Gelar a cerveja: aprenda 5 maneiras rápidas para esfriá-la

4.5/5 - (2643 votes)

Que barbudo não gosta de uma cerveja bem gelada? São duas coisas que andam de mãos dadas, e não se pode negar esse prazer para um apreciador da “loira”. Por isso que nos momentos mais importantes, é desesperador quando não se consegue gelar a cerveja.

As dicas a seguir servem para gelar a cerveja rápido das formas mais inusitadas. Esses momentos são de improviso e de urgência, para aquele barbudo que não quer esperar aqueles minutos para gelar a cerveja de forma mais tradicional. Na verdade, um deles até envolve o clássico congelador, mas de forma bem mais eficiente.

Vamos às ideias de uma vez.

As Ideias Mirabolantes para gelar a cerveja

A mistura no Balde de Gelo

A maneira mais fácil de Gelar a Cerveja é com sal e álcool

Essa é clássica para os churrascos que os amigos chegam atrasados e trazem a cerveja quente naquela cara de pau. Você já imaginou gelar a cerveja com sal e álcool? É bem fácil, só seguir os seguintes passos a seguir.

  • Para cada saco de gelo no isopor, adicione um litro de água, 500 g de sal, e 500 ml de álcool.
  • Faça a mistura antes de colocar a cerveja.
  • Deixe gelar a cerveja em 3 minutos na mistura.
  • Tire o excesso de sal e álcool da latinha, e aprecie o momento.

Ah, é bom avisar só por precaução: sal grosso não serve nesses casos. Além de levar mais tempo para gelar a cerveja, acaba por ser um desperdício de recursos, já que o sal grosso é mais adequado para temperar as carnes do churrasco. Também prefira fazer a mistura apenas nesses momentos surpresa dos seus amigos que trazem a cevada ainda quente.

A Técnica do Papel Toalha Molhado

Outra froma fácil de Gelar a Cerveja é com papel de toalha molhado

Vamos aplicar um pouco de física agora. Gelar a cerveja com papel toalha é uma tática antiga para os barbudos que adoram uma breja no fim da tarde, e não tem aquele balde específico para deixar a breja. Essa técnica funciona tanto com as latinhas como as garrafas. Então você pode aplicar logo de cara naquela cerveja artesanal que chegou da internet.

Para aplicar a técnica, é muito simples. Com alguns guardanapos ou papel toalha, cubra todo o recipiente da cerveja e molhe bem em água corrente até que ela fique completamente molhado. Coloque no freezer, deixe por volta de 5 minutos, e está pronta para beber.

A razão científica é bem simples. O papel molhado cria uma camada extra na embalagem da bebida que consegue absorver o ar refrigerado com mais facilidade. E tanto o vidro como o alumínio, os materiais utilizados para conservar a breja, são ótimos condutores de calor, o que agiliza ainda mais o processo.

Mesmo que demore uns minutos a mais que a técnica anterior, ela é ótima para o seu fim de tarde. Dá para preparar aquele lanche gourmet enquanto a cerveja gela mais rápido, não é verdade?

A Técnica da Rotação

Você pode Gelar a Cerveja apenas girando bem no gelo

A ideia a seguir consegue gelar a cerveja rápido, em 2 minutos. Porém, você vai precisa de um pouco mais de esforço, já que a parte manual é toda sua nesse momento. É bem simples: com a latinha ou garrafa mergulhada na água gelada ou encostada no gelo, gire-a em seu próprio eixo dentro do tempo determinado. Se fizer certinho, a cerveja vai estar na temperatura desejada. Funciona com vinhos também.

O segredo aqui é que rotação aumenta a superfície de contato entre o recipiente e o gelo, o que facilita a troca de temperatura do recipiente com o gelo. E girando da maneira indicada, você também diminui os riscos da latinha estourar, já que o gás carbônico responsável pela “pegadinha” é disperso. Apesar de eficiente, a técnica só funciona em uma latinha por vez.

Gelar a cerveja Na Panela de Pressão?!

Gelar a Cerveja é bem simples com uma panela de pressão

Sim, e ela gela a cerveja em 40 segundos! Dá para dizer que a técnica é uma mistura da rodadinha anterior com a mistura do balde de gelo. Faça o seguinte: dentro de uma panela de pressão, não tampada, adicione 1/3 de gelo, a latinha (só funciona com elas aqui), cubra-a com água, e chacoalhe a panela durante 40 segundos. E voilá.

O princípio é o mesmo da técnica de rotação, porém ele consegue o mesmo efeito em menos tempo graças ao formato e os materiais com que a panela de pressão é feita. Mas assim como a técnica anterior, ela só funciona em uma por vez. Guarde essa técnica para fazer em casa, em ocasiões mais fechadas em grupo. Por mais eficiente, é meio esquisito numa festa.

A Jockey Box

A forma mais fácil de Gelar a Cerveja, mais do que todas as outras, é com um super coooler

Ou super cooler, se preferir. É uma invenção pensada para os barbudos cervejeiros, e não é por acaso que vieram dos Estados Unidos. Feita no formato de balde, vem com cilindro de CO2, tubos, torneiras e outros recursos que vão ajudar a deixar a cerveja gelada. Seu uso é muito fácil: coloque água e gelo até cobrir o cilindro, instale no balde, e deixe a mágica acontecer.

Seguindo as instruções corretamente, a cerveja sai bem gelada e sem colarinho. E por ser compacta, serve tanto para o churrasco como para as festinhas, sem as gambiarras que sugerimos mais acima. Tá, e por que não falar dela direto, e fazer um pequeno “jabá”, ao invés de falar das demais técnicas de uma vez? Simples: ela é cara pra caramba. Se você possui recursos para dar US$ 344 em média numa dessas, beleza. Mas caso não tenha, é melhor as técnicas acima…

Um copo incrível – Copo Stanley

Copo Termico de Cerveja Stanley

Este copo não vai gelar sua bebida porém mantem ela gelada por muito mais tempo que outros copos convencionais. Fica a dica aí para fazer inveja naquele dia mais quente entre os amigos e não precisar ficar jogando fora aquele restinho de cerveja que já não está mais em uma temperatura ideal para beber. Uma cerveja estupidamente gelada pode ficar por mais de 4 horas neste copo sem esquentar, assim você aproveita cada gole sem desperdiçar nada e ele já vem com um abridor de latas!

Aproveite a breja!

Jovem, todas as dicas que demos aqui são para salvar sua pele em momentos mais complicados, mas não é bom gelar a cerveja e depois esquentar, acabando com todo o esforço. Sempre separe um cantinho na sua geladeira ou freezer para refrigerar a bebida assim que possível, ou já tenha tudo separado para uma das técnicas caso isso seja inevitável.

Tem outras técnicas para gelar a cerveja, jovem? Não deixe de compartilhar com a gente, e salvar a vida de outros barbudos em um momento tão crucial quanto uma cerveja gelada. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *