Suor, calor e barba: Como lidar com o incômodo durante o verão!

O verão é a estação preferida dos barbudos que gostam do ar livre para fazer suas atividades radicais, relaxar fora de casa, aproveitar o melhor desse país tropical… Até terem que lidar com algo bem normal na estação, mas que não é tão legal nos seus pelos faciais: o suor. Pode ser uma ferramenta defensiva do nosso organismo para evitar que o corpo se desgaste demais com as altas temperaturas. Porém…

Se os barbudos não tiverem os devidos cuidados, o suor acumulado pode causar sim alguns problemas a barba, que até seriam resolvidos tirando ela, mas que seria um belo vacilo para quem já ficou um bom tempo esperando que chegasse no tamanho ideal para e estilizar como gostaria. A menos que você queira, aí é outra questão.

Lidando com o suor no verão

Para quem não quer passar por situações chatas com o calor nessa estação, o que é inevitável principalmente nesse comecinho de ano, vamos falar um pouquinho desse processo do corpo, para que entenda de fato o cenário com sua barba, e o que fazer para passar desses momentos mais sossegado. Quer uma barba top nesse verão? Então dá uma olhada aqui.

O suor, a barba e a relação complicada

Saiba como lidr com o Suor no verão

A sudorese é uma ferramenta de manutenção do nosso organismo. Conscientemente incontrolável, ela é ativada quando a temperatura interna do organismo atinge níveis acima do normal.

Com os líquidos liberados através dos poros da pele, evitamos uma série de perigos que as altas temperaturas provocam, inclusive de morrer. Em alguns casos pode ser por ansiedade, mas isso é outra história.

A relação mais complicada com a barba é com os nutrientes que essa sudores traz junto de seus líquidos.É normal que o corpo, ao liberar suor para se equilibrar, também também expulse nutrientes indesejados e que causam problemas ao organismo.

Inclusive são essas substâncias ruins que provocam o infame “CC”.A principal delas é a gordura ruim: é ela que, ao mesmo tempo que nos ajuda a perder peso, também pode entupir os poros da pele.

Quando isso acontece, o que é comum no rosto e nos cabelos, há o acúmulo de sebo, que deveria lubrificar e proteger a pele. Outros fatores entram nessa história, como a ação de bactérias e fungos, e a falta de limpeza adequada do rosto e dos cabelos.

Só pela breve explicação, já deu para entender que é tanto uma atitude normal do corpo, como uma possível falta de cuidado com o rosto, não é?

No verão, esse ponto se torna mais pertinente ainda devido a outro fator: para que a pele possa respirar, os nossos poros ficam naturalmente mais abertos, o que por consequência também torna-a um pouco mais exposta a microorganismos e sujeira.

Tratando a questão com realidade

O seu corpo não pode parar de suar, isso é fato. Mas para que não seja um problema a ponto de afetar sua barba, temos algumas saídas muito simples e muito práticas para não ter de apelar ao extremo de tirar a barba… Se bem que uma das saídas chega no limite disso, então comecemos por ela.

Adote um estilo mais leve

Tenha uma barba mais leve para lidar com o Suor no Verão

Eu sei que tem barbudos que vão ficar meio nervosos com a gente, ao menos aqueles que fazem questão de manter o visual cheio no período de calor. Quanto a essa turma, temos alguns outros conselhos adiante, fiquem tranquilos. Se não é o seu caso, prefira estilos de barbas que não sejam muito cheias ou compridas: além de facilitar a limpeza, vai tornar o calor menos difícil de lidar.

Na verdade, com uma boa limpeza, elas funcionam como uma boa forma de proteger o rosto dos efeitos ultravioleta. Ou como diriam alguns piadistas, “Ultra-Violenta”.

Mantenha a limpeza constantemente

Não deixe de fazer uma boa limpeza para lidar com o Suor no Verão

Limpeza são essenciais para evitar o acúmulo e invasão de bactérias indesejadas nos poros da pele. Mas no verão, com essa região um pouco mais exposta, esses cuidados se torna ainda mais necessários. Use o shampoo para barba diariamente nos períodos de calor mais intenso, e intensifique o cuidado ao pentear. O balm também ajuda bastante.

Beba uma boa quantidade de água

Para que o Suor no verão não seja um problema, beba bastante água

A recomendação básica para o calor também serve para as barbas. Com a hidratação constante, o corpo não perde nutrientes, assim como os pelos faciais. E isso é muito importante em uma época cujas altas temperaturas vão te ferrar bastante se não cuidar. Além da água em si, algumas frutas que possuem boa quantidade de água também lhe ajudam, como maçã, cítricos, melancia, e daí vai.

Não coce a barba!

Assim como deve lidar com o Suor no Verão, lide com a coceira também

Em primeiro lugar, se você já sentiu coceira, é sinal de que a pele está muito oleosa ou ressecada. A dica acima vai te ajudar a quebrar esse efeito se fizer constantemente. Mas caso as coceiras já estejam instaladas, não faça a maluquice de coçar: lave bem o rosto, enxágue, e passe um pouquinho só de óleo para barba: se ficar coçando, vai gerar um belo buraco no visual, e aí sim tirar…

Tão importante quanto lavar, é enxaguar

O Suor no Verão também pede por enxágue na água

Enquanto estiver lavando a barba com seus produtos, não se esqueça que o enxágue é tão importante quanto. Não ficar com resíduos do shampoo quando ela estiver seca facilita o aproveitamento dos nutrientes após a limpeza, e acabar com o risco de frizz também. Além disso, com uma barba bem enxaguada e seca, passar o balm fica mais tranquilo também.

Viu? Lidar com o suor no verão é mais simples do que aparenta. E de certa forma, já precisamos nos cuidar bem nessa estação pois é natural que o calor constante exija algumas adaptações de nossa parte.

Se fizer isso corretamente com a barba, essa relação entre a sudorese, a alta temperatura e os pelos faciais será muito mais harmônica. Vai poder tirar uma onda, inclusive. Não deixe de cuidar bem da sua barba, e até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *