Minoxidil pode ser usado para barba? Descubra aqui.

Você que se interessa pelo mundo da barba provavelmente já deve ter lido bastante a respeito do famoso Minoxidil. Muito conhecido entre os rapazes que desejam recuperar os cabelos e evitar a calvície, tem quem o utilize visando o mesmo para barba.

Mas vamos analisar. Você já se informou com um dermatologista sobre o uso deste medicamento? Ele realmente traz de volta a barba? Quais são os efeitos colaterais? Calma, não queremos assustar você. É só importante ter estes pontos em mente caso queira usar o Minoxidil com esse propósito. Afinal de contas, ele ainda é um medicamento.

Por isso vamos esclarecer como funciona o seu uso, e saber tanto as vantagens como as desvantagens ao incluí-lo em seu dia a dia como barbudo. Se o objetivo é ter uma barba de respeito e saudável, sem dúvidas vale conhecer.

Quais os Usos do Minoxidil?

qual o uso do Minoxidil para barba
compre minoxidil aqui

Inicialmente usado como um anti-hipertensivo, foi descoberto que o Minoxidil tinha como efeito colateral o hirsutismo, que é o crescimento do pelo corporal. A partir daí, a aplicação local deste medicamento surgiu como um forte aliado no tratamento da calvície.

Em outras palavras, ele não foi criado com o propósito dos cuidados com o cabelo. Ou com a barba no nosso caso, mas para cuidados com a hipertensão.

O Minoxidil age localmente, estimulando os foazer a barba crescer, mesmo estimulando os bulbos através do balm e outros produtos, este plículos em fase de miniaturização, aumentando a vascularização e prolongando a fase anágena do pelo (fase de crescimento, que dura de 2 a 6 anos). Se você tem dificuldades em fode ajudá-lo na tarefa.

Da mesma forma que o uso para os cabelos, o Minoxidil para barba e sobrancelha não é descrito pelo fabricante. A indicação com este propósito é feita em consultório. Aliás, fica a curiosidade aqui: este é o que chamamos de uso off-label, ou seja, fora da indicação/dose originalmente testada e aprovada pela Anvisa. Mesmo assim, tem sido usado amplamente para tratamento da barba com resultados expressivos.

Como ele é aplicado?

Como ele é aplicado Minoxidil antes e depois
compre minoxidil aqui

O medicamento vem em forma de solução ou espuma, e deve ser usado 1 ou 2 vezes ao dia conforme indicação médica. É aplicado diretamente sobre a pele, sendo manipulado ou comprado pronto na farmácia.

Para melhorar a aplicação do Minoxidil, você pode usar o mesmo procedimento para fazer a barba. Use um bom sabonete facial, e enxágue com água morna, para abrir os poros do rosto. Em seguida, aplique a lição do medicamento, conforme a indicação médica.

O tempo de uso do Minoxidil é definido pelo médico. Mas na maioria dos casos, ele costuma se tornar permanente. Caso você não queira se tornar dependente deste medicamento, é mais adequado que procure estimular os bulbos capilares do rosto ao longo do tempo. Mas isto vamos explicar mais adiante.

Quais são os efeitos colaterais do Minoxidil?

Quais são os efeitos colaterais do Minoxidil

Estes são os efeitos colaterais mais comuns quando se usa o Minoxidil com frequência. É bom pensar bem neles caso queira fazer um tratamento com o medicamento para crescer bem a barba.

Crescimento Excessivo de pelos

Não são apenas os pelos da barba e dos cabelos que vão crescer com mais intensidade no seu corpo. Outras áreas, como peito, costas e braços podem receber os mesmos efeitos, que nesse caso podem não ser muito bons.

Dor de Cabeça

Um pouco mais incomum, mas pode ocorrer caso não seja um medicamento usado com frequência.

Cabelo Encebado

O uso constante do Minoxidil pode aumentar a produção de glândulas sebáceas, deixando a barba e o cabelo muito oleoso. E no caso dos cabelos, podemos ver um outro efeito…

Calvície

O medicamento que pode ajudá-lo a crescer a barba pode acabar com seus cabelos. Ainda que seja uma solução para quem está com queda de cabelo, o medicamento se mal utilizado pode intensificar a calvície. Se bem que nestes casos, com uma barba cheia, você pode combinar a careca e a barba.

Já os efeitos a seguir ocorrem caso você tenha sensibilidade ao Minoxidil, já que não fazemos uso da versão oral aqui. Procure se informar antes com o médico para não passá-los sem necessidade.

Palpitações

Não chega ao ponto de taquicardia, mas pode afetar a concentração e as atividades físicas do usuário.

Debilidade

O corpo fica mais fraco, e preguiçoso.

Vertigem

O usuário pode ter tonturas, visão turva, e ânsia de vômito em caso de hipersensibilidade. Se ocorrer com você, pare imediatamente.

Sudorese

As mãos e os pés ficam suam com muita intensidade, independente do clima e local, gerando situações constrangedoras.

As Contra-Indicações

as contra indicações do minoxidil
compre minoxidil aqui

Se você tem muita sensibilidade aos componentes do Minoxidil – Álcool, água purificada e propilenoglicol -, não o utilize. Os efeitos colaterais são pesados, e não compensa para o crescimento da barba.

Nestes casos, prefira por um tratamento mais convencional para fazer sua barba crescer. O Balm, por exemplo, pode estimular os folículos capilares do rosto à longo prazo, enquanto o shampoo consegue fortalecê-los nos estágios mais avançados.

Além disso, existe ainda um terceiro fator importante se você for um barbudo antes dos 30…

Não se precipite – Evitar usar o Minoxidil antes dos 30 anos!

A barba costuma crescer até 30 anos de idade. Portanto, se ela ainda não está cheia como você gostaria, e você ainda não chegou nos 30, calma! Ela ainda pode encher mais. Este ponto depende de fatores genéticos na maior parte das vezes, mas você superar este ponto com um bom uso do balm e do shampoo. Mas voltamos a dizer, tenha paciência.

E para que a barba não tenha falhas, evite o Estresse, e invista em hábitos alimentares mais ricos. Sim, mesmo uma alimentação pode interferir num crescimento mais efetivo da barba. É só ver a dieta do novo nórdico, por exemplo.

O Minoxidil é um grande aliado para os barbudos que desejam uma barba cheia como suas inspirações. Mas vá com cuidado: assim como qualquer outro medicamento, ele deve ter seu uso bem controlado para que não haja efeitos colaterais indesejados. Seguindo com atenção, seu visual top estará garantido. Até a próxima jovem!

Minoxidil – Marcas e Versões

As marcas mais conhecidas, e mais bem relatadas do Minoxidil são:

No mercado você encontra o Minoxidil nas seguintes versões e apresentações:

  • Minoxidil 5% Liquido ou Gel
  • Minoxidil 3% Liquido ou Gel
  • Minoxidil 2% Liquido ou Gel

As embalagens variam, existe versão em conta gotas, frasco de bico, caneta para sobrancelha e muito mais.

Minoxidil Bula

Nenhum medicamento deve ser utilizado sem acompanhamento médico, e muito menos sem ler a bula. Portanto, seguem os links de algumas bulas do Minoxidil:

Vale a pena? Em quanto tempo terei resultado?

Quem usa o Minoxidil, costuma perceber mudanças bem sutis a partir da segunda semana de uso. Porém, para que possa realmente começar a ser efetivo e trazer resultados, o Minoxidil precisa de 4 a 6 meses de uso, sendo recomendado manter o tratamento pelo período de 1 ano.

É provável que a não ser que o seu caso seja de extrema gravidade, o Minoxidil poderá te ajudar muito, seja para conseguir bons resultados no cabelo, barba ou sobrancelha. O custo benefício também pode variar de acordo com a sua escolha de laboratório/farmácia. Leia nossos outros artigos em casos de dúvidas.

Como funciona o gel de Minoxidil para barba?

O Minoxidil já é um produto usado no tratamento contra calvície. Ele estimula o crescimento, preenche falhas e deixa o cabelo mais cheio e volumoso. Então o que fizeram? Lançou uma versão do Minoxidil em gel com uma fórmula menos agressiva para pele do rosto.

Sempre compro o Minoxidil Kirkland! Não adianta comprar apenas uma embalagem, porque o tratamento mínimo dura três meses.

Observação: Se quiser usar o Minoxidil para o cabelo, a versão correta é essa aqui.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  2. Danilo

    Comecei a usar o minoxidil no couro cabeludo a 1 ano e tive melhoras. Depois comecei usar na barba a uns 5 meses, mas agora notei que meu cabelo ficou um pouco mais ralo de novo. Depois de ler essas matéria, acredito que talvez seja por isso. Se eu parar de usar na barba, posso voltar a ter os resultados no cabelo?

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Rapaz, essa ai foge aos meus conhecimento, creio que não tem problema mas da uma conferida nos rótulos e principalmente com o dermatologista.

    2. Rian

      Você não pode misturar nada no minoxidil pois dessa forma você estará diminuindo o poder do mesmo de 5% para menos. Isso se aplica também para as outras versões de 10% e 15%.

  3. Ricarte

    O minoxidil para barba tem resultado em quanto tempo de uso? Quantas aplicações por dia é necessário?

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *