Se tem uma coisa que dá pra dizer fácil que se trata de um trabalho meticuloso é o bigode fininho, jovem. Não basta apenas aparar, seja com a tesourinha ou com o aparelho de barbear. Tem que ser algo bem preciso, com o uso de tesoura, pente, cortando bem devagar. Isso tudo considerando um estilo que combine com seu rosto, a manutenção… Já sacou, certo?

Fazer um bigode fininho é um senhor desafio. Que vale a pena pra caramba se considerar as figuras lendárias que portam esses visuais de maneira tão bem feita: Adoniran Barbosa, o Seu Madruga, Alfred (o mordomo do Batman), Vincent Price… Isso sem contar caras que criaram estilos como o Salvador Dalí.

Se eles conseguem ser lembrados pelo bigodinho, tanto quanto pelas suas capacidades artísticas e de personalidade, então você pode também. Vamos te dar todos os macetes, jovem, dos estilos mais básicos, aos produtos que vai precisar. E claro, o passo a passo básico para quem vai se aventurar no novo visual. Nada de bigode grosso por aqui, não dessa vez pelo menos.

Como fazer um bigode fininho? Comece pelo estilo!

Não é qualquer bigode que vai ficar legal no seu rosto, jovem. Assim como existem diversos estilos de barba, que combinam com o seu rosto e penteado, o mesmo se aplica aos seus bigodes. Então faça uma boa pesquisa antes de definir os estilos fininhos.

Felizmente, aqui na Beard tem um artigo inteiro dedicado aos bigodudos, com uma variedade de estilos para você se inspirar bem. Para formar nossos visuais, vamos ficar nos estilos que realmente cabem na ideia aqui. Veja com atenção, e escolha aqueles mais próximos do seu tipo de rosto. Não consegue identificar essa parte? Calma que a gente te ajuda aqui.

Estilo Dali

Fininho, comprido e com um design bem louco. Ideal para quem já está acostumado com o estilo, e quer ousar.

Lápis

Tem duas linhas bem finas divididas no meio. É pouco usado hoje em dia, mas tem seu lado nostálgico pelos anos 50.

Fu Manchu

É bem clássica, e bem louca também! Invista se você tem uma barba que cresce bastante no bigode. E deixar ela lisa, o que é um desafio.

Pintor “Tom Selleck”

Não é tão fino quanto os outros dessa lista, mas é a porta de entrada ideal para os barbudos que querem investir num bigode fininho.

Chevron

Se não curte tanto o Tom Selleck, pode experimentar esse estilo mais puxado pro Freddie Mercury, que tal? Também é uma boa alternativa pra quemt á começando nos bigodes.

Os produtos essenciais

Como Fazer um bigode fininho com os produtos certos

Para fazer um bigode fininho com perfeição, é preciso os produtos certos. Aqui não basta fazer a barba como faria de costume, de maneira rápida ou no “automático”, vamos dizer assim. Se não houver cuidado e precisão, você pode ficar com um estilo mal feito, e ter outro trabalho para resolver. Mas enfim, não vamos nos concentrar nessa parte “assustadora”, mas sim nos produtos que precisa para ficar tranquilo.

Tesoura para barba

Bigodes pedem por precisão, a começar pela aparação bem cuidadosa. Um bom jeito de começar essa parte é justamente com a tesoura, para retirar ou diminuir as partes do bigode mais proeminentes, e facilitar o trabalho da próxima ferramenta.

Lâmina de barbear

As lâminas de barbear são bem importantes aqui, jovem. Mas aquelas clássicas, não as elétricas, já que a ideia é fazer um estilo bem fininho, o que não é possível com versões automáticas do aparelho. Com a lâmina, você molda o seu estilo de bigode, aparando na altura que deseja.

Cera para bigode

E aqui está a cereja do bolo ao formular o seu bigode. As ceras são ótimas para finalizar o visual, e dar uma forma mais direta a ele. Aliás, alguns estilos de bigodes, como o Dali, só são possíveis com uma cera para bigode. Então mantenha-o sempre por perto.

E o passo a passo?

Fazer bigode fininho com algumas dicas importantes

Agora que você já sabe quais são as ferramentas, e já tem uma noção dos estilos que deseja montar, vamos para o nosso passo a passo. Lembrando que ele é uma versão simplificada para os barbudos começarem a moldar o seu visual. Caso ainda se sintam um tanto inseguros, é uma boa ir ao barbeiro e pedir sugestões. Vamos ao básico.


  1. Lave bem o rosto antes de começar a aparação. De preferência, faça após um banho quente, para abrir os poros da pele e não se machucar durante a aparação.
  2. Apare a parte mais volumosa do bigode com a tesoura ou com a lâmina de barbear até deixar na altura desejada. Tire com calma, e ache necessário, Use mais um espelho para auxiliá-lo;
  3. Certifique-se de que o visual está simétrico. E por isso a escolha do estilo é importante, para que faça tudo na mesma medida;
  4. Ao finalizar, hidrate bem o rosto. Pode ser com um hidratante mesmo, ou com um bom um balm para barba, com uma quantidade mínima. A intenção é fechar os poros e garantir uma nutrição para a barba.
  5. Com tudo fechado, passe uma quantidade mínima de cera para bigode, estilizando o visual escolhido. Use um pouco mais apenas para estilos mais arrojados, como o Dali, por exemplo.

Dicas importantes

Fazer um bigode fininho tem seus detalhes tão pertintenes quanto qualquer outro tipo de estilo, jovem. Para facilitar esse momento, é bom ter uns macetes na manga. Vamos a alguns rápidos para facilitar sua vida!

  • Se está em dúvidas quanto a estilo de bigode, dê um pulo no barbeiro. Além de deixar sua barba no jeito, ele pode dar algumas dicas valiosas e deixar sua escolha mais tranquila.
  • Caso seja um barbudo mais versado na aparação, e tem experiência com a navalha, pode tentar a técnica no seu bigode. O cuidado é triplicado, mas a precisão e a qualidade ficam ainda melhores.
  • Volume é essencial para uma boa barba, e o mesmo vale para os bigodes. Antes de pensar no estilo, deixe-o em um tamanho bom o suficiente para estilizar. Senão, além do bigode não ficar legal, você ainda machuca o rosto.

Pronto para fazer aquele bigode fininho? Então deixe nos comentários os resultados, jovem! Ou melhor ainda, compartilhe com a gente nas redes sociais, damos uma moral para aqueles que gostam de se reinventar. Até a próxima!


One Response

  1. Avatar for Rodrigo Bruno
    Posted on 27/09/2019

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh