Os fios da barba estão caindo muito na hora de lavar?

Veja se essa situação já aconteceu com você: ao lavar a cabeça ou a barba, ou os dois, você percebe que alguns chumaços de pelos vêm junto a espuma dos shampoos na sua mão, ou acaba percebendo essas mesmas quantidades no chão do banheiro. Os olhos se arregalam, e logo batem aquelas paranóias sobre essa queda esquisita dos fios da barba. Mas você não tem com o que se preocupar, ainda, se identificar os motivos dessa situação toda.

Existem diversos fatores que podem gerar essa queda de pelos faciais ou cabelos que podem incluir tanto os seus cuidados diretos com os pelos faciais – limpeza e uma alimentação adequada, por exemplo -, como fatores mais externos, como doenças ou mesmo o estresse constante do barbudo. Para cada uma dessas causas, existe uma solução até bem prática.

Mas primeiro…

Identificando a queda de fios da barbaEntenda o porquê dos Fios da Barba estarem caindo

Em primeiro lugar, para que o barbudo identifique a queda de pelos faciais ou capilares como algo problemático é descobrir se eles são de fato anormais. Acontece que, naturalmente, temos uma queda de fios constante, tanto da barba como dos cabelos, apesar de ser mais frequente neste último.

Assim como a pele, nossos pelos possuem um ciclo de crescimento e queda, necessários para que sempre tenha fios novos e bem nutridos. Em uma analogia simples, é como o ciclo das folhas de uma árvore: quando ela já está bem crescida e nutrida, as folhas apenas representam as mudanças de estado no momento.

Os casos preocupantes de quedas de pelos faciais e de cabelo acontecem quando elas caem em áreas muito específicas, e fora do ciclo natural do mesmo. Um exemplo muito conhecido disto é a alopecia areata, decorrente de quadros constantes de estresse. Nestes casos, tanto a barba como os cabelos ficam lisos em áreas muito específicas, o que exige um tratamento específico.

Mas como dissemos antes, este não é um caso exclusivo de queda de pelos faciais e capilares. O importante é que você saiba identificar os sinais. Vejamos alguns exemplos práticos, respondendo às seguintes perguntas:

  • Quando você vai dormir, e acorda no dia seguinte, uma grande quantidade de cabelo fica no travesseiro?
  • Ao lavar a barba e cabelo, como falamos lá no começo, você percebe que saíram muitos pelos no enxágue?
  • Ao mexer na barba e no cabelo casualmente, você sente que os fios estão saindo com facilidade?
  • Ao cuidar da barba ou do cabelo, em qualquer ocasião, você percebe algum tipo de imperfeição que não tenha sido causada por seus próprios cuidados?

São perguntas simples, apenas para mostrar alguns sinais do que pode estar acontecendo com seus pelos faciais e capilares. Se você percebeu algo de anormal, é o momento de definir o porquê. Vejamos algumas das causas mais prováveis.

Uso errado de produtos para barba, ou a falta deles

Usar os produtos inadequadamente pode potencializar a queda dos Fios da Barba

Se você já nos acompanha há algum tempo, não deve passar por esse problema, mas tem alguns barbudos que estão de um lado ou de outro quando sofrem com essa queda de cabelo e de barba constante.

Por um lado, pode haver uma falta completa de uso nos produtos para a barba, e isso pode ser principalmente um uso desregulado dos shampoos, dos balms e de outros produtos. Se for esse o seu caso, certifique-se que está fazendo a limpeza correta do seu visual, jovem, pois é uma mudança bem simples a se tomar.

No outro extremo, está a completa falta de limpeza dos pelos faciais e da cabeça. Tem caras que, ou não usam os produtos adequadamente, pegando a primeira opção que está na prateleira, ou se esquecem mesmo, sofrendo as consequências depois.

Esse desleixo com os próprios cuidados refletem diretamente na queda dos fios. Mas esse é o caso mais simples de se resolver, e temos um passo-a-passo bem fácil para resolver.

Deficiência NutricionalOs Fios da Barba podem ser ainda mais prejudicados com uma má alimentação

Parece exagero, mas não é, jovem. A alimentação nos influencia em todos os aspectos do dia a dia, e isso inclui a saúde dos pelos faciais. No caso das barbas e dos cabelos, a queda decorrente deles é a consequência de uma deficiência pesada de vitaminas no organismo. Em casos mais avançados, as unhas ficam mais frágeis, e até mesmo os dentes ficam mais sensíveis.

De forma resumida, todo o nosso corpo depende de diversos nutrientes para se manter saudável, e eles são enviados através da corrente sanguínea. Quando essa área não é bem estimulada, ou o corpo não recebe os nutrientes que precisam, a tendência é que o organismo comece a sofrer gradativamente dessas deficiência.

E jovem, quando o seu cabelo, barba, e mesmo unhas começam a cair, você deve se preocupar além da questão visual, pois as chances de piorar para uma anemia e além são grandes. A melhor forma de resolver essa questão dos fios da barba cairem é mudando a dieta, explorando as possibilidades de alimentos ricos em vitamina A, C, D e minerais como Ferro e Zinco. Isso vai oferecer os nutrientes que sua barba precisa de forma mais direta e gradual.

Estresse

A raiva e o estresse também causam a queda de Fios da Barba

Lembra o caso de Alopecia Areata? Pois ele é apenas um dos fatores que o estresse causa no organismo. Os efeitos hormonais que essas crises nervosas causam ao corpo são tremendos, e no caso da barba e do cabelo, está na desregulação no recebimento de nutrientes. Aquela história de que uma pessoa fica calva por nervoso não é a toa.

Nestes casos, o ideal é ir a um dermatologista para saber os procedimentos. Não é raro que medicamentos a base de Minoxidil sejam utilizados para recuperar as áreas perdidas com o estresse. Mas o mais importante é justamente buscar formas de eliminar o estresse da sua vida.

Como resolver a queda de fios da barba?Para recuperar os Fios da Barba perdidos, é preciso cuidado e atenção constantes

Já demos algumas pistas ao identificar os problemas acima, mas vamos dar um conselho final para os barbudos que ainda podem estar aflitos com esse caso: leve o seu problema a sério. E não to falando apenas de seguir o tratamento, ignorá-lo, ou ainda tirar toda a barba porque é “mais fácil”. Às vezes, a queda de fios pode ser um sinal de algo mais profundo e complicado. Por isso é importante reconhecer o problema, e buscar uma solução.

Os fios da barba podem ser muito bem cuidados com os produtos corretos para os mesmos, e nas quantidades corretas. Some isso a uma alimentação saudável e uma vida “de boas”, e você não vai ter que se preocupar com muita coisa no seu dia a dia. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *