Aprenda a fazer um Bigode Mexicano de respeito

Se você viu o nosso post sobre bigodes, vai perceber que uma das tendências esperadas para ele se concretizaram. O bigode mexicano deixou de ser um visual postiço de festinhas e se torna um estilo aceitável pelo grande público. E longe de ser uma tendência ruim, ele de fato se tornou algo viável para seus usuários. Tanto que vamos te ensinar como fazê-lo.

Fazer um bigode mexicano é um tanto desafiador no começo, já que ele é mais detalhado do que se imagina. Mas com as dicas certas, você pode manter um visual top e de quebra mostrar um pouco mais do que os bigodes são capazes. Mas nada de sombrero, a menos que você vá para alguma festa a fantasia.

Mas antes, um pouquinho de cultura.

A Figura Emblemática do Bigode Mexicano

Veja só como Giba já ficou foda com o Bigode Mexicano

Tem quem chame de Bigode Mexicano, tem quem chame só de bigode volteado. Muita gente associa esse estilo aos mexicanos justamente pela sua cultura, e fama porque não, dos bigodes mais estilizados. Isso vai desde as figuras existentes filmes, o faroeste americano é cheio dessas referências clichês, até a Lutcha Libre com seus personagens cheios de carisma e bigodes bem feitos.

Ah, e cabe lembrar uma coisa bem importante. Apesar de ter falado ali em cima que os bigodes mexicanos costumam ser aqueles mais volteados, os estilo que nossos “hermanos” conseguem fazer vão muito além. É só olhar figuras como Daniel Trejo ou Daniel Bichir – são exemplos excelentes sobre como os bigodes desses caras podem ser muito estilosos.

Sabendo desses detalhes, estilizar o bigode para deixar próximo aos camaradas mexicanos é bem simples. Mas só para facilitar o entendimento e não fazer confusão na hora de escolher o seu visual.

O Bigode Volteado – É um bigode mais curto, com aquela voltinha nas pontas que combinam inesperadamente bem com um sombrero. Não chega a ser tão chamativo, mas ainda assim é bem estiloso pelas suas características específicas.

hulk hogan tem um bigode mexicano muito irado

O Bigode quase Cavanhaque – Sabe aqueles estilos popularizados por Danny Trejo, Hulk Hogan e mais uns caras? É dele que estamos falando. É um bigode um pouco mais volumoso que o citado acima, que vai até as linhas da mandíbula. A diferença de um cavanhaque é que o restante da barba dessa região não é mantido, o que torna um visual bem interessante principalmente para os barbudos mais parrudos.

O Bigodão Clássico – Trata-se daquele bigodão enorme, que fica bem alinhado nos lábios, mas tem um volume bem maior que o normal. Não chega a ser o mesmo do blog, mas ainda assim é enorme.É uma boa ideia para quem tem pelos faciais mais chamativos.

Bigode Mexicano – Como Fazer

Mesmo que existam algumas variações de estilos de bigodes mexicanos, isso não quer dizer que não podemos fazer um passo a passo que contemple todas as opções. E vamos mostrar como você pode moldar esses estilos. Mas logo de cara, já avisamos para você…

Passo #1 – Paciência

O bigode mexicano precisa de paciência, e mais ainda de cuidados

Se uma barba já pede por um período específico de crescimento para ser modelada de acordo, o bigode precisa de mais tempo ainda. Isso não quer dizer que ele cresce num ritmo diferente do restante do visual, mas para que você consiga deixar no jeito que deseja, o volume precisa estar no tamanho certo.

Portanto, respeite o crescimento da barba entre 4 e 6 semanas para modelar o seu bigode. Se você achar melhor, apare todo o restante da barba, ou raspe tudo mesmo, e deixe apenas o bigode em crescimento. Escolhendo o estilo com antecedência, vai ficar bem mais fácil de aparar depois no estilo que deseja.

Passo #2 – Definindo o Estilo

Danny Trejo é uma das definições de estilo com o Bigode Mexicano

Esse pode ser o primeiro passo também, fica a seu critério. Escolher o tipo de bigode mexicano vai facilitar a forma de crescer, aparar e até estimular os pelos faciais. Se você optar pelo quase cavanhaque, tenha cuidado com essa área; para o bigodinho mais volteado, vá aparando aos poucos; e para o bigodão, siga o passo anterior à risca.

E agora vem o momento de maior cuidado.

Passo #3 – Começando a Aparação

Depois que seu bigode crescer a um ponto favorável para a aparação, é hora de começar a aparação. Aqui você vai precisar de uma boa tesoura, um máquina de barbear automática, e/ou navalha, para que o processo seja sossegado.

Você não precisa usar todas as ferramentas. Dependendo do estilo escolhido, uma ou duas delas serão necessárias. Por exemplo, para o bigode volteado, o ideal é usar tanto a navalha como a tesoura. Já para o bigode puxado para o cavanhaque, o barbeador e a tesoura são mais adequados.

É possível fazer essa aparação tranquilamente enquanto a barba cresce. A coisa pega de vez mesmo quando começar a estilização.

Passo #4 – Estilização

O Bigode Mexicano pode ser muito bem estilizado

Tenha em mãos um pente para barba, qualquer um deles. Aos poucos, vá penteando até deixar do formato que deseja, e com as ferramentas separadas para cada estilo, vá formando o seu visual. Os desenhos de cada um dos estilos podem ser vistos acima, mas vamos dar umas dicas para que não fique muito fora do resultado final.

Bigode Volteado – Cuidado na hora de aparar com a tesoura e a navalha, não apenas para manter o desenho, como para não machucar essa região próxima a boca, cuja pele é mais sensível. Depois de deixá-lo no tamanho certo, penteie devagar, e modele com a cera para bigode.

Quase cavanhaque – Não se esqueça de tirar todo o restante do visual com o aparador elétrico ou a navalha. Esse é um estilo mais fácil de modelar, então defina nas “bordas” da barba como você vai querer o desenho, tirando com a navalha, e diminua o volume com a tesoura. Finalize com um balm para barba.

Bigodão – A estilização começa antes, com um bom estímulo no crescimento da barba. Se for possível, deixe mais duas semanas depois do tempo normal de crescimento, e apare o excesso com uma tesoura, até ficar em um volume que não atrapalhe sua alimentação.

Passo #5 – Manutenção e cuidados regulares

Daniel Bichir gosta de mostrar como é o Bigode Mexicano moderno

Se você seguiu os cuidados corretamente, uma boa dica, além de manter a limpeza e higienização regulares, é procurar o barbeiro de tempos em tempos para ele ajudá-lo na aparação do visual. Você vai ver como ela faz diferença na hora de manter o seu visual top. Se você não sentir confiança no processo, já pode ir direto com ele.

E não se acanhe, jovem! Mostre para nós como ficou o seu bigode mexicano! Sabemos que é um visual muito para ser ignorado. Se inspirar nos hermanos pode até trazer mais vantagens do que imagine – pense na beleza única que você vai conseguir se deixar um bigode bem aparado. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *