Barbudo prevenido: Preparação para os excessos de fim de ano.

Todo barbudo no fim do ano tem aquelas resoluções, aquelas promessas que vão se diluindo ao longo do ano seguinte. Nós já falamos disso inclusive. E um dos motivos para que essas promessas vão se perdendo é justamente os excessos de fim de ano. Sabe aquela história de que não vai mais beber depois de uma ressaca pesada, e na oportunidade seguinte vira o copo com força? É bem por aí…

Deixando um pouco das promessas de lado, e focando justamente nesses excessos de fim de ano, é bem importante tomar cuidado nesses exageros enquanto se prepara para o fim de ano. Tá certo que é o momento para deixar o ano para trás de uma forma épica, mas de nada adianta acordar em um local paradisíaco com uma puta dor de cabeça…

Enfim, vamos mostrar como você pode se prevenir e se atentar a esses pequenos perigos de curtir o ano de maneira intensa demais. Mas antes… É bom se preparar para o lado bom também, certo?

Quais são os excessos de fim de ano, afinal de contas?

Não ceda aos Excessos de fim de ano e acabar assim

Não é bem uma pergunta que não se saiba a resposta. Mesmo o barbudo mais comportado tem dos seus excessos nos dias que antecedem a virada. O mais comum é associar a bebidas e festas mais particulares, ou aqueles em avenidas, praias e afins. Mas não precisa parar por aí.

Destinos turísticos cheios de coisas para fazer nos meios urbanos e nos meios verdes; um encontro de família ou amigos, ou os dois; ou mesmo aquele programa solitário, porque nem todos os barbudos são afoitos a curtir o povão no fim de ano. O que não falta são opções, e opções bem variadas.

Tudo isso é bem comum, e todos os barbudos já estão bem espertos com o que desejam fazer, e o que podem de fato. É aqui que entram os excessos. Vejamos alguns deles na prática.

Bebidas e Comidas

Comer e beber demais é um dos Excessos de fim de ano mais comuns

Nem todo mundo bebe pra caramba no fim de ano. Quem costuma fazer churrascos, festas e coisas do tipo seja em grandes ou pequenas famílias, também pode encher a barriga com toda sorte de alimentos, em todos os níveis de qualidade e quantidade consumida.

Para quem bebe muito, o resultado é bem fácil no dia seguinte, com a famosa ressaca. Já para quem come muito, um dos malefícios mais comuns é as famosas congestões, para não dizer outros causos mais nojentos que você deve imaginar bem.

E não jovem, você não vai escapar da ressaca se comer demais, nem da congestão e outros problemas do tipo se beber direitinho. A palavra “excesso” e suas vertentes não estão aqui a toa.

Falta de Descanso

Descansar mal é um dos grandes Excessos de fim de ano

Existem barbudos que não conseguem ficar quietos de jeito nenhum no fim de ano. Quantos você já viu por aí, com e sem barba, que estão virados a mais de 24 horas, mantidos em pé por energéticos e coisas do tipo? Não é raro alguns caírem feio no chão de cansaço, isso quando não param num hospital. Acredite, é um excesso mais comum do que imagina.

Falta de Higiene

Ser um cara pouco higiênico também é um dos Excessos de fim de ano

É jovem… Tem homens que se esquecem disso no fim de ano. De tão eufóricos com a folia e as coisas que desejam tanto fazer, os cuidados mínimos com o corpo, incluindo a barba, vão diminuindo até um ponto que se só lembram quando estão bem acabados no cansaço, na ressaca… A higiene é tão fundamental quanto qualquer outro cuidado, principalmente para não fazer feio por aí.

Como os barbudos podem aproveitar o fim de ano?

Saiba como evitar os Excessos de fim de ano

Saber como se cuidar no fim de ano é até bem simples, jovem. O mais importante de tudo, mais até do que aproveitar um momento tão específico, é justamente amenizar nos excessos. Não beber demais, descansar bem, e não deixar os cuidados essenciais de lado é crucial, mas existem outras práticas que podem prevenir alguns acontecimentos ruins, caso você se esqueça desses pontos.

Cuidados com o Fígado nos excessos de fim de ano

Simples e prático, jovem. Como o fígado é um dos órgãos que mais sofrem no fim de ano com esses comes e bebes exagerados, o ideal é que você adicione com antecedência a sua dieta alimentos que potencializam as funções do fígado, e ajudem a diminuir os efeitos nocivos do álcool.

Buscar opções como um bom composto de nutrientes que incluam alcachofra, ou ainda opções como o chá de boldo, vão fortalecer o fígado e diminuir os riscos de ressaca. E por falar nela…

O Kit Ressaca

Essa é uma indicação mais adequada para os barbudos que simplesmente querem se precaver de problemas mais sérios com a ressaca. Eu sei que nem todos vão conseguir evitar esse tipo de coisa, então o ideal é estar ao menos preparados para o pior.

O kit ressaca reúne todos os componentes necessários para proteger o seu organismo, e mais especificamente do fígado, da pancada que são os efeitos do álcool em excesso. E só para deixar claro: não se trata de um “vale garantia contra a ressaca”, mas vai te ajudar a passar pelos efeitos de uma forma menos pesada.

Se quer mesmo saber como evitá-la, dá uma olhada nas dicas que já fizemos por aqui sobre os efeitos da ressaca, e como evitá-la de verdade.

Sucos Detox para hidratar o corpo

Os detox podem ser uma boa opção para acabar com os Excessos de fim de ano

Não levante a sobrancelha desse jeito, rapaz. Os sucos detox não estão com essa boa fama nos últimos anos por “frescura”. Além de um sabor único, os sucos detox estão carregados de nutrientes que tornam o corpo mais saudável de várias maneiras.

Um bom exemplo é o suco de frutas vermelhas, perfeito para cuidar do fígado e das funções gastrointestinais, além de intensificar o sistema imunológico. Outro bem famoso é o Suco Verde, que traz vários tipos de folhas que deixam o corpo ainda mais ativo e acelerado para o fim de ano.

Para quem deseja uma vida mais ativa eles são uma ótima ideia de prevenção para os excessos de fim de ano.

Kit de Viagem Barbudo

Tenha um kit de barbudo para evitar os Excessos de fim de ano com a barba

Não precisa ser necessariamente para viagens, mas ter alguns itens importantes para os cuidados com o rosto, o cabelo e a barba é bem importante no fim de ano. Versões compactadas de shampoos para barba, balm, e principalmente o óleo para barba em momentos de folia mais intensa, vão ajudá-lo a não acabar como um desmazelado (se você pegou a referência, meus parabéns, jovem).

Ah, e uma dica importante, jovem: não é porque você está se cuidando e se prevenindo, que você precisa ir para a esbórnia e literalmente “se acabar” quando se trata aos próprios cuidados. A melhor forma de evitar os excessos de fim de ano é justamente não os cometendo. Aproveite essa mudança de forma saudável, e as memórias se tornam mais ainda mais intensas. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *