Dicas de como hidratar sua barba. Já fez isso hoje?

4.7/5 - (1585 votes)

Já demos muitas dicas, várias vezes, sobre como lavar e deixar a barba bem macia e até lisa para qualquer visual que deseje. Mas tem um ponto que até então só falamos como uma precaução para o inverno, mas que pode ser levada ainda mais em conta em outras ocasiões além da temperatura baixa: hidratar sua barba. Parece bobagem – afinal, você já lava, não é? – mas os caras que possuem uma pele seca ou passam por situações corriqueiras de coceira são os principais sofredores da falta de barba hidratada.

Para que você não estrague o visual por causa de um processo infelizmente natural do seu corpo, separamos uma série de dicas fáceis e práticas para você deixar sua barba bem hidratada, e acabar com aquelas sensações incômodas. Seguindo direitinho, você pode fazer aquele carinho na barba igual os grandes sábios.

Por que Hidratar a Barba?

porque hidratar a barba

A razão é muito simples: ao hidratar a barba, você não apenas fortalece os pelos faciais, e mais ainda a pele por debaixo deles. Não hidratá-la vai diminuir o crescimento da barba, além de causar aquela coceira tão comum. A coceira, inclusive, é uma das causas mais comuns para muitos barbudos desistirem do seu visual.

É por isso que existem produtos perfeitos para acabar com este problema, e que não precisam ser usados apenas no inverno. E vale um ponto bem importante: nada de passar hidratantes de pele comuns. Esses produtos possuem componentes químicos que podem prejudicar os bulbos finos da barba, deixando ela áspera e bem difícil de estilizar. Então deixe de ser pão duro e use os produtos certos para a barba.

Os produtos ideais para Hidratar a Barba

Os produtos ideais para Hidratar a Barba

Os melhores produtos para hidratar a barba são óleos e balms de barba. O melhor é escolher um ou outro, como já vimos nas diferenças entre os dois produtos. Tudo vai depender das suas preferências: óleos para barba tendem a ser menos gordurosos do que balms na quantidade correta, enquanto os balms oferecem mais nutrientes para os pelos faciais. Pessoalmente, indico variar entre um e outro.

E não fique intimidado se você topar com um monte de marcas existentes. A Beard conta com uma seção com uns preços bem camaradas, e com uma qualidade sem comparação por aí. Só dar uma conferida aqui. Agora, se você ainda está na dúvida sobre qual o melhor produto, ou pretende começar os cuidados, eu recomendo o óleo para barba, e vou explicar o porquê.

Dicas para usar o óleo na hidratação da barba

 

Dicas para usar o óleo na hidratação da barba black mint Beard Brotherhood

Os óleos são uma boa porta de entrada para hidratar a barba por serem feitos com ingredientes naturais e orgânicos. Por sua fórmula ser mais simplificada, os benefícios para a pele e a barba são mais acessíveis e práticos. Um componente comum desses óleos é a Jojoba, cujos efeitos beneficiam de forma igual tanto a pele como o cabelo.

Sabendo da facilidade do óleo, vamos para algumas dicas básicas para você utilizá-lo muito bem.

1 – Não exagere na quantidade

Uma, no máximo duas gotas de óleo é o suficiente para evitar o ressecamento da barba. Mesmo que ofereça ótimos benefícios, ainda se trata de um óleo, e como tal, pode deixar sua barba bem gordurosa e um tanto complicada de mexer durante o dia.

2 – Passe apenas uma vez ao dia.

Uma vez por dia é o suficiente para proteger sua barba dos efeitos naturais do seu rosto. De preferência, escolha um horário em que não seja necessário um grande esforço da sua parte, para ficar ainda mais sossegado com esses cuidados. O mais indicado é após o banho ou antes de dormir, ou ainda antes de sair para algum – o clima fora de casa é ainda mais nocivo para sua barba.

3 – Escolha o aroma que mais te agrada

O óleo para barba tem uma outra vantagem em relação ao balm que ainda não falamos, que é o aroma. Algumas marcas conseguem incluir alguns cheiros específicos em seus produtos, e se você seguir certinho as outras dicas, estará com uma barba bem hidratada e cheirosa. Confira se a sua marca preferida possui estes “sabores”, e adicione esse charme ao hidratar.

4 – Use apenas caso sua barba seja mais cheia

Use apenas caso sua barba seja mais cheia

Ah, faltou um ponto importante. O óleo para barba é muito mais indicado para barbas mais cheias e longas, já que essas são mais propensas a ficarem ressecadas com o tempo. Se sua barba ainda está crescendo, ou você prefere um visual menos cheio, vá para as dicas a seguir.

Outros cuidados para Hidratar a Barba

Visuais que não sejam tão cheios, como as barbas para ambientes profissionais ou apenas as barbas por fazer, pedem por alguns outros cuidados na hora de hidratar a barba, já que o óleo não tem a mesma eficiência do que os outros produtos. Aqui vão nossas recomendações.

Para barbas curtas, use o Balm

Balm Barba Negra Don Alcides

O balm para barba é mais indicado nos estilos menos cheios, ou para quem já está deixando os pelos faciais crescerem, e já encararam algumas das dificuldades de quem já está com a barba cheia. Sobre a forma de usar o balm, cabe as mesmas dicas para o óleo: use uma vez por dia em horários mais sossegados, e não exagere na quantidade.

Não exagere na hora de aparar a barba

Não exagere na hora de aparar a barba

Aparar a barba, principalmente com a navalha, é um dos principais motivos que levam a pelos mais ressecados ou pontudos. Para evitar que isto aconteça, alterne a aparação com a navalha e a tesoura, ou vá ao barbeiro.

Mantenha a Frequência na Hidratação

Mantenha a Frequência na Hidratação

Assim como a limpeza, hidratar a barba tem sua própria frequência de uso. E felizmente, você não precisa necessariamente passar todo dia – isso é mais recomendado no inverno ou no outono, estações de clima mais seco e frio. A cada 2 dias é o suficiente para ficar com a barba coçando. 

Outro ponto importante é que se você mantiver essa rotina de hidratação, a chance de sua barba ficar mais macia, lisa e cheirosa é muito grande!

Curtiu as dicas? A Beard está cheio de posts para facilitar a sua vida de barbudo, seja nos cuidados mais regulares até as vantagens que o uso da barba oferece nas mais diversas situações. Se ainda não conferiu os links que deixamos até aqui, vai lá agora e deixe seus pelos faciais no jeito. Até a próxima jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *