4.9/5 - (3114 votes)

4.9/5 - (3114 votes)

O Outubro Rosa é um momento bem importante para o público feminino, e para o masculino também. Enquanto o Novembro Azul é dedicado aos cuidados contra o câncer de próstata, o mês de outubro é dedicado a luta contra o Câncer de Mama. E jovem, se você quiser ser um cara de respeito, dar uma força nesses momentos é ainda mais importante.

Existem uma série de cuidados básicos e diários que uma mulher pode tomar para evitar o câncer de mama, além dos exames preventivos. E os barbudos também podem ajudar com atitudes simples e práticas: não é preciso ser um expert no assunto, mas se mostrar a importância destes cuidados, certamente já é algo muito válido.

Mas, para ter uma noção melhor do que fazer, vamos entender do que se trata o outubro rosa, e o papel dos barbudos nesse momento tão importante.

O que é o Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa existe aproximadamente há 27 anos

As campanhas contra o câncer de mama não são inéditas. Na verdade, já existem faz um bom tempo, só não tinham a denominação que se dá hoje em dia. Realizado desde 1991, iniciado lá em Nova Iorque, a campanha sempre teve como objetivo alertar o público feminino sobre os riscos e os cuidados quanto a esse tipo de câncer.

A simbologia em torno do câncer de mama, com o laço rosa que hoje dá nome a todo o mês da campanha, veio neste mesmo ano. Foi a Fundação Susan G. Komen for the Cure. O laço foi distribuído no evento que antecedeu a campanha, a Corrida pela Cura, realizado em 1990. Até hoje ele ocorre na cidade americana, como parte dos eventos que ocorrem no Outubro Rosa.

O símbolo passou a ser utilizado nos anos seguintes como o chamariz para a campanha contra o câncer de mama. Mas foi apenas em 1997 que ela passou a tomar proporções além de Nova Iorque. Outras fundações passaram a utilizar o laço cor-de-rosa, ou apenas a cor, para representar os cuidados com a prevenção do câncer de mama.

A Campanha no Brasil

O Outubro Rosa já existe há mais ou menos 16 anos no Brasil

As coisas começaram a se movimentar por aqui aproximadamente em 2002. A primeira iniciativa envolvendo o Outubro Rosa foi no Obelisco do Ibirapuera, onde durante a comemoração dos 70 anos do Encerramento da Revolução Paulistana, uma empresa de cosméticos atuou junto a um grupo de mulheres simpatizantes da campanha, e iluminou o monumento com a cor da campanha.

Ainda assim, levaria alguns anos até vermos outras cidades e monumentos tomarem parte da campanha contra o câncer de mama. Mais precisamente, temos movimentos mais ativos em torno da campanha desde 2008, com monumentos como o Cristo Redentor recebendo as cores da campanha.

Hoje, não apenas o Outubro Rosa, como o Novembro Azul e mesmo o Setembro Amarelo, que trata dos cuidados contra a depressão, ganham suas devidas representações em pontos de destaque.

Como funciona a campanha?

Não existe uma forma específica de participar do Outubro Rosa, apenas ajude!

O objetivo é claro e bem direto, jovem: prevenir o câncer de mama. Esse é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o planeta, e mesmo seus tratamentos são arriscados devido aos efeitos da radioterapia.

A campanha do Outubro Rosa não tem um “organizador”, tal como as instituições que começaram a campanha do Novembro Azul. Uma vez que se trata de um consenso geral e não necessariamente uma marca registrada, qualquer empresa, instituição ou você mesmo pode tomar atitudes em prol da campanha.

As mais comuns nesse mês, como já exemplificado, é exaltar o cor-de-rosa, que chama atenção do público com os cuidados necessários. Mas durante todo o mês outubro, cada cidade no Brasil organiza sua série de eventos chamando atenção quanto aos cuidados e os perigos que o câncer de mama causa.

O papel dos barbudos na campanha

Os homens podem ser tão atuantes no Outubro Rosa quanto as mulheres

Assim como as barbudetes podem ajudar os barbudos em suas campanhas contra o câncer de próstata, os homens podem ter um papel crucial nessa luta. Claro que eles não podem agir diretamente contra, mas podem ajudar as barbudetes a se cuidarem de fato. Vejamos algumas atitudes que os barbudos podem e devem tomar.

Incentivar os exames preventivos

Os exames preventivos são uma das atividades mais importantes a se incentivar no Outubro Rosa

A incidência de casos de câncer de mama se dá geralmente após os 35 anos. Mas mesmo antes disso, é legal da parte dos homens incentivar as mulheres a sua volta para fazerem os exames de mamografia regularmente, com o objetivo de evitar possíveis quadros da doença. O autoexame também é uma ótima alternativa, embora não deva ser resumido apenas a ela.

Praticar atividades físicas com frequência

Outra forma de incentivar o Outubro Rosa é através de corridas

Isso serve não apenas para o câncer de mama, como para todas as doenças dessa categoria. Manter o corpo ativo, seja através de caminhadas leves ou através de exercícios mais intensos, é um dos princípios básicos para acabar com os radicais livres, os agentes responsáveis por gerar os tumores malignos. É uma atitude simples, e os barbudos podem fazer junto com elas, inclusive para prevenirem a si próprios do câncer de próstata.


Incentivar a amamentação

A amamentação é outra atividade importante para se incentivar o Outubro Rosa

Esta é uma atitude que os barbudos podem direcionar as mamães, ou para as futuras mães. A amamentação ajuda a diminuir os riscos de câncer de mama consideravelmente: uma vez que ela estimula a produção e funcionamento das glândulas mamárias, ela ajuda a diminuir a produção de hormônios que podem levar a possibilidade de um tumor maligno.

Conscientização dos riscos do câncer

Por fim, a conscientização do câncer de mama, por si só, é importante para o Outubro Rosa

Mais do que apenas incentivar a realização dos exames, os barbudos podem ser muito mais eficientes conscientizando as mulheres como um todo quanto aos cuidados contra o câncer de mama, indo além da campanha. É bom ressaltar que não precisa ser algo constante, ou até intrusivo – ninguém gosta de ser lembrado de que deve ir ao médico para qualquer coisa, mesmo quando está saudável.

O outubro rosa é uma oportunidade excelente para despertar a consciência de que as mulheres podem e devem fazer isso de forma natural. Assim como elas farão o mesmo por você, eventualmente. Além do mais, um barbudo que incentive esse tipo de iniciativa já é uma boa amostra do quão responsável e cuidadoso você pode ser. Cuide das mulheres a sua volta com respeito e atenção, jovem, e até a próxima!


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh