Lista de utensílios de cozinha que não podem faltar na sua

Quem está se preparando para morar sozinho ou começar a vida a dois, sabe que existe uma série de preparações que precisam ser feitas – e uma delas é a lista de utensílios de cozinha.

Isso porque é fundamental contarmos, ao menos, com o básico, garantindo que vamos conseguir cozinhar e servir bem nossos convidados – tornando a vida na casa nova mais simples e prática.

Está passando por esse momento e não sabe como montar a sua lista de utensílios de cozinha? Nós vamos te ajudar! Continue a leitura desse artigo e saiba tudo sobre o tema!

Qual a importância dos utensílios de cozinha?

Para ser funcional, uma cozinha não precisa ser muito grande, mas é indispensável que ela seja bem equipada. Assim, será mais fácil tornar seu dia a dia prático e fazer com que os preparos dos alimentos sejam mais rápidos, simples e adequados.

Mesmo quando você acha que já tem todos os utensílios de cozinha, acaba fazendo alguma receita e descobrindo que ainda precisa de itens para equipar esse espaço. E isso acontecerá ao longo dos anos, já que demora certo tempo para montarmos a “cozinha perfeita”.

Até lá, é de suma importância contar com o básico, que lhe permitirá realizar uma série de preparos e serví-los adequadamente. Sem esses itens, dificilmente você conseguirá realizar as receitas mais triviais. Estamos falando de pratos, talheres, faqueiros, assadeiras, tábuas, etc.

Quais os itens indispensáveis na minha lista de utensílios de cozinha?

Como dissemos, em um primeiro momento, o importante é investir no básico para que você consiga realizar os preparos triviais do dia a dia. Logicamente a lista de utensílios de cozinha irá variar muito de pessoa para pessoa, do quanto ela costuma cozinhar ou receber amigos e família em casa e das suas preferências pessoais.

Abaixo, nós montamos uma lista de utensílios de cozinha mais tradicional – e a partir dela, você poderá personalizar a sua. Confira:

Eletroportáteis

Além do fogão e da geladeira, existem outros equipamentos que são indispensáveis no bom funcionamento de uma cozinha, como:

Além desses, dependendo das suas necessidades, ainda é possível incluir: panela elétrica de arroz e de pressão, balança de cozinha, facas elétricas, fornos elétricos, torradeiras, cafeteira, entre outros.

Escolher o modelo desses itens é algo que também gera muitas dúvidas. De um modo geral considere: a quantidade de pessoas que usará o aparelho, a potência e as funcionalidades que mais estejam de acordo com a sua rotina. Assim será mais simples escolher adequadamente a capacidade e a potência do item.

Utensílios de teflon, inox e alumínio

Ter diferentes tipos de panelas é importante para garantir maior funcionalidade dos itens na sua cozinha.
Ter diferentes tipos de panelas é importante para garantir maior funcionalidade dos itens na sua cozinha.

Não tem como cozinhar sem panelas, não é mesmo? Assim como as assadeiras, outros itens de teflon, inox e alumínio são essenciais no dia a dia. Na sua lista de utensílios de cozinha é possível incluir:

Escolher o material e o tipo de panela é uma dúvida muito comum de quem está montando a primeira lista de utensílios de cozinha. As panelas de alumínio são as mais baratas, leves, aquecem rapidamente e são fáceis de manusear.

Contudo, o alumínio libera metais pesados na comida e exige mais cuidado com a limpeza. Por isso, essas panelas não estão sendo mais tão procuradas e usadas como antigamente.

As panelas de aço inox são bonitas e extremamente duráveis e vem ganhando a preferência nas cozinhas. Embora elas tenham um valor mais elevado, distribuem o calor de maneira mais uniforme e não liberam metais pesados.

A panela antiaderente é a mais procurada por quem busca facilidade, já que ela não precisa de quase nenhuma gordura para fritar, aquece rapidamente, é leve, fácil de limpar e de manusear. Essas panelas são indicadas especialmente para o preparo de alimentos delicados como ovos mexidos, omeletes, peixes e frangos.

Porém, é importante usar utensílios de silicone quando for usar essa panela para que ela não libere politetrafluoretileno (PTFE), que também é tóxico à saúde.

Além dessas, ainda existem as panelas de ferro, de vidro e de cerâmica.

Em relação aos modelos, é importante que o jogo tenha:

  • panela com cabo: modelo usado para frituras e cozimento, com um diâmetro funcional para a maioria dos processos. Invista em versões que também possam ir ao forno;
  • frigideiras: usadas para grelhar, selar, saltear e gratinar. Prefira as versões com revestimento antiaderente;
  • caçarolas ou caldeirões: usados para pratos cozidos, ensopados, carnes assadas lentamente, ragus e risotos.

Para quem tem o hábito de cozinhar bastante, é possível investir em outros modelos mais específicos como: wok (frigideira arredondada e mais alta usada para saltear alimentos e cozimentos à vapor) e sauteuse (frigideira mais alta e com as laterais arredondadas, usada para saltear e também para preparar carnes com molhos e legumes gratinados).

Facas, cortadores e abridores

Também será preciso incluir na sua lista de utensílios de cozinha:

Em relação às facas, existem algumas que são indispensáveis, como:

  • a faca do chef (lâmina bem versátil que permite cortar vários tipos de alimentos, em geral com lâminas de 8 polegadas);
  • faca de desossar (faca menor destinada a remover ossos e peles, sendo muito usada para aves e peixes);
  • faca de cutelo (destinada ao corte pesado, ideal para carnes e outros itens mais duros, tem a lâmina larga e alças fortes);
  • faca de corte e entalhe (semelhante a do chef, porém mais fina, usada para fatiar carnes e aves);
  • faca de aparar (faca menor usada para cortar legumes, picar alho ou descascar frutas).

Faqueiro

Os talheres são itens indispensáveis para uma lista de utensílios de cozinha completa.
Os talheres são itens indispensáveis para uma lista de utensílios de cozinha completa.

O faqueiro é indispensável na sua lista de utensílios de cozinha, afinal, é impossível viver sem talheres. É importante que ele conte com:

Alguns faqueiros já contam com as facas básicas de cozinha que citamos no tópico anterior, outros não. Outro detalhe é em relação ao tamanho. Os faqueiros começam com 24 peças e seguem até tamanhos maiores, como os de 130 peças. A escolha dependerá do tamanho da sua família e do quanto de hóspedes e visitas costumam receber.

Quem quiser dispensar o faqueiro, pode investir nos jogos de talheres ou até em comprar esses itens individualmente. Nesse caso, é importante garantir que terá talher suficiente para todos da casa e para as visitas – e também de comprar todos os tipos de talheres, e não apenas garfo e faca.

A desvantagem é que nem sempre esses itens combinarão entre si – e os valores individuais podem ser mais altos do que dos faqueiros, dependendo da qualidade e da marca.

O importante é escolher por talheres de bom material e de marca de qualidade, com alta durabilidade, com facas afiadas e que sejam confortáveis para uso.

Utensílios para o preparo dos alimentos

Na hora de preparar os alimentos, não é só de panelas que você precisará, mas também de:

Utensílios para servir alimentos

Outros itens importantes da sua lista de utensílios de cozinha são:

Os pratos podem integrar o seu aparelho de jantar ou podem ser comprados separadamente. O ideal é ter um jogo para o dia a dia e outro mais bonito para servir os convidados ou usar em datas especiais.

Em relação ao material, os pratos de cerâmica e de porcelana são os mais usados. A porcelana é mais delicada e requintada, porém é bastante resistente. 

A cerâmica é bastante resistente, sendo um pouco mais pesada que a porcelana. O acabamento diferencia os produtos, porém, é um material mais permeável que a porcelana.

Outra opção é o prato de vidro, que é durável e resistente, com ótimo custo-benefício e uma boa opção para o dia a dia.

Além dos básicos (fundo, raso e de sobremesa), você poderá investir no prato de pão (pouco maior que um pires), no prato de salada ou no prato para massas.

A quantidade deve estar de acordo com o número de moradores na casa e mais algumas opções sobressalentes para visitas.

Outros itens

É importante ter outros itens de cozinha com diferentes funções que serão necessários durante o dia a dia.
É importante ter outros itens de cozinha com diferentes funções que serão necessários durante o dia a dia.

Além desses, você ainda poderá compor sua lista de utensílios de cozinha com:

Em relação aos copos, a quantidade deve estar de acordo com o número de moradores e visitantes. Além dos básicos para o dia a dia, vale a pena investir em taças de vinhos, taças de água, taças de cerveja e copos específicos para servir outras bebidas, como whisky, vodca, etc.

Para uma família de 6 pessoas, por exemplo, é possível ter: 8 taças de vinho tinto, 8 taças de vinho branco, 8 taças de espumante, 8 taças de licor, 8 taças de água, 8 copos de cerveja estilo tulipa e 8 copos simples e baixos (servem para whisky, água, suco e refrigerante).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *