Copa do Mundo da Rússia. O que esperar de diferente?

Você pode até não se lembrar, mas a Copa do Mundo da Rússia já é no mês que vem! Apesar de ainda sermos o país do futebol, e de termos um título que ninguém ainda não conquistou, é curioso como a mentalidade do pessoal mudou bastante com relação ao esporte por aqui. Tanto, que a copa desse ano está com umas mudanças inesperadas.

Mas essas mudanças não são na estrutura do torneio, isso daí continua tudo normal. As novidades que essa copa do mundo são interessantes a ponto de já ser um campeonato aguardado só pelo que ela vai trazer. E por que não, ser essa a chance de vermos o Brasil voltar a ter um pouco mais de respeito futebolístico? Quer dizer, ao menos em partes, pois em outras… Bem, isso é conversa para outro post.

Vamos ver o que o mundial de seleções da FIFA tem a nos mostrar nas terras geladas do senhor Putin.

A Copa do Mundo da Rússia e dos Azarões

Copa do Mundo da Rússia está cheia de azarões

Como é de costume, as chaves da Copa do Mundo são feitas no começo de Dezembro do ano anterior a competição. E já de cara, podemos notar a ausência de uma seleção tradicional e sempre tida como uma das favoritas ao título: a Itália. Sim, a equipe de Buffon, Pirlo, e outras figuras da Squadra Azzurra não vão estar nessa copa.

Os italianos perderam na repescagem das classificatórias europeias para a Suécia, é a primeira vez em pelo menos 40 anos que eles deixam de participar da competição. Aliás, é bom ressaltar um negócio aqui: tanto a Itália, como outras seleções fortes da Europa, como Holanda, Portugal e Espanha, não tem tido uma renovação entre seus jogadores. O que pode gerar umas mudanças interessantes de referências na região nos próximos anos.

E por um bom período, a própria seleção brasileira correu o risco de não participar, com uma campanha bem fraca no começo das eliminatórias até Tite entrar no comando da equipe e fazer o mesmo bom trabalho que fez no Corinthians. No mesmo ano em que entrou, garantiu o Brasil na lideranças das eliminatórias, e a classificação antecipada. Por pouco hein…

Dito esses detalhes pertinentes, vamos para alguns exemplos de azarões de destaque desta copa do mundo. Tem vários nomes interessantes aí.

Panamá

O Panamá é uma das novidades da Copa do Mundo da Rússia

Além de ser a primeira Copa do Mundo dos panamenhos, esta é, de todas as seleções, as que tiveram uma história mais singular em sua classificação. A seleção do Panamá entra desacreditada no grupo G, onde estão a Alemanha e a Bélgica, mas é bem sabido de seu sangue nos olhos.

Para uma seleção que transformou a classificação numa festa a ponto dos torcedores abraçarem os jogadores diretamente no campo, e mesmo os policiais fazerem o mesmo, não tenha dúvidas de que ele farão essa chance valer a pena. E se você for ver, a Costa Rica passou por um episódio similar, e fez uma campanha excelente aqui no Brasil em 2014, você acha que na Copa do Mundo da Rússia desse ano será diferente?

Peru

O Peru está de volta a Copa do Mundo da Rússia

Já faz muitos anos que os peruanos não sabem o que é uma copa do mundo. E você pode creditar isso ao astro da equipe ou não, o atacante Paolo Guerrero. Mas o fato é que eles fizeram por merecer essa classificação, e também podem surpreender seus adversários do grupo C, inclusive com os adversários dinamarqueses.

Em um ano de copa sem o Chile, é a vez dos peruanos mostrarem a resiliência das grandes altitudes darem um bom trabalho para os favoritos do grupo, França e Dinamarca. E mostrar que não é apenas de Guerrero que se faz uma boa seleção.

Islândia

A Islândia é outra forte candidata Copa do Mundo da Rússia entre os azarões

Os barbudos que viram o Brasil ser pentacampeão em 2002 podem se lembrar disso, mas dois dos grandes destaques daquele ano foram Coreia do Sul e Turquia. E quem sabe o grande destaque desta copa sejam os desconhecidos Islandeses?

Os homens das frias terras frias da Europa já haviam se destacado em 2016, com sua participação na Eurocopa, batendo a Inglaterra nas oitavas-de-final, mas perdendo para a França na etapa seguinte. Se eles têm essa força para bater, quem sabe o que eles podem trazer em seu grupo, com os favoritos argentinos e nigerianos?

E os Favoritos dessa Copa do Mundo da Rússia? Quais são?

Será o que o Brasil vai ser um dos favoritos da Copa do Mundo da Rússia?

Até aqui, sem grandes novidades entre os favoritos. França, Inglaterra, Portugal, Espanha e Alemanha pela Europa; Brasil, Argentina e pela primeira vez a Colômbia pela América do Sul. Sentiu falta da Holanda, dos Estados Unidos, do Chile? Pois é jovem, eles também não estão presentes.

E por esse motivo que dei um pouquinho mais destaque para alguns dos azarões ali em cima, pois essa lista ainda pode ser mais longa. Nomes como Croácia, Costa Rica, Uruguai, Senegal e México já são bem cotados aí, seja pelo fato de já terem participações mais consistentes em copas, seja pelo fato de outros favoritos não estarem presentes.

Quanto ao Brasil, o clima é de certa incerteza. Por um lado, os ajustes de Tite fizeram a confiança dos jogadores aumentarem a ponto de nem a estrela do time não ser peça-chave na possível conquista do hexacampeonato.

Seu grupo, que possui Costa Rica, Sérvia e Suíça, não parece oferecer ameaças. Mas fora justamente essa prepotência que acabou de forma vergonhosa com a campanha de 2014. Isso se você contar que um dos possíveis adversário nas oitavas-de-final são os traumáticos alemães. Pode ser a chance de redimir os erros, ou atestar o certificado de freguesia. Veremos…

Mas uma coisa é certa, jovens. Essa Copa do Mundo da Rússia já é histórica por faltar grandes nomes, e ser a chance de revelar outros tantos. E mesmo os medalhões não poderão vacilar se quiserem meios de chegar às finais. E para que você fique pronto para essa copa, vamos não só falar de cada uma das seleções, como alguns de seus costumes barbudos. Isso aqui ainda é um site sobre pelos faciais, não é verdade? Até a próxima, jovens!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *