Descubra mais sobre o visual Van Dyke!

Já falamos aqui em nosso artigo sobre estilos de barba sobre a Van Dyke. É um visual estiloso, um tanto hipster, e que precisa de um cuidado mais apurado que o de costume. E pelos formatos que ela possui, dá para entender a razão para tanto. Só que esse estilo particular possui algumas curiosidades bem interessantes.

Para começar, de onde veio esse nome Van Dyke? E quais as variações você pode fazer com esse bigode e barbicha tão bem estilizadas? Isso é que vamos ver nesse post, para quem deseja fazer uma boa mudança no visual e dar aquela surpresa para si mesmo, para os amigos e para namorada. Vai por mim, existem boas vantagens a se explorar com ela.

Onde surgiu o estilo Van Dyke?

onde surgiu o estilo Van Dyke

O Van Dyke é um tipo específico de cavanhaque em que a barbicha e o bigode não se conectam, mas estão em sincronia com seu desenho bem estilizado. O nome é uma homenagem ao pintor Anthony Van Dyke, muito conhecido na escola Flamenca pelo seu estilo de arte. O belga foi o pioneiro no visual também, no auge do século XVII.

O estilo Van Dyke foi muito utilizado até o final do século XIX, e aos poucos foi caindo no esquecimento. E, olha que coisa, foi a galera hipster que trouxe o estilo de volta aos poucos, embora algumas figuras da mídia já fazerem uso antes.

Hoje o estilo Van Dyke tem sua popularidade, mas não é visto com tanta facilidade quanto outros estilos. O que de certa forma é muito bom: as características que chamam atenção nesse visual são únicas o bastante para não serem tão usadas.

E como você vai ver no nosso passo a passo, fazer um Van Dyke requer um pouquinho mais de atenção e cuidados na barba. Veja só como é.

Como fazer o Van Dyke

como fazer um Van Dyke

Se você quiser um visual Van Dyke top, e até mesmo estilizar em algumas das formas que vamos mostrar logo em seguida, basta seguir os passos adiante. É um tanto simples, mas requer atenção.

Passo a Passo para fazer um Van Dyke

  1. Não esqueça dos cuidados básicos. Aqui vai uma dica importante: o Van Dyke só será possível se houver um cuidado constante com a barba. Portanto, não se esqueça de usar o shampoo para barba e o balm com frequência, para deixar os pelos faciais macios e fáceis de serem moldados.
  2. Limpe as laterais do rosto. Após 6 semanas de barba crescendo, o primeiro passo é tirar toda a barba nas laterais e no pescoço. Se você prefere algo mais rústico e mais prático, pode usar a navalha para a tarefa, e isso te ensinamos bem aqui.
  3. Faça um cavanhaque redondo. Quando tirar as laterais da barba, deixe apenas o cavanhaque, com um espaço de aproximadamente 5 centímetros da boca. No pescoço, tenha cuidado ao não tirar a barba na área do queixo. A ideia é que o cavanhaque fique redondo, para que a última e a principal parte do Van Dyke seja trabalhada.
  4. Comece a modelar. Com o cavanhaque feito, é hora de se desfazer dele. Com os materiais que usou para fazer a barba nas laterais, tire com cuidado a área entre o queixo e a boca. Essa parte deve ficar tão lisa quanto o restante. Com isso, seu Van Dyke está quase concluído.
  5. Cuidado com os detalhes. À esta altura, você já deve ter visualizado o seu Van Dyke. Então é hora de aparar as pontas do bigode, ajustar de leve sua barbicha, e definir o visual final de sua obra. Para começar, mais adiante tem alguns estilos de Van Dyke nos quais você pode ter uma referência, e depois encontrar o seu estilo.
  6. Mantendo o Van Dyke. Para ter sempre um visual clássico como este, você vai precisar de uma boa cera para bigode, e óleo para barba, tanto para proteger a barba dos efeitos externos, como para deixar o próprio visual intacto por longas horas. E você não deve esquecer dos outros produtos, e fazer a barba nas áreas já limpas. Não é fácil, mas é muito recompensador.

5 Dicas de estilos Van Dyke

Agora que você já sabe como moldar o seu visual clássico, que tal umas referências para não ficar perdido na hora de aparar? Elas vão facilitar e muito sua vida de barbudo.

1 – A Aliança Rebelde

Van Dyke aliança rebelde

Se você é fã de Star Wars, já pegou a ideia. Quer um estilo tão original para o seu Van Dyke que não seja desenhá-la com o símbolo dos heróis da série de George Lucas? Pode dar um pouco de trabalho por conta da precisão na hora de fazer a barba na região do queixo, mas o resultado é uma referência que quando percebida pode abrir muitos sorrisos.

2 – O Clássico dos Clássicos

Van Dyke clássico

Este é o clássico Van Dyke, sem tirar nem por. Bigode levemente volteado, uma barba fina e pontuda. Se você é mais tradicionalista, pegue este visual. Mas não se esqueça que neste visual, um boa cera para bigode é básico!

3 – O “T”

Van Dyke T

Em teoria, não se diferencia do clássico em questão de formato. O que caracteriza essa variação como algo único é o bigode mais próximo da boca, desenhado de forma a parecer com a letra em questão, e a barbicha ser um pouco mais larga, e sem ponta.

4 – O Van Dyke Francês

Van Dyke frances

O estilo francês foi um dos mais popularizados, principalmente por figuras públicas como o músico Chris Cornell, e recentemente com o ator Hugh Jackman como parte de sua caracterização no filme “Pan”. Tanto a barbicha como o bigode são desenhados com mais sofisticação, deixando um visual que lembra muito os Três Mosqueteiros.

5 – O Estilo Pontudo

Van Dyke estilo pontudo

Uma variação do estilo clássico. Aqui todas as extremidades do Van Dyke ficam pontudas, criando algo um pouco mais agressivo, e ainda mais impactante.

E aí, gostou das dicas de Van Dyke? Agora fica muito mais fácil fazê-los, não é verdade? Deixe nos comentários quais ideias você sugere, e se ficou bacana a nova empreitada. Até a próxima jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *