4.3/5 - (2837 votes)

Se você é fissurado por barbas e cabelos de respeito, e sempre se interessou por essa arte, talvez seja a hora de começar a investir mais em uma especialização na área. Seja você um iniciante ou um pouco mais experiente no assunto, fazer cursos de barbearia é essencial se você pretende ser bem-sucedido nesse estilo de vida que vai muito além da profissão.

E ai, ficou interessado? Então, continue lendo este artigo e confira como desvendar os segredos por trás de uma barba perfeita!

A tradição

importancia de cursos de barbearia

Por muito tempo, as barbearias foram indispensáveis na vida masculina. Muito mais do que apenas um local para se fazer a barba e o cabelo, elas eram a representação de toda uma cultura.

Lá, os homens se reuniam para discutir sobre suas vidas, as coisas que mais gostavam e o que acontecia no mundo em sua volta. Era quase como um ritual.

E mantinha-se a lealdade ao mesmo barbeiro por muitos anos. Afinal, ele era mais do que um bom profissional, era um amigo. O detentor da segurança de um momento íntimo, onde se podia relaxar e aproveitar o momento.

Mas, com o surgimento das lâminas de barbear, esse costume começou a cair em desuso. Aos poucos, as barbearias foram se tornando as memórias de um tempo que ficou para trás.

Salvo os saudosistas, a maioria dos homens começou a frequentar salões unissex de cabeleiro. Um lugar até então dominado pelo público feminino e que, nem de longe, lhes tinha a magia das antigas e saudosas barbearias.

Por que fazer cursos de barbearia

Por que fazer cursos de barbearia

Mas, nos últimos anos, esse cenário começou a mudar. Com o crescimento da percepção e preocupação do público masculino com sua aparência e bem-estar, as barbearias estão, aos poucos, voltando aos holofotes.

Elas reapareceram como uma nova solução para os homens preocupados com seu estilo, após muito tempo tendo trabalho para manter um penteado e barba bem executados, e que combinassem com seu visual.

E então, resgatando essa nostalgia, novos barbeiros buscaram os antigos mestres para aprender as principais técnicas.

Cursos de barbearia foram criados para quem, realmente, está sério e querendo se aperfeiçoar nessa área. Afinal, existe a responsabilidade de fazer jus à tradição de qualidade por trás da profissão.

Por isso, se você sonha em se tornar um barbeiro de respeito, a profissionalização é essencial para alcançar esse caminho!

Onde se capacitar

Diferente do que se pode pensar, já não é tão difícil encontrar bons cursos de barbearia no mercado. Ainda assim, separamos algumas opções para te ajudar:

1. Barber Day com Seu Elias

Cursos de barbearia: Seu elias

Seu Elias é um barbeiro com mais de 16 anos de tesoura e navalha. Fez cursos nas melhores academias de cortes do exterior e ganhou notoriedade ao viajar o país inteiro promovendo sua masterclass.

E o Barber Day é um workshop de um dia para os apaixonados pela arte da barba perfeita. Nele, você verá a parte teórica da profissão — de cuja importância muita gente acaba se esquecendo — como empreendedorismo, estratégias e finanças. E, é claro, a parte prática, em que são feitos cortes e a barba de modelos ao vivo.


2. Curso de barbeiros do Instituto Divas

O curso de barbeiros do Instituto Divas é presencial e possui unidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é composto por turmas de até 16 pessoas, para que os instrutores consigam acompanhar os alunos de perto.

Com duração de 4 h, esse é um dos cursos de barbearia de rápida formação. Aqui, você aprenderá desde técnicas de barba e cabelo profissionais até noções de atendimento ao cliente e doenças na pele.

3. Barbearia profissional no Instituto Mix

O curso de barbearia profissional do Instituto Mix é bastante completo. Com uma grande variedade de assuntos, ele transforma o aspirante a barbeiro em completo profissional.

E também pode ser uma opção de reciclagem para barbeiros que queiram se atualizar e completar sua formação. São quatro módulos: barbearia, corte, sobrancelha masculina e administração de salão.

4. Curso de Barbeiro Profissional do Instituto Embelleze

Curso de Barbeiro Profissional do Instituto Embelleze

O Instituto Embelleze oferece outra opção de cursos de barbearia. Conhecido como Barbeiro Academy Hair, ele tem duração de 144 h, e suas turmas são de até 21 alunos. As aulas são presenciais, e é oferecido certificado de conclusão. Além disso, seu material didático é incluso e gratuito!

Durante os cursos de barbearia, os alunos terão contato com a teoria e a prática da profissão, contando com a presença de modelos durante o módulo para aperfeiçoar suas técnicas de execução.

Opções gratuitas de cursos de barbearia

Se você é apaixonado pela arte da barbearia, mas ainda não tem dinheiro ou está receoso em investir na profissão, saiba que existem algumas opções gratuitas.

O próprio YouTube pode ser uma boa opção para quem está começando. Hoje, são diversos os canais de barbeiros, dos mais experientes aos mais inovadores, que podem te ajudar a iniciar a jornada pela barba perfeita.

Um dessas opções para os barbudos de plantão é o Curso de Barbeiros. Aqui, o professor Felippe Caetano traz dicas sobre os principais acessórios de barbearia, modelos de cabelo e barba que estão em alta. E também uma série de conhecimentos importantes para a profissão, com tutoriais de alguns cortes específicos.

Navegando na web, você ainda encontra uma série de outras opções acessíveis de cursos de barbearia. É o caso da plataforma Cursos Grátis Online, que oferece o conteúdo completamente gratuito, cobrando só pelo certificado de conclusão.


A busca pela perfeição

A busca pela perfeição em cursos de barbearia

Bom, mesmo que você já esteja no ramo da barbearia, nunca é demais buscar especialização, certo? Afinal, são diversos produtos novos, técnicas e estilos que você pode aprender em um curso profissional.

Como qualquer outra carreira, os barbeiros também devem investir em atualização e maneiras de dinamizar o seu negócio. Assim, você garante que ele continuará crescendo e se expandido mesmo com o surgimento de concorrência ou obstáculos no caminho.

Enfim, tal qual as antigas barbearias, o relacionamento com seu cliente e sua fidelização deve ser seu objetivo principal. E há caminho melhor do que sempre aprender mais e oferecer o melhor serviço possível?

Então, gostou deste post? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter exclusiva, e continue por dentro de tudo o que precisa sobre barba, cabelo e bigode!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.



Comments (7)

  1. Avatar for Rodrigo Maia
    Posted on 04/03/2019
  2. Avatar for Rodrigo Sabrina
    Posted on 11/02/2018
  3. Avatar for Rodrigo Luciano
    Posted on 09/02/2018
  4. Avatar for Rodrigo Tom
    Posted on 11/11/2017
  5. Avatar for Rodrigo claudio Rodrigues da Silva
    Posted on 15/08/2017
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 16/08/2017

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh