4.4/5 - (2691 votes)

4.4/5 - (2691 votes)

O corte de cabelo masculino é cheio de nuances e cuidados, tanto quanto o cabelo feminino. E um dos segredos que fazem os homens serem mais estilosos ao longo do tempo são os meios para deixar seus cortes durarem mais tempo. E são esses segredos do corte masculino que vamos compartilhar com você. São eles que vão ajudá-lo a ser ainda mais estiloso.

A ideia aqui é que você não tenha que abandonar o barbeiro por completo, mas que faça suas visitas apenas quando realmente necessário. Afinal, todo barbudo e cabeludo precisa da sua dose de liberdade e autonomia, certo? Vamos às dicas para corte de cabelo bem top.

Como tornar o seu corte de cabelo estilo e atrativo?

Seja certeiro nos produtos

O Corte de Cabelo, independente do tamanho, pode ser bem feito com os produtos certos

Depois que definir o seu penteado, é importante escolher os produtos adequados para manter o visual bem feito. O seu melhor amigo nesses momentos é a cera para cabelo: além de ter um uso bem fácil, ela mantém o penteado por muito mais tempo. O corte curto, por exemplo, precisa de uma quantidade mínima para conseguir seus efeitos máximos.

A cera para cabelo funciona de uma forma parecida com a pomada. Uma vez aplicada nos cabelos, ela dura uma quantidade de que não prejudica os fios, e conserva o penteado. Ela é ótima para cabelos secos, já que consegue protegê-los enquanto ajuda no visual. Mas assim como qualquer outro produto, é preciso alguns cuidados.

Para começo de conversa, nada de exageros na hora de usar a cera para cabelos. A quantidade ideal depende apenas do comprimento dos cabelos, e mesmo nos mais longos, é bom não exagerar para não torná-los oleosos demais. Aliás, se os seus cabelos forem oleosos, o ideal usar produtos mais secos, para não abrir a possibilidade de caspas e outros problemas relacionados no futuro.

Obviamente, a cera para cabelos não é o único produto para os cabelos. Opções incluem shampoos, cremes para cabelos encaracolados, pomada para cabelos… O que não falta são produtos para os cabelos.

Aparação é Essencial

Aparação é essencial em qualquer Corte de Cabelo

Manter a aparação é muito importante se você deseja sempre ter um corte equilibrado. Você pode fazer tanto com uma tesoura, aparando as pontas dos cortes mais compridos. como o uso da máquina para cortes mais curtos. Tudo deve ser feito com o devido cuidado, para não deixar o corte assimétrico e estragar o trabalho do barbeiro. Você pode voltar a ele sempre que quiser para fazer a aparação, mas é possível fazer em casa de forma bem simples.

Com a tesoura, a melhor forma é prender as pontas no mesmo tamanho e cortar aos poucos. E aqui vai o macete: penteie tudo para frente. Se possível, faça com os cabelos úmidos, para facilitar o corte. Com tudo nivelado, prenda os cabelos, e vá cortando até ficar no mesmo nível. A intenção ao aparar as pontas é apenas diminuir o peso do corte, não remodelá-lo.

As máquinas pedem por um pouco mais de habilidade, mas em certo ponto conseguem ser mais práticos do que a própria tesoura. Corte de baixo para cima, respeitando as linhas naturais do cabelo e do corte, e você não terá problemas e manter o visual por mais tempo. A técnica é funcional para todos os tipos de cabelos com cortes curtos, desde aquele estilo mais militar, até as diversas variações do undercut.

Não exagere na Limpeza

A limpeza é outro fator importante ao preparar um Corte de Cabelo

Por padrão, uma limpeza ideal dos cabelos masculinos costuma ser a cada 2 dias. Mas isso é mais indicado para o corte de cabelo mais curto, cujos fios estão muito mais próximos da raiz, e tem aquela tendência a ficarem mais sebosos ou danificados ao longo do tempo.

Se você usar os produtos adequadamente para o seu tipo e tamanho dos cabelos, é possível aumentar um pouquinho mais o tempo de limpeza. E diferente do que poderia ser uma “folguinha” nos cuidados, dar um pouco mais de tempo entre uma lavagem e outra pode ser muito benéfico para o seu penteado.

Para conseguir essa vantagem, é preciso fios mais compridos, pois com eles mais afastados do couro cabeludo, menor o frizz e menor a oleosidade na região mais perigosa. E no dia de lavar os cabelos, capriche bem nos produtos: shampoo, condicionador (dependendo do seu tipo de cabelo), e cremes.

Outra dica muito boa para dar um refresco na limpeza e ainda montar um visual bem feito é usar o secador de cabelos. Nada muito exagerado se os seus fios não são muito compridos. Você pode fazer isso um dia depois da limpeza, assim você mantem a qualidade dos fios sem prejudicar o penteado.

Na hora de ir no barbeiro…

Existem alguns detalhes que fazem uma grande diferença no visual. E isso vale não apenas para os cortes em si, mas na forma com que são feitos. Veja no caso das barbudetes, e como elas conseguem aqueles penteados que te deixam “daquele jeito”: o segredo, mais do que um monte de técnicas nas quais você não precisa seguir, está em como modular o visual. E é justamente dessa forma que você consegue mantê-lo por conta própria por mais tempo.

Vejamos algumas sugestões direcionados para os vários tipos de cortes.


Para os cabelos cacheados e afro, Estilize em camadas

O Corte de Cabelo Afro fica muito bom se feito em camadas

Isso é algo que apenas um barbeiro habilidoso é capaz de fazer. O lance aqui é que os cortes mais tradicionais, considerados retos, aos poucos perdem o corte, já que seguem uma linha mias “natural” dos cabelos: você corte, ele cresce, e você corta de novo. Fim.

Mas com os cabelos cortados em formas de camadas, é possível preservar o penteado por muito mais tempo, já que o barbeiro sabe da sua preferência pelo visual, e já faz o corte de maneira planejada a crescer mantendo as mesmas características de peso e volume. Porém, os demais cuidados com limpeza e aparação se mantém, sobretudo com estilos mais afro.

Nas Franjas, o Segredo está no que vem antes delas

O Corte de Cabelo pode ser muito estiloso se feito em franjas

A franja é uma das tendências que vem ganhando destaque nesse ano entre os penteados masculinos. Por isso é importante um cuidado ainda mais especial nela, mas tanto quanto no restante do cabelo. Na hora de estilizar, defina qual tipo de franja irá investir, e já chegue com o visual definido com o barbeiro. A pomada ou gel para cabelos pode cuidar bem dessa parte na hora de manter o visual.

Já para manter a franja, o ideal é ter uma boa dose de paciência. A tesoura será sua amiga nessas horas, mas é preciso paciência nos momentos para não cair em assimetrias. Siga a nossa dica mais acima sobre aparação das pontas, para não marcar bobeira.

Pontas Duplas podem ser resolvidas com alguns produtos, mas isso é temporário

Os cabelos masculinos não estão livres de pontas duplas. Nem mesmo os caras que gostam de um bom corte de cabelo repicado escapam delas quando os fios atingem um determinado comprimento. Para quebrar um galho enquanto você não resolve esse pequeno problema de uma vez, é possível recorrer a alguns produtos que “selam essas pontas duplas”.

Não tem nenhum mistério aqui. Eles apenas dão uma enganada para aquele chato que fica apontando falhas no seu visual, e duram por pouco tempo. Em uma situação de urgência, esses cremes específicos podem ser aplicados enquanto você ajeita o penteado. Mas não fique nisso para sempre: é muito mais em conta ir no barbeiro de uma vez e aparar o cabelo, ou fazer por conta própria, do que buscar esses recursos.

A escova ajuda com os nós compridos

Cabelos secos costumam ser mais complicados de lidar, mas não são menos interessantes por isso. Para os barbudos que mantém cabelos mais compridos com esse tipo, pentear deve ser uma tarefa desafiadora, ainda mais com fios compridos.

Para evitar esse problema e ainda manter seu estilo, o melhor é uma escova com muitas cerdas na hora de pentear. Eu sei que você pode se sentir uma velhinha na hora de usar uma peça dessas, mas assim como funciona os pentes para barba, ele vai dar aquela amaciada no couro cabeludo e deixar o visual uniforme, e com a constância ainda quebra um pouco da oleosidade natural dos cabelos, distribuindo bem entre os fios.

Se estiver de saco cheio, vá para o corte militar de uma vez

O Corte de Cabelo pode ser muito bem estilizado se quiser

O corte de cabelo militar não é apenas um corte fácil de fazer, manter e estar entre as tendências do ano. Ele é a solução para qualquer tipo de cara, do rosto redondo ao mais quadrado. E pode ser a libertação de um cara que não se preocupa tanto com o penteado, mas não quer perder o estilo. Mesmo assim, aquela máquina na hora de aparar o visual continua do seu lado.

Jovem, aproveitando a tendência do corte de cabelo 2017, procure um equilíbrio entre o que você de fato gosta e está disposto a fazer, com o que está ao seu alcance no que diz respeito a visuais. Esse é o caminho ideal para ter o seu estilo bem definido e bonito em qualquer situação. Não deixe de compartilhar seus resultados conosco, e até a próxima!


Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


No Responses

  1. Pingback: Muito além da barba, cabelo e bigode; barbearias se tornaram verdadeiros refúgios do público masculino – A Voz da Cidade
    Posted on 09/08/2018

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh