Sinais e sintomas de câncer de próstata que homens devem conhecer!

O câncer de próstata é um mal que aflige boa parte dos homens tanto no Brasil como no mundo inteiro. E muitas vezes, as causas deles são muitas vezes a falta de informação por parte dos rapazes, que descobrem tarde demais os malefícios da doença. Isso é tão verdade, que o Novembro Azul é uma campanha voltada justamente para a conscientização e combate a doença.

E tanto quanto o problema, é importante reconhecer os sintomas e os sinais que indicam a possibilidade de um câncer de próstata. Seja você barbudo ou não, esse é um assunto que deve ser levado a sério, independente da imagem que você possui quanto a certas questões, Mas já chegamos nessa parte. Primeiro, vamos entender qualé a desse câncer.

Sumário

O que é um Câncer de Próstata, afinal de contas?

se prevenindo contra o câncer de próstata

O câncer de próstata não é muito diferente de qualquer tumor. Nele, o número de células na glândula da próstata cresce em um nível descontrolado, aumentando o tamanho do órgão e causando sérios riscos à saúde como um todo. Em casos mais avançados, o câncer se espalha por todo o corpo da vítima, levando a sua morte.

Esse tipo de câncer costuma atingir homens à partir dos 45 anos de idade, mas não é tão raro que possam surgir em homens mais novos. O crescimento do tumor muitas vezes é sutil no corpo do homem, diagnosticada apenas através de alguns exames preventivos.

Contudo, outros casos podem ser bem mais graves do que se gostaria, com as células crescendo em um ritmo desenfreado. Nestes casos, apenas medidas de emergência precisam ser feitas.

Para que não aconteça um diagnóstico tardio da doença, é bom ficar esperto nos possíveis sinais que vamos mostrar a seguir. Quando um deles é percebido, é melhor buscar um médico o quanto antes, para eliminar a possibilidade.

12 Sinais de que indicam a possibilidade de um Câncer de Próstata

Todos os sinais descritos a seguir estão relacionados direta ou indiretamente a urina. Logo, caso você identifique dois ou mais sintomas, procure imediatamente um médico.

1. Dores frequentes ao Urinar, principalmente durante a noite

Dificuldades para urinar é um dos sintomas iniciais de câncer de próstata

Esse é um dos sinais mais sutis, pois ele pode indicar tanto a possibilidade de um tumor na próstata, como outros problemas, como a incontinência urinária ou pedra nos rins, por exemplo. É bom ficar de olho em outros possíveis sinais.

2. Dificuldades para Urinar de pé

Pode ocorrer praticamente em conjunto ao sintoma anterior. Além da dificuldade ao urinar na posição padrão, o próprio xixi demora muito para sair ou para terminar. Normalmente se confunde esse sintoma, quando ocorre de forma isolada, a cistite, sobretudo quando há dificuldade para terminar a micção.

3. Diminuição na quantidade de urina, e mudança na cor da mesma

Por padrão, é normal que a quantidade de urina ao ir no banheiro seja equivalente à sua vontade, podendo ser muita ou pouca. O que pode determinar isso como um sinal de câncer de próstata é que o volume ao sair seja menor do que o esperado, mesmo quando você estava com muita vontade.

Igualmente preocupante é quando a cor da urina é diferente do normal. Por padrão, o que indica uma limpeza saudável do corpo é a urina em cor transparente e sem um cheiro tão forte, enquanto a urina mais amarelada indica um volume muito grande de impurezas, bem como fedor exagerado.

Quando a cor da urina vem diferente do normal, é um indicativo de problemas mais graves no corpo. E mesmo que não seja câncer de próstata, a urina em cores muito diferentes podem indicar outras doenças.

4. Sensação de ardência ao urinar

homem urinando banheiro próstata

Este sintoma também costuma ser relacionado a infecções urinárias, ou ainda a algumas DSTs, como candidíase e sífilis. Contudo, na falta de possibilidade dessas doenças, é possível que seja igualmente um sinal de câncer de próstata.

Nesse caso em específico, os exames preventivos são ainda mais necessários devido a possibilidade de ser uma DST ou apenas uma infecção. Para evitar diagnósticos por conta própria, é bom se antecipar.

5. Uma sensação estranha ao urinar

Esse é o sinal mais arbitrário quanto aos sintomas de câncer de próstata. Isoladamente, ele é apenas uma sensação, um pressentimento que não diz diretamente o que pode ser. Porém, quando combinado aos demais sinais vistos até aqui, é bom ficar de olho na possibilidade. Ir ao banheiro costuma ser um ato de alívio, e não preocupação.

6. Sangue na urina

Este é um dos sinais mais assustadores. Embora ele também possa indicar algum tipo de infecção, esse é o tipo de sinal no qual não se deve ser negligente. Conhecido como hematúria, esse tipo de sangramento também costuma ser relacionado aos rins, bexiga ou uretra.

E isso não é válido apenas para infecções. Cânceres de uretra, rins e bexiga também costumam ser feitos à partir de hematúrias. Mas calma, isso não é garantido: a hematúria familiar benigna é um tipo de sangramento de origem genética, e pode ser tratado adequadamente, sem riscos.

Os sintomas a seguir estão relacionados a áreas próximas a próstata, e geralmente costumam vir aos problemas de urina.

7. Dormência ou dores na região inferior do corpo

A dor nas costas e nas regiões lombares é um sinal claro de câncer de próstata

Se você trabalha longas horas sentado ou coisa do tipo, esse sintoma costuma passar batido por quem já sofre dessas dores. Mas dormências inesperadas na região lombar, bem como quadris, pernas ou coxas, são alguns sinais mais evidentes quanto a possibilidade de câncer de próstata.

Caso você pratique exercícios com frequência, e mesmo assim passe por essas situações, é bom procurar o médico o quanto antes.

8. Dor nos ossos

Esse tipo de dor é bem característica, e bem perigosa também. E não por apenas ser uma dor nos ossos, mas geralmente elas levam a fraturas, que só então levam aos quadros de câncer de próstata. Tais dores não encontram um local específico, mas costumam ser nas mesmas regiões das dores comentadas no tópico acima.

9. Desconforto e Suor Agudo na região pélvica

Esse é um dos sinais mais claros e evidentes que levam a um quadro de câncer de próstata. Acontece que, aqui, esse tipo de suor não é comum, mesmo que o indivíduo possua uma temperatura corporal alta ou esteja em situações nas quais ocorre o aumento de temperatura na área, como dormir nu, por exemplo.

Além disso, a sudorese vem acompanhada de um desconforto constante, como se estivesse sempre com algo preso a região pélvica. E sim, as dores também chegam na mesma proporção.

10. Problemas de Ejaculação

Os sintomas mais claros de câncer de próstata, quando todos os demais já estavam evidentes, é quando começa afetar diretamente o desempenho sexual do homem. Inicialmente, começa com problemas de ejaculação, que demora a sair, e quando chega vem em quantidades fora do normal.

11. Impotência

impotência é um dos sintomas mais tristes do câncer de próstata

Como costuma acontecer em quadros de disfunção erétil, os problemas de ejaculação levam gradativamente a impotência sexual. E aqui começam os problemas de relacionamento em muitos casos: quando a negligência não costuma vir do lado do cara, que nega a situação como um todo, vem da parceira, que não suspeita da possibilidade e acredita ser falta de sintonia entre os dois.

Sim, jovem, isso pode realmente acontecer. Mas o que pode indicar o câncer de próstata, além desses problemas de impotência, é a combinação da mesma com as dores lombares e ósseas. Fique atento tanto a isso como o sintoma a seguir.

12. Sangue no Sêmen

De todos, combinado a hematúria, é o mais assustador. Chamado também de hematospermia, trata se da presença de sangue no esperma. E apesar de ser em menor grau comparado a urina, é suficiente para mostrar que há algo de errado com a próstata. Não chega a ser um sintoma avançado, porém um dos mais evidentes quanto a possibilidade de um tumor. Não deixe chegar a esse ponto.

Como prevenir o Câncer de Próstata

Existe toda aquela “polêmica” quanto aos exames regulares de próstata, mas fique tranquilo que não vamos entrar nela. O objetivo aqui é que você tenha consciência dos riscos e dos males que o câncer de próstata pode ocasionar a você, incluindo a morte. Você quer mesmo discutir os aspectos válidos do exame?

Enfim, essa questão não precisa ser discutida. Quando chegar a época, faça a escolha por sua própria consciência. Agora que a “bronca” está dada, vamos para algumas atitudes que podem prevenir o câncer de próstata com eficiência.

Busque uma alimentação que acabe com os radicais livres

O tomate é o seu maior aliado no combate ao câncer de próstata

Radicais livres são os responsáveis pelo crescimento desproporcional de células responsáveis pela formação de tumores. Esses radicais, como o nome sugere, circulam livres pelo organismo, porém podem ser eliminados através da ação de nutrientes específicos, adquiridos através de alguns alimentos.

Eis uma pequena lista de alimentos que você pode aproveitar para acabar com o câncer de próstata.

  • Brócolis, que pode ser alternado com outros alimentos verde escuros (espinafre, hortelã, couve mineira…). Uma vez no almoço é o bastante.
  • Chá Verde, graças a presença de flavonoides, polifenóis e catequinas. Duas vezes ao dia é o suficiente para manter o corpo livre da doença.
  • Peixes, em especial o óleo do peixe, também são excelentes fontes de nutrientes contra os radicais livres.
  • Frutas em geral, mas destaco aqui a melancia e a goiaba. Ambas possuem uma boa quantidade de licopeno, uma das principais armas contra o câncer. Se consumir na forma de suco, fica melhor ainda, pois ajuda a hidratar o corpo também.
  • E a principal fonte de combate ao câncer de próstata, e ao câncer em geral, é o tomate. Ele possui muito mais licopeno que a melancia e a goiaba, e tem uma ótima variedade de pratos nos quais utilizar. Porém, para que consiga absorver com mais eficiência, o ideal é combinar o tomate a fontes de gordura saudáveis, como o já citado óleo de peixe e azeite.

Variar bem o cardápio ajuda a proteger o seu corpo dos efeitos dos radicais livres. Mas não basta comer apenas uma vez e pronto. A dieta deve ser constante. E aqui entre nós, não é realmente algum sacrifício se cuidar nesse nível, certo?

Ah, e mais do que se alimentar com essas fontes valiosas, é cortar alimentos cancerígenos. Isto significa reduzir ou eliminar por completo fontes de gorduras hidrogenadas, como sorvetes, por exemplo, até substâncias mais específicas, como as encontradas em refrigerantes. Veja que não estamos pedindo para cortar por completo, mas reduzir a pontos que não acabem com sua saúde.

Diminuia os níveis de estresse

se prevenindo contra o câncer de próstata

Pode não parecer, mas o estresse, a níveis elevados, pode aumentar as probabilidades de câncer. Não o estresse em si,, mas a baixa imunidade, o que leva a maior ação dos organismos maléficos ao organismo. E repare como muitas vezes os casos de câncer de próstata costumam ser com homens um pouco mais ranzinzas e com chateações acumuladas ao longo dos anos.

O melhor a se fazer nesses casos, além de uma boa alimentação, é buscar meios de se distrair. Sim, aquelas velhas indicações que os leitores da Beard já estão bem acostumados a ler costumam ser bem aplicadas aqui: rir, praticar seus hobbies… E sexo com frequência, por que não?

Não tenha medo da possibilidade

não fique com medo do câncer de próstata

O câncer de próstata é uma realidade que pode atingir qualquer tipo de homem. Buscar uma vida mais saudável, livre de medicamentos e outros programas mais nocivos, reduzem e muito as chances de desenvolver um tumor, mas isso não torna nenhum homem isento.

Os exames preventivos são muito importantes para garantir a segurança de uma boa vida nos períodos adequados. Mas novamente, fazer ou não é uma escolha totalmente sua. Independente dos resultados, encare da melhor forma possível, e não apenas por você mesmo, mas pelas pessoas mais importantes à sua volta.

Gostou das dicas, jovem? Deixe nos comentários suas opiniões e dúvidas a respeito do câncer de próstata, e vamos tornar esse canal ainda mais informativo. Não deixe de honrar os pelos nessa cara, e até a próxima.

Comments

    1. Post
      Author
  1. Sergio

    Alem da informação que foi excelente, gostaria de fazer uma pergunta.
    Sou atleta de futebol de final de semana, tenho 50 anos e quando pratico esporte sinto dores na virília, umas pontadas no anu e testículo do lado esquerdo muito forte, de uns 2 anos pra ká tenho levantado a noite pra urinar e o jato está fino. Fiquei em dúvida afinal fiz ultrassom da região e aproveitei e fiz o exame de toque também, mas segundo o médico (Urologista) eu estava simplesmente com stress muscular sem problema algum com a próstata e recomendou um injeção e um medicamento para tomar em 20 dias e ficar de repouso. Mas depois de 30 dias parado sem nenhuma atividade física, uma corridinha bem vagarosa eu senti a dor novamente. Gostaria de saber se estes sintomas se meu quadro é próstata, e fiquei na dúvida do diagnostico do medico que fui.

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Sérgio, meu caro amigo, eu gostaria muito de te ajudar mas não sou médico e recomendo fortemente que você busque uma segunda opinião médica.

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Roberto, eu conversei com um oncologista para escrever esse post, não sei te dizer mas sugiro que procure um oncologista ou urologista para sanar sua dúvida.

  2. Jorge Fernando Barroso Rocha

    Muito Boa reportagem, meu jato está muito fraco, demoro para terminar de urinar, o jato no final é bem fraco e dor abdominal o que sentar. Pode me responder.

    1. Post
      Author
  3. Kaique

    Boa noite, adorei as informações estao de parabéns, alem e fazer um bem a sociedade pode nos concoentizar sobre os riscos da doenca e como podemos nos previnir.

    1. Gilmar

      Boa noite eu não intendo nada sobre essa doença mais com essas informações já deu pra te uma noção

  4. Alvaro

    Excelente o seu “alerta”! Infelizmente o preconceito por conta da necessidade de se submeter ao toque retal uma vez ao ano ainda pega muitos homens de “calças curtas”. E pensar que bastaria fazer um simples exame de sangue (dosagem do PSA – Antígeno Prostático Específico) + Toque Retal uma vez por ano para nos prevenirmos de adoecermos e até morrermos por conta de um câncer tão comum entre nós e atualmente de fácil tratamento se diagnosticado cedo, precocemente. Abraço e parabéns pelo Blog!

  5. Célio Cesar da Silva

    Excelente reportagem. Altamente instrutiva. Mas não tenham receio de falar dos exames. Desde o PSA até o toque retal. Sem preconceitos. Temos que fazer, então façamos.

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *