Mesmo depois de todas as contribuições de Isaac Newton sobre a gravitação universal, as ideias planetárias de Kepler e as propostas a respeito da gravidade feitas por Albert Einstein, alguns arriscam-se em dizer que a Terra não seria redonda, mas plana como um disco de vinil!
Tem gente que acredita que a Terra não é uma esfera achatada nos polos, e sim um disco. Que a Terra é plana. Não é analfabetismo: são pessoas que estudaram o Sistema Solar e seus planetas no colégio, mas que nos últimos anos decidiram que todo esse negócio da “bola” é uma gigantesca manipulação. Apenas 66% dos jovens de 18 a 24 anos nos Estados Unidos têm plena certeza de que vivemos em um planeta esférico (76% na faixa de 25 a 34 anos). Trata-se de um fenômeno global, também presente no Brasil, que costuma ser motivo de piada. No entanto, quando observamos os mecanismos psicológicos, sociais e culturais que levam as pessoas a se convencerem dessa gigantesca conspiração, descobrimos uma metáfora perfeita que resume os problemas mais representativos de nossa época. Embora pareça medieval, é muito atual.
Chamadas de terraplanistas, essas pessoas defendem que a forma de esfera da Terra é uma mentira sustentada principalmente pela Nasa, Agência Espacial Estadunidense. O motivo para tamanha farsa, segundo essa teoria conspiratória, seria o poder financeiro e hegemônico.
De acordo com essa visão, o planeta teria um formato de disco e seria coberto pelo firmamento em forma de domo (cúpula). O Sol e a Lua seriam muito menores do que imaginamos e fariam movimentos no espaço disponível nesse domo. A Antártida estaria nas bordas desse disco, por isso seu território seria extremamente vigiado e impossível de ser visitado em sua totalidade. Observe como seria a Terra de acordo com essa teoria terraplanista:
Como provar que a Terra é plana?
Para os seguidores dessa teoria, uma das formas de comprovar que o planeta não possui curvatura é utilizar uma câmera de vídeo com altíssima capacidade de zoom, assim, ao aproximar-se ao máximo do horizonte, seria possível verificar a superfície plana da Terra. Outra forma de comprovar essa teoria, de acordo com os terraplanistas, é observar que rios extensos, como o Nilo, correm sem sofrer declives.
Asgard
Penso comigo que estes que os terraplanistas tenham o conhecimento dos Deuses nórdicos e que o nosso planeta tenha alguma relação com Asgard.
Provas do real formato da Terra
Há mais de dois mil anos, após observar o posicionamento de estrelas, o filósofo grego Aristóteles entendeu que o único formato possível para a Terra deveria ser o circular. Em 500 a.C., os gregos, além de perceberem o posicionamento diferente das estrelas quando vistas em pontos distintos da Terra, também notaram que os navios mostravam somente o mastro quando começavam a aparecer no horizonte.
Dessa forma, essa compreensão de que a Terra é redonda decorre de observações do planeta desde tempos muito remotos. A seguir, listamos algumas simples evidências que podem comprovar o formato esférico do planeta.
1) Grandes navegações
Fernão de Magalhães, no século XVI, executou a primeira circum-navegação bem-sucedida. Ao navegar sempre na mesma direção, seu navio retornou ao ponto inicial da viagem, comprovando que o planeta é redondo.
2) Fuso horário
Os fusos horários são outra comprovação do formato circular do planeta. Caso a Terra fosse plana, o Sol deveria brilhar ao mesmo tempo para todos os habitantes. Entretanto, o que vemos é a alternância entre dia e noite para diferentes pontos no planeta.
3) Explorações espaciais
A ida do homem ao espaço, iniciada com a viagem de Yuri Gagárin, o lançamento de satélites e o movimento da Estação Espacial Internacional comprovaram por meio de inúmeras imagens o formato circular da Terra.
Essas e muitas outras evidências confirmam, portanto, que o planeta possui formato esférico e é achatado nos polos. Além disso, a Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.
4) Os gatos não jogam nada para fora da terra
Para aqueles que tiveram um mínimo de convivência com gatos, sabe que os bixanos tem essa incrível capacidade de jogar no chão os objetos em prateleiras, mesas, etc. Logo se a terra fosse plana os gatos jogariam tudo para fora dela 😀
5) O Eclipse lunar se a terra fosse plana
De acordo com a teoria terraplanista imaginei como seria o eclipse lunar caso a terra fosse plana. Recapitulando, o eclipse lunar ocorre quando a lua fica oculta na sombra projetada pela terra a partir da luz solar.
Terra chata
Para os terraplanistas, o Sol e a Lua são bolas do tamanho de cidades, o planeta é cercado por uma muralha de gelo e a gravidade… Bom, a gravidade não existe.
TP: Modelo terraplanista
VR: Vida real
1. ANTÁRTIDA
TP Para quem acredita que a Terra é plana, a Antártida é um paredão de gelo que serve de moldura para a superfície terrestre, segurando a água dos oceanos. Eles dizem que o Tratado da Antártida, de 1959, existe para esconder esse “fato”.
VR Tem quase o dobro da área do Brasil (14 milhões de m²). E o Tratado, assinado por 52 países, estabeleceu-a como território neutro, dedicado à ciência.
2. HORIZONTE
TP Se a Terra é plana, por que a nossa visão não ultrapassa o horizonte? A desculpa aí envolve a neblina e uma suposta limitação da visão humana – o que não faz sentido, já que vemos estrelas a olho nu, e a mais próxima está a 40 trilhões de km (4,3 anos-luz).
VR Alguém com 1,80 m no nível do mar só consegue enxergar a uma distância de 5 km. Dá para comprovar a curvatura da Terra pela sequência de desaparecimento de uma embarcação no horizonte: a parte que some primeiro é a popa, depois a vela.
3. GRAVIDADE
TP Não existe. Só estaríamos presos ao chão por conta de uma força misteriosa que puxa a Terra para cima a uma aceleração constante de 9,8 m/s² – a mesma da gravidade. Seria como se estivéssemos dentro de um elevador gigante, presos ao chão.
VR Existe, claro. E mais: corpos celestes são redondos justamente por causa da gravidade. A massa gera um campo que suga tudo para o centro, moldando-os como esferas.
4. LUA
TP Tem 51, 5 km e descreve sua órbita a 5 mil km do chão.
VR A Lua é só quatro vezes menor que a Terra (com 3.476 km de diâmetro) e está a 384.400 km de distância.
ECLIPSES LUNARES
TP Uma Terra plana não faria sombra. Como explicar os eclipses lunares, então? Uma hipótese diz que o céu tem um “objeto de sombra”. A Lua se esconderia quando esse objeto cortasse seu caminho.
VR São fruto da sombra da Terra projetada na Lua, claro.
5. SOL
TP Tem 51,5 km de diâmetro e fica a 5 mil km de altitude. Funciona como se fosse uma lanterna: ilumina cada porção do planeta em momentos determinados. Ou seja: quando o Sol brilha sobre sua cabeça, é dia. Quando ele está longe, é noite. Simples assim.
VR O Sol tem 1,3 milhão de km de diâmetro (108 vezes mais do que a Terra), e está 149,6 milhões de km distante.
ESTAÇÕES DO ANO
TP Em diferentes momentos do ano, o Sol terraplanista assume órbitas diferentes – se aproximando ou se afastando de cada trópico. E isso estabelece as estações do ano. O raio da trajetória é maior quando o Sol está no “anel norte” e menor quanto está no “anel sul” (veja lá embaixo).
VR Você sabe: por conta do movimento de translação e do eixo de rotação da Terra (inclinado a 23,5 graus), cada hemisfério recebe mais luz solar em determinados períodos do ano. Quando é inverno na parte do sul, é verão no Hemisfério Norte, e vice-versa.
6. MAGNETISMO
TP Alguns terraplanistas defendem que o centro da Terra plana (o Polo Norte) abriga uma montanha magnética que seria a responsável por atrair as agulhas das bússolas. E mais do que isso: para manter o Sol, a Lua e as estrelas em volta do “disco planetário”.
VR Os polos magnéticos estão próximos aos polos geográficos. No centro da Terra, onde as temperaturas podem chegar a 6.000 ºC, existe ferro e níquel em estado líquido. Esse fluido, em constante movimento, gera as correntes elétricas responsáveis pelo campo magnético.
7. ATMOSFERA
TP Os terraplanistas a chamam de atmosplana ou atmocamada – note que “atmosfera” faz referência a um formato esférico, coisa que eles abominam.
VR A camada de gases que envolve nosso planeta fica presa aqui por conta da gravidade, outro conceito que os terraplanistas não curtem.
DOMO
TP É o que nos isola do resto do Universo (seja lá o que exista além da Terra plana).
VR Não existe.
8. MONTANHAS E VULCÕES
TP Abaixo da crosta, haveria uma pressão agindo na Terra plana, resultado da aceleração que ela sofreria para simular a gravidade. Tal movimento teria criado um vasto oceano de magma no manto terrestre, o que justificaria os vulcões.
VR O interior do planeta é instável. Os vulcões e o movimento das massas continentais são os resultados mais notórios desse fato.
A. ATLAS
O mapa-múndi terraplanista usa a projeção azimutal, igual à do símbolo da ONU
B. ESTRELAS
TP Estrelas seriam basicamente lâmpadas de LED: fontes luminosas a poucos milhares de km da Terra.
C. EQUADOR
TP Esta região seria mais quente que a dos polos por estar diretamente abaixo do mini-Sol.
Como surgiu essa tal de terra plana
Bom, para negar a circunferência da Terra, Rowbotham começou negando Eratóstenes. Criou um modelo teórico em que o Sol não é grande nem está longe – seria uma bola de fogo alguns quilômetros acima das nossas cabeças. Isso permitia, segundo suas contas, que a Terra fosse plana.
Rowbotham não teve tempo de cumprir o legado messiânico que sua última obra criaria, já que morreu três anos depois da publicação de seu livro. Mas a semente estava plantada. Nomes como Wilbur Glenn Voliva, Samuel Shenton e Charles K. Johnson – esses dois últimos, fundadores da Sociedade da Terra Plana (Flat Earth Society) – , deram sequência aos estudos do mestre, espalhando a palavra “ terraplanista” (flat earther) nos Estados Unidos da metade do século 20. Rachas internos deixaram a Sociedade da Terra Plana de molho por umas boas décadas. Em 2009, porém, ela ressurgiu das cinzas e voltou a receber novos membros – e agora faz mais barulho do que nunca.
Parte dessa nova onda terraplanista passa pelo nome de um novo guru, Eric Dubay. Ele é o fundador-presidente da Sociedade Internacional de Pesquisa sobre a Terra Plana e se define como “um americano de 35 anos que vive na Tailândia, onde ensina ioga meio período e divulga a nova ordem mundial em tempo integral”. Entre textões conspiracionistas sobre maçonaria e os Illuminatis, Eric destaca-se pelo trabalho hercúleo de conseguir traduções em 18 idiomas (incluindo árabe, lituano e letoniano) para sua obra seminal 200 Provas de que a Terra não é uma Bola Giratória – transformada, também, em um vídeo de mais de duas horas de duração para seu canal no YouTube.
No Brasil, um dos terraplanistas mais proeminentes é Jota Marthins, dono do Sem Hipocrisia, um canal do YouTube dedicado ao terraplanismo e outras teorias conspiratórias. O objetivo de Marthins é revelar “a farsa da bola molhada giratória”, forma como costuma se referir ao modelo vigente. O paulistano conta com mais de 50 mil inscritos e já obteve mais de 11 milhões de visualizações em seus vídeos – por essas, ganhou o apelido de “Rowbotham brasileiro”.
Sua maior obra, no entanto, é outra: o livro O Universo que não te Apresentaram – Expondo a Maior Mentira da Humanidade, publicação independente comercializada a R$ 70. Caro? Para ele, não: “Em um mundo onde pessoas pagam R$ 350 em obras de ficção científica como as de Carl Sagan, fica difícil calcular o valor para um livro que expõe a verdade”, diz.
As “verdades” reivindicadas pelos terraplanistas se resumem a tentativas de refutar conceitos provados e comprovados por mais de 2 mil anos de ciência. Mas isso não é necessariamente um problema. Para tudo que você quiser questionar, sempre haverá resposta. Por exemplo: a gravitação impede que corpos celestes com uma massa razoável, como a Terra, tenham forma de pizza. Se você pegar uma impressora 3D do tamanho de Júpiter e imprimir uma Terra plana, a gravidade vai puxar as bordas da estrutura para o centro e aglutinar tudo. E em pouco tempo você terá uma Terra redonda, tal qual esta aqui. Se o nosso planeta é plano, então, por que é que ele não colapsa à mercê da gravidade? Fácil. Para os terraplanistas a gravidade não existe. Uma das teorias deles é que a gente só fica preso ao chão porque a Terra acelera espaço adentro, como um elevador gigante, e isso criaria a sensação de gravidade.
Outro enigma da Terra plana é o continente antártico. O Polo Sul do globo, em sua versão amassada, assumiria uma configuração peculiar. Mais do que o controle do nível dos mares, o murão também delimitaria até onde a curiosidade humana tem o direito de se estender. Os segredos que estão fora dessa prisão de segurança máxima ficam a cargo de forças militares internacionais, que estariam resguardando as águas da região, prontos para conter a investida de espertinhos.
Mas o que exatamente impediria alguém com espírito aventureiro de se libertar dessas amarras e matar a maior charada da humanidade por si só? “Esse é um movimento de quem nunca saiu da cadeira, não tirou o pijama”, diz Amyr Klink, velejador brasileiro que viaja para a Antártida todo ano, há pelo menos 30 anos. Segundo o capitão (e toda a ciência já produzida), nada de parede de gelo com altura de prédio de 15 andares ou exércitos garantidores da ordem mundial no continente gelado. “Não sei por que ainda damos ouvidos a um discurso tão equivocado.”
Calma, Amyr. A nós também não damos ouvidos. Mas mostrar como os terraplanistas imaginam o planeta serve não só como exercício de fantasia, mas também para ilustrar como funcionam certos conceitos básicos da ciência, a começar pela física newtoniana.
Mesmo assim, diga-se, há terraplanistas que sonham em usar a ciência a seu favor, e ver se um dia conseguirão provar a quadratura do círculo com métodos consagrados. É o caso de B.o.B., rapper americano e membro honorário da Sociedade da Terra Plana. Ele resolveu se mexer e lançou o projeto de financiamento coletivo “Mostre a curvatura para o B.o.B.”, que estabeleceu a meta ousada de juntar US$ 1 milhão para a compra de satélites e balões atmosféricos, a serem utilizados em estudos terraplanistas. Até o meio de outubro, a campanha havia arrecadado apenas US$ 6 mil. Bom sinal.
Terra plana e as Leis de Newton
A vida numa Terra plana, de acordo com a física newtoniana, seria um perrengue.
Este mundo, e todos os outros, são redondos porque a gravidade os fez assim. Mas como seria se a Terra fosse plana e também obedecesse às leis de Isaac Newton? Veja.
1. O formato de disco faria a gravidade atuar de maneira não uniforme. Em uma Terra plana, quanto mais você andasse em direção às bordas, mais a gravidade puxaria você de volta ao centro.
2. Caminhar até as bordas, então, seria como escalar uma montanha que vai ficando mais íngreme.
3. Os prédios teriam de ser cada vez mais inclinados para ir compensando essa influência. Perto da borda, você teria de se segurar para não entrar em queda livre.
4. Ufa. Se você atravessasse a borda, seus problemas acabariam. Na “lateral” da Terra plana, o puxão gravitacional voltaria a ser o de sempre: no sentido do solo.
Negar o formato esférico da Terra é o caso mais extremo de um fenômeno que define esta época: desconfiar dos dados, enaltecer a subjetividade, rejeitar o que nos contradiz e acreditar em falsidades. O YouTube parece ser a amálgama da comunidade da Terra Plana.
Então meu amigo como pode ver eu não creio que a terra seja plana mas o livre arbítrio é o que faz a humanidade bela e engraçada.
Comments
Só no Brasil já são 11 milhões alguma coisa errada tem nesse sistema educacional maçonico para tanta pessoas desistir desses agumentos, por exemplo se planeta gira tão rápido como é mostrados nos livros porque não temos nehuma sensação disso nem fisicamente e nem visualmente. Bem pela fisica se a gente aponta por exemplo um canhão para cima na vertical e dispara, se bola cair bem longe do canhão é uma prova verdadeira pelo movimento rápido que a Terra faz.
só que na pratica não acontece isso, é perigoso a bola cair em cima do canhão, se isso acontece porque a terra não teria nenhum movimento como é afirmado nos livros, então é como a globo diz nos seus jargões noticia Fack
Se são 11 milhões de Terra planinista isso significa que são 11 a menos de Globalistas
E maioria deles podem ter estudado ser conhecido das escolas ou universidades, então esse argumento que é por falta de estudo, ou ignorância é noticia Fake também
Sou formado em eletrônica e programção de softwarea, se eu ver que uma coisa não tem lógica e não pode ser comprovado fora dos livros casco fora mesmo
Vamos pensar numa hipotese hipotética e isso não é uma afirmação, se as fotos da NASA forem falsas ou fotoshop isso quer dizer que todo mundo foi enganado, e pior de tudo, roubados, porque a maioria dos livros escolares é uma nota violenta e muita gente rala muito pra conseguir esses materiais escolares, para todos nós sermos feitos de trouxas, e fora o preço das mensalidades dinheiro não cai do céu pra muitos, esse pessoal restituiria a todos essa perda material, eu imagino que não
Na lógica pra se sentirem tão ofendidos a ponto de todas as midias juntarem para defender, humilhar, gozar, fazer pré julgamentos, e saber do estado psiquico da pessoa, sem nunca terem os vistos etc, mostram ser muito pequenos em trodos os sentidos, esse sistema alguma coisa errada tem, porque o sistema nunca foi a favor do povo isso qualquer livro escolar mostra, isso só pode medo ou desepero afinal são 11000 milhões de Brasileiros e não para de crescere isso não é pouca gente e eles sabem disso.
E sabem que o demiurgo maçonico o tal do arquiteto G que tudo acha que vê e tudo pode, ele tem o pé de barro e queijo de vidro, quanto maior o gigante maior é o tombo existe matrix sim e o sistema criado pelos maconicos que limita a todos, através da midia, da educação, da politica, da religião
Todos astronautas, todos os grandões é na maioria da maçonaria, todos os chefes das maiores religiões cristãos são da maçonaria, só um exemplo o fundador da seita testemunha de jeová.
Olha só para vocês verem a explicação exemplar usado por alguns do porque o planeta Terra girando naquela rapidez como é de conhecimento da maioria a agua do mar e dos rios não sumirem no espaço
Estes guias educacionais pegam um balde de água cheia giram em torno da cabeça e não cai nenhum pingo de água no chão
Só que fico pensando, será que não é por causa da agua estar contida dentro do balde e pela velocidade por isso ela não cai, mais ai fico pensando também, o globo não tem balde para agua segurar essa agua rodando naquela velocidade e no próprio eixo
E tal gravidade é um negócio muito sem sentido que dizer que prende todos aqui e até o mar no planeta bola mais não consegue segurar um balão
Isso para mim tem outro nome lei da densidade
Pra mim pelo menos a maioria destas duvidas pode ser repondida através eletridade e nas suas leis básicas, como no magnetismo por exemplo
fica só nas leis de kepler, e desdes maçonicos para verem,
nem sempre a maioria pelo que conta os livros de história são que tem a razão plena, ou verdadeira, quem sempre rala na mão desse pesoal é povo
agora sei porque alguns estão bem revoltados eu também estaria é que sabendo que foram tapedos, enganados e gastaram e gastam uma nota violenta nessas escolas e universidades para aprender desde de criança com livros de ficçoes dizendo que o planeta é um globo, sem nunca questionar nada, fazer o que engolir a seco não dá, então tentar recuperar de alguma forma, ai junta em bando de defensores pra tentar justificar o injusticável, na teoria prática é outra, ninguém observa isso no seu dia dia fora dos livros de ficções, ou ficar fazendo continhas.
Alguém já sentiu o planeta rodando na velocidade que era pra rodar e não ficar tonto, o cabelo todo bagunçado, porque basta a pessoa dar um giro naquele brinquedo gira gira que vai ficar desnorteado
Muito simples saber se o planeta gira, da um tiro de canhão para cima na vertical e ve onde cai, se cai cair em cima do canhão não tem nada rodando
Alguém já viu a face oculta da lua ou de outro planeta usando telecópio, como vocês podem provar que tem um formatos de esfera e não apenas um circulo plano ou uma manchinha mesmo?
só vê uma manchinha redonda no caso dos planetas, agora em alta resolução e perfeita só a tal NASA a toda poderosa que tem marte, plutão, venus, saturno,urano… , interesante monopólio das informações, todos os outros telecópios só manchinhas que não tem resolução nehuma, comparada com a da tal da NASA
Eu sei que existe muita coisa seria na fisica, e a eletricidade é uma se não dizer a mais a mais importante
Agora essa tal de gravidade querer substituir a densidade é complicado, vai explicar isso para um balão de ar
Porque nas escolas não ensinam quase nada ou nada de Nikola Tesla ?
Porque se ensinassem as pessoas saberiam que as ondas de rádios refletem na atmosfera e não fora dela, unica coisa que essas antena parabolicas recebem são sinais refletidos daqui de dentro da terra desse monte de antenas espalhados por ai e não fora dela.
e unica coisa que vocês vão ver no céu é aqueles balões transparentes de telecomunicações, a proprio google é cheio de soltar estes balões pra jogar sinal de 4G nos pontos mais dificeis de recepção, hora porque balão então se tem um monte de satelites fora da Terra e a NASA já dando desculpas que vai usar balões de ar tambéms se já que não esta usando , porque não querem usar satelites?
Porque sabem que nunca vão conseguir colocar uma latinha refletora fora da órbita da Terra
Se existisse esse monte satelites orbitando a Terra já pasariam da casa dos 10000, mais ninguém nunca viu um sequer nem pasando de frente da lua, e a NASA toda poderosa éa unica que tem foto mostrando, cade o resto, era pra estar cheio de satelites naquela foto,
é sistema maconico globalizado do demiurgo ou outro nome fantasioso que eles queiram dar acha que engana a todos
Diploma não é certidão de inteligência para muitos não, tem gente que se esforça e rala pra conseguir aprender, mais tem uns que ganha tudo de mão beijada e se acha o doutor, o ser suplemo e somente eles tem a verdade
girar um balde com agua dentro em volta da cabeça, pra tentar explicar porque as aguas do planeta globo não sai voando, só na cabeça dessa destes teoricos é que funciona, porque a agua está dentro do balde e contida dento dela e não fora como no caso do globo não teria nada para segurar kk
verdade mão tem meio termo ou é ou não é, e até aquele nunca teve oportunidade de estudar vai saber, não vai ficar só na teoria não
Só mais um detalhe só aqui no Brasil são 11 milhões de pessoas que não são mais globalistas mais são terra planistas, e isso o sitema não consegue digerir, de maneira alguma e maioria deles podem ter estudado com vocês, então não é falta de estudo, como uma Hienas gostam de afirmar.
Quando for abrir a boca pra ficar esculachando a todos que pensam diferente pensa nisso, larga mão de ser mai um maria vai com as outras
Author
E a terra continua girando e não me convenceu do contrario 😀