4.1/5 - (3174 votes)

Quem diria que um dia veríamos o topete masculino de volta nas tendências, não é? Muito popular nos anos 50, com um retorno sutil nos anos 80, e caindo em desuso nas décadas seguintes, os últimos anos se tornaram valiosos aos penteado. Afinal, com a valorização da vaidade masculina em voga por aí, diversos estilos ganharam o seu destaque.

Se a ideia de ter um topete bem feito chamou sua atenção, ainda mais por combinar com a barba, vamos te mostrar tudo o que precisa saber para modular seu penteado e deixar ele top junto aos pelos faciais.

Quais são os estilos de topete masculino existentes por aí?

Existem uma boa variação no topete masculino

Antes de mais nada, é bom ressaltar um ponto: qualquer tipo de cabelo masculino pode ganhar um topete. Os cabelos lisos e crespos, especialmente, ganham algumas variações bem interessantes, para quem deseja algo único.

Os topetes são um estilo bem clássico entre os homens. Um dos primeiros movimentos a popularizar o penteado foi o Rockabilly, nos anos 50. Artistas como o ator James Dean, e principalmente o lendário Elvis Presley, foram os principais difusores do estilo de penteado;

Naquela época, apesar de ser um estilo bem popular, o resultado acabava insatisfatório depois de um tempo. Isso porque o material utilizado na época, a famosa brilhantina, acabavam com os cabelos dos rapazes. Sério mesmo, o uso exagerado daquele spray deixavam os cabelos brilhosos, mas completamente quebradiços e duros.

Os anos 80 trouxeram um pouquinho mais de inovação, principalmente com os novos artistas que arrancavam suspiros das garotas na época. Prince, George Michael, além de bandas como o New Order, Depeche Mode e Pet Shop Boys criaram um visual alternativo em meio a tantos outros daquele período.

Os topetes atuais puxam boas referências do passado quanto ao formato e estilo, principalmente ao remeter algo mais vintage, que continua firme e forte por aí. Contudo, a tendência moderna pede por uma valorização a mais no penteado, e não apenas no topete em si. Então não precisa se preocupar tanto com a brilhantina, pois definitivamente você não vai precisar aqui.

Como fazer um topete masculino top?

Vamos te mostrar um passo a passo simples e muito prático para fazer um topete. Mas antes de você modelar o visual por conta própria, o seu corte de cabelo precisa estar pronto para recebê-lo. Vá ao barbeiro e peça para deixar o seu corte curto, e adequado para o topete.

Dito isso, vamos ao que interessa.

1º Passo

O fade pode ajudá-lo a ter um ótimo Topete Masculino

O cabelo precisa estar com maior destaque no topo para  conseguir um bom topete. Valorize o tamanho médio e longo dos fios na franja, dependendo do tamanho que deseja o visual. Se estiver em dúvidas, peça um direcionamento ao barbeiro, que irá ajudá-lo a montar um estilo ideal para o seu tipo de cabelo.

Uma boa sugestão é investir no corte fade, ou mesmo um undercut completo. Além de valorizar ainda mais o topete, ele pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo. Um outro ponto, tão importante quanto, é que o undercut também abre possibilidade para outros estilos, como já vimos aqui.

2º Passo

Lave bem o cabelo antes de modelar o Topete masculino

Com o corte já bem definido, lave o cabelo. É importante ressaltar que você deve usar um shampoo de acordo com seu tipo de cabelo. Depois de secá-lo bem, desembarace os fios mais longos com a ajuda de um pente, e depois seque de vez com o secador de cabelo, se for o caso.

É essencial que o cabelo esteja bem seco para modelar o topete. O motivo é bem simples: na hora de aplicar o finalizador, qualquer um deles, o cabelo seco vai ajudar o produto a aderir mais fácil nos fios. Além disso, um finalizador com os fios molhados vai criar uma verdadeira lambança no cabelo.

3º Passo

Mais alguns estilos de Topete Masculino para se inspirar

Agora vamos definir o visual do topete. E aqui é bem simples, na verdade. Use uma escova ou pente de sua preferência, e penteie os cabelos no estilo que desejar. Caso tenha adotado o estilo fade ou undercut, vai ficar bem fácil preparar o estilo do topete, bastando jogar os fios para trás, e modelar os detalhes.

Se você não tiver adotado os estilos mencionados acima, comece penteando a parte de trás do cabelo, seguindo das laterais. Assim, o topo e a franja ficam prontos para receber o design final do topete.


4º Passo

Use um finalizador para o seu topete masculino que seja de acordo com suas preferências de estilo

Agora que você já definiu como o seu topete vai ficar, é hora de passar o finalizador para mantê-lo. O produto exato vai depender do estilo que você deseja, e é bom escolhê-lo bem antes de usar, pois são os finalizadores que oferecem os efeitos especiais no topete.

O gel vai garantir aquele efeito de cabelo molhado, o que dependendo do estilo desejado para o topete fica excelente. Contudo, é bom não exagerar na quantidade, para que os fios não fiquem ressecados, e exige todo um trabalho para recuperar o cabelo.

A pomada para cabelos é ótima para eventos diurnos e em um ambiente externo. Como ele mantém o penteado intacto por horas, o topete não vai se desfazer com efeitos de sol ou vento. Passe uma quantidade pequena nas mãos e espalhe devagar nos cabelos, para não estragar o penteado.

Por fim, a cera pode ser uma saída bem interessante para cabelos crespos e mais secos, que naturalmente conseguem  manter o mesmo estilo ao longo do tempo. A quantidade pode ser ainda mais moderada que a pomada. E diferente desta, ele pode mexer um pouco no visual, mas não a ponto de estragá-lo por completo.

Tome bastante cuidado ao aplicar o finalizador, jovem. Eles vão ajudá-lo muito bem a manter o topete masculino, porém exigem uma boa dose de atenção para manter o visual coeso. E só de não contar com aqueles sprays, que mesmo práticos podem prejudicar os cuidados com o cabelo, já é um bom adianto.

Gostou do passo a passo, jovem? Temos vários exemplos de como você pode estilizar o seu topete masculino através das imagens, e que podem ficar ainda melhores com a barba. Não deixe de investir se você deseja um visual fora de série. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


No Responses

  1. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 04/02/2021

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh