em ,

Noivos de barba: fique por dentro dessa tendência!

O casamento é um momento muito importante na vida dos homens que ficam noivos e é claro que todos procuram estar da melhor forma possível para esse dia. Exibir a melhor roupa, o melhor corte de cabelo, a melhor festa etc. Tudo isso já deve estar na lista de coisas para organizar, não é? Mas e sua barba, também está nessa lista?

1. Noivo de barba não é tabu

Há algum tempo, noivos de barba eram um grande tabu, formatando todos os noivos a seus rostos limpos de todo e qualquer pelo. No entanto, hoje em dia isso já não acontece mais. É tudo questão de estilo.Pensando nisso, no post de hoje abordaremos dicas de estilos de barba para você usar neste dia, além de mostrar como cuidar e manter um bom visual para o dia do casamento. Veja também como fazer crescer a barba para a cerimônia, entre outras dicas. Acompanhe agora e descubra a melhor opção para você!

2. Noivos com ou sem barba?

52393123_xxl-w700

Agora nos deparamos com aquele velho dilema: comparecer ao casamento com ou sem barba? O que decidir para o momento da cerimônia? Seja qual for sua escolha, é importante você saber que a pele precisa ser preparada. Assim, estar ou não barbado no grande dia não é algo que você possa escolher somente de última hora, certo? Procure cuidar bem dos pelos do seu rosto com alguns dias de antecedência e garanta um visual de tirar o fôlego!

A seguir, veja algumas das opções que você tem para escolher:

2.1. O noivo barbeado

Você gosta de parecer inteligente, limpo e clássico? No dia do seu casamento você quer que seu barbear esteja tão afiado quanto seu terno? Então essa é uma opção.

O visual barbeado é sempre uma boa opção, porque é atemporal. Todos amam um hipster, mas você precisa olhar para trás, em suas fotos de casamento, nos próximos anos sem se sentir mal.

Para obter um melhor resultado no dia de seu casamento, faça a barba embaixo do chuveiro, permitindo que a água quente amacie a pele e abra mais os poros, evitando irritações.

Mantenha sua máquina de barbear no ângulo correto para a pele. Estique a pele e barbeie contra a direção do crescimento dos pelos. Mantenha a pressão para conseguir o melhor barbear possível.

2.2. O noivo ligeiramente barbado

algo muito sedutor em um cara com apenas uma certa quantidade de barba; ele é legal, audaz e um pouco nervoso. Em um evento formal como um casamento, isso é muito agradável para ostentar um olhar natural.

Escolher as ferramentas certas para obter um nível perfeito é fundamental. Mas atenção, não utilize um aparador pela primeira vez na manhã de seu casamento, ok? A prática com os diferentes ajustes de comprimento é fundamental para obter o resultado ideal.

2.3. O noivo realmente barbado

Ele pode ser elegante, pode ser viril ou pode ser daqueles com pouca manutenção, mas com qualquer tipo de barba que você esteja ostentando, ela sempre vai ser interessante.

Enquanto amamos um look com um volume real para o dia do casamento, você com certeza vai querer evitar um estilo que seja despenteado, irregular ou mal cortado.

Para uma barba bem alinhada e com a aparência ideal para a ocasião, você vai precisar de alguns bons cuidados com antecedência (como falamos anteriormente). Com produtos próprios para auxiliar o crescimento e a manutenção dos fios, procure ir tratando a barba  muito bem antes do dia.  Fazer a lavagem, o condicionamento e pentear regularmente são atitudes que ajudarão muito no processo.

Procure também usar algum tipo de pomada para moldar o bigode na ocasião, dando um ar mais contemporâneo e com um toque de sofisticação.

3. Sete estilos de barba para usar no casamento

estilos de barba para noivos

Contando que você não tenha escolhido pela opção do “noivo barbeado”, vamos agora conhecer alguns dos estilos de barba que você pode escolher para a cerimônia. Assim, acompanhe agora nossa lista toda especial com os melhores modelos de barbas para noivos arrasarem no dia do casamento.

3.1. Aparado

Nesse estilo você pode realmente ver a linha da mandíbula e a linha do pescoço naturalmente equilibrando a barba, mantendo-a bem ornamentada. Assim, os pelos aparados da face formam os ângulos e a barba adequadamente.

O truque com este estilo é seguir a parte inferior do osso da bochecha, cortar fora qualquer coisa acima e manter o que está abaixo. Dar uma cortada ao menos uma vez por semana é uma orientação geral, mas pode mudar dependendo do ritmo de crescimento dos fios. A verdadeira questão aqui é se você tem uma barba mais completa, de modo a permitir manter uma forte linha na bochecha, evitando aquela barba irregular. E mesmo que pareça ser normal os pelos do pescoço, como regra, qualquer coisa abaixo do pomo de Adão deve sempre ser aparada.

3.2. A barba colorida

O cabelo facial não produz a mesma melanina, como os folículos pilosos no topo de sua cabeça, razão pela qual uma barba é tanto mais “grosseira” e mais prismática do que os fios que crescem em seu cabelo.

Podemos sugerir que se permita deixar ela tão natural quanto possível. Há um charme em especial em tons mais degradês em sua barba, permitindo um visual mais natural. Há homens que colorem suas barbas para ocultar algumas manchas mais bizarras e, para isso, existem alguns produtos especialmente desenvolvidos para pelos mais grossos como o do rosto.

3.3. O cavanhaque

Cavanhaques podem soar como anos 90, mas eles realmente estão voltando com a corda toda para as tendências atuais como uma alternativa para ostentar uma barba cheia. Sempre aconselhamos que os homens deixem a barba crescer mais do que apenas a área do cavanhaque primeiramente, para depois moldar da maneira correta. Dessa forma, fica muito mais fácil de ajustar e evitar surpresas desagradáveis no molde.

Comece criando a forma com um aparador de barba. Um guia geral é uma linha reta para baixo a partir do canto da sua boca. A decisão é sua, se você quiser ligá-lo ao seu bigode ou não. Depois, raspe a linha da borda inferior na parte inferior do osso do seu queixo. Bochechas e pescoço terão de ser raspados diariamente para evitar que o cavanhaque se pareça com uma barba em forma de pera.

3.4. Com a linha do pescoço limpa

A fronteira clara entre a barba e a parte inferior do pescoço é a melhor maneira de dar um pouco de ordem ao crescimento rebelde dos fios. O truque para obter a linha do pescoço perfeita na parte inferior da barba é usar o topo da maçã do seu pomo de Adão como um guia e seguir o seu queixo para fora.

Use um aparador de barba na hora de barbear para criar a linha e depois siga com um barbear molhado. A melhor maneira de verificar a linha é com um espelho de mão, que lhe permite ver como vai ficar sem esticar o pescoço no espelho do banheiro.

Mantenha limpa essa linha do pescoço, pelo menos, duas vezes por semana. Esta é a regra difícil para barbas curtas, mas conforme os pelos vão crescendo, fica mais fácil administrar e dá uma aparência muito mais alinhada ao homem.

3.5. A cinta de queixo

A cinta de queixo é um dos estilos mais grosseiramente equivocados de barba. Ela exige linhas duras e precisas que necessitam de manutenção constante, caso contrário, elas não darão um aspecto bonito e serão implacáveis a erros e má manutenção.

A cinta de queixo funciona melhor quando corresponde à linha da mandíbula, especialmente em um cara mais forte.

Como regra, quanto mais larga e arredondada a face, mais espessa a cinta deve ser; e quanto mais magro e mais angular o rosto, mais fina precisa ser essa cinta (mas não necessariamente tem que um fiozinho de nada).

3.6. Longo, mas elegante

Esse modelo funciona muito bem porque, enquanto tem mais massa do que um simples tufo de pelos faciais, também tem um fim. Uma vez que você começar a criar um volume maior de pelos faciais, é preciso também cuidar um pouco mais deles, assim como os do topo de sua cabeça. Então aqui, você também precisará ter uma frequência maior de lavagens e condicionamento — de três a cinco vezes por semana —, além de regularmente pentear os pelos da barba. Afinal, você não vai querer chegar para o casamento com um monte de cabelos mal cuidados, não é?

Uma barba longa e bem cuidada levará cerca de 6 meses a um ano para crescer e atingir um comprimento adequado. Nesse meio tempo, procure sempre tratá-la da melhor forma, aparando regularmente os fios, moldando da maneira correta e limpando pelos indesejados dos arredores.

3.7. A barba extrema

A confiança vai ser o principal fator que permite que um cara crie uma barba forte, criativa e de proporções incomuns.

Recomendamos muito uma manutenção regular para você evite ser confundido com o Chewbacca. A lavagem e condicionamento, como você faria com o cabelo em sua cabeça, também fazem parte deste jogo. É uma boa ideia pentear os fios diariamente para evitar um emaranhado de cabelos.

Quanto mais tempo a barba cresce, mais ela se afasta do rosto e deixa de receber os óleos naturais da pele, assim, é imprescindível fazer uso frequente também de bons produtos como condicionantes e óleos, mantendo ela bem tratada. Lave regularmente também o rosto para evitar acúmulo de impurezas.

Para esse modelo, você pode inovar no dia do casamento, fazendo uma trança dos fios ou aplicando alguns apetrechos de metais entre eles.

4. Como cuidar da barba?

como os noivos podem ter uma barba bacana?

Já falamos sobre alguns pontos básicos de como cuidar da barba, mas vamos agora nos aprofundar melhor nesse tema, tratando de alguns problemas que podem ocorrer com a barba malcuidada e como fazer para lidar com eles.

4.1. Mal cheiro

Só você sabe todos os lugares que a barba tem tocado, portanto, por todos os meios, lavá-la é tudo que você pode fazer. Um shampoo e condicionador normal podem quebrar um galho vez ou outra, mas se você procura algo que limpe profundamente os fios (especialmente de barbas longas), será imprescindível recorrer a fórmulas especificamente para os folículos mais grossos em seu rosto.

4.2. Caspa

Flocos de neve podem brilhar em sua barba como pequenos pedaços de pele morta. Sim, estamos falando da caspa de barba, que é algo real. Óleos para barba podem ajudar, mas se você tiver um problema mais grave, será preciso procurar algo mais específico, como o uso de um shampoo anticaspa.

Para tratar a caspa de barba, lave o rosto com um limpador suave para remover o excesso de óleo antes de aplicar o shampoo; deixe o produto na pele por, pelo menos, cinco minutos, permitindo a penetração e depois enxague.

4.3. Coceira

Coceiras na barba são muito comuns e, quando você coça, isso faz com que pareça até que você tem pulgas. A cura? Um óleo para barba que use ingredientes calmantes. O óleo Fresh Woods, por exemplo, controla a oleosidade, é tônico capilar e também reduz a irritação e inflamação na pele.

4.4. Barba disforme

Outra forma de como cuidar da barba é fazer com que ela não pareça desagradável, o que pode acontecer se os pelos forem deixados por conta própria. Então, aqui é onde lembramos que desistir de se barbear não significa que você está livre de uma rotina de cuidados.

Procure sempre um barbeiro que lhe ajude a manter as coisas no lugar, mas claro, você pode tentar por si mesmo em casa, fazendo a manutenção periódica com uma tesoura. Além disso, mantenha os fios sempre hidratados para que eles não se quebrem ou cresçam desiguais.

5. Cinco maneiras de fazer a barba crescer

cinco maneiras de noivos fazerem a barba crescer

O processo de fazer a barba crescer se baseia especialmente em ter paciência e esperar o tempo fazer sua parte alongando os fios, enquanto você vai cuidando deles. Porém, existem algumas boas práticas que podem ser tomadas para ajudar o corpo a cumprir sua parte e fazer os fios nascerem fortes e no ritmo ideal. Aqui estão algumas delas:

5.1. Loções e produtos

Há uma série de produtos no mercado que podem ajudar nesse processo de crescimento de pelos, mas aqui, vamos tratar apenas de dois, que são os mais comuns e os que contêm mais resultados segundo as pessoas que os usam.

Minoxidil

Esse produto trata-se de uma loção muito conhecida, especialmente contra a calvície. Assim, certo dia alguém teve a brilhante ideia de passar o produto no rosto, e realmente funcionou! O mais indicado para o auxílio do crescimento é o Minoxidil 5%, que deve ser aplicado 3 vezes ao dia somente no local onde se deseja que cresçam os pelos.

Óleo para barba

Existem diversos compostos de óleos naturais no mercado que trazem grandes benefícios, como grande poder nutritivo, hidratação, previne acnes, as indesejadas coceiras e os demais problemas relacionados com a barba, como caspa. A função dos óleos é diferente do Minoxidil, enquanto a loção faz crescer pelos, os óleos fazem com que eles cresçam saudáveis.

5.2. Boa alimentação

Todas nossas funções estão diretamente associadas ao que comemos, afinal de contas, é isso que nos dá força para realizar as diversas tarefas do dia a dia e nos manter saudáveis. Quando entendemos que os pelos são proteínas, logo, precisamos colocar nutriente em nossa rotina, além de outros alimentos que são necessários em nossa dieta.

Proteínas

Ingira frango, peixes e carnes magras. Para vegetaríamos, os itens abaixo também vão lhe ajudar bastante.

Gorduras saudáveis

Gorduras saturadas serão outra de suas grandes aliadas nessa missão. Ovos, nozes e peixes serão sempre bem-vindos, pois esses componentes ajudam a aumentar seu nível de testosterona, e quando falamos de pelos, testosterona conta muito.

Vegetais folhosos

Couve e espinafre vão lhe ajudar a metabolizar todo estrogênio de seu corpo, diminuindo assim sua presença no organismo.

Evitar

Procure sempre evitar alimentos com altos teores de açúcar, pois eles são carentes de nutrientes e deixarão sua barba quebradiça.

5.3. Faça exercícios de forma regular

Pois é, exercícios ajudam até no crescimento de pelos. Aposte em atividades moderadas e intensas, pois elas aumentarão sua circulação sanguínea, fazendo com que sua testosterona circule melhor pelo corpo, alcançando a pele e os pelos. Para melhores resultados, faça combinações de exercícios aeróbicos e anaeróbicos (musculação), como caminhar, correr e pedalar.

5.4. Suplementos e vitaminas

Investir em suplementos que possuam vitaminas como B6, C, E e beta-caroteno é uma boa opção. Porém, antes disso, é importante consultar um médico ou um nutricionista para que eles possam indicar as melhores opções e dosagens para você.

5.5. Manutenção do crescimento

Mesmo que isso pareça estranho, para que sua barba cresça melhor, é importante que você apare os fios periodicamente, pois isso estimula o crescimento dos pelos. Para barbas curtas, faça isso a cada duas semanas. Para modelos longos, a cada três ou quatro semanas.

6. Outras dicas de beleza para os noivos

Outras dicas de beleza para os noivos

O grande dia chegando e você achando que só a noiva precisa se cuidar? Está muito enganado meu caro. Aqui vamos tratar de algumas outras dicas que você deve levar em conta para se apresentar da melhor forma possível. Acompanhe:

6.1. O cabelo

Apesar de, infelizmente, a maioria dos noivos deixar o corte do cabelo para a última hora, é importante que isso seja feito com certa antecedência, assim, você poderá estar precavido, evitando que algo saia errado no visual.

O mais indicado é fazer o corte entre 3 e 4 dias antes da cerimônia. Outra dica que vale citar é optar pelo uso de pomadas ao invés de gel. Com essas duas dicas de beleza, seu cabelo vai estar ótimo para o evento.

6.2. Exposição ao sol

Em dias muito próximos à cerimônia, é importante que o noivo procure evitar excessivas exposições ao sol. Primeiramente porque, além de prejudicar a pele, isso pode provocar desconfortos na hora de se vestir, além de você correr o risco de chegar como um pimentão para seu grande momento.

Nossa dica é fugir ao máximo dessas situações, ou seja, evite bronzeados não saudáveis ou queimaduras por não se proteger adequadamente.

6.3. Limpeza de pele

Na hora de deixar a pele impecável, diversos noivos procuram recorrer a procedimentos estéticos, como limpeza de pele. Se você não está acostumado a esses procedimentos, recomendamos que façam isso com, pelo menos, uma semana antes da data da cerimônia, a fim de evitar inchaços na pele.

Esse tempo também é dado para possíveis cicatrizações, ou até mesmo descamações causadas pela limpeza. Se for o caso de fazer no dia da cerimônia, o melhor é optar por limpezas mais superficiais para limpar, hidratar e tonificar a pele.

Em caso de procedimentos mais profundos como drenagem linfática, clareamento de manchas e preenchimento, recomendamos a procura com dois meses de antecedência do casamento.

6.4. Cuide de suas unhas

Se você for como a maioria dos homens, não deve estar acostumado a fazer as unhas em algum salão, mas, acredite, nesse momento isso é muito importante. A questão é simples: no dia do casamento, inevitavelmente as pessoas irão se concentrar muito em suas mãos (e unhas). Muito mais do que em qualquer outro dia da sua vida.

Especialmente no momento em que você estiver no altar, na hora da troca das alianças, sua mão é muito fotografada e filmada em detalhes. Assim, temos certeza de que você não vai querer aquele momento imortalizado com unhas horríveis e malfeitas, não é?

6.5. Programe uma massagem

É uma grande ilusão dizer que o casamento é tenso e corrido apenas para a noiva. Todos sabem que os homens também têm grandes expectativas com esse dia. Ou seja, você se estressa tanto quanto à noiva, também se aborrece com diversos problemas e imprevistos durante todo o processo. Assim, você também merece um mimo que normalmente só as noivas ganham.

Para o dia da cerimônia, em vez de ficar correndo para baixo e para cima com diversas questões até o último minuto, reserve um momento especial só para você, onde possa relaxar, descansar e aguardar a hora do grande momento. Isso fará um grande diferencial no modo que você estará na cerimônia, além da disposição para desfrutar e festejar depois.

7. Conclusão

conclusão para noivos com barbas

 

Bom, agora chegou a grande momento da sua vida. Aquele momento único do qual você terá que tomar uma grande decisão que afetará todo seu futuro: com qual modelo de barba você vai estar em seu casamento?

Sabemos que essa é realmente uma decisão muito difícil, mas esperamos que nossas dicas tenham te ajudado nesse momento. Fazendo uso delas, com certeza você terá um casamento memorável, com muito estilo, elegância, sofisticação e tranquilidade.

E lembre-se: procure sempre buscar algo que faça você se sentir bem — essa é a melhor dica. O modelo ideal é aquele que se identifica melhor com sua personalidade e estilo, afinal, não adianta querer revolucionar justamente no momento do seu casamento com algo que você não esteja acostumado e que não vai usar posteriormente.

E então, você conhece outras pessoas que curtem o tema desse post? Que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos em suas redes sociais e ajudá-los a se preparar para o casamento?

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar for Rodrigo

Escrito por Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

10 dicas de marketing para você “bombar” a sua barbearia

Aprenda a fazer um Bigode Mexicano de respeito