BARBEARIA OLD SCHOOL

Navalhas, toalhas quentes, pomadas, massageadores, couro velho, rock, tatuagens e cerveja. Estas são algumas das referências que encontramos em uma barbearia raiz, ou melhor, barbearias Old School, também conhecidas como barbearias clássicas. 

Old School é um termo em inglês que significa antiga escola ou velha guarda, podendo também se referir às pessoas ou coisas antigas, e hoje vem sendo usado como um estilo nas novas barbearias

Seguindo um estilo bem europeu, as barbearias old school resgatam uma cultura antiga, muito mais voltada para a experiência do cliente. Obviamente tudo deve estar alinhado para que o cliente sinta que está se transportando para um novo universo. Do cheiro da loja, mobiliário até o tipo de produto utilizado, tudo é pensado com muito cuidado!

Toda essa cultura e tradição são representados no estilo do corte. Há muito a utilização da maquininha para criar formas bem delimitadas, voltadas para o estilo clássico de cabelo. O Undercute o Fade são duas técnicas muito usadas nessas barbearias. 

Na barba, conseguimos perceber facilmente que o visual masculino rústico também prevalece. Barbas grandes e bigodes imponentes são a pedida da vez nessa escola de barbearias. 

Mas não pense que por resgatar a essência do visual rústico e bruto os barbeiros não são cuidadosos. Muito pelo contrário: Como há uma grande preocupação com a experiência do cliente, há muita atenção para os mínimos detalhes, tanto do cabelo quanto da barba. 

Sendo assim, podemos dizer que o foco das barbearias Old School é muito mais no rigor da forma do que na criação de novos estilos ou penteados. 

Já existem os penteados clássicos. Logo, a preocupação é muito maior em reproduzir o corte com perfeição, resgatando o estilo do passado. 

Old School, o resgate de um estilo

Navalhas, toalhas quentes e um ambiente aconchegante propício para uma conversa entre amigos, O que há muitos anos eram características comuns nas barbearias, foram perdendo força e popularidade, porém, últimos anos voltaram a conquistar a preferência do homem moderno quando se trata de estilo e cuidados com o visual.

 barbearia em todas as esferas nunca deixou de existir, apenas seus hábitos tradicionais que foram esquecidos com o passar do tempo. No Brasil, perdeu-se muito o espaço no mercado por conta dos salões de beleza “UNISEX”, locais que estavam mais adaptados e preparados para atender diferentes estilos que estavam em alta, a moda predominante dos anos 60’s foi o estopim para isso acontecer, com uma revolução na beleza masculina por conta dos Beatles e dos Stones, que apresentavam uma imagem completamente diferente do que era definido como comum para a época, cabelos compridos, sem fixação por pomadas, mentalidade aberta e um comportamento considerado “largado”. O barbeiro não sabia trabalhar com cabelos compridos, e lá estavam eles, os salões femininos que estavam preparados para atender esse público em alta, a partir deste momento que a tradição do homem ir à barbearia começou a se perder.

Já nos últimos dez anos estamos presenciando um crescimento exponencial das barbearias old school no mundo, mas quais fatores destacam um barbeiro ou barbearia verdadeiramente old school? Tecnicamente falando ser um barbeiro old school é seguir algumas técnicas antigas, por exemplo, um corte de cabelo “quadrado” aplicando um fade na nuca e nas costeletas e limpo atrás das orelhas. Um trabalho genuinamente old school é artesanal, com máxima atenção nos mínimos detalhes, não é a criação de uma moda e sim um estilo resgatado de muitos anos atrás.

O old school está ganhando um novo espaço no mercado, já que cada vez mais pessoas tem investido seu tempo e dinheiro para estudar mais profundamente essa profissão e estilo.

Os fatores que destacam uma verdadeira barbearia old school sempre serão o bom atendimento, um trabalho de qualidade, com técnica e total respeito ao cliente.

E aqui no Brasil?

Eis que surge a dúvida: Quem são os verdadeiros barbeiros raiz, donos das barbearias Clássicas, Old School, um dos 3 estilos de barbearia que estão dominando o mercado? 

Fique tranquilo juventude! Mostraremos para você alguns profissionais dessa área e as suas respectivas barbearias, caso você tenha interesse em conhecer. 

Como é feita a barba em uma Barbearia Old School

Temos certeza que você já deve ter visto algum vídeo ou imagem de uma barbearia clássica, também chamada de Old School, que faz referência à escola antiga das barbearias do início do século XX, com cortes clássicos como Pompadour, Executive Countour, Vanguard entre tantos outros finalizados com Pomadas Clássicas de Efeito Molhado, que inspiraram os cortes atuais, além claro das cadeiras de couro, barbeiros tatuados e barbudos que trabalham com navalhas. Contudo, você já se perguntou como é feita a barba em uma barbearia old school? 

Por quê utilizam toalhas quentes, qual é a ordem do processo todo? Enfim, hoje vamos te responder essas dúvidas! Seja bem vindo à uma clássica barbearia Old School! Acomode-se e boa leitura.

COMEÇANDO OS TRABALHOS

Bom, o primeiro passo para uma barba bem feita é saber o que o cliente deseja, suas expectativas para o corte e o estilo que ele quer adotar. 

Aparar para manter o tamanho da barba? Ou diminuir o tamanho, deixar só o bigode e o cavanhaque… O cliente e o barbeiro batem um papo tranquilo sobre o trabalho que será feito, para obviamente o alinhamento das expectativas. 

Ou seja, a partir desse ponto começam os trabalhos. O barbeiro inclina a cadeira com cuidado para relaxar o cliente e já puxa aquele bate papo descontraído, leve, sem julgamentos. Ao fundo, uma música boa para alimentar a alma e acalmar possíveis stress do dia a dia.

Vale lembrar, conforme já explicamos nos diferentes estilos de barbearias, que as Old School são espaços que valorizam muito a experiência do cliente, principalmente sua mais completa satisfação.

Por isso, é extremamente importante que o cliente sinta-se confortável, bem acomodado, até mesmo para conversar e relaxar um pouco. 

Um espaço de homens para homens, entende? Jornais do dia, revistas, uma boa bebida e um café sempre quentinho são primordiais. As barbearias Old School são locais para verdadeiros gentleman’s.

PREPARATIVOS

Antes de aplicar qualquer produto na pele do cliente, o barbeiro primeiramente prepara o terreno que será trabalhado. Ou seja, passa uma rápida tesoura de precisão para eliminar os excessos da barba, aqueles fios rebeldes ou que estão invadindo outras parte do rosto. 

Uma breve aparada no bigode, uma desbastada no excesso da barba e estamos prontos! 

Já ensinamos como você pode aparar sua barba em casa também, caso tenha interesse. Claro que não terá a mesma finesse do barbeiro profissional, mas serve bastante pra quebrar o galho!

Na verdade as dicas são para manter o visual criado na barbearia mas claro, visite o seu barbeiro a cada 15 dias. Faz bem para a autoestima e você aproveita para relaxar e descontrair.

O barbeiro então marca os desenhos do rosto para saber com clareza o que ficará e o que sairá após o fim do trabalho com as lâminas.

Feito isso, o cliente está totalmente preparado para a próxima fase. 

CHEIRIN BÃO

O barbeiro agora aplica um óleo no rosto do cliente, massageando-o e aplicando o produto por toda pele, principalmente nos fios que serão barbeados. 

óleo é emoliente, ou seja, possui a função de suavizar e amaciar os pelos da barba, proporcionando dessa forma um barbear mais confortável que irá agredir menos a pele. 

Enquanto o óleo age na pele do cliente, o barbeiro esquenta uma toalha em uma máquina especializada, que aquece e umedece as toalhas com vapor quente. 

TOALHAS QUENTES

Claro que a temperatura da toalha é agradável e não queima a pele de ninguém. Além disso, o barbeiro sempre confere se a temperatura da toalha está adequada para uso. 

Sabe quando você aprende a andar de bicicleta e o movimento vira automático? Para as toalhas quentes é a mesma coisa, o barbeiro está ligado na temperatura ideal da toalha para gerar a melhor experiência possível.

Feito isso, a toalha é aberta e colocada suavemente sobre o rosto do cliente. Esse processo amacia ainda mais a pele e abre os poros do rosto, visando o máximo conforto do cliente em seu barbear. Além disso, essa toalha é relaxante pra caramba. Tem quem tire inclusive, uns cochilos durante o procedimento.

ESPUMA QUENTE

Após alguns minutinhos, retira-se a toalha e o barbeiro aplica uma espuma de barbear quente na pele do cliente.

Outra vez percebemos como essa área está se profissionalizando cada vez mais, pois já é a segunda máquina especializada para funções específicas da profissão que é usada no processo.  Falamos da máquina de aquecer as toalhas e da máquina de fazer espuma quente.

Aqui esbarramos em uma polêmica. Tem quem use as máquinas de espuma e se dizem clássicos ainda assim. Mas alguns barbeiros clássicos abominam a máquina e preparam sua própria espuma em uma cumbuquinha.

E sabe aquela parte de esquentar a toalha em uma máquina apropriada? Os clássicos esquentam as suas toalhas em águas fervendo em fogueiras que eles mantém acesas no fundo das barbearias. É o caso do nosso amigo Ramón Ruiz.

Para os mais práticos e menos brutos, é utilizada uma maquininha onde você insere a espuma da marca desejada em forma líquida e ela aquece esse líquido e o transforma em espuma.

É importante que a espuma também esteja quente, pois tanto o óleo quanto a toalha já elevaram a temperatura da pele do cliente e queremos mantê-la dessa forma para facilitar todo o trabalho. 

EDWARD MÃOS DE NAVALHA

Agora que a espuma de barbear foi aplicada, o barbeiro utiliza da navalha para barbear o cliente de acordo com a forma que foi combinado entre os dois. Na hora de decidir o melhor visual, vale levar em conta conceitos do visagismo.

Para saber mais sobre o tema, escute o nosso Podcast falando sobre visagismo.

Um bom barbeiro clássico sabe o que é o melhor para o seu cliente. Não é porque o cara chega na cadeira querendo a barba do fulano que você irá fazer.

É bom levar em conta o formato do rosto e o biotipo da barba. Uma boa conversa e ele irá entender, afinal de contas, o barbeiro está ali para ajudar, e não piorar a imagem do cidadão de bem.

Vale lembrar claro, as lâminas são descartáveis para cuidar o máximo possível da higiene dos clientes. Óbvio, né!

Com a própria toalha que foi utilizada no rosto, o barbeiro vai retirando os excessos de espuma que sobra após passar a lâmina da navalha. 

Como sempre há preocupação máxima com os detalhes, claro que não podia faltar a finalização da barba com a tesoura, aperfeiçoando as linhas do corte junto do formato do rosto e retirando qualquer imperfeição que possa atrapalhar no resultado final do corte. 

O GRAN FINALE!

Agora que a parte com as lâminas acabou, está na hora de coroar mais um trabalho bem feito! O barbeiro agora pode passar tanto uma colônia quanto um Balm para barba para hidratar e amaciar os fios, além de perfumá-los. 

Este produto é aplicado tanto na pele pós barbeada do rosto e do pescoço quanto também nos fios. 

O Balm para barba hidrata, nutre e perfuma todo seu rosto, agindo também como modelador da barba, para dar um efeito visual muito mais legal. 

Balm e Óleo são dois produtos complementares imprescindíveis para quem quer deixar a barba crescer de forma saudável e bonita. Caso não conheça os produtos, dê uma olhadinha aqui que te explicaremos tudo sobre ambos. 

Pronto! Agora o barbeiro faz as últimas limpezas gerais do cliente, seja o caso de passar o espanador ou secador de cabelo para retirar alguma sujeira do rosto do cliente. 

O PODER DO TALCO

Nesse momento entra o TALCO! O Talco é o grande protagonista de uma barbearia Old School. Toda barbearia clássica que se preze utiliza talco nos procedimentos.

O Talco serve tanto para acalmar a pele pós lâmina quanto para auxiliar na limpeza dos fios que ficam grudados no cliente.

Abaixo, colocamos o talco mais phoda do mercado. O Pó Multiuso da série NARCOS, da Netflix. O Pó Narcos é hoje o principal pós barba utilizado nas mais renomadas barbearias do Brasil. Confira!

Bom, agora que você entendeu como é feita a barba em uma barbearia Old School, você já pode ir até a mais próxima e se deliciar no processo. E se você é barbeiro e curte a cena clássica, aplique os processos em seu estabelecimento. E se quiser saber mais sobre dicas para barba, barbearias ou estética masculina, inscreva-se em nossa newsletter e não perca nenhuma informação! 


Comments

  1. Post
    Author
  2. Post
    Author
  3. Post
    Author
  4. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *