Preparando o Visual de um barbudo na Primavera!

Primavera chegou, e com ela, meu amor…” Desculpem pela piada medonha com a música do Los Hermanos (apesar de coerente se você conhece a banda), mas o começo faz um pouco de sentido com o que vamos falar aqui. Mesmo que a Primavera tenha começado com aquele clima de inverno esse ano, esta é uma das melhores épocas para deixar a barba crescer, isso se você não fez no inverno para ficar tranquilo com os rigores dela.

Tem quem fale que o outono é a melhor estação para deixar a barba crescer, pois com o inverno chegando, é uma boa ideia de se precaver. Mas na real mesmo, a primavera é a melhor estação para os pelos faciais crescerem. E vamos te mostrar uma série de motivos que fazem todo o sentido para começar a cuidar da barba nesta época. Confere só.

1 – Abrace a Natureza

Barba Primavera

Como ainda estamos no começo da estação que precede o verão, o mundo à sua volta muda bem aos pouquinhos. E não estamos falando apenas de flores desabrochando: os dias vão ficando um pouco mais quentes, as brisas mais intensas, e aqueles eventos para aquecer o verão começam a pipocar por aí.

Com tudo mudando aos pouquinhos, principalmente saindo do frio do inverno para entrar em dias mais mornos e agradáveis, é um bom momento para abraçar esse lado natural e deixar a barba crescer. Se você é daqueles que não quis os pelos faciais mais à mostra por não se aguentar de coçá-los durante os dias mais frios, a primavera é a inspiração perfeita para deixá-los crescerem.

E se quer ser ainda mais próximo do natural, nem se preocupe moldar sua barba. Deixe os pelos crescerem em seu próprio ritmo, assim como a estação sugere.

2 – Deixe a Barba Crescer antes do Verão

Barba Primavera

Não tem hora errada para começar a crescer uma barba, mas se tem uma época que não indicamos que você faça isso é no verão. Para um barbudo de longa data, isso não é um problema pois ele sabe todos os beabás para deixar sua barba top. Mas para um iniciante, a combinação de pelos na face com calor, suor e um pouquinho de coceira pode ser o suficiente para não aguentar nem as primeiras semanas de crescimento.

Por outro lado, a primavera oferece um ambiente muito mais amigável para o barbudo de primeira viagem, e isso bem além das primeiras semanas de crescimento. Coincidência com o Novembro Azul? Talvez, mas que faz enorme diferença no seu aprendizado com a barba, faz e muito. Além do mais, se você começar de agora, já vai estar muito mais adaptado para o verão, e pode decidir com muito mais clareza quais serão suas decisões.

Deixe  a barba crescer na primavera, você vai nos agradecer depois.

3 – Não Existe tempo Melhor do que o Presente

Barba Primavera

Barbudos são muitas coisas: independentes, bem resolvidos e esforçados, mas mais do que tudo são homens de ação. Não importa o problema, nós acreditamos que tomar a iniciativa é essencial, e este é o conselho que passamos para qualquer barbudo iniciante que ainda está em dúvidas sobre crescer a barba na primavera ou não.

E aproveite que a primavera ainda está no começo para começar o seu cultivo. Não vai demorar muito para que seja uma inspiração para outros aspirantes, principalmente se você estiver visando o Novembro Azul. Se tomar os devidos cuidados que vamos te mostrar adiante então, vai ser melhor ainda: mostrar que é um rapaz de atitude e conscientizado com as preocupações do homem moderno faz toda a diferença. Dá um peso ainda mais interessante nos pelos faciais.

4 – A barba na primavera representa liberdade

Barba Primavera

Véio, eu sei que parece papo de maluco, mas existe todo um simbolismo ao deixar a barba crescendo e cuidando durante a primavera. Esta é a estação que os frutos se preparam para o seu auge no verão, ou que estão no auge de sua beleza antes de darem aquele descanso merecido no outono. Como falamos lá em cima, ao ter esse alinhamento com a natureza, a barba pode significar um passo muito importante para com o visual.

Além do mais, a liberdade que está dando a sim mesmo ao evitar a lâmina por um bom tempo é libertador.  E com o tempo, você vai ver que os cuidados são muito mais simples, eficientes e até mais seguros do que fazê-la por completo. Mas já chegamos nessa parte.

Como deu pra ver, você tem boas razões para ter uma barba na primavera. E agora que te inspiramos a crescer os pelos nessa estão mais sossegada, vamos te ensinar o passo a passo de como se virar. Tanto os mais novatos como os veteranos podem tirar bom proveito do nosso guia.

Faça a barba crescer na Primavera com o Guia Beard

1 – Pense no Estilo de Barba que deseja

Parece uma preocupação desnecessária no começo, mas na verdade ela é muito importante para te dar um rumo. Nas primeiras semanas, a barba se encontra numa forma selvagem e sem forma, muitas vezes como é na natureza a fora. Mas definindo um visual com antecedência, você saberá com maior exatidão quanto tempo precisa para que moldá-la, o que para muitos, é essencial. Temos um artigo com uma variedade de barbas que você pode escolher, tanto para um estilo mais casual como para ambientes profissionais, para não ficar perdido.

2 – Estimule os pelos faciais a crescerem com o Balm

uso de balm na primavera

O balm para barba não precisa ser usado apenas quando ela já estiver um pouco mais cheia. Se você quer que ela esteja em seu melhor estado, pode cuidar do seu crescimento antes mesmo dos primeiros sinais surgirem. E é aqui que entra o balm: mais do que manter os pelos faciais bonitos, ele estimula o crescimento saudável por entrar diretamente na raiz dos mesmos.

Por isso é bom começar a usá-lo logo no início. Quando a barba estiver cheia, ela estará macia e saudável para ficar da maneira que quiser. E uma barba macia só traz vantagens, mesmo que você deixa ela “ao natural”.

3 – Evite Coçar a barba. Sempre.

Barba Primavera

Para os mais esquentadinhos e ansiosos, sempre há o desafio árduo de não coçar a barba em seus estágios de crescimento. No inverno isso é um pouquinho pior, mas no geral o “desafio da coceira” se mantém muito frequente em qualquer estação, e é a responsável pela desistência de muitos barbudos de primeira viagem.

Você pode amenizar ou mesmo acabar com essa possibilidade se usar os produtos certos na frequência adequada. Um em específico, que pode ajudá-lo principalmente em épocas de clima mais seco ou mais frio dentro e fora da primavera é o óleo para barba. Com apenas uma gota por dia, e espalhando bem pela barba, você a mantém protegida das suas unhas, e pode ganhar um cheiro todo especial. Se ela coça muito, não tenha medo de usar.

4 – Ela começou a crescer? Já pode passar o Shampoo para Barba

A barba começa a tomar uma boa forma à partir da terceira semana de crescimento. Se você usou o balm até aqui, ela já deve estar tão bem cuidada quanto os seus cabelos, ganhando um bom destaque mesmo sem ter uma forma definida. Nessa hora você já pode adicionar o shampoo para barba (ah, para os desavisados, nada de usar o shampoo para cabelos, pois sua composição é bem diferente e não fortalece os pelos faciais).

Para criar uma boa frequência na limpeza e fortalecimento da sua barba, coloque o uso do shampoo no mesmo dia em que lavar os cabelos, assim você faz o trabalho completo. O shampoo vai oferecer os nutrientes necessários para a barba se manter viva e macia. E combinado com o balm, você terá sempre um visual moderno e bonito para aproveitar a primavera e as demais estações.

5 – Já cresceu? Então modele

Barba Primavera

Em torno de seis semanas, o que dá praticamente o comecinho da primavera, você já terá uma barba grande o bastante para moldar dentro do visual desejado lá no começo. Se for algo simples, você pode fazer por conta própria, usando com cuidado a navalha, a espuma de barbear e outros aparatos para fazer a barba.

Agora se o visual exige um pouco mais de precisão no traço, técnicas mais apuradas, e você ainda é um barbudo de primeira viagem, prefira ir em um barbeiro. Os melhores profissionais desse ramo vão dar a você o toque que precisa para deixar a sua barba bem feita. Confere só algumas das sugestões para deixar a barba top do jeito que imagina.

6 – A Manutenção Básica

Como disse lá em cima, manter uma barba é bem mais sossegado e até mais seguro do que fazer com frequência, e isso inclui sua manutenção. Além do uso dos produtos para deixá-la sempre macia, você vai precisar de uma navalha e uma tesoura para fazer os ajustes em sua própria frequência – afinal, a barba não vai parar de crescer.

Novamente, dependendo do visual e da sua experiência com as ferramentas, você pode fazer por conta própria ou no barbeiro. Escolha a mais adequada para você, sempre visando o melhor estilo.

7 – Enjoou da barba? Recomece o Ciclo

Tá aí uma das vantagens de se ter uma barba hoje em dia. Mesmo que existe uma birra aqui e ali sobre o visual barbudo, a liberdade em cultivar os pelos faciais da forma que desejar te permite variar bem de estilos. E se renovar é uma parte até bem natural de se ter uma barba. Se você enjoar do visual escolhido, pode muito bem pensar em outro, e fazer os ajustes necessários.

Montando o restante do visual para a Primavera

Além  da barba, você pode considerar outros pontos para renovar o seu visual na primavera. E não, você não precisa seguir a moda primavera-verão – não é disso que estamos falando. Pensa no seguinte: se esta estação tem como característica mais marcante a liberdade e um pouco mais de leveza, porque não explorar esses aspectos antes do verão?

Aqui vão algumas dicas de como você pode explorar o restante do seu visual na primavera sem frescura.

1 – Explore as Camisas sociais

Barba Primavera

As camisas sociais masculinas são uma das versáteis quando se trata de montar o visual. Com vários tipos, elas podem ser usadas em qualquer ocasião, do happy hour com os amigos até aqueles eventos mais formais. O segredo para explorá-la na primavera, principalmente nas ocasiões mais informais, é usar cores mais vivas junto com camisetas de cores mais neutras, principalmente branco. Vocẽ vai ver como fará maior diferença quando combinada com a barba.

2 – Bermudas são bem vindas

Barba Primavera

Temperaturas mais altas pedem por bermudas em praticamente qualquer ocasião. Mas não basta uma bermuda qualquer: para que ela dê um bom destaque no visual, os modelos precisam se alinhar com as dicas acima, deixando o estilo pronto para os períodos mais quentes.

Algumas dicas que podemos dar para facilitar sua procura, além da bermuda jeans (o basicão de todo guarda-roupa masculino), estão os modelo chino, mais leves e ótimas para aquelas festinhas de dia; o cropped, boa para o happy hour nos dias de calor mais intenso; e a bermuda sintética, que apesar de não fazer aquela combinação com camisa social, ainda assim é uma opção interessante.

3 – O Simples é o melhor

Opte pela simplicidade na primavera, seja com a barba ou com seu visual. Esse lance de ser “pavão” no visual pode ser divertido em um primeiro momento, mas não demora muito para você passar a impressão de desespero por atenção, e acabar minguando entre seus amigos. Escolha estilos mais soltos, que mesmo chamativos,  não sejam tão exagerados.

A primavera é a estação perfeita para mostrar o seu potencial com o visual, sem grandes sofisticações e ainda assim ser bem feitos. A barba sai beneficiada por crescer em um ambiente mais adequado, e o visual por encontrar opções menos pesadas para sem bonitas. E a Beard tem muito mais a oferecer para você em nossa loja virtual, dá uma conferida por lá. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *