Dia internacional da mulher: Barbudos que representam!

4.3/5 - (4095 votes)

O Dia Internacional da Mulher tem sido uma data especial há décadas, mas nos últimos anos tem recebido ainda mais força com os novos movimentos em prol dos direitos das mulheres. E um dos maiores feitos nesse aspecto são sobre homens.

Calma que eu explico: um dos motivos de haver tanta desigualdade nesse sentido é a forma com a qual os rapazes são educados e reforçados ao longo da vida. E quando temos homens que entendem essa questão, e decidem não ser mais uma voz entre tantas outras que diminuem movimentos tão importantes, é sim uma vitória delas.

E hoje vamos falar sobre alguns desses barbudos que fizeram tanta diferença ao longo da história das lutas femininas, as ajudando a quebrar todos esses estigmas sociais que tanto atrasam a sociedade.

Os barbudos que representam no Dia Internacional da Mulher

Charles Moulton

Charles Moulton foi um dos primeiros a incentivar o movimento que gerou o Dia Internacional da Mulher

Vamos abrir uma breve exceção entre os barbudos para citar um cara que apoiou a causa feminina de uma forma única e bastante especial. Charles Moulton, pseudônimo para William Moulton Marston, foi nada menos do que o criador da Mulher-Maravilha, que hoje é um dos grandes símbolos femininos de força na cultura pop.

E vários dos elementos presentes na princesa amazona não foram à toa. Charles, que foi um homem à frente de seu tempo, atribuiu diversos aspectos da Mulher-Maravilha baseado em seus estudos, palestras e trabalhos que incentivaram a proatividade das mulheres em uma época tensa como os anos 30 e 40 nesse aspecto.

Além da Mulher-Maravilha, Charles Moulton também foi o criador do polígrafo, ou o detector de mentiras se preferir. Mas este ele não teve os devidos direitos, já que ele não patenteou a invenção.

Jared Leto

Jared Leto é apoiador direto do Dia Internacional da Mulher

Músico, ator, barbudo e apoiador das causas femininas. Jared Leto é uma figura bem conhecida da cultura pop atual, indo desde o novo Coringa até o vocalista loucaço do 30 Seconds to Mars, e inclusive o recente papel no controverso Blade Runner: 2049. Mas isso não vem ao caso: o homem é realmente apoiador do feminismo.

Uma das causas que o ator cita para seu apoio é sua própria criação. Educado por mãe solteira, e uma mulher forte, o ator cresceu bem com a ideia possível de que mulheres podem e devem ter total autonomia. E quando há a oportunidade, ele não deixa de se posicionar a favor.

Ryan Gosling

Ryan Gosling é outro grande apoiador do Dia Internacional da Mulher

Outro ator que não só apoia as causas das mulheres, como traz boa parte desse ativismo e proatividade aos papéis em que atua. Repare como seus filmes, desde o recente Blade Runner que já citamos acima, até outros como Drive, e até o mais antigo Lendas da Paixão trazem personagens femininas intensas, e sem o esteriótipo de frágeis?

Ryan sempre deixou claro que cresceu rodeado de mulheres fortes, tendo a irmã mais velha como principal referência. Os ambientes ao redor dele ajudaram a formar boa parte de sua personalidade, e uma figura que apoia o feminismo.

Eddie Vedder

Eddie Vedder ajuda de várias formas no Dia Internacional da Mulher

O vocalista do Pearl Jam é um cara bem ativo em diversas causas sociais, ainda mais no Dia Internacional da Mulher. Nós temos um caso bem particular por aqui, inclusive, quando aconteceu a tragédia em Mariana. Mas isso é papo para outro dia. Eddie Vedder também apoia diretamente causas e grupos ativos pelas mulheres. E um dos pontos nos quais ele mais chama atenção é quanto ao direito ao aborto.

Não vamos entrar fundo nessa questão por aqui. Eddie defende o direito de aborto como uma questão de saúde, acima de aspectos religiosos. De todos nessa lista, é o que mais age de forma direta pelo feminismo.

David Schwimmer

David Schwimmer tem uma ONG que ajuda de várias formas no Dia Internacional da Mulher

Aqui você provavelmente vai continuar conhecendo ele como o Ross da série “Friends”, mas David tem uma carreira muito maior do que seu personagem lá fora, principalmente como produtor de séries. Assim como Eddie Vedder, ele também possui um papel bem ativo em fazer sua parte pelas mulheres, e o faz através de uma ONG. 

No caso de David, ele já deu declarações que a criação da ONG, que é voltado ao apoio de vítimas de estupro, tem a ver com as relações de vida que teve. Muitas mulheres guardam casos de abusos, que muitas vezes não são revelados por diversos motivos. Sua ONG tem esse objetivo, de trazer a segurança e confiança que precisam para lidar com esse causo.

Jon Hamm

Jon Hamm é outro conhecido apoiador do Dia Internacional da Mulher

Este é um ator menos badalado que os grandes nomes do cinema, mas com uma carreira tão consistente quanto. Trabalhos como Mad Men, Black Mirror e CSI Miami estão em seu currículo, como outros tantos papéis coadjuvantes.

Seu apoio para com a causa feminina está principalmente nas declarações em prol das lideranças das mulheres, ou melhor dizendo, em cargos de liderança. Seus comentários sobre o assunto são bem diretos, inclusive deixando para trás esse aspecto misógino que cerca o público masculino em geral.

Patrick Stewart

Patrick Stewart apoia o Dia Internacional da Mulher há alguns anos

Eu sei que o Professor Xavier não é um barbudo, mas isso não o impede de ser um grande defensor das causas feministas nesse Dia Internacional da Mulher. Aliás, ser barbudo ou não é apenas um detalhe nesse aspecto tão importante, e sim o quanto você considera e como pode ajudar tais movimentos de uma forma geral. Mas enfim, vamos voltar a Patrick.

O ator sempre foi muito ativo na luta contra violência à mulheres. Suas declarações são bem diretas quanto a forma na qual cuidar dos jovens rapazes, para que não aconteçam com eles o mesmo que ocorreu com o próprio ator, que vira os constantes casos de agressão cometidos por seu pai para com a mãe.

É possível tirar bons exemplos entre os barbudos para com essas causas. São formas de reparar o quanto o Dia Internacional da Mulher é importante para elas, mas para eles também. E reflita sempre sobre essas questões, jovem, pois o futuro depende justamente dessas atitudes de hoje. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *