As vantagens da Babosa para seu Cabelo e Barba

Você pode ter achado o nome meio esquisito, mas a babosa é apenas um dos vários nomes dessa planta quase milagrosa. Também conhecido como Caraguatá, Erva de Babosa, ou o mais conhecido – Aloe Vera -, essa planta já tem usos medicinais e cosméticos há mais de 5000 anos! E ainda assim, tem quem não a leve com seriedade…

A babosa tem uma história antiga, e cheia de benefícios para os cuidados como um todo. É preciso uma boa dose de cautela com ela, pois há riscos tanto qualquer outro alimento. E sim, elas também possuem excelentes vantagens para os cabelos. Para barba? É o que vamos descobrir. Na verdade, vamos descobrir tudo o que for necessário sobre ela.

O que é a Babosa, afinal de contas?

A Babosa é uma das plantas mais versáteis para a saúde que existem por aí

A Babosa é uma planta pertencente à família das aloe. Apesar de ser também conhecida como aloe vera, esse é na verdade seu nome científico: a família das aloe, são conhecidas por serem espécies que precisam de pouca água, que crescem em terrenos quase áridos, e possuem por elas próprias uma boa quantidade de líquido. A maior parte de suas espécies tem origem no norte e nordeste da África.

Mas diferente dos cactos, seus líquidos não são necessariamente água, contando com uma composição própria, até venenosa em alguns casos. A babosa tem esse nome justamente por isso: o líquido que ela solta ao ser cortada é viscoso, bem parecido com muco, mas não tão nojento.

É graças a esse líquido que ela é tão apreciada dentro da medicina e da estética, mas já chegamos nessa parte. A Babosa pode ser cultivada em locais quentes, e precisa de pouca água. Porém, é igualmente importante que tenha ao menos um pouco de sombra, para que ela não desidrate.

Os registros históricos no uso da Babosa datam de mais de 5.000 anos. Tem quem diga que elas seriam uma das fórmulas para parte da beleza de Cleópatra – que se você pesquisar bem, vai descobrir que ela não era bem aquela atriz dos anos 60 que todos nos lembramos…

Enfim, o fato é que a planta realmente ajuda muito o nosso organismo de várias formas. Vejamos alguns de seus efeitos.

Os benefícios para o corpo

A Babosa possui diversos efeitos positivos para a saúde

Um dos motivos da Aloe Vera ser bem valorizada é o seu cultivo relativamente acessível. Mas sua fama, de verdade, vem dos recursos que ela tem para os mais variados aspectos da saúde. Além de tratar doenças, ela também é muito bem aplicada nos meios médicos.

Só para você ter uma ideia do quanto a babosa é útil para a saúde. vejamos algumas das aplicações mais comuns como medicamento.

  • Calmante
  • Cicatrizante
  • Anti-Inflamatório
  • Antitérmico
  • Anestésico
  • Desintoxicante
  • Imunomodulador

Bizarro, não é? É bom ressaltar que esses efeitos não vem todos de uma vez, em um uso único. Os usos mais comuns da babosa é tanto como suco, como gel, cada um com suas aplicações para efeitos específicos. O gel de aloe vera, por exemplo, é ótimo para tratar queimaduras e tratar alguns problemas de pele, como psoríase.

Já o suco de aloe vera é uma excelente opção para problemas gastrointestinais. Contudo, assim como qualquer planta, seu uso deve ser comedido e até bem direcionado por médicos. A razão é a seguinte: entre as componentes presentes na aloe vera, está a aloína. Trata-se de um princípio ativo que, quando consumido em excesso, pode causar um sério efeito laxante.

Não é a toa que boa parte dos medicamentos feitos a base de babosa passam por testes de verificação, para que a aloína seja retirada. E diferente do que pode imaginar, a falta dela não vai causar a perda de outros benefícios.

Como ela é utilizada nos cabelos

Veja como a Babosa pode ser utilizada no cabelo

Existem duas formas simples de se utilizar a babosa nos cabelos: ou na forma de gel, ou como ingrediente de outras composições para os cabelos. O gel, por si só, é muito comum na hidratação dos cabelos, enquanto sua mistura a outros produtos – essencialmente cremes e condicionadores – é mais comum para a recuperação de fios.

Para os cabelos, a babosa consegue trazer alguns dos seguintes benefícios.

  • Faz uma limpeza profunda no couro cabeludo
  • Hidrata profundamente, o que é ótimo para cabelos secos
  • Ajuda nos tratamentos de caspa e queda de cabelo
  • Fortalece os cabelos e estimula seu crescimento.

Não custa lembrar que, antes de fazer qualquer tratamento com base em babosa, é bom que os barbudos vão a um dermatologista para buscar o direcionamento adequado. Garantir que não vai sofrer nenhum tipo de efeito colateral é essencial nesses casos.

É possível usar Aloe Vera na Barba?

A melhor forma de usar a Babosa na barba é através de produtos que contenham ela

Diretamente, não é muito prático. A babosa não adere tão bem na pele do rosto como costuma ser nos outros usos estéticos. Mas isso não significa que eles não possuem utilidade para os pelos faciais. Os mesmos efeitos que a aloe vera causa no couro cabelo, causa nos bulbos capilares da barba.

A melhor forma de usar a aloe vera na barba é através de produtos específicos que a contenham em sua fórmula. Nesse ponto, os barbudos brasileiros são muito, muito sortudos. Boa parte das marcas brasileiras trabalham com a babosa nas composições de seus produtos, que também possui outras substâncias naturais.

Marcas como Sobrebarba e Beard Brotherhood possuem babosa nas suas fórmulas de shampoo e balm para barba, valendo muito a pena o investimento para quem busca cuidar da barba com essa planta tão versátil.

Os efeitos colaterais da Babosa

A Babosa possui uma série de efeitos colaterais quando usada em excesso, confira

O efeito laxante mencionado anteriormente não é o único efeito colateral de quem usa a babosa de forma exagerada. É bom ficar atento com eles, para não sofrer as consequências de forma inesperada.

Eis alguns dos efeitos nocivos da babosa no organismo.

  • Reações alérgicas
  • Desequilíbrio eletrólito devido ao efeito laxante
  • Diminui o nível de açúcar no sangue
  • Desidratação

Esses efeitos são mais comuns quando a aloe vera é ingerida oralmente, como um suco, por exemplo. A aplicação em forma de gel não traz esses perigos de forma direto, exceto pelas reações alérgicas. Consulte o médico antes, para ficar tranquilo.

A babosa pode trazer grandes benefícios para os cabelos e para barba, se usados corretamente. E agora que você está esperto com o uso delas, não deixe de compartilhar com aqueles amigos barbudos que estão precisando de uma força com seus visuais. Até a próxima!


Comments

  1. Post
    Author
  2. Wanderson

    Muito bom. Já vou usar logo tenho em casa e vou usar aplicando diretamente mesmo na barba. Na materia não disse a quantidade e proporção, mas vou no instinto mesmo. kk

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *