As 5 vantagens de ter uma recepcionista em sua barbearia

O atendimento sempre é um aspecto importante e essencial para qualquer lugar. Ele é a vanguarda na aquisição de feedback dos clientes, ou mesmo trazer novos interessados que apenas poderiam ter passado para “dar uma olhadinha”. Logo, ter uma recepcionista em sua barbearia é uma ideia mais do que viável, certo?

Sendo assim, por quais razões você não encontra uma funcionária tão importante não está em uma barbearia? Apesar delas estarem em alguns estabelecimentos mais modernos, o fato do local ter um passado mais despretensioso, com os próprios barbeiros atendendo seus clientes, é uma das razões mais prováveis para sua falta na barbearia.

Contudo, para os profissionais que desejam atingir um novo nível com suas barbearias, a presença de uma recepcionista pode fazer toda a diferença. E vamos mostrar todas as razões para que leve essa prerrogativa ao seu estabelecimento.

Saiba o porquê de ter um ou uma recepcionista em sua barbearia

Uma recepcionista faz toda diferença na barbearia

Antes de mais nada, vamos salientar o fato das barbearias não precisarem necessariamente de uma recepcionista feminina: essa é uma área livre para ambos os gêneros, pois depende mais de uma boa personalidade, simpatia e qualidade no atendimento a clientes. Mas que tenha uma noção mais clara da qualidade e importância desses profissionais, separamos algumas de suas funções bem empregadas em uma barbearia.

1 – Poupa o tempo de um barbeiro

A barbearia torres conta com uma recepcionista em cada uma de suas filiais

Se você viu a entrevista com Edimar Torres, sabe que alguns barbeiros mais antigos cortavam mais de 100 cabelos por dia. Hoje em dia, com o tempo ocioso para realizar tais tarefas se tornando mais escasso, como um profissional de barbearia seria capaz de atender uma demanda tão grande de forma organizada?

É aqui que entram os recepcionistas. Com um bom conhecimento da área, eles não vão necessariamente marcar hora para os barbudos cortarem seus cabelos e barbas, mas tornar todas as visitas de formas organizadas. Para serviços como do Dia do Noivo e similares, a presença de um recepcionista pode tornar os atendimentos regulares constantes e bem organizados, mesmo com clientes que podem exigir mais tempo.

2 – Aumenta a qualidade da barbearia

Ter um recepcionista em barbearia resolve os seus problemas com marcação de horário

Muitos barbudos elevam o status de uma barbearia apenas com a presença de um recepcionista. É um sinal claro de que o local em questão prioriza o tempo não de uma forma ditatorial, mas sim bem organizada. E esse reconhecimento é uma consequência direta da vantagem anterior: com mais tempo, os barbeiros ganham mais clientes, e assim o local cresce.

Além de ajudar com os horários, os recepcionistas podem auxiliar os clientes com outros serviços que o local possui. Novamente, isso libera o barbeiro para realizar sua profissão de forma mais tranquila e direta. Em estabelecimentos com uma equipe um pouco maior, esse tipo de organização é ainda mais importante.

3 – Auxilia nas vendas de produtos dentro do salão

Uma recepcionista pode facilitar as vendas de produtos dentro da barbearia

Muitas barbearias hoje em dia vendem produtos para barba, fidelizando ainda mais os barbudos. Contudo, e tal como qualquer outro tipo de negócio, os clientes precisam tirar suas dúvidas, consultar valores e definir uma escolha certeira… Todos serviços essenciais de um bom atendimento. E o recepcionista em uma barbearia pode justamente cobrir essa função!

Embora eles não sejam necessariamente vendedores, um recepcionista pode dedicar parte de suas tarefas diárias a direcionar os barbudos a comprarem os produtos para seus pelos faciais e cabelos. Eles podem vir de forma direta, sabendo das vendas na barbearia, ou serem indicados pelos barbeiros.

Em todo o caso, um recepcionista pode cobrir essa função de vendas caso os barbeiros não possam fazê-lo, o que a longo prazo aumenta o faturamento.

4 – Pode trabalhar em outras tarefas de Marketing

O recepcionista pode investir em outras ações de marketing na barbearia

Sabemos que as tarefas diárias de uma barbearia não se resumem unicamente a receber os barbudos, vender produtos e organizar horários. Vai chegar uma hora em que o local não terá uma demanda grande o bastante para realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. E são nessas horas que os recepcionistas podem desenvolver um lado em potencial para as barbearias.

A internet é muito bem utilizada hoje em dia para captação de clientes e recursos, e os recepcionistas podem ajudar nessa área caso a barbearia não tenha um serviço próprio de mídias sociais.

Mostrar a barbearia para a região próxima – com suas qualidades profissionais, cases de sucesso, entre outros exemplos de tarefas -, pode ser uma boa forma de movimentar o negócio em momentos cujo movimento está um pouco menor.

5 – Aumenta o valor da barbearia

Agregue valor a sua barbearia com uma recepcionista

E por fim, a maior vantagem que a recepcionista em uma barbearia oferece é justamente o aumento em seu valor. Em tempos em que o diferencial é ainda mais requisitado para o sucesso de um empreendimento, trazer elementos simples e funcionais como o de um recepcionista já agregam muita qualidade a barbearia.

Para barbearias que estão com uma boa demanda, a ponto de necessitarem de uma maior organização dos horários, praticamente exige a presença de um recepcionista para ajudá-los a organizar a agenda de uma forma mais prática. Por isso, é importante que se contrate um profissional adequado para a barbearia.

Para que esse tipo de investimento dê certo, atente-se ao currículo e a personalidade dos contratados. É essencial que os profissionais saibam não apenas o básico de processos administrativos, como tratar bem a todos. Simpatia, educação, respeito e atenção nos detalhes são inerentes a qualquer recepcionista.

Invista em um bom profissional de atendimento!

Com um recepcionista em barbearia, é possível explorar outras ações de marketing na barbearia

Um ou uma recepcionista em sua barbearia vai fazer toda a diferença na hora de lidar com imprevistos, novidades, e principalmente quando o local encher de novos barbudos interessados. E ao contrário do que se costuma pensar em outros ambientes, o serviço de um recepcionista nunca deve ser rebaixado. Lembre-se que são eles que servem de “triagem” no que diz respeito a qualidade dos serviços.

Então, está pensando em colocar um recepcionista em sua barbearia? Deixe nos comentários o que acha a respeito! Aumentar o potencial do seu negócio é um objetivo em comum para todos os gestores, e com você não precisa ser diferente. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *