10 Nerds Barbudos que você não deve ignorar no Dia da Toalha

4.5/5 - (2838 votes)

O dia da toalha é uma data muito especial para os nerds e amantes da cultura pop em geral. Na verdade, nem é bom você falar que Dia da Toalha é o “Dia do Orgulho Nerd”. Você com certeza vai acabar arranjando alguma encrenca com os nerds mais fervorosos. Mas o que diabos é essa data?

O Dia da Toalha é uma data bolada pelos fãs da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams. Comemorado desde 2001, a ideia foi pensada como uma forma de homenagear o falecido autor da série, com a toalha representando o objeto de maior importância para sobreviver às intempéries do universo.

Existem outras datas similares, como o 4 de Maio para os fãs de Star Wars, mas com o tempo convencionou-se que o 25 de Maio é o dia de celebração da cultura pop, e claro, do saudoso Adams. Para aproveitar bem essa data, e claro não deixar os barbudos de lado, separamos 10 barbudos da realidade e da ficção que são referências para o público brasileiro e mundial.

Nerds Barbudos para não esquecer no Dia da Toalha

Alan Moore

Dia da toalha: Alan Moore é um dos Nerds Barbudos mais reclusos atualmente

Junto a Neil Gaiman e Grant Morrison, Alan Moore formam a tríade dos escritores e quadrinistas ingleses que causaram uma verdadeira revolução nos quadrinhos nos anos 80. Só para você ter uma ideia dos trabalhos de Alan Moore, ele foi responsável por nada menos que Watchmen, V de Vingança, A Liga Extraordinária (não considere o filme, sério), Do Inferno, entre outros quadrinhos de respeito.

Nos últimos anos, Alan Moore optou por uma vida reclusa na cidade de Northampton, na Inglaterra. E é bom não buscar muita conversa com o roteirista e autor inglês, e não é por conta da barba longa e volumosa. Ele realmente prefere uma vida mais isolada, fruto de algumas desilusões com o mercado de quadrinhos americano.

Teve até gente aqui da Beard que em uma de suas viagens tentou um autógrafo com o cara e acabou desistindo antes mesmo de conseguir achar um papel e uma caneta, de tanto que ele é fechadão!

Stan Lee

Stan Lee é uma lenda entre os Nerds Barbudos ainda mais no dia da toalha

O velhinho mais simpático da Marvel, o mais icônico deste lista do dia da toalha, e dono de um bigode emblemático, não poderia ficar de fora. Stan Lee, junto a outros ilustradores emblemáticos como Jack Kirby, Steve Ditko, e tantos outros, criou nada menos do que Hulk, Homem-Aranha, Doutor Estranho, e tantos outros heróis Marvel que você acompanha fervoroso nos cinemas. A propósito, já assistiu Guardiões da Galáxia?

Já faz umas boas décadas que Stan Lee não escreve nada para a Marvel, funcionando mais como uma figura de bastidores. Sua presença pode ser facilmente sentida no universo cinematográfico, nos games, sempre com aquela figura irreverente. Acredita que os fãs de Stan deseja o velhinho no vindouro game Marvel vs. Capcom: Infinite? Seria foda, não é?

Kevin Smith

Kevin Smith faz parte dos Nerds Barbudos não muito conhecidos do grande público, mas ainda assim inspiradores no dia da toalha

Kevin Smith é um barbudo curioso entre os nerds. Normalmente existe um certo burburinho e empolgação em quem já está dentro desse universo geek, mas para os caras que chegaram agora a essas novidades pop, não fazem ideia de quem é Kevin Smith e qual sua relevância para o meio.

Eu resolvo isso para você. Kevin Smith ficou muito conhecido pelo seu filme O Balconista, filmado de forma independente dentro de sua loja de quadrinhos. Toda a atmosfera do filme, bem como a história do dono de uma loja de quadrinhos, é a definição de como eram os nerds nos anos 90.

Mas obviamente, o trabalho dele não ficou apenas nisso. De filmes a quadrinhos, Kevin Smith tem sido uma figura de boa influência nos universo nerd americano.

Jovem Nerd & Azaghal

Jovem Nerd e Azaghal são grandes Nerds Barbudos do dia da toalha

Nos últimos anos, não tem como não pensar em figuras nerds brasileiras que não se relacionem com Alexandre Ottoni e Deive Pazos. Ambos abriram o site Jovem Nerd inicialmente como um fórum, ainda no começo dos anos 2000, e aos poucos o site ganhou força justamente por ser um portal de encontro entre os nerds de todo o país, algo até então impensável.

Podcasts, uma loja virtual cheia de camisetas e outros produtos temáticos, além de programas no Youtube que mostram diversas nuances do universo pop, são apenas algumas das proezas que Azaghal e Jovem Nerd oferecem ao público. E claro, os dois são donos de barbas dignas de fãs dos clássicos nerds, concordam que não poderiam faltar no dia da toalha?

Neil deGrasse Tyson

Neil deGrasse Tyson é um dos Nerds Barbudos mais renomados do mundo científico e marca presença no dia da toalha

Talvez você não reconheça o nome, mas Neil ficou conhecido por um tempo com um certo meme, daqueles “não me toque”, que veio apenas de um gesto feito pelo astrofísico. Mas fora ser uma figura temporária da massa da internet, qual é a referência e inspiração de Neil Degrasse Tyson entre os nerds barbudos? Quer dizer, além do bigodão característico.

Tem muitos nerds fãs do programa Cosmos, que mostra em detalhes lúdicos e científicos alguns dos mistérios do universo. O programa, que existiu antes na década de 80 pelo lendário Carl Sagan, autor de um livro de mesmo nome, Neil cativa com a simpatia de um sábio moderno, da mesma forma que Carl, e mostra aquele lado mais clássico dos nerds antes da popularização dos quadrinhos, dos games, etc.

Affonso Solano

Affonso Solano é um dos jovens Nerds Barbudos do dia da toalha da beard

Outro brasileiro nerd de referência, e muito característico por suas barbas e bigodes que estão sempre referenciando algum clássico nerd, seja a barbicha com o símbolo da Aliança Rebelde, até o Van Dyke que fariam os três mosqueteiros incrédulos com o estilo adotado. Affonso, além de designer e nerd convicto, também é parte de outro grupo da cultura pop que cresceu na virada da década, o Matando Robôs Gigantes.

Além de pocaster e youtuber a frente do grupo junto aos seus parceiros Didi Braguinha e Beto Duque Estrada, Affonso também é autor de literatura fantástica, sendo responsável pela série O Espadachim de Carvão. Acho que só aqui já tem uns bons motivos para entrar na lista, certo?

Indiana Jones

Indiana Jones entre os Nerds Barbudos? Sim, por que não? Não podiamos deixar ele de fora do dia da toalha

Partindo para algumas figuras icônicas do universo nerd, temos um dos aventureiros mais clássicos do cinema. Talvez os barbudos mais jovens não tenham a mesma admiração com Indiana Jones da mesma forma que os barbudos mais maduros, o que é compreensível só até certo ponto. O fato é que o arqueologista teve sua boa parcela de fãs nos anos 80 e 90.

Além da barba cerrada, que acredito ser uma falta de tempo para se barbear entre uma aventura e outra, Indiana Jones tinha tudo o que os barbeiros clássicos costumavam admirar naquele período. Inteligência acima do normal, um bom jeito de falar com o sexo oposto, domínio de vários tipos de armas… Tudo o que um arqueólogo de verdade faz, certo?

Por essas e outras, Indiana Jones deve sim ser eternizado como um ícone nerd e barbudo. Só perde um pouco de respeito quando faz a barba, mas isso é um detalhe.

Gandalf & Saruman

Gandalf e Saruman são Nerds Barbudos clássicos e não podiam faltar no dia da toalha

Eu sei, em Senhor dos Anéis e O Hobbit tem outros bons exemplos de barbudos que poderiam figurar nessa lista: Aragorn, Gimli, a Companhia dos Anões, Boromir… Mas nos restringir apenas a essas duas figuras icônicas que representam parte do lendário universo da Terra Média de Tolkien.

Gandalf e Saruman são mais do que duas figuras opostas, magos lendários e senhores de barbas longas e de acordo com suas personalidades. Além da representação do bem e do mal na Terra Média, eles são provas de como o poder pode influenciar a essência de um ser, caso assim ele deseje. E convenhamos, aquela cena da luta dos dois no alto da torre de Saruman é digna de colocar os dois aqui, não é verdade?

Obelix

Obelix e os Nerds Barbudos do Dia da Toalha

Estamos num verdadeiro baile da saudade aqui, não é verdade? Mas o Dia da Toalha não deixa de ser isso, de certa forma. Enfim, o fato é que uma das figuras mais lendárias dos barbudos nerds é justamente de um quadrinho bem antigo. Poderíamos colocar o Asterix aqui também, mas na minha humilde opinião, Obelix consegue ser ainda mais carismático e icônico.

Um gaulês dono de uma barba ruiva, gigantesco, que poderia ser confundido com um bobão de circo, mas é dono de uma força extraordinária. Como não achar Obelix um cara carismático? Bem, o fato é que, além de sempre salvar a barra de seu amigo Asterix, Obelix também é um cara gentil na maior parte do tempo. Sem dúvida uma referência.

Fera

Fera é um dos Nerds Barbudos que não tem muita fama dentro do Dia da Toalha, mas não deixa de ser carismático

Talvez você se pergunte o porquê dele estar aqui e não na lista de super-heróis barbudos que fizemos a um tempo atrás. O X-man é todo peludo, não deveria estar na lista, certo? Acho que não. Antes de sua mutação avançar, Hank McCoy já tinha sua característica barba cerrada, é só ver nos quadrinhos mais antigos dos X-men.

Mas o que faz dele especial mesmo, fora o fato dele realmente ter visuais barbudos em meio a pelagem azulada, é a capacidade conciliadora que sempre teve em prol da paz entre mutantes e humanos. Mesmo que tenha seus holofotes um pouco apagados em relação a outros “embaixadores” e “nobres diplomatas” como o Professor Xavier, Tempestade e o próprio Wolverine, o Fera sem dúvida é um cara que qualquer barbudo pode se inspirar.

Não deixe de carregar sua toalha

Além de todas essas referências, um barbudo nerd que se preze não pode deixar sua toalha de lado nesse dia especial. O dia da toalha é uma forma única de mostrar o seu apreço não apenas por esse nicho tão em evidência, como uma forma singela de homenagear um dos autores mais importantes da ficção científica e da cultura pop em geral.

E se você ainda não leu O Guia do Mochileiro das Galáxias, tá esperando o quê, jovem? Aproveite e entre de vez nesse clubinho de nerds barbudos que sabem muito mais de referências que os famosos “bazingueiros” que só seguem tendências. Até a próxima, e cuide bem dessa barba no dia da toalha.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *