Conheça melhor o que é o Novembro com Barba!

O Novembro com Barba, ou Novembro Azul como também é conhecido, é um mês dedicado não apenas aos barbudos, mas a conscientização dos cuidados quanto ao câncer de próstata. Através das barbas e seus inúmeros estilos, são incentivados aos barbudos que deixem os pelos faciais crescerem sem vergonha, e assim seguir os cuidados quanto a prevenção do câncer da mesma forma.

A ideia foi um tanto inspirada no Outubro Rosa das mulheres, e assim como elas, são arrecadados fundos para pesquisas contra a doença, que ainda é vista com muito ceticismo pelos homens – pra não dizer preconceito quanto aos exames mesmo.

Certo, mas a campanha já começou, qual a razão em divulgá-la agora? Simples: se você já é um barbudo convicto, pode ser uma referência para outros barbudos, mostrando a importância da barba, e dos cuidados com o câncer. Temos um texto só falando das formas que você pode se antecipar bem aqui.

Neste artigo, vamos falar do Novembro com Barba em si, e quais as formas que se pode incentivar os não-barbudos a deixarem os pelos faciais crescerem de uma forma convicta e de referência para o mês aguardado.

De onde surgiu a ideia do Novembro com Barba?

Novembro com Barba

O Novembro com Barba surgiu em 2003 lá na gringa com o nome de Movember, uma brincadeira com as palavras November e Moustache (bigode em inglês). A princípio, a brincadeira tinha como um objetivo simples de crescer apenas o bigode durante trinta dias, começando no primeiro dia de novembro, e exibindo o resultado final no último dia do mês.

Os caras que começaram esse desafio e campanha são da Movember Foundation, e inclusive possuem um site muito bacana, em inglês, que você pode conferir aqui. Desde o princípio a ideia era arrecadar fundos para as pesquisas contra o câncer de próstata, e com o tempo pôde-se aumentar para outras doenças como o câncer de testículos e mesmo a saúde regular.

Hoje, com o aumento do interesse nos homens pela barba novamente, e o alcance mais efetivo tanto da própria campanha, como do Outubro Rosa das mulheres, o Movember tem sido mais aguardado e até bem incentivado por aqueles já barbudos. E a Beard também vai entrar nessa para este ano.

Como participar?

Novembro com Barba

Existe algumas regras básicas para participar diretamente do Novembro com Barba. Basta seguir os passos a seguir caso ainda não seja um barbudo.

  1. Tire uma foto de sua cara limpa no dia 1.
  2. Deixe a barba crescer durante todo o mês. Caso queira seguir o Movember, deixe apenas o bigode.
  3. Faça os devidos cuidados com a barba. Se for só o bigode, não deixe ele se conectar nem com as costeletas, nem com o cavanhaque.
  4. Se comporte com gentileza em todas as situações possíveis.
  5. No último dia, tire uma foto com os resultados finais.

Se você se conscientizou com a campanha e quer contribuir com doações, é só ir no site do Movember e acompanhar como contribuir, é bem fácil. E as mulheres também podem participar da campanha. Não da mesma forma deixando os bigodes crescerem, mas sendo grandes incentivadoras da campanha.

novembro-com-barba-3

Caso já seja um barbudo antes do Novembro com Barba, você não precisa fazê-la para entrar na onda e jogar seu trabalho tão bem cuidado pro ar. Você pode ser a referência para os outros barbudos quanto aos cuidados com a barba, as dificuldades e como superá-las, e como ser uma boa fonte de ideias para que mais barbudos saudáveis surjam dessa campanha.

Além do Movember, existem outros movimentos irmãos nesse sentido, com pequenas mudanças nas regras, mas com a mesma proposta de conscientização. O No Shave November também arrecada fundos contra o câncer de próstata, mas caso você queira ajudar as pesquisas nacionais, o site do Instituto Lado a Lado Pela Vida também contribui com as campanhas, tornando a doação muito mais fácil.

Você deve estar pensando que tipo de cara participa do Novembro Azul, não é verdade? Afinal de contas, esse não é bem o tipo de campanha que estamos acostumados a escutar. Mas deixa eu te mostrar um pouquinho, e acabar com suas visões.

Quem é o homem que participa do Movember?

Novembro com Barba

A princípio, pode ser um tanto estranho que exista um Novembro com Barba em um paralelo ao Outubro Rosa. É normal que pense assim levando em conta toda a cultura que tivemos nas últimas décadas. E na verdade, esta é a outra intenção desse movimento: não apenas ostentar as barbas que eram rejeitadas até alguns anos atrás, mas libertar os homens de determinados padrões.

Com um bigode ou uma barba completa e bem cuidada, os barbudos mostram que podem ser tão cuidadosos quanto suas parceiras, mas sem perder o lado “macho” que os pelos faciais caracterizam. Aliás, um barbudo sabe muito bem os benefícios nos cuidados que ele realiza com seu visual, seja em questões profissionais ou sociais – é só ver o quanto eles chamam atenção delas.

E assim como eles podem cuidar da barba, para deixá-la em seu melhor estado, os homens que buscam esses cuidados também podem fazer o mesmo com a saúde. E isso inclui não apenas se alimentar bem, fazer exercícios e coisas do tipo, mas realizar os exames de prevenção contra o câncer nas épocas recomendadas.

Qualquer câncer pode ser eliminado do organismo se diagnosticado em seus primeiros estágios. E um homem pode superar essa barreira quanto ao infame exame de prevenção se colocar na balança essa questão. O que poderia ser pior: fazer exames e procedimentos muito mais nocivos ao corpo por conta do câncer, ou passar por um exame que não leva nem 10 minutos e se ver livre disso? É bom refletir…

Novembro com Barba

Se você quer fazer parte do Novembro com Barba, ou ser uma referência para quem vai vir com a campanha, é só seguir os nossos passos.

Vamos preparar vários materiais nas próximas semanas para deixá-lo pronto para o desafio, ou direcionar os novos barbudos que virão depois da campanha. Até os próximos trabalhos, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *