Que barbudo não gosta de uma cerveja bem gelada? São duas coisas que andam de mãos dadas, e não se pode negar esse prazer para um apreciador da “loira”. Por isso que nos momentos mais importantes, é desesperador quando não se consegue gelar a cerveja.

As dicas a seguir servem para gelar a cerveja rápido das formas mais inusitadas. Esses momentos são de improviso e de urgência, para aquele barbudo que não quer esperar aqueles minutos para gelar a cerveja de forma mais tradicional. Na verdade, um deles até envolve o clássico congelador, mas de forma bem mais eficiente.

Vamos às ideias de uma vez.

As Ideias Mirabolantes para gelar a cerveja

A mistura no Balde de Gelo

A maneira mais fácil de Gelar a Cerveja é com sal e álcool

Essa é clássica para os churrascos que os amigos chegam atrasados e trazem a cerveja quente naquela cara de pau. Você já imaginou gelar a cerveja com sal e álcool? É bem fácil, só seguir os seguintes passos a seguir.

  • Para cada saco de gelo no isopor, adicione um litro de água, 500 g de sal, e 500 ml de álcool.
  • Faça a mistura antes de colocar a cerveja.
  • Deixe gelar a cerveja em 3 minutos na mistura.
  • Tire o excesso de sal e álcool da latinha, e aprecie o momento.

Ah, é bom avisar só por precaução: sal grosso não serve nesses casos. Além de levar mais tempo para gelar a cerveja, acaba por ser um desperdício de recursos, já que o sal grosso é mais adequado para temperar as carnes do churrasco. Também prefira fazer a mistura apenas nesses momentos surpresa dos seus amigos que trazem a cevada ainda quente.

A Técnica do Papel Toalha Molhado

Outra froma fácil de Gelar a Cerveja é com papel de toalha molhado

Vamos aplicar um pouco de física agora. Gelar a cerveja com papel toalha é uma tática antiga para os barbudos que adoram uma breja no fim da tarde, e não tem aquele balde específico para deixar a breja. Essa técnica funciona tanto com as latinhas como as garrafas. Então você pode aplicar logo de cara naquela cerveja artesanal que chegou da internet.

Para aplicar a técnica, é muito simples. Com alguns guardanapos ou papel toalha, cubra todo o recipiente da cerveja e molhe bem em água corrente até que ela fique completamente molhado. Coloque no freezer, deixe por volta de 5 minutos, e está pronta para beber.

A razão científica é bem simples. O papel molhado cria uma camada extra na embalagem da bebida que consegue absorver o ar refrigerado com mais facilidade. E tanto o vidro como o alumínio, os materiais utilizados para conservar a breja, são ótimos condutores de calor, o que agiliza ainda mais o processo.

Mesmo que demore uns minutos a mais que a técnica anterior, ela é ótima para o seu fim de tarde. Dá para preparar aquele lanche gourmet enquanto a cerveja gela mais rápido, não é verdade?

A Técnica da Rotação

Você pode Gelar a Cerveja apenas girando bem no gelo

A ideia a seguir consegue gelar a cerveja rápido, em 2 minutos. Porém, você vai precisa de um pouco mais de esforço, já que a parte manual é toda sua nesse momento. É bem simples: com a latinha ou garrafa mergulhada na água gelada ou encostada no gelo, gire-a em seu próprio eixo dentro do tempo determinado. Se fizer certinho, a cerveja vai estar na temperatura desejada. Funciona com vinhos também.

O segredo aqui é que rotação aumenta a superfície de contato entre o recipiente e o gelo, o que facilita a troca de temperatura do recipiente com o gelo. E girando da maneira indicada, você também diminui os riscos da latinha estourar, já que o gás carbônico responsável pela “pegadinha” é disperso. Apesar de eficiente, a técnica só funciona em uma latinha por vez.

Gelar a cerveja Na Panela de Pressão?!

Gelar a Cerveja é bem simples com uma panela de pressão

Sim, e ela gela a cerveja em 40 segundos! Dá para dizer que a técnica é uma mistura da rodadinha anterior com a mistura do balde de gelo. Faça o seguinte: dentro de uma panela de pressão, não tampada, adicione 1/3 de gelo, a latinha (só funciona com elas aqui), cubra-a com água, e chacoalhe a panela durante 40 segundos. E voilá.

O princípio é o mesmo da técnica de rotação, porém ele consegue o mesmo efeito em menos tempo graças ao formato e os materiais com que a panela de pressão é feita. Mas assim como a técnica anterior, ela só funciona em uma por vez. Guarde essa técnica para fazer em casa, em ocasiões mais fechadas em grupo. Por mais eficiente, é meio esquisito numa festa.

A Jockey Box

A forma mais fácil de Gelar a Cerveja, mais do que todas as outras, é com um super coooler

Ou super cooler, se preferir. É uma invenção pensada para os barbudos cervejeiros, e não é por acaso que vieram dos Estados Unidos. Feita no formato de balde, vem com cilindro de CO2, tubos, torneiras e outros recursos que vão ajudar a deixar a cerveja gelada. Seu uso é muito fácil: coloque água e gelo até cobrir o cilindro, instale no balde, e deixe a mágica acontecer.

Seguindo as instruções corretamente, a cerveja sai bem gelada e sem colarinho. E por ser compacta, serve tanto para o churrasco como para as festinhas, sem as gambiarras que sugerimos mais acima. Tá, e por que não falar dela direto, e fazer um pequeno “jabá”, ao invés de falar das demais técnicas de uma vez? Simples: ela é cara pra caramba. Se você possui recursos para dar US$ 344 em média numa dessas, beleza. Mas caso não tenha, é melhor as técnicas acima…


Um copo incrível – Copo Stanley

Copo Termico de Cerveja Stanley

Este copo não vai gelar sua bebida porém mantem ela gelada por muito mais tempo que outros copos convencionais. Fica a dica aí para fazer inveja naquele dia mais quente entre os amigos e não precisar ficar jogando fora aquele restinho de cerveja que já não está mais em uma temperatura ideal para beber. Uma cerveja estupidamente gelada pode ficar por mais de 4 horas neste copo sem esquentar, assim você aproveita cada gole sem desperdiçar nada e ele já vem com um abridor de latas!

Aproveite a breja!

Jovem, todas as dicas que demos aqui são para salvar sua pele em momentos mais complicados, mas não é bom gelar a cerveja e depois esquentar, acabando com todo o esforço. Sempre separe um cantinho na sua geladeira ou freezer para refrigerar a bebida assim que possível, ou já tenha tudo separado para uma das técnicas caso isso seja inevitável.

Tem outras técnicas para gelar a cerveja, jovem? Não deixe de compartilhar com a gente, e salvar a vida de outros barbudos em um momento tão crucial quanto uma cerveja gelada. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh