O que você pode aprender com os filhos? Mais do que ser um bom pai! Este aprendizado melhora diversas áreas da vida, inclusive a profissional!
Aprender com os filhos é uma virtude
Ser um barbudo é sinônimo de sabedoria, certo? E te garanto que um dos maiores sinais de sabedoria é ouvir as crianças. Mais especificamente, aqueles pequenos seres que conseguem te dar tanta felicidade e dores de cabeça na mesma proporção. Sim, aprender com os filhos é uma grande inspiração para qualquer segmento em que o barbudo invista.
E para mostrar quanto os nossos pequenos fazem a diferença, principalmente no que diz respeito a como levar a vida e o trabalho, separamos algumas lições que eles provavelmente já te ensinaram, mas que você ainda não tinha prestado atenção. Vamos aprender com os filhos e aplicar no trabalho?
1. Não tenha medo de aprender com os filhos
Sejamos sinceros: quem tem mais medo, a criança que sobe em uma árvore bem alta, ou o pai barbudo que olha o pequeno trepado naquele pé gigantesco com as mãos na cabeça?
Crianças são naturalmente destemidas. E não é por não saberem dos perigos do mundo, mas por elas carregarem consigo uma vontade inabalável de viver e descobrir. Quando um barbudo entende esse traço tão importante, o medo passa a se tornar prudência, e isso se aplica ao trabalho.
2. Simplifique, simples assim
Parece difícil? Pois é, para nós, barbudos de muitas histórias, a vida tem suas complexidades que se tornam cada vez maiores com o avançar da idade, como se tudo fosse difícil por si só. Contudo, lá vem os filhos para mostrar soluções simples, que explodem a nossa cabeça e até jogam um pouco na cara que “não é para tanto”.
Você pode pensar nesses aspectos na sua profissão. Simplificar processos não só te poupa tempo — e, por consequência, aumenta a produtividade — como te dá aquela sensação de leveza.
3. Recarregue suas energias
Que pai nunca ficou impressionado com a quantidade quase inesgotável de energia que as crianças têm? Sem energéticos, tem dias que elas estão incontroláveis, ativas, buscando de todas as formas colocar seus anseios infantis para fora.
E quem disse que isso pode se perder na vida adulta? Manter um corpo saudável e ativo é o segredo para conseguir um bom ritmo também em sua carreira. E nem falo de ser necessariamente fitness: basta uma boa disposição para que todo o corpo responda de acordo.
4. Pratique o perdão
Crianças tem um dos dons mais curiosos de um ser humano: o de serem pirracentas até dizer chega. Gritam, choram, se jogam no chão, fazem um escândalo quando não têm aquilo que desejam. E isso é perfeitamente normal. Quando um barbudo não dá atenção à birra — e, portanto, não alimenta o ego do pirracento —, elas logo se desculpam e voltam a viver suas vidas alegres.
Assim pode ser com o barbudo profissional. Haverá momentos em que o trabalho pode ser estafante, a ponto de serem cometidos exageros tanto da sua parte como de outrem. Sendo alguém aberto ao perdão e deixando que os tempos bons sigam o seu rumo, eventualmente esses problemas se tornam muito menores do que parecem.
5. Esteja aberto ao aprendizado
De imediato, parece confuso, mas quantas vezes você não sentiu vontade de aprender algo novo? Ou deixou de se renovar por achar que já sabe o bastante? Crianças conseguem ter uma capacidade única de aprender, e com muita facilidade. Obviamente, tal esforço também depende de um estímulo do adulto, mas muitas vezes a vontade parte delas.
Um barbudo sábio também pode ser aberto a novos aprendizados. Além de alimentar a mente com bons conteúdos, essa disposição de aprender pode ser muito benéfica para o seu trabalho, como uma forma de mostrar a si mesmo que nunca é tarde para aprender algo novo. E quem sabe você não pode desenvolver isso com seus pequenos?
Que tal começar renovando as formas de cuidar da sua barba? Com certeza é algo que suas crianças irão se lembrar no futuro.
6. Enxergue a vida sob outros ângulos
Crianças não têm a malícia dos adultos. Por um lado, isso as torna vulneráveis a tipos mau-caráter. Por outro, a falta de malícia faz com que elas enxerguem as coisas por um lado único, mais puro até, não levando a vida de uma forma tão endurecida.
Esta nem sempre é uma lição fácil de ser aplicada pelos barbudos pais, principalmente em ambientes de grande competição. Contudo, uma coisa que seus pequenos fazem de forma até involuntária é não agirem de má-fé. Lembre-se disso e a vida se tornará menos opressora quando se tornar um hábito aprender com os filhos.
7. Não ligue para o que os outros vão dizer
Essa é uma lição que seus filhos podem te ensinar ou que podem aprender de você quando uma situação inevitável desse tipo aparece: julgamentos alheios. Desde a infância, topamos com situações em que as piadinhas se tornam frequentes.
E tanto os barbudos como as crianças que tiram essa situação de letra simplesmente vivem da forma como desejam, sem se preocupar com o julgamento de ninguém.
Assim como uma criança nos ensina a não ter medo, elas também ensinam que não podemos nos intimidar com o que os outros vão achar. Nós agimos, simples assim. Ou não é verdade que cuidamos da nossa barbadessa forma?
8. Saiba priorizar
Isso nos é ensinado por elas de forma involuntária. Nenhuma criança irá perceber, mas o barbudo logo aprende que, quando elas entram na sua vida, a prioridade passa a ser cuidar delas antes de qualquer coisa.
A mesma coisa se aplica aos meios profissionais. Existirão tarefas e ações que precisam de mais prioridade do que outras para garantir o sucesso do barbudo. Se desapegar daquelas tarefas menos prioritárias é o segredo para garantir uma vida plena e bem direcionada.
9. Ame incondicionalmente
Aos barbudos que já receberam um baita presente de dia dos pais, de aniversário ou em qualquer outra ocasião, essa é uma lição valiosa e além do trabalho. Crianças não têm medo de demonstrar o seu amor. E quando se empolgam com algo, não medem esforços para mostrar esse carinho.
Um barbudo não precisa agir de forma exagerada para mostrar amor para com seus pequenos e o próximo. Mas ser um cara austero, inspirador e que age de forma correta, já é o suficiente para acabar com aquele mito de que barbudos experientes são rabugentos.
Agora que você já sabe algumas lições para se aprender com os filhos, e outras tantas que estão guardadas naquelas cabecinhas curiosas, compartilhe com seus amigos pais. Ou até com os barbudos solteiros também: uma hora eles serão pais barbudos, e vão precisar de uma força. Até a próxima.
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.