O que é BCAA? Para que serve, Benefícios e Como Tomar

exercicios com bcaa

Que os suplementos esportivos nas suas mais diversas variedades auxiliam no ganho de massa muscular não há dúvidas, mas nem só de proteínas vivem os atletas e frequentadores assíduos da academia.

Por isso o BCAA (Branch Chain Amino Acidsou em tradução para o português aminoácidos de cadeia ramificada ,tem sido um suplemento muito utilizado.

Este suplemento se faz necessário em casos de exercícios muito intensos e de longa duração (além de 60 minutos), portanto para aqueles que fazem exercícios mais leves e com menos tempo de duração não há justificativa para consumi-lo.

Para praticantes de atividades físicas menos intensas, a alimentação é o suficiente, pois os BCAAs se encontram em alimentos como carnes, ovos, leite e derivados, castanhas, amendoim, ervilha, feijão, etc.

BCAA pra que serve?

O suplemento BCAA é composto por 3 aminoácidos essenciais que são a leucina, isoleucina e valina e sua ação é importante para a recuperação muscular e também para evitar a fadiga, mas é preciso fazer um uso adequado do suplemento.

Neste post esclareceremos  para que serve o BCAA, como tomar e quais seus benefícios, por isso continue a leitura para entender melhor!

Esclarecendo sobre Aminoácidos Essenciais

Primeiramente é importante esclarecer que existem nove aminoácidos essenciais, estes são adquiridos pela alimentação, pois o organismo não consegue sintetizá-los sem a presença de alguns nutrientes.

Eles são:

  • Histidina
  • Lisina
  • Metionina
  • Valina
  • Leucina
  • Isoleucina
  • Triptofano
  • Treonina
  • Fenilalanina

As proteínas são quebradas em aminoácidos durante a digestão e estes formam cadeias polipeptídicas que se combinarão para iniciar a síntese de vários tipos de proteínas.

Para que ocorra a síntese proteica é necessário a presença dos aminoácidos essenciais (vem dos alimentos) e não essenciais (organismo produz).

O que é BCAA?

O BCAA é um conjunto de três aminoácidos essenciais, valina, leucina e isoleucina.

Pode ser obtido pela alimentação e por suplementação.

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), constituem 35% dos aminoácidos essenciais nas proteínas musculares.

Para que serve o BCAA?

O BCAA para quem tem necessidade devido a intensidade e longa duração diminui a concentração do ácido lático (que causa dor e fadiga muscular) e isso reduz a fadiga física nos treinos e provas.

Em competições longas quando não há ingestão adequada de carboidratos pré treino, o BCAA serve também para promover energia quando os estoques de glicogênio muscular acabam

Tomar BCAA contribui também para evitar o cansaço mental, ajudando na concentração durante os exercícios, além de contribuir para melhorar a imunidade que fica comprometida em pessoas que fazem atividades de alta intensidade.

O BCAA melhora a síntese de insulina, hormônio anabólico que favorece a absorção dos aminoácidos.

Quais os Benefícios do Suplemento BCAA?

bcaa pre treino
  • Favorece o ganho de massa muscular
  • Evita fadiga do sistema nervoso central nos treinos de longa duração
  • Evita cansaço muscular durante exercícios
  • Favorece a recuperação de lesões musculares pós treino
  • Melhora a reparação das fibras musculares pós treino
  • Evita a perda de massa muscular
  • Favorece mais energia nos treinos e provas

Estudos com BCAA

Estudo realizado com 2 grupos de fisiculturistas onde 1 grupo consumiu shake de proteínas junto com BCAA e o outro grupo consumiu com placebo, tiveram resultados onde o grupo de fisiculturistas que consumiu o shake com BCAA teve  melhor performance do que os atletas que não consumiram o suplemento.

Em 2009, estudos comprovaram que tomar BCAA no pré ou pós treino melhora e acelera a recuperação muscular e também favorece a resposta imune após exercícios extenuantes.

Para quem é Indicado?

Para começar a tomar BCAA, primeiramente é preciso saber da real necessidade, por isso é aconselhável procurar um profissional habilitado.

A indicação deve partir sempre devido a insuficiência da demanda de nutrientes versus a duração e intensidade dos treinos, portanto será indicado para atletas profissionais e amadores, fisiculturistas e praticantes de treinos intensos.

Poderá ser indicado também em alguns casos específicos para tratar pacientes com encefalopatia hepática e degeneração espinocerebelar.

Quem não deve tomar?

As gestantes, lactantes, crianças e idosos só poderão fazer uso do suplemento quando o médico indicar.

Não deverão fazer uso do suplemento pacientes com mal de Parkinson, ou que usem o medicamento Levodopa, corticosteroides, diazoxida, medicamentos para diabetes e pacientes que fazem tratamento para tireoide, pois poderá ocorrer interação medicamentosa.

Como tomar BCAA?

bcaa

O suplemento BCAA é comercializado na forma líquida, cápsulas ou injetável, mas a indicação adequada para cada pessoa de acordo com as necessidades deve ser orientada por um nutricionista, é isso que recomendamos.

De maneira geral as indicações são:

Em pó a indicação é de 0,2 0g/kg de peso em 200 ml de água, antes e após o treino.

A versão em cápsulas tem 1g, sendo indicadas 4 ao dia.

A forma injetável é aplicada via intramuscular, geralmente a indicação é de 10 ml.

Na versão líquida, a dosagem é de acordo com o peso de cada um.

É importante não exceder a dose indicada pelo nutricionista ou médico.

BCAA pó, líquido, cápsulas e injetável

Em Pó

Mais concentrado e econômico, porém tem baixa solubildade, não é prático e não tem sabor agradável.

Líquido

É prático, tem rápida absorção, mas não há garantias quanto a concentração do aminoácido, há o risco de perder a qualidade se ficar muito tempo exposto.

Cápsula

É muito prático, mas devido aos excipientes adicionados para dar volume, pode perder a qualidade, custa mais caro que as outras versões

Injetável

Aplicação intramuscular é feita semanalmente, exigindo habilidade em quem vai aplicar, por ser injetável é rapidamente absorvido.

Qual o melhor horário para tomar?

No pré treino o BCAA melhora a performance, evita a fadiga física e mental durante o exercício e no pós treino, favorece a recuperação muscular, evita o catabolismo e perda da massa muscular.

Este suplemento pode ser utilizado antes e depois do treino, pois suas funções favorecem os dois períodos, porém quem deve estabelecer o melhor momento é o nutricionista ou médico.O importante é não exceder as doses indicadas pelos profissionais.

Se liga aqui nos melhores horários para tomar o BCAA.

Perguntas e Respostas

beneficios bcaa

Melhora os resultados se tomar com outros suplementos?

Sim. Especialmente com termogênicos, glutamina,creatina e arginina, há melhoras significarivas.

O BCAA pode prejudicar os rins?

Qualquer suplemento quando ingerido em excesso pode ter efeitos colaterais indesejados, no caso do BCAA há menor probabilidade pois provém de fontes conhecidas pelo organismo humano, porém as doses devem ser respeitadas.

BCAA engorda?

Não. Os BCAAs  não contém calorias, não tem carboidratos, nem gorduras, são substâncias que participam da síntese proteíca juntamente com outros aminoácidos.

BCAA emagrece?

Não engorda e nem emagrece, pode ajudar como um coadjuvante porque melhora a performance física e favorece aumentar o tempo de exercícios e consequentemente a queima de calorias, mas para perder peso é preciso ter também uma alimentação balanceada e verificar fatores genéticos e hormonais e outros.

BCAA aumenta somente a massa magra?

O BCAA juntamente com outros aminoácidos essenciais e não essenciais ajudam a síntese proteica e consequentemente o ganho de massa magra.

No caso específico o BCAA atua para melhorar a performance física e também na recuperação muscular. Ganhar massa muscular depende principalmente do treino e alimentação equilibrada, os suplementos ajudam, mas não agem sozinhos.

É preciso ciclar o suplemento para não trazer efeitos colaterais?

Não, porque o corpo metaboliza o aminoácido para formação natural de uma proteína.

Onde comprar?

O BCAA pode ser encontrado em lojas físicas, farmácias e lojas online.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Finalizando…

O BCAA é um suplemento importante para evitar a perda de massa muscular, para ajudar a recuperar a musculatura e para melhorar a performance nos treinos e provas, porém deve ser consumido apenas em casos de necessidade por aqueles que praticam treinos extenuantes e de longa duração.

Fonte: Dicas de Treino


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *