LPF, ou Low Pressure Fitness: A técnica da barriga negativa

Curtir o verão ostentando um corpo sarado e uma barriga literalmente negativa é sonho de consumo de muita gente. Mas recorrer a tratamentos estéticos ou até a cirurgia plástica para alcançar o abdômen perfeito nem sempre está ao alcance de todos. Popularizada nas redes sociais por famosas em recuperação da forma física no pós-parto, uma técnica espanhola, o LPF ou Low Pressure Fitness, vem se apresentando no Brasil como promessa democrática para o “tanquinho” dos sonhos.

LPF, da sigla Low Pressure Fitness, algo como ginástica de baixa pressão, no português, é uma combinação entre técnica hipopressiva, respirações do yoga e exercícios de Reeducação Postural Global (RPG). Embaixadora do método no Brasil, a educadora física Carol Lemes esclarece que a atividade não reduz o percentual de gordura, apenas reorganiza o corpo e, desta forma, enxuga medidas.

Low Pressure Fitness

“O LPF diminui a pressão interna sobre a cavidade abdominal. Quando a pessoa solta ar, faz apneia, abre as costelas e traciona as vísceras, coloca os órgãos para cima, de onde nunca deveriam ter saído”, detalha a especialista em reeducação postural e biomecânica. 

Além de mudar a aparência do abdômen – reduzindo até 12 centímetros de cintura em apenas três meses –, a técnica reposiciona os órgãos internos e tonifica a musculatura abdominal até mesmo quando a pessoa está relaxada. “Por isso digo que é uma reprogramação corporal”, completa Carol Lemes. 

Onde surgiu o LPF

A técnica respiratória dos hipopressivos remonta à técnica respiratória milenar de yoga denominada Uddiyana Bandha. Os praticantes de yoga realizam-na há milhares de anos com diversas finalidades como a energética, a mobilização visceral e o fortalecimento muscular respiratório.

Este mêtodo foi adaptado e desenvolvido dando origem ao Low Pressure Fitness. Tendo por base o trabalho hipopressivo, atravês das diferentes posições de trabalho do método, pretende-se melhorar o controlo da respiração, alongamento postural e prevenir disfunções no pavimento pélvico.

Low Pressure Fitness ( LPF ) é um programa de treinamento postural e respiratório. Inspirado na técnica hipopressiva desenvolvida nos anos 80 e com grande repercussão pelos seus resultados expressivos pela Europa,  combina outros conceitos  como  o stretching miofascial , a reeducação postural , respiratória e a mobilização dinâmica neural. Além disso, o programa LPF é ensinado com base na metodologia didática mais avançada em neuroeducação.

A técnica hipopressiva surgiu nos anos 80 como uma alternativa para a recuperação da musculatura abdominal e perineal no pós parto, no âmbito terapêutico da fisioterapia obstétrica.

 Uddiyana Bandha
Uddiyana Bandha

Anos de pesquisas levaram Dra. Tamara Rial e Piti Pinsach a aprimorar a técnica Hipopressiva, tornando o método LPF efetivo não somente para tratar e prevenir alguns tipos de patologias, como também para melhorar a performance esportiva e a estética.

Os anos de experiência e inovação da técnica hipopressiva e  das demais técnicas envolvidas no sistema de treinamento LPF , levaram seus fundadores a criar uma certificação internacional da metodologia Low Pressure Fitness para profissionais da àrea da saúde e das ciências do exercício físico. Foi fundado o International Hypopressive Physical Therapy Institute.

A diminuição da circunferência abdominal e da cintura em pouco tempo de prática tornou o Low Pressure Fitness conhecido como “técnica da barriga negativa”.

Isso deve-se a uma regulação da pressão da cavidade abdominal em virtude do reposicionamento dos órgãos internos e a uma melhora no tônus de repouso da musculatura abdominal, principalmente da musculatura profunda do CORE, tornando a musculatura mais firme mesmo quando relaxada.

Desde então, Low Pressure Fitness tem se tornado líder de Formação a nível internacional, presente ao redor dos 5 continentes. Milhares de pessoas desfrutam ensinando e praticando LPF.

O que é o LPF

O sistema LPF é baseado na técnica hipopressiva, ou seja, um tipo de exercício que tem como foco principal a contração do abdômen, promovendo um estiramento das fáscias, que são os tecidos que envolvem grupos musculares, músculos, nervos e vasos sanguíneos.

Além disso, a técnica também promove uma reeducação respiratória, melhorando o seu sistema de estabilização central, normalizando a pressão intra-abdominal e o tônus muscular basal, que é o estado do músculo em repouso. Os principais objetivos do LPF são:

  • Tonificar a musculatura abdomino-perineal;
  • Melhorar a postura;
  • Prevenir todo tipo de hernias (abdominais, vaginais etc.);
  • Regular e/ou melhorar os padrões respiratórios;
  • Prevenir e/ou reduzir os sintomas de incontinência;
  • Prevenir lesões articulares e musculares;
  • Proporcionar uma eficaz proteção lombo-pélvica.

Veja abaixo o LPF em prática, executado pelo Professor Cláudio Dias:

Para quem ele é indicado

É verdade que muitas pessoas usam o LPF para fins estéticos, como a perda de circunferência abdominal e medidas mais enxutas.

Porém, a prática dos exercícios vai muito mais além da parte estética. Ela traz melhorias na qualidade de vida de quem sente dores na coluna, sofre com incontinência urinária e fecal, tem problemas de constipação e é ainda muito indicado para a melhora do condicionamento e preparamento físico de atletas de alto rendimento.

Professor Cláudio Dias
Professor Cláudio Dias

A melhor forma de começar a praticar o LPF é com o suporte de profissionais da área da saúde, certificados internacionalmente para atuarem com a metodologia do Low Pressure Fitness. Entre eles, por exemplo, estão fisioterapeutas e educadores físicos.

O benefícios do Low Pressure Fitness (LPF) para a sua saúde

Dia a dia corrido, estresse no trabalho, má alimentação e postura errada — principalmente em frente ao computador: se você se encaixa nessas situações, já deve ter sentido ao menos uma vez algum tipo de dor ou desconforto lombar. E o resultado não é novidade: vícios posturais que geram alguns danos à nossa saúde.

No mundo ideal, sabemos da necessidade de estarmos sempre atentos à postura, às horas relaxamento e de colocar o nosso corpo em movimento. Mas nem sempre somos tão disciplinados, não é mesmo?

O método Pilates e o LPF (Low Pressure Fitness) podem ser aliados na prevenção de lesões posturais e no cuidado geral da saúde e do bem estar. Temos falado sobre os benefícios do Pilates, método que tem mudado a vida de muitos dos nossos alunos para melhor, e que pode ser combinado com exercícios, como o LPF.

O LPF ajuda a recuperar os músculos abdominais que se afastaram em decorrência da gestação (diástase), além de ser benéfico para dores na coluna e de fortificar o assoalho pélvico, aliviando os sintomas da incontinência urinária

Diastase

O Low Pressure Fitness é um sistema de treino postural que ajuda a melhorar o desconforto lombar, pois tonifica a musculatura profunda dessa região, até mesmo após um curto período de prática. O treino também é conhecido como o exercício da Barriga Negativa e também é muito procurado por quem quer perder medidas.

Então, para mostrar a você um pouco mais sobre o LPF e todas as vantagens que ele pode trazer à sua saúde e bem-estar, vale falarmos dos benefícios do sistema.

Sem sombra de dúvidas, o método auxilia os praticantes de forma global:

  • Equilibra o tônus do assoalho pélvico
  • Melhora o tônus abdominal
  • Trabalha o “core” de forma eficiente
  • Trata e previne a incontinência urinária e a diástase abdominal
  • Melhora o desempenho sexual, promovendo o alívio de dores durante a relação
  • Melhora a constipação
  • Diminui a retenção de líquidos (pelo descongestionamento linfático e pélvico)
  • Previne todos os tipos de hérnias
  • Melhora a postura
  • Alivia dores na coluna
  • Diminui o stress e a ansiedade

LPF e Pilates

É importante saber e entender que o LPF e o Pilates são diferentes e complementares. No Pilates, por exemplo, trabalhamos os seus seis princípios – a fluidez, a respiração, a concentração, a precisão, o controle e a centralização – , este último uma ação frequente e   voluntária dos músculos do CORE, que é a musculação profunda do abdômen. O LPF também utiliza exercícios posturais e respiratórios, porém, associados às técnicas hipopressivas.

Resumindo: as duas técnicas são eficazes para o seu bem-estar, mas cada uma delas utiliza sua própria metodologia e são complementares para alcançar alguns objetivos em comum, como ter uma ótima qualidade de vida e melhorar a saúde da coluna.

É bom aproveitar o assunto para ressaltar um detalhe importante: apesar de serem complementares, LPF e Pilates não devem ser praticados ao mesmo tempo. O ideal é que você tenha um momento separado para cada tipo de exercício, o que potencializa também seus resultados.

Por fim, gostaria de reforçar o quão vantajoso é praticar o LPF. Só para você ter uma ideia, além dos benefícios que eu já citei, outros conseguidos ao longo do tempo são:

  1. Melhora na circulação;
  2. Melhor funcionamento do seu intestino;
  3. Ótimo na recuperação pós-parto;
  4. Combate a insônia;
  5. Melhora no desempenho sexual;
  6. Aumento também da capacidade cardiorrespiratória.

Em poucas semanas de prática você já sentirá uma grande diferença no seu corpo. Experimente!

Posturas

Com aulas divididas em níveis e realizadas duas vezes por semana, o LPF tem mais de 50 posturas, que variam quanto à posição do aluno (em pé, ereto ou curvado, sentado ou deitado), o tempo de apneia e o esforço muscular para manutenção da postura. 

Ao contrário do que se imagina ao ver as fotos dos treinos, a aspiração diafragmática – que gera o vácuo e, portanto, a barriga negativa – é o menos importante, garante Carol Lemes. “O método só vem para potencializar os efeitos da aspiração, logo, só traz benefício se o aluno estiver na postura correta”, esclarece.

Sem acompanhamento de um profissional ou orientação, o efeito pode ser, inclusive, contrário: aumentando a pressão arterial devido à respiração incorreta e uso de força ao invés de técnica. Além disso, o relaxamento abdominal inadequado pode levar ao aumento da pressão intra-abdominal, gerando diástase (afastamento dos músculos) e até flacidez. 

As aulas de LPF têm duração de 30 minutos e são realizadas em academias sempre por profissionais licenciados pelo LPF Brasil. Geralmente, acontecem duas a três vezes por semana e custam a partir de R$ 100. Além da prática coletiva, é recomendado que o aluno faça a “manutenção” do método em casa, diariamente, por cinco minutos. “Parece fácil, mas é um trabalho que age nas fibras vermelhas (lentas) dos músculos”, reforça.

As posturas utilizadas possuem nomes de deusas gregas

Atividade vai além do ganho estético e ‘salva’ coluna

Em Belo Horizonte, a técnica da barriga negativa vem fazendo sucesso não só entre quem busca harmonizar a forma corporal, mas entre quem deseja melhorar os desconfortos físicos ligados à postura. 

A médica Mariana Dias Cyrino Amaral, de 32 anos, por exemplo, procurou informações sobre o método por curiosidade, mas, em poucos meses, percebeu resultados que iam além da estética.

“Achei muito interessante a proposta, pois encaixava exatamente em meus objetivos, tanto estéticos quanto relacionados à postura de ombros e da coluna. A respiração também era outra coisa que eu queria trabalhar. Percebi resultados muito rapidamente”, comemora. A moça ainda perdeu quatro centímetros de cintura em oito meses. 

Professor licenciado pelo LPF Brasil, o educador físico Felipe Ricardo, da Cia Athletica de BH, explica que os benefícios posturais têm relação direta com o fortalecimento da região do core (abdômen), bastante trabalhada na prática.

Complemento

“A técnica não substitui nenhuma atividade física, é um complemento. A pessoa não terá um consumo elevado de calorias nem impacto. Mas pode adotá-la como prática compensatória ou até como um tratamento”, pontua o profissional. 

O administrador Augusto Virgílio Silva Alves Carneiro, de 32 anos, que mede 1,91 metro e costuma passar boa parte do dia sentado, também percebeu uma melhora postural nos três primeiros meses de aula. “É difícil quantificar, mas sinto um conforto melhor mesmo após ficar muito tempo em pé. Com a prática, perdi o hábito de me apoiar nas coisas o tempo todo”, comenta. 

Além disso:

Nas redes sociais brasileiras, a técnica ganhou repercussão ao ser divulgada por famosas como a atriz Thaís Fersoza (foto abaixo), que aderiu à modalidade. Esposa do sertanejo Michel Teló, ela contou na conta pessoal que mantém no Instagram que a LPF a estava ajudando a recuperar o abdômen da gestação da primogênita, Melinda. Assim como a cantora, ela também teve um estiramento do músculo abdominal após o parto.

“Gente, dizem que até as Angels da Victoria’s Secret fazem. Achei top! Um dia posto o vídeo para vocês verem. É muito doido! Impressionante mesmo! Para mamães e para quem quiser dar uma afinada e ter todos os benefícios, procurem o Alexandre. Vale super a pena!”, detalhou na rede de divulgação de fotos, mencionando o professor particular.

Aprenda algumas posturas:

Postura LPF

Sente-se no chão, cruze as pernas na posição de índio, mantenha os braços flexionados e as mãos viradas para dentro tocando as coxas. Inspire abrindo as costelas. Solte o ar pela boca. Prenda a respiração e abra novamente as costelas fazendo a sucção do abdômen. Mantenha apneia por 3 a 5 segundos. Inspire e depois solte o ar. Repita três vezes. 


Postura LPF

Fique em pé, deixe os pés paralelos na largura dos quadris, semi-flexione os joelhos, mantenha o tronco inclinado a 45° e as mãos apoiadas nas coxas. Inspire abrindo as costelas. Solte o ar pela boca. Prenda a respiração e abra novamente as costelas fazendo a sucção do abdômen. Mantenha a apneia por 3 a 5 segundos. Inspire com força e solte o ar. Repita três vezes.


Postura LPF

Fique em pé com as pernas paralelas, coluna alinhada, ombros encaixados, cotovelos semi-flexionados e mãos viradas para dentro na altura dos quadris. Inspire abrindo as costelas. Solte o ar pela boca. Prenda a respiração e abra as costelas, “sugando” o abdômen. Mantenha a apneia por 3 a 5 segundos. Inspire e solte o ar. Repita três vezes.


Ficou animado e curioso para fazer uma aula? Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp gratuito, onde semanalmente o Professor Cláudio Dias vai passar exercícios e técnicas para você treinar em casa!

Entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *