Tomar BCAA antes ou depois do treino? Qual o melhor horário?

Tomar BCAA antes ou depois do treino

Tomar BCAA antes ou depois do treino é uma questão que pode estar tirando o sono de muitos praticantes de Musculação / CrossFit entre várias outras modalidades.

Isso porque ainda não existem estudos específicos relacionando o consumo de BCAA com o melhor horário (pré-treino ou pós-treino) para se tomar.

O BCAA – Branched Chain Amino Acids– é um dos suplementos mais utilizados por atletas, justamente por conter em sua composição 3 importantes aminoácidos, que são: isoleucinavalina e leucina.

beneficios bcaa

Quando associados, esses três elementos aumentam consideravelmente a performance muscular, protegendo-os para suportar cargas maiores.

A ciência já descobriu os benefícios que essa substância oferece em termos energéticos e a níveis anabólicos, especialmente antes e depois de um treino físico de alta intensidade.

Continue lendo o post de hoje para descobrir as vantagens de tomar BCAA antes ou depois do treino e escolha a opção que mais se adequada à sua realidade. Aproveite as dicas!

Tomar BCAA antes ou depois do treino: Anabolismo versus Catabolismo

Antes de verificarmos o que diz a ciência moderna sobre o uso de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA, vamos entender como ele contribui para o processo de hipertrofia muscular.

Nosso organismo possui dois processos inversos que são os responsáveis pelo crescimento ou redução muscular. O anabolismo e o catabolismo.

O anabolismo é a parte do metabolismo que constrói. Ou seja, durante o anabolismo muscular, acontecem processos de crescimento de massa muscular, manutenção e regeneração de tecidos.

A alimentação correta que contempla vários nutrientes, noites de sono de qualidade e treinos dentro do padrão adequado, são processos anabólicos.

O catabolismo é exatamente o contrário. Durante esse processo, existe a quebra das proteínas para que se gere energia no corpo. É o que acontece quando você treina pesado em jejum ou sem se alimentar direito, por exemplo.

E onde o BCAA entra nesse processo?

Ora, o BCAA está no topo da lista de suplementos anti-catabólicos. Ou seja, ao consumi-lo, você está oferecendo ao seu corpo uma absorção rápida de energia, pois ele estimula a síntese de novas proteínas.

E os resultados são os melhores possíveis:

  • Reduz a dor muscular causada pelos exercícios mais intensos;
  • Estimula a produção de insulina, que atua ativamente no transporte de nutrientes para a célula. (Ajuda a repor rapidamente os nutrientes que você perdeu nos treinos mais intensos);
  • Adia o surgimento de fadiga muscular e permite a realização de sessões mais longas e intensas;
  • É perfeito para quem está buscando emagrecer, mas sem perdas de massa magra;
  • Tem influência para amenizar as crises de apetite, auxiliando assim também para o emagrecimento;
  • Auxilia na proteólise, melhorando ainda mais a dispersão de proteínas no organismo.

Entre outros benefícios.

Tomar BCAA antes ou depois do treino: Benefícios do suplemento em ambos os casos

Como falamos lá em cima, a ciência moderna descobriu os benefícios de se tomar BCAA antes ou depois do treino, porém não realizou estudos conclusivos para determinar qual dos dois traria melhores resultados.

Em cada caso, a ingestão da fórmula causará diferentes resultados, que serão apresentados a seguir.

#Tomando BCAA antes do treino

Durante o treinamento, seu corpo libera o cortisol no sangue – hormônio do estresse – resultado do exercício físico. Esse hormônio por sua vez promove o catabolismo e torna mais difícil o ganho de massa muscular.

Portanto, ao ingerir sua dose de BCAA antes do treino, você irá ajudar seu corpo a regular os níveis desse hormônio, promovendo o equilíbrio entre catabolismo e anabolismo.

Além disso, o BCAA evita o aparecimento da fadiga e minimiza os efeitos da dor muscular tardia.

É válido ressaltar que pela manhã, seu corpo possui menos reserva de energia. Se você treina nesse período, a ingestão de BCAA significa uma suplementação necessária com aminoácidos de absorção rápida.

#Tomando BCAA depois do treino

Após várias séries intensas de exercício muscular, seu corpo agora cansado necessitará de uma reposição de nutrientes de emergência.

O BCAA se apresenta como uma ótima opção já que o pós-treino possui uma espécie de “janela de absorção”. A janela de absorção um curto espaço de tempo onde a entrada de nutrientes no organismo é facilitada.

Com essa janela aberta e um suplemento como o BCAA, seus músculos podem se recuperar mais rapidamente, repondo as perdas nutricionais e diminuindo as dores provenientes dos exercícios intensos.

Isso até torna possível exercitar-se novamente em menos tempo do que se você não ingerir a dose de BCAA pós-treino.

O que você sempre deve levar em conta

ganho de massa bcaa

Dados os benefícios comprovados pelo uso de BCAA, o mais recomendado é que se tome uma dose de 6 a 10 gramas antes e outra depois do treino.

Assim, seu organismo se prepara para um treino de alta performance sem leva-lo à exaustão e após esse feito, o suplemento ainda atua na recuperação de seus músculos e na promoção da hipertrofia muscular.

Claro que, essa indicação é válida para quem não tem nenhuma restrição a esse consumo, como gestantes, nutrizes, doentes crônicos, e outros.

Para quem precisa optar por uma dose ou outra é importante analisar todas as variáveis (como o horário em que você treina, por exemplo) para escolher o que trará melhores resultados para você.

Acrescentamos ainda que, se precisar optar por um ou outro horário e seu treino não acontece em jejum (ou cedo da manhã), a opção de consumir ao final dos exercícios facilitará na reposição de seus nutrientes rapidamente.

Situação típica que corresponde a reposição que vai precisar urgentemente após um treino muito intenso, por exemplo.

Onde comprar BCAA?

O BCAA é um suplemento mundialmente conhecido. Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Gostou das dicas? Entendeu tudo sobre tomar BCAA antes ou depois do treino? Conte para nós como você toma BCAA e compartilhe conosco como tem sido sua performance no treino e pós-treino!

Fonte: Dicas de Treino


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *