Vocês viram a xuxa com barba? O que aconteceu com ela?

Como é que é a história? Imaginar a xuxa com barba é o mesmo que pensar em qualquer mulher, do passado ou do presente com uma imagem conhecida, de pelos faciais. E embora isso muitas vezes não seja uma imagem pra lá de legal de pensar, ainda assim é difícil de imaginar uma pessoa que já foi chamada de rainha dos baixinhos de barba…

Não é? Mas bem, isso rolou de verdade, e não é zoeira, ao menos em um primeiro momento. A xuxa realmente apareceu com barba em seu atual local de trabalho, a TV Record. E a internet, que não é boba e nem cega, não deixou de comentar o assunto, com aquele “calor” afoito que o pessoal já está bem acostumado.

Mas para você que, como a gente, caiu de paraquedas nessa história, vamos entender o que diabos aconteceu, e se isso é uma realidade tão incomum assim.

O caso xuxa com barba: todos os detalhes (ou não)

A xuxa com barba deu o que falar. Mas de onde veio essa história?

“Deixando minha barba no sol, beijos…”, e foi com essa frase, junto a uma foto no Instagram, lugar muito bacana onde você pode encontrar vários momentos à vontade dos seus artistas, amigos e outras pessoas desconhecidas favoritos, que a xuxa com barba viralizou.

O caso em si não teve nada de mais. Era uma foto da Xuxa, de férias após sua temporada como apresentadora do programa Dancing Brasil na emissora brasileira, com esses pequenos “tocos de barba” expostos no rosto.

A repercussão começou pra valer mesmo quando a fato parou nas mãos do programa do Fábio Porchat. E antes que a gente acabe como um programa de fofocas, basta dizer que ela reagiu de uma forma mais sossegada, e a vida que segue.

Mas por que o fato da xuxa com barba causou tanto assim? A gente sabe de outros casos de mulheres com barba, mas que não geram tanta repercussão do tipo por diversos motivos. Mas o que isso tem a ver com ela, afinal?

Ao invés de entrarmos no campo das suposições com gente famosa, que no fim das contas não levam a algum lugar, vamos pensar em alguns pontos bem pertinentes sobre o assunto. Afinal de contas, a xuxa com barba não vai afetar em nada a sua vida, mas uma amiga ou parente próxima talvez sim. E aí que vale saber das coisas.

Os motivos das mulheres com barba

O que a xuxa com barba tem a ver com tantas outras mulheres barbudas?

Vamos deixar essa questão com a loira de lado por enquanto. Tem um assunto bem pertinente com relação aos pelos faciais nas mulheres, tanto em termos de tabu – haja vista a reação do público com esse detalhe -, como de motivos fisiológicos.

Um dos motivos que especularam sobre a xuxa com barba era o fato dela possivelmente usar bombas. Essa história, além de exagerada, não diz muito respeito com a gente. Exceto pelo fato de que mulheres, em geral, podem sim desenvolver pelos faciais por esse tipo de medicamento.

Os anabolizantes, ou produtos que possuam uma quantidade expressiva de testosterona e outros hormônios masculinos, tanto podem aumentar a produção de pelos faciais por parte dos homens, como começar a desenvolver o mesmo nas mulheres.

Por padrão, elas não desenvolvem pelos em grandes quantidades justamente pela quantidade mínima de testosterona, que nas mulheres tem propósitos apenas musculares. Também é por esse motivo que não vemos mulheres super fortes naturalmente.

Mulheres que desenvolvem barbas, ou o fazem por conta desse tipo de intervenção direta ao organismo, ou através de alterações genéticas, gerando casos conhecidos por aí. E aqui entra um ponto em questão: independente dos aspectos clínicos que geram os pelos faciais no rosto de uma mulher, é bom que os homens tenham ao menos um pouco de respeito e entendimento no assunto.

Parando com os tabus

A xuxa com barba não causa tanto quanto Harnaam Kaur

Repare como as reações de que uns toquinhos apareceram no rosto da senhora meneghel causaram tanto estardalhaço entre o público. E ela própria sabe tão bem disso, que nunca perde a chance de tirar uma pequena troça com a galera que enche. Se você conhece a história da figura, sabe que ela sempre foi assim.

E assim pode ser com os homens, e com as mulheres também. Existem questões na vida que, por escolha ou a falta dela, acontecem. Assim como vai ter um dia em que sua barba estará desalinhada mesmo com aquele cuidado todo, você pode topar com uma barbudete que possua esses pelos faciais mais evidentes.

Saber os motivos que levam a tal fato é muito mais honesto e legal do que julgamentos sem fatos. E mesmo que você não goste de ver isso, seja na xuxa ou com qualquer outra mulher, existe uma linha bem clara entre desgosto e respeito. É bem capaz que ela te dê muito mais ouvidos se você for sincero do que sendo paternalista, só para citar um exemplo.

Veja o caso da Harnaam Kaur. Uma mulher chamativa, de carisma, e que não fez questão alguma de segurar a barba em seu rosto. Você acha mesmo que elas não deveriam se orgulhar, tanto quanto você é com sua barba?.

Então, faz diferença com a xuxa com barba?

A xuxa com barba é só um detalhe curioso nesse mundão

Na real mesmo, não. Se ela própria brinca com esse fato, independente de ter sido hormônios, distúrbios, ou qualquer outra coisa do tipo, você também pode com seus pelos faciais. O que vai fazer diferença é sua real atitude com relação ao assunto.

No fim, essa situação é tão relevante quanto o Chico Buarque sair para comprar pão em Ipanema. Não mudará sua vida, a menos que você não fique se doendo com a barba dos outros. Ao saber da sua consciência, a vida fica muito mais proveitosa.

E se você ver a xuxa com barba, ao invés de tirar com a cara dela, dê o voto de respeito. Não é todo mundo com fama por aí que brinca com isso. Aproveite as oportunidades diferentes, e até a próxima!


Comments

  1. ailton luis hipolito

    É Respeito, é muito importante, podemos até discordar, mas não desrespeitar, e além do mais com o passar da idade, por exemplo pode aflorar pelos saindo do ouvido e nariz de qualquer um, o metabolismo muda, até a fibra capilar ( cabelo ) vai mudando, engrossando, é bom e aconselhável cuidar da aparência, mas tão bom quanto, é ponderar, ao expor opiniões pessoais principalmente em relação a situações pessoais dos outros de qualquer natureza, principalmente quanto a identidade, visual, mormente em redes sociais, e sem consentimento, e só faze-lo em particular com muita parcimônia com quem você tem muita intimidade e amizade. Afinal isso pode trazer consequências as mais diversas e desagradáveis para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *