As Barbas dos cantores sertanejos de hoje e de sempre!

A música sertaneja é um dos marcos culturais do Brasil. Tal como o forró nordestino, o estilo musical da região Centro-Oeste guarda várias particularidades que falam não apenas da vida dos moradores locais, mas de várias simplicidades da vida. E as barbas dos cantores sertanejos mostram um pouco dessas características, seja de uma forma cultural, ou por questão de estilo.

Você até pode chamar de “música de cotovelo” se não gostar, mas convenhamos: aquela banda de rock pesado um dia já tocou sobre desilusões amorosas, e o solo de guitarra te deixou tão emocionado quanto aquele choro da viola. Pode julgar, eu sei que os rockeiros ficaram um pouco irritados com essa. Mas tem certos sentimentos que cabem em qualquer segmento.

Enfim, como o assunto aqui são barbas, vamos mostrar alguns exemplos dos cantores mais clássicos desse gênero musical, e alguns modernos. Você vai ver que, seja o sertanejo de raiz ou o universitário, os pelos faciais fazem uma enorme diferença no visual.

As barbas dos cantores sertanejos clássicos

Existe uma discussão, já de praxe entre os jovens e os velhos, sobre a qualidade da música. No sertanejo não é diferente, e logo nos deparamos com as citações dos cantores mais clássicos do gênero. Aqui, vamos resumir apenas a barba, beleza? Vamos a alguns exemplos, e se você curte o estilo, vale escutar um pouquinho do som.

Tião Carreiro (& Pardinho)

Tião Carreiro é um clássico das barbas dos cantores sertanejos

E começando nossa lista, temos um clássico do seu avô, provavelmente. Esses caras não foram apenas uma das primeiras duplas sertanejas que se tem notícia, lá pelos idos de 1954, como foram uma das primeiras duplas do pagode. Sim, os caras eram músicos versáteis, e por várias décadas eles seguiram firme e forte em suas carreiras, de 1954 a 1988.

Tião Carreiro é o nosso representante entre os barbudos. Ou melhor, bigodudos: seguindo o melhor estilo dos bigodes mexicanos, o cantor conservou um bigode enorme, e que combinava com o visual sertanejo da época, com seus chapéus de boiadeiro.

Zé Carreiro & Carreirinho

Uma das duplas mais clássicas entre as Barbas dos Cantores sertanejos

Se apenas Tião Carreiro era o dono da barba no exemplo anterior, a dupla sertaneja a seguir faz o oposto. E não confunda com o nome acima: apesar de Zé Carreiro ter feito dupla com Pardinho durante um tempo, os dois não tem relação com Tião Carreiro. Apenas o nome.

A dupla, que usava aquele bigodinho do Chaplin muito popular na época, antecedeu Tião Carreiro e Pardinho. E diferente de seus sucessores, o foco da dupla sempre foi a moda da viola, na qual se apresentavam, indo de shows a apresentações em circos e rádios. Durante 10 anos, os dois estabeleceram o que seria boa parte dos sertanejo nos anos seguintes.

José Rico (Milionário & José Rico)

José rico é dono de uma das Barbas dos cantores sertanejos mais estilosas

Talvez alguns barbudos com seus 30 e poucos anos vão se lembrar dessa dupla sertaneja. As músicas de Milionário & José Rico são emblemáticas, e foram uma das primeiras duplas que começaram a popularizar o Sertanejo para fora de sua região, e aparecerem com mais frequência na televisão. Te garanto que Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano, e tantos outros ainda levariam um tempo para aparecer se não fosse por eles.

E se liga no carisma do José Rico: de um bigode no estilo Dany Trejo, até um cavanhaque bem feito, o cantor sempre se destacou pelas barbas bem feitas. Fora a música que sempre chamou atenção para quem acompanhava o estilo, um tanto repetitivo naqueles tempos.

Podemos dizer que José Rico seria um prelúdio no que diz respeito ao visual para os tempos que viriam depois.

As barbas dos cantores sertanejos modernos

Enquanto as barbas dos cantores sertanejos mais antigos eram um pouco mais raras, e bem particulares entre cada um, os tempos do sertanejo universitário trouxeram uma boa dose de estilo, tendências e padrões que são facilmente copiados pelos fãs mais fervorosos dos seus cantores.

Vamos ver alguns já bem conhecidos.

Bruno Araújo

Bruno Araújo é um dos novos Barbas dos Cantores Sertanejos

Pompadour e barba bem desenhada, não muito cheia, e próxima a linha do maxilar. Isso define o visual de uma das estrelas mais recentes da música sertaneja. Com a porta aberta por alguns outros músicos – Gustavo Lima e Luan Santana basicamente -, Bruno é um dos caras que desde 2014 continua em franco crescimento.

Seguindo as velhas tradições da música sertaneja com os LPs, Bruno Araújo tem conseguido um bom destaque com seus singles e shows.

César Menotti & Fabiano

César Menotti & Fabiano: as modernas Barbas dos cantores sertanejos

Um pouco antes do Sertanejo Universitário se estabelecer com esse nome, César Menotti & Fabiano já estavam fazendo um bom sucesso. Seguindo a outra clássica tradição das duplas sertanejas, os caras conseguem trazer aquele clássico “choro” do interior com temas mais atuais do estilo. Fora o carisma já bem conhecido.

Os dois conservam boas barbas nas quais os barbudos podem se inspirar. Um deixa uma barba cerrada, quando não a cara lisa por completo. O outro conserva um cavanhaque muito bem cuidado, ou a barba cheia. O contraste é bem interessante, se considerar que os dois são bem parecidos.

Luan Santana

Luan Santana é a representação moderna de Barbas dos cantores sertanejos

É talvez o mais badalado. Luan Santana dificilmente saiu de cena desde que apareceu em meados de 2010. E entre álbuns e faixas independentes, até hoje ele continua bem ativo, e expandindo um pouco suas fronteiras. Um de seus últimos álbuns, 1977, trouxe parcerias com diversas cantoras, como Sandy, Ivete Sangalo, e Anitta. É um cara muito bem acompanhado…

Luan Santana foi do clássico cara lisa e comportada a um barbudo dos mais variados estilos. Desde a barba bem desenhada na linha do maxilar, até o Van Dyke mais discreto, o cantor adotou e muito bem os visuais modernos do Sertanejo Universitário. É uma boa referência para novos barbudos.

Gusttavo Lima

Barba dos cantores sertanejo Gusttavo Lima

Gusttavo Lima, famoso cantor sertanejo, é conhecido por seu estilo de barba que combina modernidade e sofisticação. A barba dele é geralmente mantida em um comprimento médio, oferecendo um visual bem cuidado e masculino.

Ele prefere um estilo mais cheio, que contorna o rosto, destacando suas feições e adicionando um ar de maturidade. A barba é aparada de maneira uniforme, garantindo um aspecto limpo e arrumado.

O cantor também mantém as linhas da barba bem definidas, especialmente ao redor do maxilar e das bochechas, o que contribui para um look mais polido e elegante, característico de seu estilo pessoal.

Zé Felipe

barbas dos cantores sertanejos ze felipe

Zé Felipe, cantor brasileiro e filho do renomado Leonardo, exibe um estilo de barba que reflete uma abordagem jovem e moderna. Sua barba é geralmente curta, mantendo um aspecto mais casual e descomplicado.

Esse estilo é ideal para quem busca uma aparência arrumada sem muito esforço. A barba de Zé Felipe é cuidadosamente aparada, garantindo um acabamento uniforme e uma textura suave.

Ele tende a manter as linhas naturais da barba, evitando contornos excessivamente definidos, o que confere um visual mais relaxado e acessível. Esse estilo harmoniza bem com a personalidade jovial e a carreira musical em ascensão do cantor.

Eduardo Costa

barbas dos cantores sertanejos Eduardo Costa

Eduardo Costa, cantor brasileiro conhecido por sua música sertaneja, exibe um estilo de barba que mescla rusticidade e elegância. Sua barba é mantida em um comprimento médio a longo, conferindo um visual robusto e viril.

O estilo é mais cheio e espesso, caracterizando-se por cobrir grande parte do queixo e das bochechas. Essa densidade da barba adiciona um elemento de força e presença marcante à sua aparência.

Eduardo Costa frequentemente opta por uma barba bem cuidada, mas sem excesso de definição nas bordas, criando um look que é ao mesmo tempo imponente e natural, refletindo sua personalidade forte e sua conexão com a música sertaneja tradicional.

Mas não dá para parar por aí, temos outras formações sertanejas que estão sempre marcando presença na lista de barbudos. Henrique & Juliano, Jorge e Matheus, Gustavo Lima, Michel Teló, Jose Neto e Cristiano, Lucas Lucco, Luciano (Zezé di Camargo e Luciano), Mariano (Munhoz e Mariano), Cristiano Araújo, Sorocaba (Fernando e Sorocaba), Bruno (Bruno e Marrone), aiai, são tantos. Acho que merece um post maior não é mesmo? rsrs

Gostou das referências? Mesmo que não seja um fã da música do interior, as barbas dos cantores sertanejos são estilosas e chamativas o bastante para você dar ao menos uma olhadinha, e ficar esperto com os estilos que pode adicionar. Acredite, faz muita diferença. E se você curte o sertanejo clássico ou universitário, o que está esperando para testar? Até a próxima.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *