em

Como fazer crescer uma barba grossa e gloriosa

A barba. Um símbolo de masculinidade. Ao longo da história, as barbas são sempre relacionadas a poder, sabedoria, liderança, masculinidade e virilidade. Porem uma barba grossa se destaca de todas as outras!

O homem velho e sábio dos filmes sempre teve uma barba. O líder da tribo? O rei? Um homem de barba cheia no trono rodeado de subordinados barbeados. Ter uma barba lhe dá uma poderosa afirmação: “Eu sou um homem”.

De um ponto de vista psicológico, é um sinal de maturidade. E da perspectiva feminina(mesmo que elas não admitam): atratividade e habilidade em ser pai. Mas antes de irmos para fazê-la crescer mais grossa e de forma rápida, você sabe qual é o “melhor” jeito de fazer uma barba crescer?

A regra das quatro semanas

A regra das quatro semanas para ter uma barba grossa

Você provavelmente está lendo isso porque você acredita que sua barba não tem densidade para que fique cheia e grossa. Entretanto, a maioria das barbas nunca venham a ser cheias porque o indivíduo subestima o verdadeiro potencial de sua barba. Em outras palavras, muitos nunca deixam a barba crescer porque erroneamente acreditam que sua barba é muito desigual – que ela não possui cobertura suficiente para se conectar e dar a aparência de uma “barba grossa e cheia”.

Você deve deixar sua barba crescer por no mínimo quatro semanas. Só então, a maioria das barbas começam a se conectar. Apenas depois de um período de tempo decente, você pode avaliar o verdadeiro status de sua barba.

Entrega. Fazer crescer uma barba grossa é se entregar. Fazer crescer uma barba por fazer é fácil, é uma espera de apenas alguns dias. Depois disso só são necessários cuidados básicos para manutenção. Para fazer uma barba crescer, não toque nela por no mínimo quatro semanas. Muitos se surpreendem pelo quão espessa ela realmente é. Também não comece a modelar a sua barba tão cedo – você provavelmente vai cortar mais do que você queria. Você deve dar tempo para sua barba crescer até um comprimento respeitável e te mostrar suas “linhas reais”.

Após quatro semanas, você tem três escolhas. Você pode continuar deixando crescer um majestoso e natural jardim de barba ou arrumar ou raspá-la. Escolhendo o “jardim” você vai ganhar mais respeito (particularmente na comunidade barbada), enquanto arrumando-a vai te deixar mais apresentável. A última opção é melhor feita com um aparador de barba adequado e tesouras. Não esqueça do óleo para a barba. Comece a aplicar assim que começar a deixar a barba crescer. Ele faz com que ela pareça mais saudável, mais jovem e mais adorável (o mesmo vai para a sua pele).

Muitos falham em entender a Regra das Quatro Semanas. É a razão para que tantas barbas nunca chegam a existir em primeiro lugar. Entretanto, a maioria de vocês que estão lendo este guia estão aqui porque vocês sabem que vocês não conseguem crescer uma barba grossa e cheia. Você está ciente da falta de densidade e ela é notável.

Pode haver pelo menos uma coisa acontecendo com você. Você provavelmente não sofre de calvície masculina ou nunca irá. Aqueles que são capazes de crescer uma barba desde muito novos tendem a ter perda de cabelo. Somente alguns poucos bastardos sortudos conseguem crescer uma barba cheia e conectada e não sofrer com a calvície masculina. Uma última coisa. Não caia naquele mito: “raspar vai fazer com que ela cresça mais rápido”. Você faz uma barba grossa crescer deixando-a crescer e não a raspando.

Mas chega de divagar. Voltando ao ponto. Você está aqui para fazer crescer uma barba grossa de forma rápida. Eu montei uma lista de todas as coisas que você pode fazer para a fazer crescer uma barba grossa e cheia. Se você achar que está faltando algo, você é bem-vindo para escrever nos comentários abaixo. Se seu comentário tiver alguma verdade (e uma referência), vou adicioná-lo a esse guia.

Como fazer crescer uma barba grossa, mais rápido e melhor

Para o problema de fazer crescer uma barba “rápido”, você precisa entender uma coisa. Todos os cabelos humanos crescem no mesmo ritmo (que é mais ou menos meia polegada ou 1,25 centímetros por mês). Eu sei que todos vocês têm aquele amigo que consegue crescer uma barba em 2 semanas. Isso não significa que a barba dele cresce mais rápido, ela só se torna aparente mais cedo.

Existem 3 fatores que dão a ilusão de que uma barba cresce mais rápido:

  • Cor (pelos escuros parecem mais espessos)
  • Diâmetro (alguns tem pelos largos e espessos, outros pelos finos)
  • Densidade (barbas grossas completam mais rápido e então aparentam crescer mais rápido.

Nós não podemos fazer os pelos (faciais) crescerem mais rápido – mas nós podemos fazer com que eles fiquem mais espessos.

Saúde, Nutrição, Testosterona e Dihydrotestosterone (DHT)

Saúde, Nutrição, Testosterona e Dihydrotestosterone para ter uma barba grossa

O hormônio masculino testosterona tem um tremendo efeito no crescimento do pelo facial. É ele que cria os folículos de pelo facial para começar. Quanto mais testosterona você tem, mais tendência você tem para crescer uma barba grossa e cheia.

Dihydrotestosterone (DHT) é um subproduto da Testosterona. Ambos os hormônios desempenham o papel de formar e fazer crescer pelo facial (assim como características sexuais secundárias como o crescimento do pênis, pelo corporal, pelo nasal…).
“Constatações sugerem que T e DHT talvez possuam papéis independentes no controle do crescimento de pelo facial masculino, isto é, T para o aparecimento de folículos capilares e DHT para a promoção do crescimento linear. ” [10]

Aumentando os seus níveis de testosterona e DHT, você pode cultivar uma barba grossa. Nós vamos levar em conta tudo que você pode fazer para permitir à sua barba as condições mais férteis e ideais. Vamos começar formando uma fundação natural sólida. Aqui diz como fazer crescer uma barba grossa naturalmente:

Exercícios

Brett Keisel charles leclaire ensina exercícios para ter uma barba grossa

Você vai encontrar essa dica em todo guia sobre qualquer coisa. Mas o que podemos fazer – é verdade.
Exercícios afetam seu pelo facial de três formas:

  • Perder peso excessivo aumenta a testosterona. [1]
  • É provado que curtos e intensivos exercícios aumentam a testosterona e previne que ela diminua. Particularmente levantamento de peso e muito intenso intervalo de treinamento orientado a força. Porém, qualquer exercício tem um efeito positivo na sua saúde e testosterona. [1]
  • Exercícios aumentam a circulação sanguínea (o sangue carrega proteínas e vitaminas para seus folículos capilares). [2]

Exercícios também te deixa mais bonito. Então comece agora sua rotina de exercícios!

Estresse

o estresse acaba com a barba grossa e qualquer outra barba!

Algumas evidencias mostraram que cortisol reduz a testosterona. Se você está com estresse crônico, seus níveis de hormônio masculino podem estar sofrendo. E o sonho da sua barba grossa indo em bora.

De um ponto de vista biológico, isso pode ser devido ao comportamento relacionado a testosterona (agressividade, acasalamento e competitividade) isso pode diminuir suas chances de sobreviver em uma emergência. Estresse também comprime os vasos sanguíneos, fazendo com que a raiz do pelo receba menos nutrientes. Diabos, isso pode inclusive causar perda de pelo. [1][3]

Controle o estresse. Eu sei que é mais fácil falar do que fazer. O que me ajudou foi a meditação. Um livro que sugiro é “The Power of Now” (O Poder do Agora) por Eckhart Tolle. Ele vai mudar a forma que você vê e lida com o estresse e as emoções.

Descansar

descançar ajuda a cultivar uma barba grossa

Corpos saudáveis precisam de dormir para funcionar. Você precisa se regenerar para manter sua testosterona em movimento. Uma noite de sono de 7-9 horas deve fazer isso para a maioria. [4]

Dormir é essencial para o seu bem-estar e nesse caso, para o crescimento do seu pelo facial. Um estudo em 2011 feito pelo jornal da associação médica americana revelou que se você dormir por 5 horas ou menos os seus níveis de testosterona sofrem em torno de 15%. [5] Ou seja, quer ter uma barba grossa e gloriosa? Vai dormir!

Dieta

uma dieta balanceada é fundamental para uma barba grossa

Siga uma dieta saudável, nutritiva e rica em vitaminas. Coma vegetais – eles possuem uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Geralmente, quanto pior o gosto deles, mais nutritivos eles são (Fato). Também, pelos são filamentos de proteínas – coma em abundância comidas ricas em proteína. [6]

Comidas como vegetais crucíferos, couve, castanha do Pará e ovos também aumentam a testosterona. [12] Entre em uma dieta. Estudos mostraram que homens acima do peso podem impulsionar sua testosterona perdendo peso. [7]

Então bora para rua se exercitar e construir nossa barba grossa, afinal exercitar é bom e perder peso também!

Suplementos

suplementos para uma barba grossa, sim eles existem!

Eles não são cruciais se você está em uma dieta bem balanceada. Porém… “Ferro, vitamina B (particularmente biotina), vitamina D, selênio, cobre, magnésio e zinco” – todos desempenham um papel crucial no crescimento da barba grossa. Deficiência de vitaminas e minerais podem inclusive causar perda de cabelo. [6]

Você pode também encontrar suplementos orais para crescimento de pelo facial. Um exemplo popular é Vitabeard. Campeões barbados como Jack Passion, afirmam que tiveram excelentes resultados. [2]

Isso pode ajudar até certo grau. Se você achar muito caro, uma simples multivitamínica pode funcionar, mas o ideal seria mesmo a prescrição por um dermatologista. Afinal sempre é bom um acompanhamento médico!

Genética e procedimentos

 

barba grossa também é genética, então se liga ai no seu pai avôsOs genes predeterminam a espessura do pelo facial em pelo menos 85%. Você pode viver a vida mais saudável e comer a comida mais nutritiva, mas você continua “agarrado” em um certo nível que é o que está escrito nos seus genes.

Mas já que você não pode mudar a genética para ter uma barba grossa, considere o seguinte:

Tempo

barba grossa leva tempo para crescer!

Sim, tempo. Espere. Ao contrário da altura, a barba nunca para de se desenvolver. Você deve considerar essa particularidade se você ainda está na adolescência. Quando você chegar aos seus 20, sua barba começará a brotar por todos os lados.

Não se preocupe com densidade tão cedo. Se você está nos seus 30 e a barba continua nada a vista, então não está em suas cartas. Suas únicas apostas são um transplante ou uma extrema relação de amor com minoxidil. Talvez assim você chegue a ter uma barba cheia e gloriosa.

Transplante de pelo facial

Desde 2007, transplantes de barba aumentaram pelo menos seis vezes. Julgando pelo quão popular as barbas se tornaram nos últimos anos isso não é uma surpresa.

O pelo vem tanto de trás como do lado do seu couro cabeludo. Depende de qual se assemelha mais ao seu pelo facial. Mas note que o cabelo de doadores que eles extraem é limitado. Tenha isso em mente se você está planejando fazer um transplante de cabelo para cobrir uma calvície. [9]

O transplante pode custar bem acima de $7,000 (7 mil dólares) e dura entre 2 e 5 horas. Raramente é necessário um segundo procedimento. Depois de duas semanas, o cabelo transplantado cai e renasce 3 meses depois. Se você pode pagar por isso, a opção é válida.

Um transplante pode ser sua única solução se você não tem nenhum pelo facial. Fale com seu especialista em restauração capilar, ele pode te ajudar a conquistar sua barba cheia e gloriosa.

Mas se sua barba é falha e incompleta, existem produtos que estimulam o crescimento capilar que você pode tentar primeiro. Você vai achar mais no próximo capítulo.

Terapia hormonal

Eu não recomendaria isso para uma barba mais espessa. Isso pode acarretar sérios riscos de saúde e os efeitos não são garantidos. [11]

Mas pacientes do sexo feminino que passaram para o sexo masculino que fazem terapia de reposição hormonal começam a desenvolver pelo facial. Isso mostra quão importante é a testosterona.

Produtos para estimular o crescimento de pelo facial

Produtos para estimular o pelo facial existem – mas saiba em que você está se metendo.

Minoxidil

rogaine babra grossa e minoxidil

[button size=”medium” style=”primary” text=”Compre minoxidil aqui!” link=”http://www.farmaciaeficacia.com.br/minoxidil-barba-100g?af=9bf31c7ff062936a96d3c8bd1f8f2ff3″ target=”_blank”]

Se você está careca, você sabe do que eu estou dizendo. Minoxidil, comumente conhecido como Rogaine, é incrivelmente efetivo para o crescimento capilar. Em qualquer lugar do mundo!

Minoxidil começou como um medicamento oral para alta pressão sanguínea. Depois que os pacientes começaram a notar pelos crescendo por todo o corpo, minoxidil tópico nasceu. E trouxe a esperança de uma barba cheias para muito homens!

Minoxidil é aprovado pela FDA apenas para perda de cabelo. Use por seu próprio risco. Uma forma para usá-lo em seu rosto é aplicar uma vez por dia, deixar por 4 horas e depois enxaguar. Coceira é um efeito colateral comum desse tratamento, então eu sugiro se hidratar. Assim você diminui a sensação de coceira.

Se você decidir tentar o minoxidil, fique ciente dos riscos. Faça mais pesquisas e procure um dermatologista. Mas isso pode lhe proporcionar excelentes resultados.

Óleos de crescimento de barba e sprays

Você pode encontrar uma grande quantidade de produtos feitos para fazer crescer a barba grossa e rápido. Mas sua eficácia e potências são discutíveis.

Alguns estão cheios de comentários falsos para a impulsionar suas classificações e vendas. Eu não quero colocar todos esses produtos em uma cesta e dizer que são todos “óleos de cobra”. Alguns podem até funcionar – mas não espere resultados milagrosos, já que todos eles estimulam de alguma formar o pelo facial.

Conclusão

Action Hank e Dexter, o segredo de uma barba grossa

Quando pensar em deixar crescer uma barba mais grossa, primeiro considere sua idade. Sempre. Se você é um adolescente e ela é falha, espere por um monte de espessura vindo nos próximos anos. Não precisa se preocupar ainda.

Se você está nos seus 20, saiba que sua barba vai continuar se desenvolvendo embora em um menor ritmo. Produza condições férteis para a sua barba crescer grossa. Coma de forma saudável, se exercite, descanse bastante, controle o estresse e tome uma fonte multivitamínica.

Para algo de nível mais avançado – tente usar minoxidil. Isso vai funcionar, mas a eficiência varia em cada indivíduo. Mas sempre com acompanhamento de um médico, de preferencia um dermatologista.

Se você está nos seus 30 e continua não tendo qualquer pelo facial que seja, isso não está nos seus genes. Nada vai funcionar – a não ser uma imensa reação ao minoxidil ou a um transplante de pelo facial.

Mas o que quer que aconteça, Action Hank disse o melhor: “Não é a barba do lado de fora que conta, é a barba de dentro”.
Eu espero que você tenha achado esse guia útil. Compartilhe esse guia com os seus amigos de barba rala e dê a eles um impulso extra.

Opiniões e sugestões são muito bem-vindas na sessão de comentários abaixo.
Quão cheia é SUA barba?

Fontes:

  1. http://fitness.mercola.com/sites/fitness/archive/2012/07/27/increase-testosterone-levels.aspx
  2. https://www.birchbox.com/guide/article/beard-champion-jack-passion-on-growing-a-healthy-beard-fast
  3. http://www.everydayhealth.com/mens-health/can-stress-affect-low-testosterone.aspx
  4. http://www.businessinsider.com/does-age-affect-how-much-sleep-you-need-2015-2
  5. http://www.everydayhealth.com/low-testosterone/low-testosterone-and-sleep-deprivation-whats-the-link.aspx
  6. http://www.webmd.com/beauty/hair-health-11/eat-hair-type
  7. http://www.sciencedaily.com/releases/2012/06/120625124914.htm
  8. http://www.dailymail.co.uk/news/article-2397637/Beard-implants-growing-Number-men-opting-transplants-fold-past-years.html
  9. http://www.foundhair.com/pages/facial-hairtransplant.shtml
  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7126460
  11. http://www.realself.com/question/facial-hair1
  12. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1869626/

 

Adaptado por: Carina Roriz

11 comentários

Deixe um comentário
  1. tenho 42, tenho bigode e um poco de cavanhaque qual tratamento posso fazer para crescer barba? meu pai tem barba e eu não tenho o que posso fazer para crescer barba?

  2. Bom, tenho 20 anos, minha barba é loira e praticamente não da pra ver, fiz um ano obrigatório no exercito e tive que raspar todo dia por um ano :'( , agora em 2018 comecei a deixar crescer, faz quatro semanas aproximadamente que ela ta crescendo, mas sinto que ela simplesmente parou, chegou num ponto que parece que desistiu de crescer , será que o minoxidil ajudaria? E como essa foi a primeira vez que cresceu consideravelmente eu peguei bastante nela, será que seria melhor raspar e começar do zero novamente? (antes ela só aparecia contra a luz kkk :'( , agora ela escureceu e engrossou um pouco, já da pra ver)

  3. Cara eu tenho 23 anos e tenho bigode e cavanhaque e as costeletas estão começando a crescer seria uma boa usar minoxidil ?

  4. Oi tenho 14 anos de idade,tenho amigos com a mesma idade com uma barba de homem 30 anos,queria saber se tem algum método sem o uso de remédios para fazer meu bigode crescer em uma velocidade mais rápida

  5. Ola gostaria de saber se tem uma dica , pra tomar algo que ajude no crescimento da barba, um suplimento, algo do tipo.

    • Cara o ideal seria uma alimentação balanceada. No mais um suplemento vitamínico específico para cabelo. Isso pode se encontrado em qualquer Farmacia 🙂

  6. Olá. Tenho 29 anos e minha barba si é que posso dizer assim. Só nasce uma pequena quantidade debaixo do queixo, um bigode ralo, e no meio da bochecha. Só que nunca deixei crescer por mais de duas semanas. Fica estranho e bem falhada. Quando era adolescente me diziam que raspar faria crescer mais rápido e espessa. ‘Só que não!”
    Queria muito ter o rosto com uma barba cheia e sem falhas, até já pensei em fazer uso de anabolizante para aumentar os níveis de testosterona para ver si resolve, Mas tenho receio dos efeitos colaterais. Então antes de entrar em situações mais drástica, queria saber oque posso fazer para resolver meu problema de falta de barba.

    • Ualas, primeira coisa cara, genética manda e muito e não tem muita coisa que podemos fazer com relação a ela, mas sugiro uma consulta a um dermatologista assim você saberá realmente se poderá ter uma barba cheia 😉

  7. TENHO 26 ANOS E PRATICAMENTE NÃO TENHO BARBA,SERÁ QUE O Minoxidil VAI SER ÚTIL PRO MEU CASO?

    • Gustavo, é uma opção sim a se considerar, veja com um dermatologista se o minoxidil vai ter o resultado esperado, pois ele é bom mas tem umas condições antes ai para ele ficar 100% 😉

Deixe sua pergunta ou opinião

Avatar for Rodrigo

Escrito por Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

Escolha os óculos perfeitos para seu formato de rosto

Barba, um estilo de vida que traz de volta a virilidade masculina