Deixa eu adivinhar: você é daqueles barbudos que aguarda pelo fim de semana, e quando ele chega de fato, perde a linha na bebida, não é? Brincadeira jovem, não vamos conjecturar aqui, mas quer você beba muito ou pouco, eventualmente aquela dor de cabeça, seguida do Raul. Por isso vamos ajudá-lo a curar a ressaca de formas bem práticas.

Mas aqui vai um conselho de amigo, como o de costume. Melhor do que ter uma cura para ressaca, não saia por aí enchendo a cara de forma inconsequente. Longe de querermos ser agentes da vida alheia, mas aquela frase “aprecie com moderação” faz todo sentido quando seu fígado pede demissão e você acaba tendo que parar com a bebida de uma forma mais forçada.

Se mesmo assim você cair nessa, vamos às dicas para cuidar da ressaca.

Como curar a Ressaca com os seguintes métodos

Mantenha uma hidratação constante nessas horas

Não se pode Curar a Ressaca com café, ouviu? Beba sempre água

Água é o seu melhor amigo contra os efeitos da ressaca. Ela vai manter seu corpo livre das toxinas nas bebidas e garantir que você não fique tão derrotado durante as horas de agonia após beber aos montes. Se você quiser evitar de vez a ressaca, é melhor intercalar os copos de sua bebida alcoólica favorita com copos de água.

E outra coisa: mantenha o consumo de água mesmo quando você estiver enjoado. A ideia aqui, mais do que evitar aquele vômito, é manter a hidratação do corpo. 1 Copo a cada hora ou a cada 30 minutos é o suficiente para salvar seu fígado e estômago de uma noite desregrada.

Banho ajuda também… Mas não muito

Banho para Curar a Ressaca? Por que não?

Essa clássica, e não muito agradável para quem passou umas boas horas de calor intenso com a bebida e além. Na verdade, é bem uma falácia. O banho gelado ajuda a diminuir a temperatura, o que de quebra facilita a diminuir a sensação de enjoo e mal-estar por causa da bebedeira. Porém, ele não ajuda a aliviar os sintomas depois, por isso mesmo com um banho você acaba vomitando a passando muito mal depois.

Por isso, o banho é bom apenas quando você sente que as coisas não estão muito boas e você vai acabar na ressaca. Após se trocar com roupas limpas, e ficar com o corpo mais relaxado, você pode começar o tratamento de verdade, principalmente com água.

E complementando a dica acima, deixe uma garrafinha de água perto da cama, para não parar o repouso se levantando a todo momento. Se fizer direito, sua única caminhada durante vai ser no banheiro para urinar.

Exercícios leves ajudam a não chamar o Raul

Exercícios simples ajudam a Curar a Ressaca, então não se acanhe

Repare que não estamos falando de exercícios completos dignos de academia. Se você tentar algo do tipo porque é “monstrão”, ou você vai desmaiar pelo simples fato de estar desidratado o suficiente para o corpo não aguentar qualquer tipo de tensão a mais. A ideia aqui é que você aumente a circulação sanguínea e faça as toxinas presentes no álcool saírem, mas não ao ponto de perder mais líquido.

 Podemos te indicar as seguintes atividades leves:

  • Caminhada
  • Andar de Bicicleta (mas sem exageros)
  • Sexo (é uma atividade de baixo impacto, não? Mas isso eu duvido, porque sexo com uma pessoa bêbada…)
  • Exercícios de alongamento de baixo impacto (flexões, agachamentos, squats… mas nenhum exercício que force o abdômen)

Para repor os líquidos nessas atividades, o ideal não é apenas água, mas bebidas que reponham os eletrólitos. Água de Coco ou aqueles Energy Drinks são boas ideias. E não, energéticos não são caso você pense em misturar a suas bebidas. Leve a sério tanto a bebedeira como a recuperação dela.

E coma mesmo enjoado

Para Curar a Ressaca, alimentos como Melancia podem ajudar muito

Comer de ressaca é ruim, mas ficar sem comer é pior ainda. Você precisa de nutrientes que ajudem a diminuir os efeitos etílicos no sangue, e não basta comer qualquer coisa também, pois assim como é o caso de exercícios pesados, eles podem piorar a situação.

O melhor caso aqui é comer alimentos que estimulem a produção de muco estomacal, para evitar outros efeitos como a azia; de alimentos que ajudem você a não perder glicose e reforcem o fígado quando ele estiver metabolizando o álcool; e de diuréticos, para expelir todas essas toxinas para fora.

Todas essas questões precisam ser resolvidas com alimentos leves, que sejam de fácil digestão. E não, coxinhas e outros alimentos fritos que você pode encontrar em alguma lanchonete aberta tarde da noite não são uma ideia nada boa. Esses alimentos gordurosos são vão aumentar a azia e tornar sua ressaca ainda mais pesada.

Eis algumas sugestões que podem ajudar a combater a ressaca.


  • Chá de Gengibre (eu sei que não é comida, mas também ajuda no combate a ressaca)
  • Tomate
  • Banana (menos banana nanica)
  • Alcachofra com Limão
  • Aspargo
  • Batata Doce
  • Inhame
  • Aipim
  • Arroz Integral
  • Cebola
  • Folhas de Mostarda
  • Abacaxi
  • Melão
  • Melancia
  • Morango

Agora você pode beber aquela sua cerveja sem correr os riscos de ressaca, não é? Você pode comer antes também para reforçar o estômago e diminuir os riscos. Ou pode não encher tanto a cara e evitar a caça por alimentos leves no meio da noite, a escolha é sua.

Ah, um conselho muito importante: NÃO BEBA CAFÉ na manhã seguinte! Qualquer alimento ou bebida que contenha cafeína só vão contribuir com a desidratação e a intensificação da ressaca. Ou seja, você só vai vomitar e ter mais dor de cabeça sem necessidade.

Evite os Remédios

Evite medicamentos para Curar a Ressaca

Assim como o café e as demais bebidas com cafeína, quaisquer medicamentos que possuam este componente devem ser evitados, pelas mesmas razões, nenhum tipo de estimulante é considerado para não aumentar ainda mais os níveis de glicose no sangue.

Se houver apenas a opção de remédios para ajudá-lo a curar a ressaca, o ideal é buscar anti-inflamatórios sem esteroides. Também é crucial evitar medicamentos que contenham acetaminofeno, pois os riscos de prejudicar o fígado são ainda maiores graças aos péssimos efeitos que ele causa junto ao álcool presente no sangue. Portanto, nada de Tylenol.

As melhores indicações aqui são a aspirina e o ibuprofeno, pois seus efeitos ajudam a amenizar a dor de cabeça sem prejudicar os órgãos digestivos. Um comprimido é suficiente para surtir efeito. E nada de procurar esses medicamentos “tiro e queda” contra a ressaca – você só vai piorar ainda mais os efeitos.

Maneiras Curiosas de Curar a Ressaca pelo Mundo e pela História

Com todas essas maneiras práticas para cuidar da ressaca, você pode aproveitar bem suas noitadas e saídas por aí sossegado. Mas se as saídas que indicamos hoje são bem tranquilas, embora você ainda vá sofrer um bocado, já houve algumas alternativas curiosas e meio malucas pelo mundo inteiro. E como a bebida alcoólica que remonta desde os tempos dos vikings, e antes disso…

Vamos mostrar algumas delas aqui. Eu não recomendo que você as faça, é só um registro histórico para notar como a mente humana pode ir longe na hora de ser criativa com relação aos problemas. Além de rir um pouquinho.

O Consolo Bovino Siciliano…

Uma das maneiras mais espantosas de Curar a Ressaca é com pênis de touro. Isso mesmo.

Sicília, a ilha italiana bem conhecida por suas histórias envolvendo a máfia, entre outros grandes momentos históricos antigos. E por sua forma um tanto esquisita de acabar com a ressaca. E não, jovem, não foi só uma brincadeira o intertítulo: eles realmente comiam pênis de touro seco.

Por tradição popular, os homens comem essa peça acreditam que eles se recuperam da ressaca, como renovam a vitalidade e a virilidade. Você pode tentar a sorte se passar por Sicília um dia…

A receita Japonesa para Curar a Ressaca

Que tal Curar a Ressaca com o chá de umeboshi? É azedo, mas é uma delícia

Você já viu que o limão pode te ajudar a amenizar os efeitos da ressaca, mas os japoneses, que não costumam brincar em serviço, possuem uma solução ainda mais interessante. Trata-se do umeboshi, uma fruta bem mais azeda que o limão, que é vendida em conserva por lá.


No japão, se costuma fazer uma bebida a partir do umeboshi, mergulhando a fruta em um chá verde, para acabar com a ressaca de quem acabou bebendo sakê demais. O problema é que, mesmo uma solução prática e até rápida para dar fim nos efeitos da bebida, ela é bem azeda. Boa sorte na sua empreitada, caso ache que o limão não é suficiente.

A “Solução” Canadense

Para quê Curar a Ressaca? Muito melhor é comer um Poutine

Deixamos bem claro a não ingestão de frituras, comidas muito doces ou gordurosas, certo? Pois bem, o Canadá arranjou uma solução “perfeita” para os seus problemas: o Poutine. É um prato feito com batatas fritas bem grossas, um molho de pimenta doce, e pedaços de queijo-coalho. Delicioso, não é? Melhor ainda para acabar com a ressaca… Só que não.

Esperamos que as dicas, e as curiosidades, sirvam para você curtir a vida e as suas bebidas favoritas sem perder muito a linha, jovem. Eu sei que nem sempre é possível curar a ressaca, principalmente estando entre amigos, mas é bom ficar esperto nessas horas para não estragar seu happy hour ou qualquer outra situação especial. Aproveite a vida com moderação, jovem, e até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh