Efeito desamarelador: é de comer ou de passar no cabelo?

Ter o cabelo loiro ou platinado está na moda, até mesmo os grisalhos estão em alta e não é mais considerado “coisa de gente velha”. Mas essa tonalidade de cabelo (e de barba, por que não?) requer alguns cuidados. Para manter a cor dos fios do jeito que você idealizou e ainda o aspecto de um cabelo bem cuidado vale a pena usar um produto fundamental: o desamarelador.

cabelo platinado - efeito desamarelador

Já notou que, com o tempo, o cabelo vai ficando opaco, ressecado e com um tom de amarelo igual gema de ovo? Isso acontece devido às ações do tempo, do sol, do suor no couro cabeludo, entre outras.

Para se livrar dessa pigmentação amarelada que está manchando seu platinado, o desamarelador é o seu melhor aliado. Mas, você sabe exatamente o que é e como aplicar esse salva-vidas, ou melhor, “salva-loiros e grisalhos”? Explicaremos no post de hoje. Vem com gente!

O que é um desamarelador?

qod shampoo neutralizador - efeito desamarelador

compre produtos

Basicamente, um desamarelador trata-se de um shampoo de cor roxa (ou azul) ideal para cabelos descoloridos, como os loiros platinados. Esse produto neutraliza os fios, que com o passar do tempo, devido aos efeitos da química, tendem a ficar amarelados, opacos e oxidados.

A descoloração é um processo que pode danificar os fios, se não forem bem cuidados. Pois, provoca o rompimento das cutículas e isso faz com que os fios percam proteínas, aminoácidos, ceramidas e queratina. Por isso, a hidratação é tão indicada. Além dela, o uso do shampoo desamarelador deve ser aplicado, pra ajudar a manter a cor sempre bonita.

Um desamarelador pode ser um shampoo ou ainda uma máscara para os cabelos. Seu uso é indicado quando você perceber que pigmentos amarelos estão surgindo no seu cabelo. Porém, requer atenção! Evite usar continuamente, observe os resultados a cada aplicação, e quando o cabelo chegar ao tom que você desejou, pare de usar o desamarelador.

A diferença na cor do produto (roxo ou azul) está relacionada com o tom de loiro do cabelo. Se a tonalidade do seu loiro é mais escuro, mais fechado, os profissionais indicam o desamarelador na cor azul (ou ainda violeta escuro). O roxo ou violeta mais claro é indicado para os cabelos loiros e/ou platinados de fios mais claros.

Um shampoo desamarelador não vai clarear ou escurecer seu cabelo. Ele apenas revela a cor do cabelo que você escolheu, como se tivesse acabado de descolorir ou pintar. É uma espécie de limpeza para os fios.

Como fazer a aplicação?

shampoo efeito desamarelador

compre produtos

O desamarelador pode ser aplicado na sua casa, basta seguir as indicações do produto corretamente, sem eliminar nenhuma etapa. Vamos então aprender como aplicar, pois não tem nenhum mistério.

Lave seu cabelo normalmente com o seu shampoo habitual. Em seguida, aplique o desamarelador em toda extensão do cabelo e deixe agir por, pelo menos, três minutos (ou o tempo indicado na embalagem). Enxágue bem e depois retire todo excesso de água, se achar necessário aplique um condicionador que também tenha efeito desamarelador.

Se utilizar um condicionador normal, apenas enxágue e faça uma hidratação em seguida. Se usar o condicionador desamarelador, deixe agir por mais alguns minutos antes de enxaguar (consulte as indicações do produto).

A hidratação é indicada após a aplicação do produto, porque a aplicação do desamarelador pode deixar os fios ressecados. Cerca de 10 minutos de hidratação já são suficientes e lembre-se de enxaguar sempre com água fria.

O produto deve ser aplicado uma vez por semana devido ao ressecamento que falamos acima. Novamente, lembre de parar de fazer aplicações quando chegar ao seu tom. Você vai ver com as aplicações que o cabelo ficará mais resistente e até mais fácil de pentear. Com o tom recuperado e mais brilho, sem aquele aspecto de loiro descuidado.

Qual a diferença entre desamarelador e matizador?

efeito desamarelador para cabelos loiros e platinados

compre produtos

Os matizadores são considerados neutralizadores de cor e normalmente esses produtos aparecem como tonalizantes. Seu efeito é bem imediato, em uma só aplicação o problema pode ser resolvido, e no mesmo dia você vê os efeitos. Por esse mesmo motivo, devido às mudanças rápidas, a indicação é que você procure um profissional para aplicar no cabelo.

Isso porque o tempo que o produto deve ficar no cabelo não é muito fácil de identificar. Apenas um profissional, especialmente os que trabalham com coloração, saberá quando parar a ação do matizador por meio do enxágue.

O matizador também resseca os fios dos cabelos. Assim como no caso do desamarelador, uma hidratação após a aplicação é bastante indicada.

Um desamarelador é específico para a cor amarela. Já o matizador funciona com qualquer cor indesejada do cabelo. Por isso, se seus fios ficarem esverdeados após um dia na piscina, por exemplo, o ideal é usar o matizador.

Existem outros produtos com efeitos similares?

produtos para efeito desamarelador

Já existem diversos produtos voltados para as tonalidades de fios mais claras, como os loiros platinados e grisalhos. Eles recebem o nome “platinum”, “blonde” ou “silver” nas embalagens, não é difícil identificar.

Alguns produtos são intitulados “neutralizadores”, eles podem agir de forma similar a um desamarelador. É importante checar as indicações da embalagem e também a cor do líquido (se é roxo ou azul, ou de alguma outra cor). Um bom exemplo é o shampoo QOD Barber Shop Neutralizador, que também é ideal para cabelos grisalhos.

Existem shampoos que já foram desenvolvidos para uso diário e tem efeito desamarelador. É o caso do Keune Silver Reflex Shampoo, que além dos benefícios para a cor, tem em sua composição a provitamina B5, que repara danos, fortalece e devolve a umidade aos fios.

Resumindo, o desamarelador vai devolver a aparência de “salão de beleza”, ou melhor, barbearia, ao seu visual. Sem manchas, sem a pigmentação da cor da gema de ovo, mais fortes e bem cuidados de uma forma prática. Aproveite a visita ao seu barbeiro de confiança e tire todas as suas dúvidas antes de escolher um produto aleatoriamente, ele pode indicar o melhor para os seus fios. Ah! E não se esqueça da hidratação.

Agora que você já sabe que não se trata de uma coisa pra comer e entende qual a forma correta de usar um desamarelador, é hora de cuidar do seu cabelo. Aproveite para conhecer os produtos indicados para esse efeito em nossa loja virtual!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *