Por que você não deve lavar sua barba com sabonete?

Você quer ser o barbudo do momento, mas ter apenas uma barba de qualquer jeito não basta, é preciso ter “a barba”! Para que isso aconteça, alguns cuidados são necessários, por mais que você ache frescura. O primeiro passo para isso é parar de lavar a barba com sabonete.

Esse ainda é um hábito bastante comum entre os homens. Quando conseguem ir um pouco mais além, usam o mesmo shampoo que aplicam no cabelo. Porém, você precisa entender que os pelos que nascem no rosto precisam de cuidados diferenciados e isso só será possível usando produtos específicos para a barba.

Vamos te mostrar, logo abaixo, vários motivos pelos quais não se deve deixar o sabonete ou o shampoo comum chegar nem perto do rosto.

Por que devo usar produtos específicos para barba?

Por que uma barba bem cuidada, além de muito mais bonita, não vai passar a mensagem de desleixo. Logo, você não usa desodorante no lugar do perfume não é mesmo? Por quê? Pelo simples motivo que cada um possui uma função, um objetivo diferente. Então, por que usar o mesmo shampoo no cabelo e na barba? Ou, pior ainda, por que passar o sabonete no lugar de um produto apropriado? Vamos clarear as ideias!

1. Os resíduos são diferentes

barba cheia de residuos, não lave com sabonete

Além da fuligem e da poeira do dia a dia, você precisa ter em mente que a barba fica em constante contato com a comida e bebidas das mais variadas. Assim, ela poderá apresentar mais oleosidade e outros tipos de substâncias que apenas produtos próprios são capazes de remover com eficácia.

2. Lavar a barba com sabonete resseca a pele

Sabonetes e shampoos comuns possuem substâncias detergentes que removem, praticamente, toda a camada de gordura da pele. Infelizmente, ainda existe o mito de que pele oleosa é ruim e que esse sebo precisa ser removido. Na verdade, o que deve ser retirado é o excesso dessa oleosidade, ela é que faz mal para a pele.

Ao usar produtos específicos, você consegue garantir que a camada de óleo, que protege a sua pele, seja mantida na quantidade certa.

3. Os fios ficam fracos com o uso do sabonete

Se a pele não está bem hidratada, os fios do local também perdem o vigor e a hidratação. Consequência disso? Eles ficam quebradiços e ressecados e a sua barba começa a ficar falhada e com um aspecto nada agradável.

Além do mais, naturalmente, os pelos do rosto são mais grossos, crespos e ressecados em relação aos que estão no couro cabeludo. Por isso, eles merecem cuidados mais intensos e especiais que o cabelo.

4. O ressecamento da pele provoca coceira e caspa

usar sabonete na barba causa caspa

Mesmo na barba, a caspa pode aparecer e isso pode ser consequência do uso de produtos inadequados. O mesmo podemos dizer para a coceira, que pode ou não estar relacionada à formação da caspa. Ela pode surgir pelo fato de você não estar usando substâncias que são próprias para essa área do rosto que é mais sensível que as demais.

5. Sabonetes comuns não são para o seu tipo de barba

Se você olhar as prateleiras dos supermercados, na sessão dos produtos para cabelo, vai perceber que existe um tipo específico de shampoo para cada tipo de fio: ondulado, liso, seco, oleoso, misto, entre outros. A mesma lógica se aplica à barba.

Você precisa adquirir produtos que combinem com o tipo de fio que você tem. A barba é lisa? Crespa? Cacheada? Tem produtos químicos? E a cor? É loira, negra, ruiva? Tudo isso conta na hora de cuidar dela. Você pode até pensar que é um trabalho a mais, mas acredite, vale a pena!

6. Produtos não específicos possuem pH diferenteSabonete BEARD

Nossa pele possui um pH ótimo para que todas as reações necessárias possam ocorrer nela. Quando esse pH é modificado, a pele fica ressecada e alguns problemas podem surgir a partir disso.

O ideal é utilizar produtos com pH próximo de 5, que é o mais parecido com o da pele. Os sabonetes não são indicados por terem um pH mais alcalino, ou seja, acima de 7, o que prejudica o funcionamento do tecido epitelial.

7. O sabonete é péssimo para fazer a barba

Você usa sabonete comum para fazer a sua barba? Melhor parar com esse péssimo hábito e passar a usar produtos específicos. Os sabonetes, por ressecarem a pele, aumentam as chances de pelos encravados e a temida foliculite. A pele fica irritada e a raiz do fio pode ficar inflamada.

Qual shampoo ou sabonete escolher?

não use sabonete, use shampoo para barbas

 

A regra mais importante de todas e que não deve ser quebrada: não use, em nenhuma hipótese, shampoo anticaspa. Ele possui substâncias um pouco agressivas, que para o couro cabeludo servem, mas quando se fala da pele do rosto, pode ser bem perigoso! O anticaspa tem como função entrar nas camadas do couro cabeludo e remover a mais superficial, onde as caspas ficam presas, por isso ele não é indicado para a barba.

Fique de olho também nos princípios ativos do produto, ou seja, na composição dele, especialmente no ingrediente que vem em maior quantidade. Pra que ele serve? Promove fortalecimento? Reduz a queda? Cada produto possui uma determinada função.

Como lavar a barba?

A lavagem, segundo os dermatologistas, deve ser diária ou a região pode apresentar irritação, coceira e até mau cheiro. Para evitar esse tipo de situação, lave a sua barba todos os dias com produtos apropriados.

Você pode lavá-la na pia do banheiro ou durante o banho se for mais prático. Quando estiver molhada, basta aplicar o shampoo ou sabonete específico e massagear a região. Esses movimentos são excelentes para ativar a circulação e levar mais nutrientes para os fios.

Depois é só enxaguar com bastante água para que não fique nenhum resíduo do produto. Agora basta remover o excesso de umidade com a ajuda de uma toalha e secar (evite o secador) ao ar livre.

Não importa o tamanho da barba?

não importa o tamanho da barba, não use sabonete

Ainda que ela não seja muito grande, lavá-la diariamente com os produtos certos é uma necessidade. O acúmulo de células mortas torna-se gradativamente maior e, com isso, é preciso ter um cuidado a mais, deixando-a sempre bem limpa e livre de resíduos.

Já que você, depois de ler esse texto, não vai mais lavar a barba com sabonete, que tal aproveitar e conhecer vários produtos para a higiene específicos? Há uma grande variedade deles para conferir!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
  2. Lucas

    Eu tenho barba porem não estou deixando crescer porque achei estranho que na região do queixo estava coçando … quando diminui ela notei que tem caspa … achei estranho caspa na barba porem vi aqui que pode acontecer :/ … Ja estava pensando em usar shampoo anticaspa mas vi aqui tambem que não é recomendado kk como não tenho o shampoo para barba, o que posso usar pra lavar que seja ”meio comum ter em casa, facil” na ausencia do shampoo para barba ?

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Lucas, então, tente lavar a barba com um shampoo neutro, do males o menor, diariamente para evitar essa caspa. Porem a hidratação também é fundamental para evitar esse descamamento da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *