Barba degradê: Como pedir ao seu barbeiro por esse corte!?

4.1/5 - (15 votes)

A barba degradê é uma das tendências que está crescendo pouco a pouco entre os barbudos. E já é esperada como uma das grandes tendências para o ano que vem. E embora ela já tenha uma quantidade relativa de usuários, ela ainda é um tanto desconhecida pelo grande público.

Não é raro um cara menos aprofundado nos conhecimentos da barba confundir o estilo degradê dos pelos faciais com o penteado de mesmo nome. Ele talvez não esteja de todo errado já que os princípios bem parecidos. Porém, explicar essas particularidades para um barbeiro sem um bom conhecimento de causa pode ser bem complicado.

Mas nada tema, jovem. Vamos trazer tudo o que precisa para ter uma barba degradê top ainda esse ano.

O que seria essa barba degradê?

A Barba Degradê é um estilo chamativo e bem cuidadoso de lidar

Tal como o nome sugere, a barba degradê trabalha com a ideia de contraste. Também conhecidas como Faded Beards, são estilos que possuem um volume menor na região das costeletas, e gradativamente vai ganhando mais volume até a altura do maxilar, onde encontra mais volume.

Uma das características mais marcantes desse estilo, além da ideia de contraste, é a simetria com a qual é trabalhada. Veja no exemplo de imagem que demos acima como a linha é bem definida, com o um relevo bem gradual até o cavanhaque.

Outra característica muito comum entre os usuários de barbas degradê é sua combinação com os penteados. Uma vez que os estilos fade já tem uma boa popularidade, fica até mais fácil apresentar as faded bears com o penteado. Mas fica esperto que essa combinação exige um pouco mais de cuidado, como veremos um pouquinho mais adiante.

Exemplos de Barba Degradê

Com a explicação acima, fica bem fácil entender como uma barba desse tipo funciona, certo? Mas para deixar mais claro, vamos a alguns exemplos mais visuais. Assim fica mais fácil de visualizar como você deseja sua barba antes de ir para o barbeiro, ou para manter você mesmo em casa , se for o caso.

Aí vão alguns exemplos em imagem. Nada de comentários, só dê uma olhada e se inspire.

A Barba Degradê possui variações sutis e estilosas
Exemplo estiloso de Barba degradê
Outro ótimo exemplo de Barba degradê
Combine a Barba degradê com o cabelo degradê

O que NÃO é uma barba degradê?

Tão importante quanto saber o que é uma faded beard, é saber o que não é também. Barbas que possuem essas graduações no volume é a regra básica de qualquer variação de uma barba degradê. Mas existem alguns casos que é bom deixar claro que não tem nada a ver com barba degradê.

Aparação feita na tesoura – Definitivamente não, jovem. A faded beard é feita basicamente com o aparelho de barbear, com o volume variando de acordo com o tipo de pente da lâmina. Eu sei que existem estilos de barba que usam a tesoura para variar os volumes, mas não vão além disso.

Esse NÃO é um exemplo de Barba degradê

Barba e Cabelo – Tem quem confunda a faded beard com o corte fade dos cabelos, e a mais comum é achar que a barba é parte do penteado. Fazer o fade no cabelo e não fazer o mesmo na barba não caracteriza os pelos faciais na mesma linha. O mesmo vale para…

Contraste não é faded beard – Tem alguns barbudos que passaram a fazer estilos que dão mais destaque a uma área específica da barba em relação a outras, mas sem tirá-las por completo. Pense naquele destaque ao bigode com uma barba cerrada, por exemplo. Por mais estilosos que sejam, eles são exemplos de contrastes na barba, e não degradê. Fique esperto com isso.

Como deixar a barba degradê bem cuidada?

Aprenda a cuidar da Barba degradê

Esse é um passo muito importante para quem deseja um visual estiloso e duradouro. Barbas degradês, apesar de muito bem feitas no barbeiro, precisam de um bom cuidado para que permaneçam com a mesma simetria e qualidade do que no dia que saiu da barbearia.

A melhor forma de cuidar bem dos pelos faciais nas semanas seguintes a esse bom trato nos pelos faciais é através do balm para barba Além de manter a qualidade dos fios de forma simétrica, do mais rente a barba ao mais volumoso, ele vai ajudá-lo a moldar o visual como bem preferir.

Quanto ao processo de aparação, o ideal é usar uma aparelho de barbear automático, usando o mesmo tamanho de lâminas para deixar o estilo do mesmo jeito. Maaaaass… Pelas fotos acima, a gente sabe que esse é um trabalho quase cirúrgico, certo?

Sendo assim, uma saída muito bem viável é procurar pelos profissionais que vão trazer a sua barba ao melhor estado.

E na hora de ir no barbeiro?

A Barba degradê pode ser muito bem cuidada na barbearia

A maior parte das grandes barbearias hoje em dia, mesmo aquelas com temática mais retrô, estão muito cientes da barba degradê. Eles sabem quais as melhores variações para cada tipo de rosto e personalidade barbuda, e também sabem como aplicar as técnicas da melhor forma,

Mas se por um lado temos um profissional que sabe das malandragens e como aplicá-las, por outro temos os barbudos que também sabem se expor. Se você olhou com atenção todos os exemplos de faded beards que demos até aqui, também deve ter encontrado o estilo que está mais de acordo com suas preferências, certo?

Com mais consciência do que deseja, fica mais interessante para os barbudos dizerem como desejam a barba degradê no rosto. Converse com o barbeiro quais as melhores opções, e se permita ter algo bem definido no rosto.

Quanto a manter, é o que falamos no tópico anterior. Por ser um estilo quase cirúrgico, e com uma manutenção constante, o barbeiro pode ser a saída mais viável para manter bem o visual, e talvez até guardando uma graninha a mais no bolso tentando corrigir o estilo em casa.

Gostou da barba degradê? Então deixe nos comentários quais foram seus estilos favoritos, e dar sugestões ou tirar suas dúvidas quanto ao estilo. Lembre-se que ele está prometendo ser uma das grandes tendências do próximo ano, então quanto melhor se antecipar, mais destaque vai receber futuramente. Até a próxima!


Comments

  1. Post
    Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *