Dia Nacional do Motociclista

dia do motociclista Harley Davidson Museum-Rider

Uma homenagem à liberdade. É isto que todos que utilizam moto, independente do motivo, comemoram hoje. Este é o Dia Nacional do Motociclista. Um momento para celebrar tudo aquilo que a sua moto proporciona para você: histórias, experiências e adrenalina.

A origem do Dia do Motociclista

Resultado de imagem para motociclista

Na necessidade de marcar uma data para se comemorar oficialmente o Dia do Motociclista, a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) selecionou, entre outras datas, o dia 27 de julho.

O motivo foi uma propositura do então deputado federal Alcides Franciscato (SP), que em 1982 propôs a criação do Dia Nacional do Motociclista em 27 de julho.  A data escolhida seria uma homenagem a Marcus Bernardi, motociclista e mecânico de motocicletas, além de personagem bastante conhecido no meio, que faleceu neste dia.

A partir da escolha da data, a Abram criou no ano 2000 a Semana Nacional do Motociclismo e o Prêmio Abram de Motociclismo, inserindo oficialmente a data no calendário.

O Dia Nacional do Motociclista é comemorado em 27 de Julho. No entanto, até a data se tornar padrão, ela passou por diversas mudanças e foi associada a diferentes motivos.

Por isso, nós resolvemos contar um pouco sobre a origem do dia. Aproveite ainda e confira a lista que preparamos com alguns motivos os quais nos fazem apaixonados por motos.

Pronto? Então vamos lá.

O Dia Nacional Do Motociclista

A data, até 1998, era arbitrária. Cada grupo ou mesmo cidades comemoravam em datas independentes e ligada a motivos variados. Então, naquele ano, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) começou a trabalhar para unificar a comemoração.

Motociclista barbudo Harley Davidson 883R

Foi então que surgiu o dia 27 de julho. Nesta data, alguns locais já comemoravam como dia do motociclista. Isto porque, um deputado, em 1982, a criou pedido de um dono de uma concessionária. A ideia era prestar uma uma homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, falecido em 27 de julho de 1974.

Logo, a ABRAM optou por oficializar esta como a data oficial a ser comemorada em todo o Brasil. Desde 2000 também a associação trabalha com a Semana no Motociclista, como uma forma de valorizar e divulgar a comemoração ainda mais.

Youtuber que vai te ajudar com sua motocileta

Ha pouco mais de dois anos, Carlos Dias esse cara maneiro vem ajudando vários proprietários de motocicletas com dicas de pilotagem, passeios e mecânica.

Canal Mileduque

Em seu canal no Youtube canal mileduque Carlos compartilha suas rides com suas Harley Davidson e dicas de manutenção do tipo faça você mesmo como troca de óleo, correia e afins.

Ah mas se você tem uma HD, vai com certeza tirar bom proveito e se ainda não tem vai ver como é descomplicado e simples ter sua HD. Mas o que mais gosto dos videos dele são os roles muito maneiros!

4 Motivos Para Comemorar O Dia Nacional Do Motociclista

Quem se locomove por aí em duas rodas, seja qual for o contexto, tem uma lista pronta para justificar sua opção pelas motos. É claro, não faltam motivos. Por isso, escolhemos apenas cinco dentre todos que fazem a sua cabeça todos os dias.

#1 Liberdade

Este é, sem dúvidas, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é um sentimento que só é possível se compreender ao andar de moto.

Sem contar, que em uma viagem, você conhece e consegue ver muito mais do que de carro ou ônibus, por exemplo.

#2 Fazer amigos

A motocicleta é uma forma incrível de sociabilizar. Sabe como? Existem diversos grupos de motociclistas por todo o país, que se reúnem periodicamente e fazem passeios, viagens e trocam experiências.

E, mesmo que você ande sozinho por aí, a qualquer momento que você cruzar com outro motociclista é uma oportunidade para conversar, conhecer novas histórias e até mesmo iniciar uma amizade.

Afinal, todos vocês compartilham do mesmo amor: a motocicleta.

#3 Economia

Além de todos benefícios pessoais e as experiências, não podemos deixar de lembrar o quanto uma moto é econômica com relação a um carro, por exemplo. Você anda bem mais e gasta menos, ainda mais em um cenário atual onde o preço da gasolina tem oscilado tanto.

#4 Mobilidade

Trânsito é um caos em muitas regiões do Brasil. Por isso, carros estão associados a muita dor de cabeça e perda de tempo. Já as motos oferecem uma grande facilidade, a de conseguir se movimentar por entre os carros parados e rodar bem mais rápido.

Outra grande vantagem é para estacionar. As vagas, normalmente, são bem disputadas e geram mais tempo perdido, afinal você precisa rodar até encontrar. Já de moto isto fica mais simples, pois você precisa de pouco espaço.

Vantagens de ter uma moto:

Resultado de imagem para motociclista
  • Liberdade em todos os sentidos! Vento no rosto e ao ar livre, uma sensação que só quem tem moto conhece.
  • Mobilidade de ir para qualquer lugar com facilidade, praticidade e economia. Você não precisa depender de carona, busão ou metrô. Com a moto você foge dos engarrafamentos e consegue estacionar facilmente, pois cabem em qualquer lugar.
  • Economia de combustível em relação ao carro. Dependendo do preço da gasolina o valor do litro é mais barato do que uma passagem de ônibus ou metrô. Sem contar a economia de tempo para quem tem que ficar esperando o ônibus passar.
  • Trabalhar com a moto pode ser uma opção e é uma realidade para muitos motociclista. Existem diversas oportunidades no transporte de pessoas e mercadorias e há uma demanda que não para de crescer.
  • Viajar de moto é uma delícia! Descobrir novos lugares, sejam eles perto da sua cidade ou uma viagem mais longa.
  • Reunir amigos que compartilham da paixão pelo motociclismo é cativante, seja um moto clube ou amigos que se encontram eventualmente.
  • Colecionar motocicletas e restaurar modelos antigos pode se tornar um hobby que ajuda a preservar a história. Você pode participar de clubes de veículos antigos e expor suas motos em encontros.
  • Para muitos motociclistas andar de moto é uma terapia (moto terapia) que faz bem para a alma, desestrasse e renova as energias.

Motoqueiros X Motociclistas

Existe muita controvérsia sobre o significado de ser um motoqueiro ou motociclista.

Alguns defendem que um motoqueiro é o profissional que utiliza a moto para realizar atividades profissionais, como por exemplo os motoboys, mototaxistas e entregadores em geral. E o motociclista é a pessoa que utiliza sua moto para passeio, se locomover por lazer e diversão.

A segunda corrente defende que todos que utilizam a moto, seja para se locomover a trabalho, lazer ou diversão são considerados motociclistas. O motoqueiro seria alguém que utiliza a moto de forma irresponsável. Não respeita as leis de trânsito, não utiliza os equipamentos de segurança, arruma encrenca e coloca a sua vida e as de outros motoristas e pedestres em risco.

Encontramos também na internet uma terceira corrente que defende que um motoqueiro é quem possui uma moto de baixa cilindrada e o motociclista motos mais caras, potentes e de maior cilindrada.

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis entende os termos como sinônimos, veja (https://michaelis.uol.com.br/):

Motoqueiro – [COLOQ] motociclista.

Motociclista – 1 Que ou aquele que conduz uma motocicleta. 2 ESP Que ou aquele que participa de motociclismo.

No site sinonimos.com.br motoqueiro e motociclista são apresentados como sinônimos também.

Tire suas próprias conclusões! Na Machine Cult, acreditamos que as motos devem ser utilizadas com responsabilidade, respeitando às leis de trânsito e principalmente não colocando sua vida e de outras pessoas em risco, seja por um motoqueiro ou motociclista.

Ações de segurança no trânsito marcam a comemoração no Dia do Motociclista

Resultado de imagem para motoboy x motociclista

Segundo o site da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o Brasil tem 26,8 milhões de motociclistas habilitados e nove habitantes por motocicleta, portanto a conscientização sobre pilotagem segura é uma pauta importante nas comemorações.

Fique atento, pois neste dia muitos eventos, palestras e blitz educativas podem ocorrer na sua cidade promovidos por órgãos governamentais, entidades sem fins lucrativos e fabricantes de peças e motocicletas.

Um exemplo interessante ocorre na cidade de Bauru, onde diversos órgãos relacionados a segurança no trânsito fazem a instalação gratuita de antenas contra cerol.

Distinguished Gentleman’s Ride

Resultado de imagem para dgr

A edição 2019 do Distinguished Gentleman’s Ride está chegando, e é uma boa oportunidade para não apenas participar e conhecer um evento único para os amantes de motos, como também mostrar outras nuances do que elas, junto a barbas e ternos, têm a oferecer. Como é? Isso aí, jovem: vista o seu melhor tuxedo, traga o melhor visual para sua barba, e ande por aí com sua moto clássica.

Leia mais sobre essa ride em nosso post aqui.

Comemore Muito O Seu Dia

Agora que você já sabe o que está por trás do Dia Nacional do Motociclista e relembrou os principais motivos pelos quais você anda de moto, chegou a hora de ir para a rua. Mas antes, passe na Geração Boutique e escolha os acessórios de primeira linha para que você possa viver essa experiência ao máximo.

Curtiu esse post? Quer ficar por dentro das novidades do mundo sobre duas rodas? Acompanhe nosso blog e veja dicas, eventos e curiosidades sobre motos no Brasil e no mundo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *