Pet barbudo: 9 raças de cachorros com barba e como cuidar

Nosso post de hoje é dedicado a você, barbudete querida, que ama uma barba. Seja a do seu namorado, do seu marido, do Lasse Martberg ou do seu pet. Isso mesmo, existem raças de cachorros com barba — e é exatamente delas que vamos falar hoje!

Alguns cães exibem lindas barbas, de fazer inveja em muito marmanjo. Mas é claro que, para isso — assim como as barbas dos homens —, elas precisam de muito cuidado, atenção e carinho.

Então, quer ficar por dentro das raças de cachorros com barba e saber como cuidar bem do pelo deles? Acompanhe agora nosso post e confira!

As principais raças de cachorros com barba

1. Affenpinchser

cachorros com barba - Affenpinchser

Essa raça adorável lembra muito um Ewok (da série de filmes Star Wars) de quatro patas. Inclusive, até sua personalidade combina com a referência.

Mesmo não podendo ser tão cheia e volumosa como algumas outras raças, sua barba certamente favorece muito a cara do animal, e o deixa com um aspecto ainda mais fofo do que ele já é.

2. Airedale Terrier

cachorros com barba - Airedale Terrier

Esse belo Terrier tem um rosto agradável, limpo e um porte elegante com o seu grande cavanhaque às antigas, que o faz parecer um clássico professor do século 18. Tudo o que ele precisa para poder completar seu visual é um monóculo, e pronto!

O Airedale se parece muito, aliás, com o Fox Terrier de Pelo Duro, que era o fiel companheiro do repórter investigativo Tintim. Enfim, seja qual for a sua escolha, sem dúvida estará com um dos melhores cachorros com barba.

3. Bearded Collie

cachorros com barba - Bearded Collie

Com um nome como esse, é claro que não deixaríamos de inclui-lo nessa lista! Afinal, nem todos tem a honra de levar “beard” já no título. E, realmente: essa raça tem uma barba agradável e longa, que se mistura com o resto da pelagem, tornando seu aspecto fofo e aconchegante.

Por isso, ele é um daqueles tipos que você quer abraçar a todo o tempo. E, como pelo e barba é o que não falta nessa raça, podemos até dizer que ele é a versão pet do Primo It, da Família Addams.

4. Pastor-da-picardia

cachorros com barba - Pastor-da-picardia

De linhagem francesa, esse cão já tem uma barba um pouco mais desalinhada. Ele é como aquele cara que sofre com os fios rebeldes, que teimam em crescer cada um para um lado. Mas, tudo bem — apesar disso, sua pelagem ainda é bem macia!

Portanto, nada como uma bela escovação periódica para dar um aspecto melhor para seu pet. Você pode, inclusive, ir treinando a deixar a barba bonita e alinhada no seu cachorro e, depois, dar dicas super especiais para seu companheiro!

5. Terrier escocês

cachorros com barba - Terrier escocês

Talvez o Terrier escocês seja um dos melhores cachorros com barba desse nosso grupo — tem pelos longos e cheios, com as sobrancelhas que se misturam nela. Esses detalhes são, até, o que mais o distingue de outras raças Terrier.

Por outro lado, esse é um dos cachorros que mais requer cuidado com os pelos e com a barba. Isso porque ele é um cão pequeno e, além da barba, a pelagem da sua barriga e das patas também é longa.

Assim, é fundamental que você o mantenha sempre bem escovado, para garantir que esteja limpo e bonito — mas chegaremos nesse ponto mais à frente.

6. Braco Alemão de pelo duro

cachorros com barba - Braco Alemão de pelo duro

O Braco Alemão de pelo duro é uma das raças de cachorros com barba mais interessantes. Pelo seu porte e formato do corpo, ele até se assemelha a outras raças, mas o grande destaque é seu belo cavanhaque, que se sobressai além da pelagem curta.

Sem dúvida, é um gentleman — que, quando te olha, soa até como se esnobasse um pouco de você.

7. Griffon de Bruxelas

cachorros com barba - Griffon de Bruxelas

Esse Terrier tinha, realmente, que ter uma barba. Por quê? Porque, caso contrário, o sorrisinho torto em seu rosto seria muito usado para conspirar coisas, como ter roubado o bife que estava na mesa, por exemplo!

De toda forma, sua pelagem lhe dá um lindo aspecto, transformando esse pequeno cão em um serzinho bem imponente.

8. Griffon de aponte de pelo duro

cachorros com barba - Griffon de aponte de pelo duro

Assim como o Braco Alemão de pelo duro, o Griffon de aponte tem uma barba desalinhada, não muito grande, mas que combina perfeitamente com o revestimento no resto de seu corpo. De modo geral, as duas raças são muito similares — ambas com uma bela barba.

9. Schnauzer

cachorros com barba - Schnauzer

Para finalizar essa nossa lista tão especial, não podíamos deixar de citar o queridinho Schnauzer, um tipo de cachorro alemão. Seu nome significa “focinho”, e ele é chamado dessa forma por causa de seu crânio grande e forte. Porém, o que nos importa mesmo é a longa e linda barba que ele ostenta, não é?

Como cuidar e manter bonita a barba de seu cachorro

Bom, agora que vimos alguns dos principais cachorros com barba, nos resta saber como cuidar desse patrimônio dos pets, certo? Como vimos, alguns têm uma pelagem mais desalinhada, enquanto outros têm um pelo mais macio e comportado.

Seja qual for o seu, os cuidados serão bem parecidos. As barbas costumam ficar sujas, emaranhadas e descoloridas. Manchas aparecem devido à saliva, infecções fúngicas e aos corantes dos alimentos e guloseimas.

Assim, limpar a barba do cão regularmente ajudará a manter a pele atraente e livre de detritos, que ainda podem causar um odor desagradável. Para isso, os principais passos são:

  1. lave a barba do seu cão com um shampoo de branqueamento comercial. Siga as instruções para garantir o uso corretamente, e seque a pele antes de continuar a limpar a barba, se as manchas permanecem;
  2. escove a barba com um pente ou escova de metal. Escove a pele para afrouxar os nós, e os cabelos emaranhados para remover quaisquer detritos da barba. Para evitar desconforto ao animal, penteie muitas vezes os nós, ao invés de puxá-los;
  3. limpe a barba com toalhas de bebê sem odor, ou compre lenços umedecidos para cães em uma loja de suprimentos pet. Esses lenços removem detritos, sujeira, restos de comida, e você ainda pode limpar a barba com eles, diariamente;
  4. molhe uma toalha de microfibra em vinagre branco destilado. Torça o excesso de vinagre e esfregue a toalha sobre a barba do seu cachorro. Enxágue com água morna e limpa;
  5. por fim, polvilhe bicarbonato de sódio na barba, escove o excesso do bicarbonato, e pronto. Isso vai ajudar a soltar a sujeira e refrescar a barba.

E aí, gostou do post? Pronta para adquirir um desses cachorros com barba e ter um barbudinho todo pra você? Agora, se acha que mais pessoas também podem se interessar por esse conteúdo, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *