in

Porque secar a barba após o banho é muito importante?

De uma barba feia a doenças, saiba os motivos de não deixar de cuidar da barba

Você deve molhar a barba com frequência, certo? Lavar durante o banho, enquanto bebe alguma coisa, ou apenas quando curte sua praia ou piscina de boas… E não é raro que, na maior parte dos casos em que você não está tão ciente desse fato, você simplesmente esqueça de secar a barba.

Uma, talvez duas ou três vezes, não seja lá um problema. A questão é quando você simplesmente deixa de prestar atenção nesse detalhe tão importante na saúde dos pelos faciais. O resultado, ao longo do tempo, é igual aos caras que largam a toalha molhada na cama depois do banho e tentam deitar depois para dormir: fica simplesmente insustentável.

Se você não quer que a sua barba acabe como sua cama molhada, ou como sua toalha mofada pela falta de cuidado, é melhor prestar atenção no que vamos falar, jovem . Secar a barba é essencial, tanto quanto lavar.

Os motivos para você nunca deixar de secar a barba

Entenda a importância de Secar a Barba

Eu sei que tem muitos barbudos que curtem deixar os pelos faciais molhados depois de um banho, ou não se preocupam em secar a barba em determinados ambientes por saberem que vão molhá-la de novo. É compreensível até certo ponto: muitos caras não querem se dar o trabalho de fazer uma tarefa que logo depois teriam que realizar novamente.

Em alguns casos, como aquela praia, talvez não seja preciso considerar na hora – mas já vamos tocar nesse ponto. Mas para todos os demais casos, inclusive após tomar banho, é importante evitar a barba molhada pelos seguintes motivos.

Evitar proliferação de fungos e bactérias

Se você não Secar a Barba, vai abrir a possibilidade de ter fungos nos pelos faciais

Essa é a razão mais evidente para não deixar a barba molhada por muito tempo. Uma barba molhada constantemente, por qualquer motivo, pode potencializar a produção de fungos e bactérias. Eu sei que a barba seca em uma velocidade maior que os cabelos. Mas combine isso a falta de limpeza, as condições climáticas, a alta frequência em não secar a barba…

Ao longo do tempo, a barba que não é secada apropriadamente acaba ficando repleta de fungos e bactérias que vão, aos poucos, tirando todos os nutrientes que ela possui, o que é ainda mais perigoso se elas entrarem pelos bulbos capilares. Dá para resolver isso facilmente secando a barba com uma toalha de rosto própria para este uso.

Impedir a Queda de fios

Secar a Barba é importante para evitar que ela fique quebradiça

Secar a barba é essencial para evitar o mesmo problema que acontece com os cabelos molhados: a possibilidade de desenvolver uma alopecia fúngica. Sabe o que falamos antes sobre desenvolver fungos na barba devido à falta de uma secagem adequada? Pois então: se você não cuidar direito, é bem possível que ela caia com o passar do tempo.

Quando se desenvolve uma alopecia a esse ponto, a única forma de recuperar os pelos faciais perdidos, além de tomar jeito e secar o rosto sempre, é com um tratamento indicado por um dermatologista. Caso você não tenha apresentado outros sintomas comuns de outras alopecias, como estresse, por exemplo, o uso de antifúngicos será necessário.

O Minoxidil ajuda e muito nesses momentos, não apenas na alopecia fúngica, mas em todos os demais tipos. Mas é essencial que você procure um médico antes de usar qualquer medicamento, certo?

Deixar a Barba Feia

Ao não Secar a Barba, você abre a chance dela ficar bem feita

Você só vai perceber isso de verdade depois de um tempo sem secar a barba, jovem. Para facilitar a sua imaginação, vamos te dar o seguinte cenário: vamos supor que você goste muito do calor, e por tabela curta uma água diária, seja na piscina ou naquela praia que gosta de visitar constantemente. Na verdade, quem não gosta de aproveitar um pouco do clima quente?

Enfim, o ponto é que você vai todos os dias para um desses ambientes, fica um bom tempo neles, e depois volta para casa. Com o tempo, você percebe que mesmo seus cuidados padrões após o banho, com o shampoo a cada dois dias e coisas do tipo, ajuda a tirar aquela aparência de náufrago perdido em uma ilha.

Sim jovem, o contato constante com a água (seja a salgada ou a de cloro) vai ressecando os poros da pele, o que deixa a barba quebradiça e desgrenhada. É interessante levar algum tipo de creme para o rosto quando vai a estes lugares, ou ao menos deixar os produtos para barba prontos para uso após aproveitar dessa forma. Lembra o que falei da toalha de rosto?

Nunca deixe a barba molhada!

Secar a Barba após o banho é uma tarefa obrigatória para qualquer barbudo

E pelo mesmo motivo que você não deve dormir com os cabelos molhados. Abafar os pelos úmidos é pedir para criar, mesmo que contra a sua vontade, toda uma fauna bacteriana que vai destruir o ambiente no qual está crescendo. É, eu sei que existem bactérias bacanas que ajudam a proteger o organismo, mas não é o caso delas.

Uma boa forma de garantir esse frescor nos pelos faciais após o banho, e mesmo assim secar a barba de forma apropriada, é fazer uso de um bom balm para barba. São fáceis de usar, garantem o estímulo que os bulbos capilares do rosto precisam para crescer, e de quebra deixam você refrescado do mesmo jeito que uma barba molhada. Só que melhor.

balm para barbas

Outra boa vantagem do balm para barba é a possibilidade de escolher os tons e aromas que deseja para os pelos faciais antes de dormir, ou antes de sair para algum lugar. A variedade de balms nacionais é alta o bastante para que você escolha de acordo com todos os seus gostos pessoais.

O balm também é uma ótima forma de cuidar da barba em ambientes externos, como as praias e piscinas que comentamos antes. Tome um bom banho de água doce ao sair da praia, seque bem a barba, e passe o balm, assim você evita aquela aparência de homem perdido na selva.

Então jovem, agora que está esperto com os benefícios e as prevenções ao secar a barba, é hora de mudar esses hábitos, não? Não deixe de cuidar bem do próprio visual, e até a próxima!

Porque secar a barba após o banho é muito importante?
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Written by Rodrigo

Avatar for Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

Papo aberto: O que elas não falam sobre Sexo Anal

6 maneiras de melhorar nos estudos e aprender mais rápido?