Melhorar nos estudos é uma tarefa bem difícil quando se tem o “dom”. Por dom, entenda que talvez você não seja aqueles gênios ganhadores de nobel de ciência ou as feiras do mesmo tipo do colégio, e precisa de um pouco mais de tempo para memorizar todo o necessário para provas de concursos, o vestibular, ou qualquer outro tipo de exame que exige uma pilha enorme de conteúdo para ser estudado e aprendido.

Não é raro alguns barbudos jovens, e até alguns mais experientes, buscarem cursinhos, ou outras formas de aprender mais rápido, porém com o custo de algumas horas de sono, e se houver muita cobrança, até um pouco de ansiedade. Por isso vamos dar um jeito de aliviar esse esforço com algumas técnicas simples e diretas para regular seus estudos.

Os barbudos sábios já sabem que o melhor aprendizado é a moderação. Então vamos aprender como equilibrar esses estudos.

Técnicas práticas para melhorar nos estudos

Música

A música é uma ótima maneira de Melhorar nos Estudos

Um dos principais empecilhos para os estudantes é a concentração na hora de estudar. Pode ser a procrastinação, ou pode ser as distrações externas, sobretudo quando se mora com mais pessoas. Em qualquer um dos casos, manter o foco é um problema bem grande. E se falta vontade… Uma forma bem simples de animar os estudos é com música.

Mas não pode ser qualquer música, senão as chances de perder a concentração aumentam ainda mais. O segredo é buscar músicas que tragam sensações bem claras aos seus ouvintes. Trilhas sonoras relaxantes para quem está muito estressado, ou batidas mais intensas para quem está sonolento, são boas pedidas.

Combinar a música com estimulantes que controlem o humor é uma boa pedida também. Com os produtos naturais, é bem provável que você se torne um verdadeiro monge durante os estudos.

Uma boa Alimentação

A alimentação é essencial para Melhorar nos Estudos

Alimentação sempre ajuda em tudo – do corpo às barbas -, e com a concentração não é diferente. Um bom estudante em período de intensivos não exagera na comida, para não tornar a digestão puxada, e assim diminuir a concentração. Mas veja: comer bem para estudar não é comer pouco. É apenas o suficiente para manter a mente bem agitada.

Uma boa alimentação para quem vai passar algumas horas de sono deve conter nutrientes que estimulem a memória e combatam a fadiga. Feijão, beterraba, leite, carne branca (especialmente peixes) são uma ótima pedida para começar. Nutrientes como zinco, ferro, magnésio e ômega-3 são essenciais. E se tiver indicação médica, pode ir para as cápsulas do tipo.

Exercícios FísicosPratique alguns exercícios físicos para Melhorar nos Estudos

Mente sadia em corpo sadio, já diziam os filósofos. Você já viu o Pilates, o cara que criou a técnica homônima? Além de filósofo, o cara era um barbudo gigantesco, que se preocupava com o corpo tanto quanto a mente. Os estudiosos modernos também podem fazer o mesmo… Ok, pelo tempo que se dedicam aos estudos, talvez não seja preciso fazer Pilates, mas é bom manter os exercícios.

Fazer uma caminhada, corrida, musculação, arte marcial ou qualquer técnica que mantenha o corpo ativo no sistema cardiovascular, o que melhora a na concentração e na disposição para tudo. Bons exercícios também ajudam a facilitar o processo de memorização, além de atrasar um pouquinho mais a velhice, inclusive com aqueles cabelos e barba branca que eu sei que você não quer por perto.

Técnicas de memorização

Exercícios de memorização facilitam na hora de Melhorar nos Estudos

Essa é uma das buscas mais constantes por aqueles que estudam. Aqui entre nós, todo mundo sabe que a quantidade de conteúdo a ser estudado e memorizado é absurdo e pesado. Mesmo todos os exercícios, alimentação e paciência não diminuem o fato de que o trabalho para lidar com o caminhão de conteúdo em tão pouco tempo é pesado.

As técnicas de memorização são boas justamente por explorar o potencial de cada estudante em suas áreas. Técnicas como o Palácio da Memória, por exemplo, adicionam tanto a criatividade como a facilidade como a memória especial. Já a associação, por si só, atribui o conhecimento a uma situação específica.

A quantidade de técnicas são vastas, e se os barbudos e barbudetes gostarem da ideia, podemos trazer no futuro mais dessas técnicas. Independente da que escolher, o ideal é buscar boas fontes de magnésio para facilitar a absorção desse conteúdo.

Equilibrar estudos e pausas para melhorar nos estudos

Estudar é importante, mas a pausa é tão importante quanto para Melhorar nos Estudos

Não jovem, estudar 10h, 12h, ou mais horas sem um pouco de pausa entre elas não vai funcionar. Na verdade, é capaz que você pare no hospital e ainda assim não consiga memorizar tudo. É claro que uma rotina de estudos é válida para manter o ritmo, mas assim como um trabalho que possui horários de almoço e do cafezinho, os estudantes também precisam desse tempo para descansar um pouco.

Uma boa técnica para explorar essas pausas e estudos é o Pomodoro. Basicamente, faça uma cronometragem de 25 minutos de estudos intensos com 5 de descanso. Conforme você se acostumar, pode aumentar os espaços de estudo intenso com descanso. E quando estiver em repouso, vá para outra área, beba uma água, se desligue um pouco… Mas não demais, para que não perca o ritmo.


Uma boa noite de sono

 

Dormir é muito importante para Melhorar nos Estudos

Uma boa noite de sono ajuda a manter a cabeça focada, e facilita os processos de memorização do conteúdo. Se você equilibra bem o tempo de descanso, lazer, e os próprios estudos, a noite se torna um prêmio recompensador. Entre 7h e 9h de sono é o bastante para melhorar nos estudos.

Uma dica que pode facilitar esse descanso é explorar os períodos de estudos antes de dormir. Com a memória ainda fresca, fica ainda mais fácil de explorar as possibilidades das técnicas de memorização, e claro, dos estudos em si.

Nós sabemos que esse período intenso não é fácil, jovem. Melhorar nos estudos, para qualquer objetivo, é uma tarefa puxada e nem sempre muito grata. Por isso é importante facilitar sua própria vida seguindo essas pequenas dicas, e até aumentar a qualidade do seu dia a dia como um todo. O corpo, a mente e a barba agradecem. Até a próxima!


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh