Whisky: alguns rótulos que você deveria experimentar

Passam os anos, passam as bebidas da moda e ele está sempre lá. O whisky é o melhor companheiro do homem e cada um tem o seu preferido. Mas é sempre bom estar atualizado. Por isso fizemos uma lista de whiskies que você deve conhecer já.

A seleção tem alguns rótulos de cada um dos polos produtores dos melhores whiskies do mundo: Escócia, Irlanda, EUA e Japão. Parte deles você encontra aqui no Brasil à veda. Os outros vão ter que entrar na sua lista para as próximas férias.

Depois você pode conferir as bebidas mais caras do mundo e se você deseja aprender um pouco mais temos um guia do whisky. Se liga!

GLENMORANGIE THE ORIGINAL

Leve e de sabor simples, esse single malt escocês de 10 anos é boa opção para quem busca uma bebida equilibrada. O teor alcoólico é mais alto do que a maioria, mas quase não se percebe. Não à toa: ele é cremoso e muito agradável ao paladar.

DALMORE 12 ANOS

Um single malt escocês de personalidade forte, o Dalmore tem uma destilação mais pesada e um sabor bastante intenso. Por isso é um dos whiskies que você deve conhecer. Pode exigir um paladar um pouco mais experiente para degustação, mas com gelo ou um pouco de água ele fica mais palatável e libera ainda mais o seu sabor. (Sim, isso mesmo: colocar gelo ou água no whisky não é um crime e pode até ser indicado em alguns casos).

GLENFIDDICH 15 ANOS

Uma ótima pedida sempre, o Glenfiddich é extremamente equilibrado e tem um sabor complexo. quanto ao sabor. Mas o mais interessante desse single malt escocês é que, mesmo com essa força, seu teor alcoólico é baixo. Para sua faixa de preço, é um dos melhores do sue tipo disponíveis no Brasil.

HIGH WEST YIPPEE KI-YAY

Esse blend de straight rye whiskeys americano tem sabor e muita profundidade. É envelhecido em barris de Syrah (um tipo de uva) e de vermute. Consequentemente, traz notas escuras de caramelo, laranja, canela e groselha. Se achar para tomar lá fora, compre.

OLD FORESTER 1920 PROHIBITION STYLE BOURBON

A A Lei Seca dos EUA no século passado permitia que as destilarias produzissem whiskeys “medicinais”. O feito pela Old Forester é esse aqui. Tem um sabor doce e quente, perfeito para quem está buscando curar algo em um bom copo de staight bourbon.

MICHTER’S US*1 AMERICAN WHISKEY

Quem procura a proporção certa de doçura, baunilha, caramelo e frutas secas pode encontrá-la aqui. Diferente do bourbon e do rye, que precisam ser envelhecidos em barris de carvalho, esse Mitcher’s American Whiskey é envelhecido em barris de bourbon usados, o que lhe dá um sabor único. Sem dúvida, um dos whiskies que você deve conhecer na vida.

SUNTORY HIBIKI 17 ANOS

Se o whisky japonês é um dos melhores do mundo hoje, a Hibiki tem muito desse mérito. O aroma do seu Suntory, premiado internacionalmente, é doce e agradável. Intenso mesmo só Bill Murray fazendo uma propaganda para ele em “Encontros e Desencontros”. Na próxima vez que a garrafa aparecer no Brasil, compre.

SUNTORY THE YAMAZAKI SINGLE MALT 12 ANOS

A Yamazaki produz os whiskies mais conhecidos do Japão e já ganhou prêmios variados internacionalmente graças a isso. O Suntory 12 anos foi o primeiro single malt japonês, lançado ainda em 1984, mas até hoje é um sucesso mundial.

NIKKA WHISKY FROM THE BARREL

Se você julgasse um whisky pela garrafa, é bem capaz que acabasse escolhendo o Nikka From the Barrel. Mas acontece que, julgando pelo conteúdo, ele também é um dos melhores do mundo. Ele envelhece em barris de bourbon e é uma boa mistura de whyskies de malte no estilo japonês.

MIDLETON VERY RARE

O nome já dá a dica de que o Midleton Very Rare é algo que não se vê todo dia. Produzido pela mesma destilaria do Jameson, ele tem edição limitada com garrafas individualmente numeradas. O que se reflete no preço, claro.

CONNEMARA PEATED

Apesar de quase todo irish whiskey ser uma mistura entre single malt e whiskey de grãos, o Connemara se destaca por ser “apenas” um single malt. Seu sabor defumado, mas ao mesmo tempo suave e doce, é uma característica única.

REDBREAST CASK STRENGTH

Quem acha que whiskey irlandês é muito delicado tem que provar o Redbreast. A o teor alcoólico é alto e seu envelhecimento em barricas de carvalho de jerez espanhol o deixam único.

Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/bebidas/whisky-12-bons-que-voce-nunca-experimentou-mas-deveria


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *