Han Solo: uma História Western em Star Wars!

Uma coisa é você apenas assistir os filmes de Star Wars. Outra coisa é você entrar de cabeça no rico universo criado por George Lucas, seja no seu antigo Universo Expandido, como nas novas histórias produzidas pela Disney. E entre os vários gêneros que a série transita, havia que estava em falta nas telonas, e que vai mudar com Han Solo.

O filme, um pouco controverso pelo fato de Harrison Ford não ser o protagonista (o que é justificado), já está nas telonas, e pouco a pouco começa a gerar um pequeno hype por um motivo bem simples. Além de contar um pouco mais do passado do contrabandista, vai ser a possibilidade de explorar um pouco de um gênero dentro da fantasia estelar de Star Wars.

E claro, se você não é tão fã assim, é a chance de conhecer um pouco desse universo foda criado por George Lucas.

As referências de uma Galáxia Distante em Han Solo

O Han Solo é uma verdadeira ode ao western clássico

Em primeiro lugar, cabe destacar que Han Solo é o primeiro filme a explorar um único personagem da trilogia clássica nessa série de “Star Wars Story”. Antes, Rogue One havia contado um pedaço perdido da história que precede o Episódio IV, e exceto pelo Darth Vader, não havia outros personagens conhecidos.

Han Solo vai focar estritamente em seu passado, na ligação com Chewbacca, e na relação de amor e ódio com Lando Calrissian.

Para quem não conhece o figura – caso tenha assistido apenas aos filmes recentes -, Lando era uma contrabandista que participou por um bom tempo junto a Han Solo em seus empreendimentos, até seguirem para caminhos diferentes. Mas não antes de perder a sua nave, a Millenium Falcon, para Han.

Tudo isso vai ser contado no filme, além de outros detalhes que foram adicionados de forma retroativa pelos novos livros que expandem o universo da série. Como a ex-mulher de Han Solo… Essa eu particularmente estamos curiosos.

Mas o ponto aqui não é apenas explorar o passado de um personagem. Talvez você até ache que não seja necessário pelo carisma do Han Solo, por ser um personagem com uma história bem completa dentro dos próprio filmes. O filme do personagem pode mostrar uma faceta bem única desse universo até então renegada: o Western.

O Faroeste intergaláctico

Vamos ver algumas das referências ao western em Han Solo

Temos diversos tipos de gêneros da literatura e do cinema dentro da temática de fantasia especial em Star Wars. Das histórias de cavalaria e de samurais dentro da cultura Jedi, a aventura mais ao estilo Indiana Jones, e até mesmo referências a culturas como os nazis representados pelo Império. E claro, o faroeste, na figura do próprio Han Solo e os ambientes frequentados por ele. Ou melhor dizendo, os elementos que o circundam estão presentes de diversas formas, porém se tornam mais evidentes em sua presença.

Quer uns exemplos? Dá só uma olhada.

Tatooine

Tatooine é um lugar conhecido por ser o antro de criminosos em Han Solo

Um planeta desértico, com cidades e pontos de comércio bem afastados entre si, com rotas perigosas ameaçadas por outsiders, e figuras de poder vindas do submundo do crime. E claro, um bar onde se encontram várias figuras mal-encaradas e bandidas. Em resumo, a síntese de um cenário western no universo de Star Wars.

Contrabando e caçadores de Recompensas

Contrabandos é uma das atividades comuns do Han Solo

Alguns dos tipos de histórias mais comuns no gênero de faroeste envolvem o ataque a comboios e diligências. Algumas vezes envolvendo um grupo de criminosos, cada um com suas especialidades naquela terra desolada. O filme do Han Solo vai tratar justamente desse grupo de bandidos que vão causar um bom trabalho ao Império.

Bang bang… Com lasers

Esse é um dos pontos altos do trailer do Han Solo

Um bom filme de faroeste não pode faltar boas cenas de tiroteio. Pode ser desenfreado, como foi em Django Livre, ou pode ser aquele momento de tensão precedido de um saque rápido de armas, e um ou vários no chão. Star Wars já havia flertado com isso no Episódio IV, e parece que vai deixar a referência mais evidente pelo trailer. Só aquele rápido trecho do Han com a mão próxima ao coldre é suficiente para que tenha uma palhinha.

O Eremita

Ben foi um dos caras mais ajudados por Han Solo

Embora não esteja no novo filme, o Barbudão Obi-Wan Kenobi também é um elemento bem comum dessas histórias Western no universo de Star Wars. Ele é o que poderíamos chamar de renegado, aquela figura que anda sem um local para chamar de lar, sempre de olho para qualquer tipo de injustiça, mesmo “velho”. Você pode ver um pouco mais desse lado no livro Kenobi, que faz parte da série Star Wars Legends aqui no Brasil.

Os Filmes que Inspiram Star Wars

Rastros de Ódio é uma das referências para a riação de Star Wars, e Han Solo também

Não sabia dessa história de que há elementos western em Star Wars? Acredite, George Lucas se inspirou em muita coisa para conceber seu universo, das histórias de samurais de Akira Kurosawa, as aventuras de Flash Gordon e Isaac Asimov.

Mas como o assunto aqui é o faroeste, vamos te dar alguns exemplos de filmes do gênero que ajudaram na criação de Star Wars. Só para você ter aquele climão diferenciado quando assistir a Han Solo. E entender um pouco dessa identidade visual que estão em todos os materiais de divulgação por aí.

  • Rastros de Ódio (1956)
  • Yojimbo – O Guarda-Costas (1961)
  • Três Homens em Conflito (1968)

Achou pouco? Mas isso é só o que George Lucas se inspirou diretamente. Essa década foi marcada pela grande variedade de filmes do gênero. E não saia por aí falando que Yojimbo não cai nessa lista: embora se trate de um filme ambientado no período samurai, é importante que muitos dos filmes de Akira Kurosawa tiveram suas “versões ocidentais” dentro da temática do faroeste. O que justifica sua entrada nessa lista.

Se está curioso com um pouco do possível desenrolar de Han Solo nesta nova fase de filmes dentro do universo de Star Wars, é uma boa ideia passear pelos gêneros antigos que o inspiraram. E claro, não deixar de ver os filmes antigos da série, jovem. Chega a ser a um sacrilégio não vê-los antes da grande chegada do filme, em Junho. Aumente seus conhecimentos, jovem, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *