Cortes de cabelo masculino: As tendências para 2017

4.5/5 - (2437 votes)

2017 já está correndo, e como de costume, alguns visuais que já eram tendência vão perdendo força ou se estabelecendo de vez, enquanto novos estilos começam a surgir de forma bem sutil. Com os cortes de cabelo masculino não é diferente, já que os marmanjos possuem suas preferências de maneira tão forte e chamativa quanto as minas. O que é ótimo, já que mostra a dedicação dos caras com sua aparência.

Nesse guia bem recheado, vamos mostrar todos os estilos de cabelo masculino que continuam em alta, os estilos que estão ganhando força, e como você poderá combiná-los com sua barba. Afinal de contas, um pode ser bem complementado pelo outro, e quem sai ganhando não é apenas você

Então, sem demora, vamos dar aquele panorama para quem busca cuidar bem das madeixas esse ano, para ficar no estilo ao longo dos meses e emparelhado com as melhores tendências de cortes de cabelo masculino 2017.

Quais estão sendo as tendências gerais para os cortes de cabelo masculino 2017?

De forma simples e direta, boa parte dos estilos que bombaram no ano passado continuam firmes e fortes em 2017. E mais do que isso, alguns velhos de guerra voltaram com tudo para deixar o visual dos rapazes mais versátil, ousado, ou mesmo mais conservador, sem deixar o charme de lado.

Na verdade, esta é a época mais propícia para um homem estilizar seu penteado da maneira que desejar. Como existem várias tendências, você pode ser do mais comportado ao mais ousado, ou reunir o melhor de dois mundo já que os estilos podem se combinar de várias formas.

Com isso em mente, vamos ver quais estilos estão de fato ganhando  a preferência masculina quanto aos penteados em 2017.

Os Penteados Masculinos que estão bombando

De uma forma geral, boa parte dos estilos que ganharam aquele destaque no ano passado continuam em alta, com vários adeptos espalhados por aí. O que diferencia dessa vez é que, além daqueles visuais ousados, quase hipsters, temos estilos mais comportados, estilos que evocam as décadas passadas e a mistureba deles com os atuais. Estamos falando, claro, dos cortes e estilos clássicos, que têm aquela pegada que parece que nunca sai de moda.

Fora isso, temos aqueles penteados masculinos que sempre estiveram em circulação por aí, mas que só agora ganharam o destaque que mereciam. Vamos dedicar um espaço para todos eles, dedicando especialmente cada tipo de corte a um barbudo diferente. E claro, não esquecendo dos pelos faciais.

Dá só uma olhadinha.

Os Cortes Curtos são a grande novidade de 2017!

Os Cortes de Cabelo Masculino 2017 curtos são a principal tendência do ano

Uma das maiores surpresas, ou nem tanto assim como vamos ver daqui a pouco, são os cortes curtos como a grande aposta do ano entre as tendências de cortes de cabelos masculinos. Mais especificamente, as cabeças praticamente raspadas são o grande chamariz para novos cortes de cabelo masculino.

Quem viveu os anos 80 sabe bem como parte dele foi popular com os chamados cortes reco, hoje chamados de buzz. Ou no bom português, o corte militar. Isso mesmo, aquela cabeça raspada na máquina quase 0 é uma das grandes tendências desse ano. E ela ainda pode ser estilizada com algumas marcas específicas, se não ficar muito chamativo.

E como dissemos antes, uma das grandes novidades nos novos cortes buzz é a possibilidade de combiná-lo com outros estilos. O undercut traz um estilo mais ousado, enquanto um corte com uma máquina menos pesada, como a 3 ou 2, traz um visual um pouco mais comportado. Chega a ser curioso um corte tão simples trazer tantas possibilidades, não é?

Outro destaque interessante entre os penteados curtos é o Low Fade. Basicamente, ele segue um pouquinho na contramão dos estilos comportados dos cortes Buzz e aposta em algo mais provocativo, com os cabelos penteados para trás, com um volume um pouco maior no topo, e mantidos com cera para cabelos. O undercut costuma ser usado bem aqui.

Para quem serve esse corte?

Serve para qualquer cara que não quer perder muito tempo com visual, e ainda assim quer ficar estiloso. De fato, os cortes reco dão uma baita cara de “macho”, e é inclusive um contraste curioso com os estilos mais ousados e chamativos que passaram a ser as tendências dos últimos anos.

Os cortes mais raspados também são ótimos para quem precisa de um visual mais comportado em alguns ambientes profissionais, como aqueles mais executivos, por exemplo. E ainda assim, eles não perdem seu estilo, e podem combinar com mais intensidade a outro aspecto bem importante no visual masculino.

Como combinar com a Barba?

Bem fácil, na verdade. Como você já viu no post sobre carecas e barbas, a combinação entre a falta de cabelos, ou uma camada mais fina como é o caso aqui, e as barbas pode ser matadora. Você pode seguir a mesma linha dos cabelos e ter uma barba cerrada para combinar, ou pode seguir uma linha mais tradicional, usando barbas relativamente mais cheias ou estilos que não sejam tão pesados, como a Short Boxed Beard.

O segredo aqui é manter um bom alinhamento entre as duas partes. Para quem opta em cortar cabelo do estilo Buzz e tem uma barba bem cuidada, saiba que ambos ganham um destaque interessante: embora os dois destaquem seu usuário, é possível ver tanto o cabelo como a barba como protagonistas aí, e não um coadjuvante do outro.

Cortes Afros e o Respeito dos Visuais Crespos

Os Cortes de Cabelo Masculino 2017 crespos e afros estão cada vez mais fortes

Os cortes de cabelo masculinos crespos sempre estiveram presentes nas tendências por aí, mas por incrível que pareça eles não apareciam tanto nas passarelas da moda, e não é preciso ir muito à fundo para saber o porquê. Felizmente, isso mudou e muito para melhor, com estilos afro chegando para ficar.

Além dos cortes de cabelo degrade masculino e undercuts que já vamos falar, existem alguns visuais que estão ganhando cada vez mais destaque nessa categoria, e que serão uma tendência fácil em 2017. O Black Power tem sido cada vez mais aceito e incentivado, e um bem-cuidado fica bem estiloso.

Entre outros estilos afro que estão ganhando cada vez mais espaço, estão os dreads longos, os moicanos curtos e suas combinações com o Low Fade e Undercut estão dando o que falar. E essa é uma das grandes vantagens dos cabelos crespos aliás: com suas particularidades, eles adaptam qualquer estilo famoso por aí ao seu próprio gosto, se tornando únicos.

E em um ano que a diversidade é o principal aspecto das tendências para os cortes de cabelo masculino, isso é ainda mais importante.

Para quem serve esse visual?

Para qualquer um com cabelo crespo, ora essa! Os visuais afro combinam perfeitamente com seus estilos de roupas e barba. Facilmente adaptáveis, você pode incorporar qualquer estilo que deseje para deixá-los ainda mais especiais. E mesmo que ele adote apenas algo simples, como um Buzz, ainda assim pode ficar muito bem feito se for tratado de acordo.

Aqui vale o mesmo conselho que demos acima, nos cortes curtos. Para quem precisa de cortes mais comportados, ou que estejam de acordo com as normas do seu local de trabalho, prefira por estilos mais curtos, como Low Fade ou o Buzz mesmo. Black Powers também não devem ser deixados de lado, mas é bom considerar versões menores para não chamar atenção de uma maneira não muito legal.

Como combinar com a Barba?

Aqui é mais uma questão de gosto pessoal do que combinações certeiras entre os pelos faciais e os penteados. Muitas vezes, apenas por atribuir uma boa personalidade nos cabelos, a barba se torna apenas um complemento interessante para o visual.

Aqui cabe uma sugestão geral para quem cuida da barba: defina os estilos mais de acordo com suas preferências, e faça uma aparação constante para não ofuscar demais o penteado. Se quer mais algumas boas dicas para combinar bem os cabelos afro e a barba, dá uma olhada aqui.

Cabelos Ondulados e suas FranjasNão tem como negar Cortes de Cabelo Masculinos 2017 ondulados

Ou cabelos lisos se você preferir. Independente dos tipos, esses tipos de cabelos tem suas próprias tendências esse ano, e elas estão na forma de franjas. Como ambos os tipos possuem o seu destaque naturalmente pela popularidade, e um pouco de fantasia também, uma boa forma de explorar esses fios é através de penteados com franjas longas, seja elas o destaque principal ou um complemento ao conjunto.

Sim, os cabelos médios continuam com sua fama entre os mais chegados, embora tenha perdido um pouquinho de terreno para os cortes curtos em termos de preferência, principalmente nesse começo de ano com o calor intenso do verão. Mas nem por isso eles foram abandonados de vez.

Entre algumas sugestões de cortes para explorar bem os fios ondulados e lisos, aqui vão algumas breves sugestões:

Franja Longa — Esse você pode fazer tanto com um undercut, como com os fios mais longos. Mas o principal chamariz aqui é a franja. Penteie e hidrate de uma forma que a franja cubra um dos lados do rosto. Nesse caso, o undercut pode dar um bom destaque a sua franja.

Curly  — Se você já tem um cabelo mais longo e não quer abrir mão dele, o Curly é a tendência perfeita do ano para você. Um visual um pouco mais bagunçado, que mesmo nos fios meio desconexos encontram sua uniformidade. É o estado mais natural possível, e que pode ser bem valorizado se você tiver os devidos cuidados.

Para Quem serve esse visual?

Mais do que cabelos ondulados e lisos, é perfeito para quem deseja manter seu estilo ao longo do ano sem tantos esforços, já que os fios são naturalmente bem nutridos. Diferente do pessoal dos cortes curtos, que buscam praticidade, os estilos que sugerimos acima são voltados para aqueles caras que gostam de exibir bem a cabeleira onde quer que vão.

E a grande vantagem aqui é que eles podem ser bem adaptáveis em vários ambientes, já que são cortes clássicos, bastando alguns ajustes aqui e acolá. Vai precisar de um pouco mais de cuidados quanto ao trato com os fios, mais até do que qualquer outro estilo que é tendência esse ano, mas a recompensa é valiosa.

Como combinar com a Barba?

Da mesma forma que os cabelos, os pelos faciais aqui vão precisar de um trato ainda mais apurado, já que vai precisa de um complemento à altura. Basicamente, as melhores barbas aqui são aquelas bem desenhadas, que valorizam o formato do rosto, enquanto o cabelo chama atenção por completo.

O Von Dutch é uma das escolhas mais interessantes aqui, assim como aqueles estilos mais desenhados. O quiff, que vamos falar para os cabelos logo a seguir, também servem para a barba.

Quiff – Tradicional e Chamativo

Os Cortes de Cabelo Masculino 2017 quiff estão abrindo portas para novos interessados

Os cortes de cabelo masculino 2017 quiff são aqueles mais comportados, que fazem parte inclusive dos cortes curtos como a grande tendência do ano. Mas sabe aquele lance de inovar e até ousar um pouco? Então, é aqui que eles encontram o seu melhor destaque. De maneira geral, os Quiffs são cortes curtos, mas com topetes bem cuidados, e em alguns casos até bem chamativos.

Eles são uma tendência interessante, pois podem ser a porta de entrada para quem deseja investir mais no visual sem perder a própria identidade. É, jovem, tem muito cara por aí que não cuida do visual de forma adequada por vergonha, por preconceito ou preguiça mesmo. E quando a oportunidade bate a porta, a falta de direcionamento os deixa perdido. E é por isso que estamos aqui.

O estilo quiff também é uma boa forma de remeter aos clássicos sem perder a modernidade. Pense no estilo que você viu em filmes como “Grease”, “Dirty Dancing” e “Footloose” para ter uma ideia. Ou ainda mais antigos, como no Elvis Presley, por exemplo.

Para quem serve esse estilo?

Além de caras que estão entrando agora nesse mundo dos cuidados masculinos, indicamos para quem já tem um corte curto e quer dar aquela estilizada no visual para ocasiões especiais, que muitas vezes o ambiente de trabalho não permite. Ou até permite, mas até então não se explorava.

Uma tendência desse tipo também pode ser bem interessante para quem deseja surpreender. Pense naqueles caras sempre muito bem comportados que decidiram jogar tudo para o ar nesse sentido e decidiram por deixar o visual da forma mais chamativa, sinalizando os novos rumos.

Como combinar com a Barba?

Bem fácil. O quiff é um estilo não apenas para os cabelos, mas para a barba também. Elas costumam ser curtas, mas muito bem desenhadas, e pode ser uma ótima porta de entrada para quem deseja cultivar pelos faciais de respeito enquanto cuida dos cabelos já crescido. Opte pelo “pacote quiff“, vai fazer uma boa diferença em qualquer ambiente.

Degradê ou Undercut, tanto faz: a tendência continua!

Cortes de Cabelo Masculino 2017 degradê continuam a febre que foi em 2016

Essa foi uma verdadeira febre entre os visuais masculinos no ano passado. De forma simples, o Undercut, ou cortes degradê, raspa as laterais do penteado, deixando o topo um pouco mais volumoso e chamativo. O grande destaque do Undercut, mais do que tirar totalmente os cabelos nas laterais, ou deixar uma camada mais fina, é a possibilidade de estilizar com praticamente qualquer estilo e também adicionar algumas opções interessantes. Por isso, esse é sem dúvida um dos cortes de cabelo top masculino!

Sabe o Low Fade que recomendamos lá em cima? Então, é um bom exemplo do que fazer com o Undercut. Entre outros bons exemplos, podemos citar os seguintes:

Pompadour — Dá para dizer fácil que é uma versão moderna do clássico topete dos anos 50 e 60. O pompadour, além de usar o Degradê de forma mais sutil, dá um belo destaque no topete, feito e mantido com uma boa cera para pomada. Pompadours são um estio excelente para quem deseja combinar com a barba, como você vai ver daqui a pouco, principalmente as cheias, pois dão aquele destaque.

Fauxhawk — Esse não é um estilo totalmente degradê, mas faz bom uso dele. Basicamente o Fauxhawk, ou Mohawk, ou Moicano no bom português, dá um destaque específico no centro do penteado. Lá no passado, era um estilo bem popular no movimento punk, mas com a cabeça toda raspada, e o cabelo estilizado para fazer aqueles “espinhos”, mas a origem mesmo é lá da Segunda Guerra Mundial.

Enfim, o que importa aqui, nos tempos atuais, é que um degradê mais leve, mantendo o volume no topo com aquele “caminho no centro da cabeça”, gera umas ideias bem interessantes. E o melhor de tudo, é que você pode escolher um estilo mais comportado se quiser.

Top Fade — Você lembra daquela série “Um Maluco no Pedaço”? Lembra do visual do Will Smith nas primeiras temporadas da série? Então, o Top Fade é basicamente um undercut específico dos visuais afro, com as laterais e a parte de trás raspada, com o topo mais bem definido. Era um estilo muito popular nos anos 90 que promete ser a tendência desse ano. Vale à pena investir se você curte algo mais prático.

Para quem serve esse estilo?

Serve para qualquer cara que curte um visual ousado e aberto a várias possibilidades de customização. É só ver como ele se destaca quando combinado a vários outros estilos já listados aqui. Pense, por exemplo, como pode ser foda um dread com undercut em apenas um dos lados da cabeça.

Mas aqui vai um conselho: se o seu ambiente de trabalho não permite, escolha versões mais simples e sossegadas do undercut ou parta para outro estilo. Os cortes degradês dependem muitas vezes de uma liberdade que nem todo mundo compartilha e você não precisa estar nesse meio que não o compreendem.

Como combinar com a Barba?

Barbas cheias e bem estilizadas são as melhores combinações a se fazer com os cortes degradê. Especialmente aquelas que brincam com os formatos tanto nas maçãs do rosto, como da linha do maxilar. Se você não tem uma barba cheia, não tem problema: explore as costeletas, o cavanhaque e crie estilos que valorizem o formato. Uma combinação muito boa é o Amante Latino com a Franja Longa, dá um visual bem curioso.

Cortes de Cabelo Masculino Social

Cuidar dos Cortes de Cabelo Masculino 2017 sociais é bem simples, mas exige dedicação

Você pode definir como corte social aquele corte mais curto, bem aparado, com o cabelo penteado, sem muitas estripulias quanto ao estilo. Mas se você for parar para pensar bem, a tendência na qual os cortes sociais se referem para esse anos são justamente as versões “para família” de todos os estilos que vimos até aqui.

Um dos que mais se destacam aqui são o Side Parting, penteados que exploram bem o uso de produtos como pomada para cabelo ou mesmo gel, penteando todo o cabelo, que pode ser curto ou não, para um lado de sua preferência e o mantendo assim.

Mesmo os undercuts possuem sua versão mais social. O Fade, que já falamos do top fade e o low fade por aqui, também possui sua variação mais gradual, com as laterais mais bem aparadas e o topo não muito chamativo, o que é ótimo para qualquer ambiente sem perder suas características principais.

Para quem serve esse estilo?

Bem, para qualquer um que goste de um estilo comportado, mas sem perder a pose estilosa. Na verdade, ele pode ser até uma adaptação dos seus estilos favoritos, com penteados que cubram bem algumas ocasiões e depois voltando a seus estilos tradicionais.

O interessante aqui é que ele pode ser uma boa porta de entrada para quem deseja estilizar no futuro também, já que pede alguns cuidados mínimos com aparação e o uso de alguns produtos específicos. Vale muito à pena o investimento.

Como combinar com a Barba?

O mesmo que falamos para os cortes curtos vale para os estilos sociais. Você pode optar por uma barba mais cerrada, que peça por poucos cuidados e destacando mais os cabelos, ou por um estilo mais comportado como a Short Boxed Beard, mas se preocupando bem em manter tudo bem desenhado.

Cortes de cabelo masculino platinado

Os estilos e cortes de cabelo masculino platinado tiveram início em 2015 e continuam fazendo grande acesso agora em 2017. Porém, quem opta por esse estilo, precisa ter cuidado redobrado com os fios e couro cabeludo, uma vez que a química utilizada enfraquece muito os cabelos. Independentemente dos produtos ou promessas feitas, acredite, é um processo muito intrusivo e precisa de cuidados para não prejudicar o visual.

Para quem serve esse estilo?

Esse é definitivamente um visual jovial e para caras com muita personalidade e atitudes, afinal, o processo causa uma mudança drástica na aparência e no estilo do homem.

Aqui não é importante o tamanho dos cabelos, uma vez que podem ser feitos com qualquer tipo de corte, porém, para um resultado mais amigável e positivo, o melhor é mesclar com cortes como o undercut. Primeiramente porque, quanto menos cabelos, menos áreas a serem danificas e tratadas. Segundo porque traz uma aparência muito mais clean para seu look.

Como combinar com a Barba?

Para um melhor resultado, o mais indicado é unir os cortes de cabelo masculino platinado com uma barba mais curta e bem cuidada. Homens com barbas longas, nesse caso, não ficam tão bem com os cabelos platinados, uma vez que causa uma dualidade de cores muito grande no visual.

Corte de cabelo masculino samurai

E finalmente chegamos ao fim do ciclo das tendências de cortes de cabelo masculino 2017. Corte de cabelo masculino samurai, também conhecido como um chonmage refere-se a um penteado de homens japoneses que foi criado há centenas de anos. Originalmente trabalhado como um corte de cabelo guerreiro para segurar o capacete de um samurai firmemente no lugar durante a batalha, esse visual logo se tornou um símbolo de status dentro da cultura.

Para obter o cabelo masculino samurai, o homem requer simplesmente o cabelo longo e um laço do cabelo. Para amarrar um bun ou chonmage, use ambas as mãos para reunir todos os seus cabelos para um único ponto na parte de trás da cabeça. Em seguida, amarre o rabo de cavalo dobrado como desejado usando um laço do cabelo.

Para quem serve esse estilo?

Basicamente, para quem tem o cabelo um pouco mais comprido, no mínimo suficientemente para poder fazer a dobra superior.

Por ser um corte e penteado mais sério, pode ser usado, inclusive, em ambientes corporativos. Existem algumas variedades desse corte. Alguns optam por raspar as laterais da cabeça, deixando o volume somente no topo. Outros, criar o design samurais apenas com o penteado correto, como é o caso de Lasse Martberg.

Como combinar com a Barba?

A melhor combinação de barba com o corte de cabelo masculino samurai é com barbas longas, criando um visual bem rústico, másculo e imponente. Mas só quem tem barba longa pode fazer esse visual? Claro que não! Mas quanto maior ela forma, melhor será o resultado em seu look.

E aí, jovem, preparado para as tendências dos cortes de cabelo masculinos de 2017? Ficou bem claro que você pode explorar cada uma das novidades de maneira única e adicionar sua personalidade nela. E como os hipsters já mostraram bem, para definir um bom estilo basta explorar bem o que tem de melhor no seu visual. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
  2. Wandeuarley

    Eu quero muito aprender a ser um Barbeiro. Mais queria uma escola tradicional e com muita disciplina. Resido na cidade de Campinas S/P. Queria uma Referência do site. Pois quero aprender na melhor. Pois quero Aprender ser um bom Barbeiro.

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *