Efeito Build Up: Dica para os cabelos! Saiba como evitá-lo!

Efeito Build Up: Dica para os cabelos! Saiba como evitá-lo!

Você pode não estar muito ligado nisso, mas existe um efeito perigoso para quem não presta atenção nos cuidados com os cabelos. O chamado efeito build up é quando há o acúmulo de resíduos do cabelo, mas não de sujeiras. Quando você não lava a cabeça direito, ou não enxágua bem, o que se acumula são os produtos que usa.

Esse efeito acontece bastante com os homens desatentos, e pode dar um baita problema no seu visual se não tiver os cuidados de acordo. O grande problema, contudo, está mais relacionado a sutileza desse efeito, que só costuma aparecer depois de um bom tempo.

Para que não caia nessa situação, e possa aproveitar melhor o seus cuidados, vamos mostrar em detalhes como surge esse efeito Build Up, e como você pode evitá-lo dando a atenção que os cabelos merecem do mesmo jeito que faz com a barba.

O que é o efeito Build Up?

O que é o Efeito Build Up?

Basicamente, esse efeito afeta o couro cabeludo de maneira similar às caspas: os resíduos, acumulados nos folículos, impedem que os nutrientes alcancem a base dos mesmos, fazendo com que pouco a pouco ele perca o brilho e as características que lhe dão maior destaque.

O sintoma mais frequente relacionado ao efeito Build Up é a coceira constante no couro cabeludo. Ela se confunde bastante com caspas devido a esse fator, já que ambas podem surgir mesmo de tratamentos adequados dos barbudos.

Mas existe um macete que vai deixar mais claro para você se está sob esse efeito ou não. Repare se, após o banho, e ter secado bem os cabelos, as coceiras aparecem. Uma vez que as caspas ainda levam um tempo para surgir por conta da sebácea, é bem provável que já esteja sofrendo desses efeitos.

Para estes casos, recomendamos que faça o seguinte.

Não use condicionadores e outros produtos oleosos por enquanto

Um das categorias de produtos que mais causam problemas nesse sentido são os cremes e condicionadores. Por não serem tão bem sentidos no couro cabeludo, sobretudo na hora de enxaguar, é bem comum que estejam expostos ao efeito build up.

Quando perceber que está sob esses efeitos, corte os cremes e condicionadores até resolver. Isso vai evitar que mais resíduos se acumulem, ao mesmo tempo em que aplica soluções viáveis para dar um jeito nessa situação.

Use um shampoo antiressíduos

Use shampoo antiressíduos para evitar o Efeito Build Up

Outra ação a se tomar nesses casos são os shampoos. Procurando o tipo mencionado acima – o que pode ser em uma quantidade bem pequena já que o tratamento nesses casos é de poucos dias -, você age diretamente sobre os efeitos da caspa, e aprende uma lição importante quanto aos cuidados com os cabelos.

Nunca deixe de enxaguar após lavar os cabelos, jovem! A causa maior desses problemas com os cabelos é justamente a falta de atenção nesses momento. No inverno costuma ser pior tanto pela água quente, como pelo fato da gente não enfiar a cabeça debaixo d’água como deveria, não é verdade?

Preste atenção na toalha e no pente

O Efeito Build Up pode ser evitado tomando cuidado com o pente e a toalha

Toalhas também exercem forte papel aqui, jovem. Uma toalha que não esteja muito nova, ou que já esteja em uso constantemente, acaba não causando os efeitos de limpeza desejados na hora de secar. Se você enxaguar bem, essa questão pode ser diminuída, mas é importante que esteja atento a esse tipo de detalhe.

O ideal é que você tenha uma toalha apenas para os cabelos. Pode ser aquelas de rosto, se achar que uma normal é muito grande para o que precisa. Independente do tipo, garanta que ela vai secar de fato e tirar qualquer resíduo que tenha ficado após o enxágue.

O mesmo vale para o uso do pente. Para esses casos, prefira os de madeira, pois além de evitar aqueles embaraços no cabelo, também vai tirar qualquer tipo de resíduo que tenha ficado.

Cuidado ao usar o shampoo

Se o principal motivo para que ocorra esse efeito build up é o acúmulo de resíduos, a melhor coisa que pode fazer nessas horas é usar o shampoo e o condicionador da maneira correta. Use o shampoo sempre na raiz dos cabelos, fazendo aquela massagem mais relaxada e fora do chuveiro.

Deixe agir o tempo necessário, e só depois enxágue. E o condicionador não pode ser usado na raiz, caso contrário vai entupir a raiz dos cabelos e começar a causar não só o efeito build up, como as próprias caspas.

Para manter o brilho dos cabelos, explore as vitaminas

Além de lavar e enxaguar bem os cabelos, para não cair nessa malha fina do Build Up, é interessante que você explore opções que favoreçam a nutrição dos cabelos. Uma boa opção aqui, lembrando que é bom evitar os tais leave-ins que colocamos na cabeça essas horas para não ter acúmulo de novo, é usar os balms.

Isso aí jovem, não existem balms apenas para a barba. Uma vez que eles funcionam como estimulantes para os folículos, os balms capilares também ajudam a fortalecer e nutrir a raiz dos cabelos, fazendo com que cresçam mais firmes, e com todo o seu potencial explorado.

A aplicação funciona do mesmo jeito que os modelos para barba. Lave, enxágue e seque bem os cabelos após o banho. Com isso resolvido, passe o balm em uma quantidade mínima no couro cabeludo, fazendo a mesma massagem de antes com o shampoo, e deixe agir. Aí depois é só alegria.

O efeito Build Up só vai surgir e se manter se você não tomar os cuidados devidos, jovem.

Deixar ele acumular pode gerar aquela coceira chata no cabelo, mesmo depois de bem lavado, o que por sua vez levam a pequenas feridas, e por fim a queda dos cabelos, ainda que bem sutil. Não deixe que isso aconteça com o seu visual, simplesmente cuidando bem dele, e até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *