Os 10 países mais bigodudos do mundo! Quem tem mais bigode?!

Os 10 países mais bigodudos do mundo

A gente sabe que barbas e bigodes são uma coisa tão cultural quanto um traço masculino. Tem lugares que elas são apreciadas, obrigatórias, vistas como um símbolo bárbaro, ou como um símbolo de masculinidade. Só que existe uma relação curiosa nessa parte com os bigodes. E isso se reflete nos países mais bigodudos do mundo.

Quer dizer, não é que exista uma lista bem definida e aprofundada com a maior quantidade de bigodes, até porque isso seria uma tarefa meio ingrata de fazer. Mas em alguns lugares do planeta, a proliferação de bigodes é tão grande que alguns exemplares de bigodes receberam o nome de sua nação, apenas para serem lembrados do quão importante e históricos são.

Os países mais bigodudos do mundo

Então, dá ou não dá para fazer uma boa lista com os países mais bigodudos do mundo? Dá sim, mas tenha em mente que não será pelos números, mas sim pelo valor cultural, certo? Essa é uma forma até justa de montar essa lista, considerando a influência que eles tiveram em tantos outros visuais ao longo da história.

Agora que você está ciente do fator considerado, vamos direto a nossa lista.

1 – França

A França é um dos Países mais bigodudos do mundo

É um dos países que mais valorizam seus bigodudos. Figuras como Luís XIV, a casa dos Valois, Felipe de Champagne, entre tantos outros são apenas alguns exemplos de como os franceses já usavam os bigodes há muito, muito tempo. Hoje em dia essa tradição mudou bastante, porém ainda é parte primordial de sua cultura.

2 – Irlanda

A Irlanda é um dos Países mais bigodudos e mais barbudos também

A tradição dos bigodes irlandeses começou antes mesmo da formação de sua nação, com os celtas e gauleses. Na verdade, essa era uma tradição de vários povos da região até antes de seu domínio pelos romanos. Eram bigodes longos, finos e de certa forma esvoaçantes, o que era um de seus símbolos mais orgulhosos. Com o passar dos séculos, cada um foi se formando, e os irlandeses ganharam visuais mais robustos e chamativos.

3 – Alemanha

Os alemães tem muito orgulho de ser um dos Países mais bigodudos do mundo

Otto Von Bismarck é só um dos muitos alemães que adotaram o bigode como um dos seus grandes símbolos de orgulho. Outras figuras carimbadas dessa cultura são Nietzsche e Albert Einstein, sempre com visuais expressivos e pesados, como boa parte da própria história alemã. E só para completar, a associação que cuida do Mundial de Barbas é o que tem mais associados, mais até do que os Estados Unidos.

4 – Inglaterra

A Inglaterra é emblemática entre os Países mais bigodudos do mundo

Os ingleses são um pouco mais discretos nessa parte, tal como muitas coisas em sua cultura, e com os bigodes não seria diferentes. Enquanto os franceses apostam em estilos mais pontudos e mega refinados, como o lápis e o Van Dyke, por exemplo, os franceses exploraram bigodes mais volteados, como o guidão, e o próprio bigode inglês, a marca registrada deles.

5 – Índia

Indianos cresceram muito entre os Países mais bigodudos do mundo

Se tem um lugar que bigodes são ultra valorizados hoje em dia, com certeza é na Índia. Além do recorde de tamanho do bigode ser do país, estima-se que 80% da população masculina possua bigodes, sobretudo na região Sul do país. Na Índia, as barbas são sinônimo de virilidade entre os homens, logo portar ao menos um bigode já diz muito sobre a autoconfiança dos caras por ali.

6 – Brasil

O Brasil é  um dos Países mais bigodudos do mundo, e mais variados também

Tal como muita coisa aqui no Brasil, somos uma mistura de várias culturas, e isso nos inclui na lista de países mais bigodudos do mundo. Eu acho. Nossos colonizadores já tinha uma cultura bem estabelecida com os bigodes, e a soma de franceses, alemães e holandeses contribuíram para uma mistura considerável de estilo.

Nosso primeiro imperador, D. Pedro I, tinha um bigodão ligado às costeletas, e não deixa de ser um marco histórico nessa parte pra gente também. Hoje em dia, cada uma das regiões tem suas tradições com os bigodes, como o nordeste e seus estilos mais finos, e o sul e seus bigodes mais “germânicos”, por assim dizer.

7 – México

O México é um dos Países mais bigodudos mais carismáticos

Aqui tem outro povo muito bem conhecido e respeitado por seus bigodes. Pessoas como Zapata e Pancho Villa meio que iniciaram essa parte bigoduda entre os representantes latino-americanos, o que mostra um fato curioso: os povos locais, antes da chegada dos europeus, não portavam barbas, e por muito tempo essa diferença era colocada como um sinal de status social.

Hoje, com muitos homens portando esses bigodes com orgulho, temos uma mudança bem expressiva de parâmetros, não é?

8 – Portugal

Portugal se inclui entre os Países mais bigodudos de um jeito curioso

Você pode até achar engraçado, mas os patrícios não possuem aquela figura do bonachão de bigode na padaria a toa. Sua cultura com as barbas e os bigodes é bem antiga, até antes mesmo de se separar dos reinos espanhóis e formar sua própria nação. O estilo é derivado dos franceses, com combinações não muito ortodoxas, mas que também faziam eles bem conhecidos. Eu já falei do D.Pedro I?

9 – Estados Unidos

Os americanos não poderiam deixar de estar entre os Países mais bigodudos do mundo

Estima-se que pelo menos 10 milhões de americanos portem bigodes variados e com orgulho lá nas terra do Tio Sam. Tem muitos exemplos, principalmente da mídia – não preciso nem falar do Chevron e do Tom Selleck -, mas o mais expressivo, sem dúvidas, é o AMI. O American Moustache Institute realiza tanto eventos variados sobre os bigodes, como faz diversas ações de caridade. Boas ações em prol dos bigodes, por que não?

10 – Egito

O Egito entrou recentemente entre os Países mais bigodudos do mundo

O Oriente Médio e o Norte da África tem uma cultura bem popular com barbas, por motivos variados. Não é diferente no Egito, mas já tem algum tempo que os bigodes começaram a ganhar mais notoriedade por conta de suas figuras de liderança. Os últimos presidenciáveis mostraram visuais impecáveis, e isso se refletiu na população.

Viu como os países mais bigodudos entraram nessa lista por vários motivos? E é bom saber que sua culturas nessa parte são antigas, o que te dá toda uma base histórica e pesada para você se inspirar no visual. Então não deixe de trabalhar seus bigodes, jovem, e até a próxima!


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *