do Báltico que é seco e salgado em sua preparação. O arenque é comum aos povos nórdicos desde 3.000 a.C. e ótima fonte de vitamina D e ômega 3 para quem o consome.

O gosto nórdico para carnes

10 Delicious Nordic Food Trends To Try Now

Rena, carneiro, cordeiro e muitos peixes fazem parte do gosto nórdico. Na Finlândia, por exemplo, reinam os peixes de água doce ¿ enguias, carpas, trutas. Noruegueses preferem o salmão, criado em larga escala nesse país, enquanto o bacalhau é o predileto pela culinária da Islândia.

Suecos são grandes apreciadores de carnes mais comuns ao paladar brasileiro, como boi e porco . A diferença está no preparo, que sempre leva muitos molhos cremosos e até mesmo geléias ¿ sendo a de lingonberry , uma frutinha selvagem vermelha local, a maior vedete.

Frutas e verduras: pouca diversidade

What Is The Nordic Diet?

Comer verduras não é muito comum nesses países. Em geral, alface tipo americano eacelga são as entradas mais utilizadas, assim como as frutas se resumem a ameixas,maçãs e peras , além de um morango aqui e outro ali.

Os artigos mais diferenciados são sempre importados – os países nórdicos costumam dar maior predileção a produtos orgânicos e ecológicos quando escolhem o que vem de fora.

Doces e sobremesas

10 weird Nordic foods you've never heard of - Norwegian Reward Blog

Os nórdicos podem não ligar muito para as frutas e legumes, mas não tem como negar que eles se esmeram na confeitaria . Variados, os doces costumam ser muito saborosos. “Os biscoitos amanteigados da Dinamarca e da Suécia, em especial, são os melhores do mundo”, diz Vera Jacobsen, proprietária do restaurante Svanen , atualmente o único escandinavo da cidade de São Paulo.

Vera explica que, além dos amanteigados , fazem sucesso por aqueles lados os bolos de gengibre, folhados , tortinhas de maçã e compotas. Impossível não ficar com vontade de provar todos os quitutes nórdicos ¿ que, aliás, podem ser chamados de tudo, menos de sem-graça.

Quer experimentar um prato tipicamente nórdico? Vera Jacobsen passa a receita do Beksemadpara você tentar em casa!

No Responses

  1. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 04/02/2021

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh