Um dos segredos relacionados a empreendimentos hoje em dia, que já não são mais tão secretos assim, é a inovação. É trazer ideias consideradas malucas na teoria, mas que na prática se mostraram inventivas e interessantes para um mercado ávido por novidades. E no nosso segmento não é nem um pouco diferente: cada vez mais os barbeiros inovadores estão ganhando o merecido espaço com suas lojas diferenciadas.
Que tal conhecer algumas delas? Os exemplos existem tanto aqui no Brasil como lá fora na gringa. E podem ser a oportunidade perfeita para quem procura ideias interessantes para seu “saloon”, e ainda não sabia como abordá-la.
Vamos aos exemplos.
Barbeiros inovadores e suas lojas de sucesso
Não há grandes segredos para estar entre os barbeiros inovadores. Uma boa dose de criatividade, além de um bom conhecimento do público desejado, são suficientes para aplicar a sua barbearia algo de muito especial. A solução mais prática, encontrada por boa parte pelos barbeiros, são agregar outros serviços a barbearia no mesmo estabelecimento, além de unir tudo em uma única temática.
Se você considerar as barbearias retrô, por exemplo, já pode ter uma ideia de como as barbearias podem ser inventivas. Para deixar sua mente inspirada, vamos aos bons exemplos adiante.
Club Men Salon – A Barbearia Gourmet que você procurava
Localizada na Tijuca, Rio de Janeiro, este é um dos estabelecimentos que reúnem mais serviços masculinos do que a barbearia em si. Podemos sim chamá-lo de o “Clube do Bolinha”, porém ele é mais sofisticado do que isso. A ideia aqui é realmente oferecer um paraíso masculino, cheia de regalias interessantes.
TVs com programação esportiva, um bar com diversas opções de cervejas artesanais, além do serviço de primeira da barbearia, compõem o Club Men Salon. Longe de ser um jabá – a ideia não é essa -, mas eles entenderam quais são as necessidades dos caras que se cuidam hoje em dia, e oferecem com a maior variedade e eficiência.
Mas esse conceito de barbearia gourmet é mais geral. Por vezes, você deseja algo mais temático, certo? Vejamos uma outra ideia interessante.
Aracaju o Barbeiro – O Melhor de Dois Mundos
Gostou da ideia de uma barbearia que inclui os serviços de um bar como acima? E que tal incluir um bar inteiro, com música e tudo mais, para complementar os cuidados com a barba? Literalmente combinando um bar bem refinado com a barbeira, a proposta do idealizador Yann Rainer é oferecer os dois serviços com excelência.
Além de aproveitar uma concorrência quase inexistente com esse tipo de barbearia nas ruas da capital da Paraíba, a barbearia consegue equilibrar bem os dois serviços. O tratamento para os barbudos é completo – barba, cabelo e sobrancelha -, enquanto o bar oferece opções variadas de bebidas, não apenas cervejas artesanais.
Por vezes, a inovação está no simples e prático. Ou no caso acima, unindo o útil ao agradável.
Bikini Barbershop
Falamos dessa ideia um tanto maluca há um bom tempo atrás. Lá nos Estados Unidos, mais especificamente na cidade de New Jersey, uma barbearia decidiu apostar na ideia na habitual de contratar barbeiras que atendam os barbudos apenas com trajes de banho… Algo muito fora da casinha por aqui, mas que funciona muito bem lá fora. Para você ter uma ideia, até uma série de tv existe!
Aqui não temos muito elementos diferenciados além dessa proposta. Decoração de bom gosto para uma barbearia, uma cerveja na faixa, televisão com canais esportivos… E as belas profissionais. Contudo, como deixa bem claro o dono, nada de bagunça. Você pode dar uma olhada em mais detalhes aqui, e como a ideia foi melhor adaptada ao Brasil.
Os Barbeiros Viajantes
Não se trata bem de uma barbearia em específico, mas de uma tendência entre os barbeiros inovadores em geral. Quem iria imaginar que aquela velha tradição dos barbeiros antigos, como figuras itinerantes, voltaria com tanta força? Pois esta é a ideia dos “Barber Trucks” – caminhões, trailers ou carros mesmo -, que viajam por várias cidades, ou circulam vários pontos em uma mesma cidade oferecendo seus serviços.
Um dos projetos mais bacanas nesse intuito está em São Paulo. O Uber Barber Bus passa algumas vezes na semana pela capital paulista, oferecendo serviços gratuitos aos moradores de rua, além de ensinar novos e potenciais barbeiros. Um projeto foda, para dizer o mínimo.
A Barbearia Hipster
Na teoria, toda barbearia retrô, com seus barbeiros vintagers e outras peculiaridades clássicas são uma boa forma de relacionar o estabelecimento com as ideias hipsters. Porém, existem outras barbearias que levam esses conceitos a outro nível, seguindo com mais intensidade o aspecto “diferentão” que os alternativos se propõem.
Barbearias hipsters seguem os mesmos conceitos dos estabelecimentos considerados “gourmet”. A diferença é que cada aspecto do local é trabalhado com um esmero e materiais tão diferenciados, que em um primeiro momento você não acha que se trata de uma barbearia.
Quer um exemplo? Que tal a Musk and Moss Studio, no México? Os caras não chegaram a inovar exatamente no atendimento: como no nosso primeiro exemplo, a ideia deles foi incentivar o grooming, os cuidados masculinos de uma forma mais detalhada.
O que chama na ideia são os materiais utilizados na concepção da barbearia. Texturas de granito, e de concreto polido compõem boa parte do salão, com aquele clima rústico e clássico. Sofás de couro, espelhos de metal polido com luzes LED, e piso de madeira adicionam o restante da classe. Por vezes, ser inovador é mais uma questão de mostrar o mesmo material com outros pontos de vista.
Os exemplos de barbeiros inovadores dados até aqui são mais para mostrar como ideias simples podem ser revolucionárias com apenas uma visão de mercado apurada. E com várias tendências a sua disposição, por que não arriscar? Uma barbearia de sucesso surge quando seus profissionais decidem ir onde nenhum homem jamais foi.
Gostou de ver os barbeiros inovadores, jovem? Não deixe de se inspirar em suas ideias, o que não falta são temáticas e aspectos que podem ser muito bem explorados. Até a próxima!
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.