Porque as pessoas tem tanta inveja de um barbudo de respeito?

Inveja pode ser resumida da seguinte forma.

“Ah, só tá bem na fita assim por causa da barba”

“Se eu tivesse uma barba igual a sua, também seria estilosão assim.”

“ Hunf, tu pode ter essa barba, mas não é nada.”

Tá certo, a última foi um pouco ofensiva demais. Porém, se olhar com atenção, vai perceber que estes são alguns exemplos de comentários pejorativos que podem facilmente se resumir a inveja pelos seus pelos faciais. Pode ser pelo estilo, por estarem bem cuidados, ou simplesmente por você ter uma barba bem cheia, e o quem o tenta colocar para baixo não.

Infelizmente, essa é uma realidade comum para muitos barbudos. Na verdade, é uma realidade comum para todos em diferentes níveis e aspectos. Em maior ou menor grau, todos já sentiram inveja de alguma coisa ou alguém, inclusive você mesmo, jovem. E tá tudo bem se você achar que sim ou não – a ideia aqui não é julgar o caráter de ninguém.

Na verdade, a ideia do post é entender o que faz uma pessoa sentir inveja de algo tão natural quanto os pelos faciais. Vamos tentar uma análise quanto a isso.

O que define a inveja pela barba?

A cara nervosa da Inveja com as barbas

Inveja é algo até bem simples de definir. Trata-se daquele sentimento de desejo, mágoa ou mesmo raiva de alguém ou de algo que uma pessoa não tem e gostaria de ter. Ou de algo que nunca conseguiu, e sente rancor por aqueles que conseguiram. Colocando em outras palavras, é achar que a grama do vizinho é sempre mais verde.

No caso da barba e dos barbudos, podemos listar alguns motivos possíveis, embora obviamente eles não sejam os únicos.

Queriam ter uma barba, mas tem preguiça ou não tem vontade de cuidar

A Inveja com a barba começa da preguiça

Essa é uma das mais conhecidas. Na maioria das vezes são caras que já tentaram ter uma barba, mas ao verem os cuidados que ela precisa, bem como o tempo necessário para crescerem saudáveis, desistiram. E mais do que isso, eles não só desistiram: passaram a fazer as barbas de outros caras pouca coisa.

E isso vai desde o barbudo com um visual bem cheio, como o iniciante que está deixando os pelos faciais crescerem. São os mais constantes, e um dos mais chatos também. Nesses casos, é só ignorar mesmo. Sua atitude vai dizer por si só que basta eles tomarem uma atitude também para terem uma barba. Ou simplesmente pararem de encher o saco e ficarem na deles.

Não tem uma barba cheia quanto a de outros homens, e sentem vitimados quanto a elas

tem muitos caras que, no meio da Inveja, acabam se sentindo frustrados

Caras invejosos desse jeito possuem um pouquinho de frustração, e em alguns casos, um pouco de exagero também. Eles até possuem uma barba, mas por alguns motivos elas não são cheias como, por exemplo, de um viking ou algo do tipo. Por acharem que tem uma barba rala ou não tão chamativa. Se sentem diminuídos para os “barbudos de verdade”.

Aqui existem duas soluções que um barbudo de respeito pode tomar. A primeira é mostrar para o seu colega de pelos faciais que isso não tem nada a ver. Qualquer tipo de barba, do amante latino ao barbudo de terras do norte, tem o seu charme e combina perfeitamente com seu dono. Basta saber cuidar.

A outra, caso seja possível, é mostrar ao barbudo que deseja um visual mais cheio que existem meio saudáveis e seguros. Se ele não quiser e continuar resmungando, aí o problema é só com ele.

Acham que os barbudos tem mais vantagens amorosas por causa da barba

A Inveja pela barba gera algumas

Esse é um problema tão comum e frequente quanto o cara lá de cima. Por várias vezes, esse tipo de invejoso, inseguro de sua própria postura, acha que o barbudo consegue todos e todas que quiser por causa dos pelos faciais. Isso seria uma “concorrência injusta”. Você precisa se esforçar para não zoar nem rir dele, jovem. É sério, não é uma boa ideia, senão as chances da autoestima baixar ainda mais é grande.

Enfim, como dissemos, isso é mais um problema de autoestima. Primeiro que não existe essa de “competição”. Ser sedutor ou ter aquelas conversas mais interessantes com alguém interessado ou interessada não é um prêmio. Segundo que, se um cara usa esse tipo de argumento para cima de um barbudo, é um sinal mais claro que o problema é com ele mesmo. Por não conseguir se resolver, resolver externar no barbudo.

Como lidar com a inveja?

Como lidar com a Inveja contra as barbas

Se posturar bem é o melhor tipo de atitude que deve-se tomar todo dia. No fim das contas, lidamos com vários tipos de pessoas, e com vários tipos de invejosos também. Isso não significa ser arrogante, ou dar mais motivos para alimentar a inveja, mas apenas mostrar que o que faz não é nada demais.

Quando alguém nos destrata de alguma forma com um dos argumentos acima, a atitude mais saudável é simplesmente levar na esportiva. De forma geral, apenas suas próprias atitudes serão capazes de constranger e mostrar a um invejoso que ele age dessa forma, e então mudar seu modo de viver.

Porém, mais do que apenas ser você mesmo, também é preciso tomar cuidado com alguém que extrapola demais suas atitudes invejosas. Esses são mais perigosos por uma razão simples: se eles não conseguem o que querem, os objetos de sua inveja também não podem.

Com tipos assim, o melhor é manter distância e ficar alerta. Mesmo que de forma inconsciente, uma pessoa que tenha inveja nesse sentido pode ser agressiva, arisca, e em níveis mais extremos, até tentar prejudicá-lo de alguma forma. Nunca duvide da capacidade do ser humano em fazer besteiras quando deixa os sentimentos tomarem conta.

E nunca, nunca mesmo, deixe o seu visual de lado porque alguém sentiu inveja de você e tentou diminuí-lo. Especialmente nos dias de hoje, não devemos deixar que a sociedade, em seus vários segmentos, imponham o que você não deseja, e isso inclui o seu visual. Seja sempre você mesmo, jovem, e até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Flávio Abdala

    Vaih levar tempo para eu, barbudo queh sou… Meh acostumar com este novo tempo como nah frase quêh diz: “Oh barbudo consegui TODOS(?!!) eh todas queh quiser…” Ainda bem quêh dentre os poderes dáh Barba, àh minha espanta “os ursos…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *