5 estilos de barba que já saíram de moda!

4.6/5 - (1848 votes)

Já falamos várias vezes sobre barbas que te deixem sempre na moda. Mas você sabe, de verdade, quais são os estilos de barba que já saíram de moda? Olha, até poderíamos falar que com os estilos retrôs se firmando por aí, não haveria um estilo de barba que estivesse de fato fora das trends. Mas eles existem, e numa quantidade relativamente grande.

Para você não se sentir deslocado do tempo de forma negativa, separamos uma pequena lista com estilos de barba que já ficaram de fato datados. A ideia é você não vacilar por aí com seu visual, e acabar com um estilo fora do habitual.

As barba que já saíram de Moda

A Barba “Tapete”

barba que ja sairam de moda

Esse e o próximo estilo que vamos falar estava muito em voga nos anos 80, sendo muito difundida tanto por músicos como figura públicas. O apelido tapete é mais para falar de um estilo de barba cerrada que não era bem cerrada.

Os pelos faciais nesse estilo eram um pouco mais grossos e volumosos para a altura que costumavam estar. Alguns apresentavam um frizz bem aparente, enquanto outros faziam um pequeno estímulo com um balm para barba. O resultado era um estilo que lembrava muito um carpete, o que ficava bem engraçado em alguns casos.

O estilo hoje em dia deu lugar a uma barba mais cerrada, ou ainda um estilo mais comportado com a Short Boxed Beard, e o estilo “tapete” foi aos poucos deixado de lado.

O Bigodão Puro

barba que ja sairam de moda

Bigodes estão com sua relativa fama sim, então por que eles estão nessa lista? Simples: tem alguns estilos de bigode que estão mais ultrapassados e pouco usados do que outros. Mesmo que não sejam mal vistos por aí, é fácil perceber quais são os bigodes que perderam a popularidade nos últimos anos. Vou listar bem rápido, pois não é uma lista muito grande.

Lápis – O estilo lápis eternizado por algumas figuras carismáticas, como o ator César Romero e o autor de terror Vincent Price é bem pouco usado hoje em dia. Pode ser que o cuidado seja mais complicado de lidar, ou que a preferência de quem gosta de um estilo retrô seja mais pelos bigodes volteados. Mas dificilmente você verá um Lápis por aí.

Pincel – Pelos mesmos motivos do Lápis, o Pincel tem ganhado poucos usos pelos novos barbudos. O bigode pincel era outro símbolo dos anos 80, com Fredie Mercury como um de seus maiores representantes, seguido do ator Tom Selleck. E embora ele caia muito bem para alguns caras, ele não é um estilo com grande adesão também. Você pode contornar isso se quiser com um bigode bem aparado, mas os olhares estranhos não serão evitados.

barba que ja sairam de moda

O Bigodinho de Chaplin – Esse sim saiu de moda faz muito tempo. O bigodinho do chaplin, ou do Hitler, teve seus adeptos há quase um século atrás. E hoje em dia, a menos que seus usuários adotem por um motivo muito específico, dificilmente o mantém por muito tempo. Um estilo de certa forma nostálgico, mas datado também.

Barbas Muito, Muito Longas

barba que ja sairam de moda

Esta pode ser polêmica com alguns barbudos, mas no grande público, as barbas que vão na altura da barriga estão um pouco fora de moda… Tá legal, bem fora de moda. Mas é bom ressaltar aqui: as barbas cheias, que passam apenas um pouco da linha do pescoço, é uma das trends mais usadas hoje.

O que saiu de moda por aqui foram todos os estilos de barba muito grandes, tipo os caras do ZZ Top. Além de dar muito trabalho, principalmente na aparação das pontas, seu uso é mais restrito em grupos específicos, como os motoqueiros, por exemplo. E mesmo entre eles o uso tem sido substituído por barbas menos longas, mas que retenham as raízes nas quais eles jamais sairão.

Barba Trançada

barba que ja sairam de moda

Como consequência das barbas longas fora de moda, as barbas trançadas, bem naquele estilo viking, também caíram em desuso. Talvez você encontre em algum ponto remoto da Europa, lá para os lados da Alemanha ou nas ilhas britânicas. Mas ao menos por aqui, com o calor que anda por aqui, ver um barbudo com uma barba longa e com tranças é tão raro quanto um cara com bigode lápis.

Na verdade, uma figura dessas que esteja com uma barba desse tamanho merece o respeito de todos nós barbudos. E não só pela barba enorme, mas pelos cuidados que ele teve a ponto de deixá-la com tranças, e o peso que isso deixa na cara. Um verdadeiro bárbaro.

Barbas estão fora de moda… Peraí, o quê?

barba que ja sairam de moda

Esse é um papo meio obscuro que anda rolando por aí. Na verdade, tem alguns anos já que essas conversas circulam por aí, e mesmo que alguns gostem de fomentá-la, os barbudos estão ganhando é mais notoriedade. Então por que diabos estão dizendo que os pelos faciais estão ficando fora de moda?

Segundo uma pesquisa publicada na revista Biology Letters, o fator que poderia contribuir para o fim da popularidade das barbas seria a seleção sexual, relacionado àquela teoria de Darwin. Segundo a abordagem da revista, os homens sem barba estariam voltando a ter preferência pelo sexo oposto justamente pela raridade com que aparecem.

Esse processo foi chamado de “seleção sexual dependente da frequência negativa”. Isso quer dizer que quanto mais rara for uma característica, mais chances dela se tornar a mais procurada. Poderíamos chamar isso também de Lei da Oferta e da Procura, e até poderíamos dizer que isso é aplicável em um ou outro canto fora do Brasil.

Mas aqui, as barbas não estão nem um pouco fora de moda, muito pelo contrário. Estamos num lugar em que existe espaço para todos, barbudos e não barbudos, mesmo que de vez em quando surja algum engraçadinho para dizer o contrário. Por isso, deixe esse lado sobre a barba que já saíram de moda – apenas considere os estilos menos usados mesmo.

Não se esqueça também de deixar a sua barba bem tratada com produtos específicos para ela. Você ja montou um kit de cuidado de barba para você? Balm, óleo, shampoo, cera, pomada….então não fique parado, acesse nossa loja. A Beard tem seu estilo!  Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *