em

Descubra a importância de um bom barbeador

Para manter uma barba bem-feita, é essencial reconhecer a importância de um bom barbeador. Sem um bom equipamento, por mais que você faça a barba com todos os cuidados e com os melhores produtos, o resultado não será bom. A falta de cuidado na escolha a manutenção do aparelho podem fazer com que surjam pelos encravados, foliculites, irritações ou cortes.

Confira nossas dicas para escolher um bom barbeador e para utilizá-lo de maneira adequada!

Saiba qual a importância de um bom barbeador e escolha o melhor produto

Saiba qual a importância de um bom barbeador e escolha o melhor produto

Segundo a dermatologista Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não usar produtos de qualidade e tentar prolongar a vida útil da lâmina além do indicado são os principais erros dos homens ao fazer a barba. Existem muitos barbeadores descartáveis no mercado, mas no fim das contas, eles acabam não sendo uma boa escolha. Em longo prazo:

  • Barbeadores descartáveis saem mais caro do que ter um barbeador de metal e trocar apenas a lâmina.
  • Não é ecológico, já que aumenta a quantidade de plástico descartado.
  • A durabilidade das lâminas de barbeadores descartáveis é menor e, mesmo novas, elas não têm a mesma afiação do que as lâminas que são vendidas individualmente.
  • A conexão entre a lâmina e o barbeador é fixa num barbeador descartável, o ideal é que exista alguma flexibilidade entre as duas peças.
  • É mais fácil se cortar com barbeadores descartáveis por causa da má qualidade da lâmina e porque ela é fixa.

A primeira dica, portanto, é investir em um bom barbeador não descartável e comprar boas lâminas para reposição.

Agende a compra das lâminas

Agende a compra das lâminas

Se você se esquecer de comprar os itens para a reposição no barbeador, fará a barba com uma lâmina sem corte e terá problemas novamente. Para evitar essa questão, agende a troca das lâminas e a compra de itens novos. Use um aplicativo para te lembrar de trocar a lâmina. Você pode até comprar pela internet, se quiser mais praticidade.

Não use sabonete para se barbear

Agora que você já providenciou uma lâmina de qualidade, nada de passar sabonete no rosto para se barbear. A espuma do sabonete pode causar irritação, ardência e deixar sua pele vermelha. Prefira espuma em mousse, gel ou creme. Elas fazem a lâmina deslizar melhor e ajudam a deixar os pelos mais flexíveis, diminuindo as chances de você se cortar.

Cada tipo de espuma é indicado para um tipo de pele diferente:

O gel de barbear é um produto relativamente novo. Foi lançado na década de 90, tem uma consistência um pouco diferente e sua função é hidratar e refrescar a pele, deixando o ato de se barbear mais agradável. 

Faça a barba após o banho

Faça a barba depois do banho

O melhor momento para fazer a barba é quando a pele está aquecida. Quando estamos com frio, a pele se contrai e isso pode fazer com que você se corte. Para garantir que sua pele estará aquecida na hora de se barbear, a faça após o banho.

Se for possível, faça a barba na sauna. Com o calor e a quantidade de vapor da sauna, o resultado será ainda melhor. 

Lembre-se de que a ordem dos fatores altera o produto

Se você faz a barba de maneira meio aleatória, sem um método, saiba que a ordem em que você barbeia seu rosto pode influenciar os resultados. Deve-se começar pelas bochechas, depois pelo queixo. Por último, barbear da garganta até o queixo.

Acompanhe o sentido do crescimento dos pelos no barbear. Se precisar mudar de direção, levante a lâmina para não se cortar. Fazer a barba no sentido oposto ao pelo deixa o barbear mais rente, mas aumenta as chances de foliculite, irritações e pelos encravados.

Não faça força com a lâmina, pressionando-a na pele e não passe a lâmina várias vezes na mesma área. Se você precisar fazer isso, está na hora de trocá-la.

Lave a lâmina por trás, com água quente, várias vezes durante o barbear. O enxágue garante a qualidade do barbear, já que o equipamento precisa estar limpo para deslizar bem pela pele.

Use uma loção pós-barba

Use um bom pós barba depois de usar um bom barbeador

A loção pós-barba ajuda a fechar os poros e contribui para evitar irritações. Ela também pode acelerar a cicatrização de cortes. Isso porque as loções pós-barba têm propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e hidratantes. Escolha as que não têm álcool na composição, elas irritam a pele.

Saiba como agir se você tiver acne

Caso você tenha espinhas ou cravos, é indicado fazer uma esfoliação regularmente na pele para evitar se cortar fazendo a barba. Uma ou duas esfoliações por semana são suficientes. No entanto, nunca a faça logo antes de se barbear, a pele fica sensível e você pode irritá-la.

Cuidado para não cortar as espinhas, há bactérias nessas lesões que podem se espalhar, piorando a sua acne. Pelo mesmo motivo, barbeie as áreas com acne por último e não reutilize a lâmina.

Consulte um dermatologista sobre os produtos que você deve utilizar. Um profissional pode indicar substâncias que aliviem sua acne e tragam mais conforto para o barbear.

Alivie a vermelhidão

Use um bom barbeador para evitar a vermelhidão

Se a sua pele fica muito vermelha depois de fazer a barba, considere usar um tônico para aliviar a irritação da pele ou experimente uma espuma para barbear ou loção pós-barba nova. Pode ser que você tenha sensibilidade a algum componente dos produtos que usa.

Outro benefício do uso de tônico é evitar pelos encravados e prevenir a acne. Ele ajuda a limpar resíduos da espuma de barbear e pelos que podem entupir poros e folículos. Use-o antes da loção pós-barba.

A importância de um bom barbeador é enorme para um barbear de qualidade, mas é necessário combiná-lo com produtos de qualidade. Outra opção para um barbear suave e bem-feito é ir a um local especializado. Se você ainda não fez essa experiência, pode gostar do ambiente descontraído e relaxante oferecido por barbearias. Por isso, confira as nossas dicas para a hora de ir ao barbeiro!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

Deixe sua pergunta ou opinião

Avatar for Rodrigo

Escrito por Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

Conheça-os-10-Erros-de-um-Barbudo-de-Sucesso!

Conheça os 10 Erros de um Barbudo de Sucesso!

Por que ter uma barba gera autoconfiança?